Buscar

Ao observar o contexto histórico social do Brasil

Prévia do material em texto

Ao observar o contexto histórico social do Brasil, é possível vislumbrar que a partir da década de 1920, quando foi criada a primeira universidade do país, criou-se um enorme abismo social à medida em que só frequentava o ambiente acadêmico pessoas que possuíam condições financeiras de arcar com os custos do mesmo. Paralelamente, nos dias atuais, é possível observar que apesar de ocorrida uma espécie de democratização do acesso às universidades, persistem ainda dificuldades inerentes ao processo de acesso às mesmas pelas classes menos favorecidas, o que representa uma deficiência social, visto que o ensino superior é de suma importância para a sociedade brasileira, pois garante a formação dos profissionais que são necessários à subsistência de uma sociedade. 
Nesse contexto, a falta de investimento estatal no ensino básico contribui para a perpetuação do problema, à medida que sua estagnação não permite aos cidadãos serem preparados desde a infância para o ingresso no ensino superior, levando a dificuldades de aprendizagem e até mesmo causando uma desvalorização do ensino superior pelos mesmos, que acabam desistindo da universidade por acreditarem não serem capazes de adentrá-lo.
Ademais, a falta de estímulo governamental e social aos estudantes sobre a importância do ensino superior é uma das causas da evasão não somente na fase escolar,mas também já na universidade, visto que muitos estudantes que conseguem entrar, não finalizam o curso, seja por condições financeiras ou por falta de estímulos.
Verifica-se, destarte, a importância da implantação de medidas interventivas com o fito de estimular a valorização do ensino superior no país pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da educação - responsável pelas diretrizes educacionais do Brasil -, através da instauração de políticas públicas e campanhas midiáticas, além de palestras nas escolas sobre essa importância, para que os estudantes desejem cursar o ensino superior. Além disso é necessário que os mesmos invistam no ensino básico do país, através de uma reformulação do sistema educacional brasileiro. Assim,o imbróglio citado acima será solucionado.

Continue navegando