Buscar

Avaliação 3 Discursiva - Comercio Exterior (EMD03)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO III DISCURSIVA COMERCIO EXTERIOR (EMD03)
1A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei, mas para haver um certo controle de determinados produtos ingressando no país, o governo adota instrumentos para controlar o comércio internacional de seu país. Estes instrumentos são utilizados como forma de protecionismo através do aumento das alíquotas, impostos, taxas e demais barreiras ou estabelecendo cotas para as importações. Disserte sobre as Cotas de Importação. FONTE: http://www.investexportbrasil.gov.br/definicao-de-importacao. Acesso em: 17 set. 2018.
Resposta esperada
Certos produtos a serem importados são controlados pelo governo, ou seja, determinados produtos são simplesmente restritos na quantidade a serem importados. As cotas de importações tornam-se um tipo de barreira, isto é, a quantidade é limitada. Podemos mencionar a importação de carros que sofreram sobretaxas aos veículos vindos do exterior, restrições na maioria das vezes são utilizadas para proteção ao comércio interno do país. O Brasil importa veículos do México sem sofrer a cobrança do Imposto de Importação, mas somente para um determinado limite de veículos, ultrapassando esse limite a taxa é cobrada normalmente. Este controle é feito através de licenças de importação concedida pelo governo aos importadores.
2Quando estamos inseridos nas comercializações internacionais, sabemos que os processos de exportar e importar não são tão simples assim, demandam uma série de conhecimentos sobre os procedimentos a serem tomados até que seja feito o despacho das mercadorias e a chegada delas em seu destino com segurança. Quando ocorrer uma compra, toda a mercadoria precisa ser submetida ao despacho aduaneiro comum; vindo de uma exportação ou importação, passa pelo controle da Receita Federal, onde a fiscalização aduaneira verifica todas as ocorrências para poder oferecer segurança total para o consumidor. Por isso, a importância do despachante aduaneiro, sendo figura fundamental em todo o processo. Disserte sobre o papel do despachante aduaneiro perante as comercializações de mercadorias internacionais. FONTE: http://www.despachanteaduaneiro.org/papel-de-um-despachante-aduaneiro. Acesso em: 10 set. 2016.
Resposta esperada
O despachante aduaneiro tem o papel e a função de verificar se os dados declarados estão corretos para o desembaraço aduaneiro e que a mercadoria seja liberada de modo correto. Ele é um prestador de serviços que precisa ter conhecimento total das ações de importação/exportação, nos procedimentos aduaneiros. Ele exerce o papel de gestor entre empresas que atuam no comércio internacional, como exportadores, importadores, trading copanies, agente de transportes internacionais. É responsável também na performance administrativa do despacho aduaneiro, enfim, tudo o que envolve os serviços de seus clientes.

Continue navegando

Outros materiais