Buscar

Prática Interdisciplinar Introdução paper

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGENS QUALITATIVAS
Graziela dos Santos[footnoteRef:1] [1: Acadêmico do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Pedagogia (PED 8082) – Prática Introdução à Pesquisa - 10/09/2022] 
 Marli F. S. Nascimento¹
Neli Machado¹ 
Rafaela Previatti Mognon¹ 
Carla Bianca Gonçalves Munhoz[footnoteRef:2] [2: Tutor externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Pedagogia (PED 8082) – Prática Introdução à Pesquisa - 10/09/2022
] 
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A pesquisa qualitativa presume a ligação direta e duradoura do pesquisador com o ambiente e a situação analisada, o que geralmente é investigado por meio de intenso trabalho de campo. Conforme apontam os autores: “O papel do pesquisador é justamente o de servir como veículo inteligente e ativo entre esse conhecimento construído na área e as novas evidências que serão estabelecidas a partir da pesquisa.” (LÜDKE&ANDRÉ, 2013, p. 05).
É essencial buscar novos métodos de investigação a partir de uma hipótese diferente, rompendo com o velho paradigma e, sobretudo, adequar-se aos objetivos do estudo que os pesquisadores consideram significantes na pesquisa. 
Justamente para responder às questões propostas pelos atuais desafios da pesquisa educacional, começaram a surgir métodos de investigação e abordagens diferentes daqueles empregados tradicionalmente. As questões novas vinham, por um lado, de uma curiosidade investigativa despertada por problemas revelados pela prática educacional. Por outro lado, elas foram fortemente influenciadas por uma nova atitude de pesquisa, que coloca o pesquisador no meio da cena investigada, participando dela e tomando partido na trama da peça. (LÜDKE& ANDRÉ,2013, p.08)
Novas propostas de abordagens tem surgido com diferentes soluções metodológicas, no trabalho de superar, ao menos, algumas das fronteiras vistas nas pesquisas até então construída em educação.
Segundo Lüdke e André (2013), conclui-se que há uma preocupação com as questões de aprendizagem do interesse legítimo e dominante da pesquisa. Na fonte dos problemas que surgem em todas as áreas da educação, os pesquisadores devem, portanto, sempre estar atentos a verdade dos fatos coletados.
REFERÊNCIAS
LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D.A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

Continue navegando