Logo Passei Direto
Buscar

Construção do Conhecimento em Ciências Humanas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a citação: “Para defender tal argumento, o teórico cita a própria constituição natural dos animais que, ao interagirem entre si, manifestam elementos e aspectos que são concernentes às características presentes no jogo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p .102.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos de Johan Huizinga acerca da Teoria do Jogo, é correto afirmar que:
A O jogo, em sua essência, estimula em seus jogadores a rivalidade e o tédio.
B O imaginário, em torno do fenômeno dos jogos, foi construído com base na ideia de seriedade.
C O jogo se constitui antes mesmo daquilo que entendemos por cultura.
D O jogo se faz presente na vida das pessoas apenas no segmento da diversão.
E O jogo é visto como um fenômeno não natural na sociedade.

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.” Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas disciplinas do campo das Ciências Sociais:
A História, Direito
B Anatomia, Fisiologia.
C Sociologia, Ciência Política.
D Biomecânica, Biomedicina.
E Pedagogia, Filosofia.

Considere a seguinte informação: “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.

Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 0.0
A O campo da modernidade líquida.
B O campo da pós-verdade e fake news.
C O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
D O campo da globalização.
E O Renascimento e a história da Educação Física.

Leia o texto: O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
( ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
( ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
( ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
A 1-2-3.
B 3-2-1.
C 2-3-1.
D 3-1-2.
E 2-1-3.

Considere a seguinte informação: “A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
A Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
B O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
C Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
D O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
E Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.

Leia seguinte extrato de texto: “É possível, [...] que o pesquisador também produza o próprio material empírico [...] por meio não de experimentos ou testes de laboratório, mas de entrevistas, questionários e observações.”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, é correto afirmar que, com base no trabalho empírico, a sociologia pode:
A Registrar dados históricos.
B Verificar a autenticidade de fontes.
C Estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.
D Desenvolver pesquisas de caráter pedagógico.
E Descartar referenciais teóricos.

Leia o fragmento de texto: “Tais teorias, algumas de autores bastante consagrados no mundo acadêmico, ajudam a direcionar a pesquisa sociológica e a prática pedagógica [...]”.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as teorias às suas respectivas ideias centrais:
1. Teoria do Jogo
2. Teoria Marxista
( ) Esta teoria tem seus esforços centrados em explicitar os problemas sociais gerados pelo capitalismo.
( ) Nesta teoria destacam-se dois grandes teóricos: o holandês Johan Huizinga e o francês Roger Caillois.
( ) Para esta teoria, o jogo, em sua essência, tem como elemento preponderante estimular em seus jogadores tensões e alegrias.
( ) O sociólogo alemão Karl Marx é o pensador central desta teoria.
A 2-1-2-1.
B 1-2-2-1.
C 2-2-1-1.
D 2-1-1-2.
E 1-1-2-2.

Considere o seguinte extrato de texto: “[...] elas [áreas pertencentes às ciências sociais] apresentam diversos pontos de convergência, especialmente porque todas propõem uma compreensão sobre as interações entre os seres humanos.”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, identifique o objeto comum ao campo que compreende a Educação Física, a Sociologia, a História, a Antropologia e a Educação:
A O movimento humano.
B A biomecânica do exercício.
C O pensamento humano.
D A psicologia do esporte.
E Os movimentos sociais.

Considere o seguinte extrato de texto: “A sociologia, em especial [...], se configura como forte aliada da Educação Física não só porque pode emprestar métodos e teorias [...], mas também porque permite que a confrontemos com o que ela tem sido e o que é como área.”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as contribuições da Sociologia para a Educação Física, assinale a alternativa correta:
A Contribui para a inclusão dos esportes na escola.
B Contribui para a melhoria da qualidade de vida.
C Contribui para a melhoria de suas práticas corporais.
D Contribui para a reflexão sobre o papel e a posição da Educação Física na sociedade.
E Contribui para a reflexão sobre a interação entre corpo e mente.

Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p . 28. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o fazer científico nas ciências humanas e sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
A Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social.
B Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo.
C O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil.
D O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.
E O investigador não deve participar da sociedade que estuda.

Considere a seguinte informação: “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física

Considere o seguinte excerto de texto: “[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
A 1 – 1 – 1 – 2.
B 2 – 2 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 1 – 1.
D 2 – 1 – 2 – 1.
E 1 – 2 – 1 – 2.

O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
A As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
B Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte no Brasil estão se tornando cada vez mais descritivos.
C As revistas da área de Educação Física ajustaram os seus editoriais para atender a análise exploratória, assim como revistas de Sociologia se tornaram mais abertas a esta forma de investigação.
D A Sociologia do Esporte no Brasil está estagnada como área de graduação e pós-graduação em Educação Física.
E A evolução da área se deu principalmente pela inserção de novos esportes olímpicos.

Leia a seguinte informação: As dicotomias que estão na base de muitas tensões na área do esporte não são produtivas. Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve um exemplo de tensão entre as áreas do esporte de alto rendimento e esporte infantil:
A Tática de jogo e competição.
B Gesto técnico e competição.
C Patrimônio cultural e movimento humano.
D Ludicidade e competição.
E Movimento humano e ludicidade.

Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p .107. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a teoria marxista e sua relação com o esporte, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
A Apresenta limitações no corpo da sua obra e não contribui para o fenômeno esportivo.
B Apresenta elementos que ajudam na compreensão do esporte e da sociedade.
C Desconsiderava a influência do capitalismo na sociedade e no esporte.
D Por tratar de economia e política, o marxismo nada contribui para pensar o campo esportivo.
E O criador da teoria era um esportista, o que facilitou o seu desenvolvimento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a citação: “Para defender tal argumento, o teórico cita a própria constituição natural dos animais que, ao interagirem entre si, manifestam elementos e aspectos que são concernentes às características presentes no jogo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p .102.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos de Johan Huizinga acerca da Teoria do Jogo, é correto afirmar que:
A O jogo, em sua essência, estimula em seus jogadores a rivalidade e o tédio.
B O imaginário, em torno do fenômeno dos jogos, foi construído com base na ideia de seriedade.
C O jogo se constitui antes mesmo daquilo que entendemos por cultura.
D O jogo se faz presente na vida das pessoas apenas no segmento da diversão.
E O jogo é visto como um fenômeno não natural na sociedade.

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.” Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas disciplinas do campo das Ciências Sociais:
A História, Direito
B Anatomia, Fisiologia.
C Sociologia, Ciência Política.
D Biomecânica, Biomedicina.
E Pedagogia, Filosofia.

Considere a seguinte informação: “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.

Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 0.0
A O campo da modernidade líquida.
B O campo da pós-verdade e fake news.
C O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
D O campo da globalização.
E O Renascimento e a história da Educação Física.

Leia o texto: O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
( ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
( ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
( ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
A 1-2-3.
B 3-2-1.
C 2-3-1.
D 3-1-2.
E 2-1-3.

Considere a seguinte informação: “A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
A Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
B O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
C Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
D O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
E Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.

Leia seguinte extrato de texto: “É possível, [...] que o pesquisador também produza o próprio material empírico [...] por meio não de experimentos ou testes de laboratório, mas de entrevistas, questionários e observações.”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, é correto afirmar que, com base no trabalho empírico, a sociologia pode:
A Registrar dados históricos.
B Verificar a autenticidade de fontes.
C Estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.
D Desenvolver pesquisas de caráter pedagógico.
E Descartar referenciais teóricos.

Leia o fragmento de texto: “Tais teorias, algumas de autores bastante consagrados no mundo acadêmico, ajudam a direcionar a pesquisa sociológica e a prática pedagógica [...]”.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as teorias às suas respectivas ideias centrais:
1. Teoria do Jogo
2. Teoria Marxista
( ) Esta teoria tem seus esforços centrados em explicitar os problemas sociais gerados pelo capitalismo.
( ) Nesta teoria destacam-se dois grandes teóricos: o holandês Johan Huizinga e o francês Roger Caillois.
( ) Para esta teoria, o jogo, em sua essência, tem como elemento preponderante estimular em seus jogadores tensões e alegrias.
( ) O sociólogo alemão Karl Marx é o pensador central desta teoria.
A 2-1-2-1.
B 1-2-2-1.
C 2-2-1-1.
D 2-1-1-2.
E 1-1-2-2.

Considere o seguinte extrato de texto: “[...] elas [áreas pertencentes às ciências sociais] apresentam diversos pontos de convergência, especialmente porque todas propõem uma compreensão sobre as interações entre os seres humanos.”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, identifique o objeto comum ao campo que compreende a Educação Física, a Sociologia, a História, a Antropologia e a Educação:
A O movimento humano.
B A biomecânica do exercício.
C O pensamento humano.
D A psicologia do esporte.
E Os movimentos sociais.

Considere o seguinte extrato de texto: “A sociologia, em especial [...], se configura como forte aliada da Educação Física não só porque pode emprestar métodos e teorias [...], mas também porque permite que a confrontemos com o que ela tem sido e o que é como área.”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as contribuições da Sociologia para a Educação Física, assinale a alternativa correta:
A Contribui para a inclusão dos esportes na escola.
B Contribui para a melhoria da qualidade de vida.
C Contribui para a melhoria de suas práticas corporais.
D Contribui para a reflexão sobre o papel e a posição da Educação Física na sociedade.
E Contribui para a reflexão sobre a interação entre corpo e mente.

Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p . 28. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o fazer científico nas ciências humanas e sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
A Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social.
B Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo.
C O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil.
D O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.
E O investigador não deve participar da sociedade que estuda.

Considere a seguinte informação: “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física

Considere o seguinte excerto de texto: “[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
A 1 – 1 – 1 – 2.
B 2 – 2 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 1 – 1.
D 2 – 1 – 2 – 1.
E 1 – 2 – 1 – 2.

O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
A As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
B Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte no Brasil estão se tornando cada vez mais descritivos.
C As revistas da área de Educação Física ajustaram os seus editoriais para atender a análise exploratória, assim como revistas de Sociologia se tornaram mais abertas a esta forma de investigação.
D A Sociologia do Esporte no Brasil está estagnada como área de graduação e pós-graduação em Educação Física.
E A evolução da área se deu principalmente pela inserção de novos esportes olímpicos.

