Buscar

perguntas farmacoeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maiara Pires dos Santos – 28291569 e Vitória Medeiros Nunes – 2829726
1) Explique com as suas palavras o que é farmacoeconomia e seus objetivos?
R: É a aplicação da economia dos medicamentos com a otimização da utilização de recursos financeiros sem prejuízo a qualidade do tratamento. E o objetivo é conciliar as necessidades terapêuticas com as possibilidades de custo. 
2) O que é custo em farmacoeconomia e quais são as diferenças entre custos diretos, indiretos e intangíveis, exemplifique?
R: O custo é sempre um dado complexo, que engloba elementos contáveis ou calculáveis. 
Os custos direitos são aqueles diretamente relacionados aos serviços de saúde que incluem em dispêndios imediatos, sendo de identificação imediata. Como exemplo, antibiótico que é administrado por via endovenosa, onde os custos diretos são referentes a sua compra, ao armazenamento em locais adequados, aos custos dos materiais para administrá-lo, etc. 
Os custos indiretos são relativos às mudanças da capacidade produtiva do indivíduo e familiares decorrentes do processo de adoecimento ou de mortalidade precoce. Como exemplo, os custos dos dias de trabalho perdido. 
Os custos intangíveis são aqueles de difícil mensuração monetária. Como exemplo, os custos do sofrimento, da dor, da tristeza etc. 
3) Com suas palavras, explique qual a diferença entre eficácia, efetividade e eficiência?
R: A eficácia são os benefícios de medicamentos utilizados sob condições ideais, já a efetividade é os resultados da utilização dos medicamentos no conhecimento clínico diário e a eficiência é o que confirma a efetividade de acordo com os custos razoáveis. 
4) Como é realizado uma análise farmacoeconomia e quais são os principais métodos utilizados para isso, explicando suscintamente cada um deles?
R: Minimização de custos; custo-benefício; custo-efetividade e custo-unidade. Todas são unidades monetárias referente a unidade de medição de custo. Já referente a unidade de medição de desfecho, a minimização de custos é pressuposta como equivalente em grupos comparáveis; custo-benefício é unidades naturais; custo-efetividade é unidades monetárias e custo-unidade é anos de vida ajustados pela qualidade ou outras utilidades.
5) De acordo com a Tabela 1, explique de forma matemática, a razão do custo com a Bandagem A ser mais barato em âmbito hospitalar?
R: Pode ser verificado que o preço unitário da embalagem A $1,50 e da embalagem B $2,41 já o custo diário da terapia da embalagem A $6 e da embalagem B $7,23 sendo os mais caros os para embalagem B. Apesar do custo do tratamento da embalagem A fechada ser $60 e da embalagem B fechada ser $58 sendo a embalagem A mais cara, o custo com a embalagem A fracionada é $42 e da embalagem B fracionada é $50,61 sendo a embalagem A fracionada menor. Conclui que a embalagem A é mais vantajosa, pois vários pacientes serão submetidos a mesma terapia tópica. 
6) Na Tabela 2, explique e aponte o principal motivo do tratamento com antiemético ter um custo menor que o medicamento de dose fracionada? 
R: Apesar dos custos dos medicamentos serem maior no grupo com antiemético sendo $2980, esse aumento foi neutralizado pela diminuição dos custos de administração que foi $80 e pelo atendimento médico que foi $64. A economia possibilitada pela administração de uma dose por ciclo foi de aproximadamente $88.

Outros materiais