Leia a seguinte informação: As dicotomias que estão na base de muitas tensões na área do esporte não são produtivas. Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve um exemplo de tensão entre as áreas do esporte de alto rendimento e esporte infantil:
A Tática de jogo e competição.
B Gesto técnico e competição.
C Patrimônio cultural e movimento humano.
D Ludicidade e competição.
E Movimento humano e ludicidade.

Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p .107. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a teoria marxista e sua relação com o esporte, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
A Apresenta limitações no corpo da sua obra e não contribui para o fenômeno esportivo.
B Apresenta elementos que ajudam na compreensão do esporte e da sociedade.
C Desconsiderava a influência do capitalismo na sociedade e no esporte.
D Por tratar de economia e política, o marxismo nada contribui para pensar o campo esportivo.
E O criador da teoria era um esportista, o que facilitou o seu desenvolvimento.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia a citação:
“Para defender tal argumento, o teórico cita a própria constituição natural dos animais que, ao interagirem entre si, manifestam elementos e aspectos que são concernentes às características presentes no jogo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.102.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos de Johan Huizinga acerca da Teoria do Jogo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O jogo, em sua essência, estimula em seus jogadores a rivalidade e o tédio.
	
	B
	O imaginário, em torno do fenômeno dos jogos, foi construído com base na ideia de seriedade.
	
	C
	O jogo se constitui antes mesmo daquilo que entendemos por cultura.
Você acertou!
“Por isso, ele defende que o jogo se constitui antes mesmo do que entendemos por cultura” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 104).
	
	D
	O jogo se faz presente na vida das pessoas apenas no segmento da diversão.
	
	E
	O jogo é visto como um fenômeno não natural na sociedade.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte conteúdo: 
“Qualquer perspectiva de definição de esporte que pretenda ser rigorosa e precisa não pode ignorar a historicização e as inter-relações dos diversos elementos que caracterizam o fenômeno na atualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.67.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, identifique a alternativa que pode sintetizar os diferentes conceitos de esporte:
Nota: 10.0
	
	A
	O esporte possui características prioritariamente biológicas e motoras, desse modo xadrez e corrida de cavalos não são considerados esportes.
	
	B
	As práticas corporais que não eram consideradas esporte foram institucionalizadas posteriormente, devido ao processo de globalização. Um exemplo claro foi o basquete.
	
	C
	O esporte transcende a conceituação fechada, pois ele não é apenas uma prática social dada, mas um acontecimento social construído historicamente.
Você acertou!
“Trata-se de uma perspectiva de interpretação que transcende os limites de uma conceituação fechada e que remete ao processo histórico de conformação do fenômeno esportivo, atentando-se para o fato de que o esporte, em vez de prática social dada, é um acontecimento social construído historicamente.”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 66-67).
	
	D
	Embora a multidisciplinaridade e a fenomenologia do esporte sejam inerentes à sociedade atual, os aspectos tradicionais do esporte devem ser priorizados.
	
	E
	A conceituação de esporte proposta por Georges Magnane sumariza o entendimento deste fenômeno na atualidade.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 
“O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa “costurar” uma série de ideias, informações e dados desconexos para chegar em um produto final.
Você acertou!
“[...] sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realiza-las”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas disciplinas do campo das Ciências Sociais:
Nota: 10.0
	
	A
	História, Direito
	
	B
	Anatomia, Fisiologia.
	
	C
	Sociologia, Ciência Política.
Você acertou!
“A sociologia, juntamente com a antropologia e a ciência política, é uma das áreas que pertencem às ciências sociais.” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Biomecânica,  Biomedicina.
	
	E
	Pedagogia, Filosofia.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “[...] dependendo da problematização construída, teremos de optar pelas teorias sociológicas e categorias analíticas mais pertinentes à pesquisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 53.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as terminologias empregadas na  sociologia, relacione corretamente os termos a seguir a seus respectivos significados:
1. Ciências sociais 
2. Objeto 
3. Artesanato intelectual
 
( ) Aquilo que se investiga
( ) Estudo dos objetos em relação aos indivíduos e à sociedade pelo prisma social
( ) É a forma metafórica de expressar o importante processo de produção de uma pesquisa científica
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 1 – 2.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: Objeto: "podemos citar esportes como futebol, xadrez e voleibol". Ciências sociais: "Neste campo, podemos destacar a sociologia do esporte, alvo da discussão". Artesanato intelectual: "Ao se analisar a disseminação de um esporte pelo país (capoeira, basquete etc.), o pesquisador precisa realizar um artesanato intelectual, a fim de costurar e tecer da melhor forma as informações”. (Livro-base, p. 53).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade,sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte citação:
 “Transcendendo o sentido etimológico e atentando para os processos sociais e individuais que conformam a prática esportiva, é importante analisar como autores internacionais e nacionais definiram esse fenômeno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 63.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, relacione o nome dos autores às suas respectivas definições de esporte:
1. Georges Magnane.
2. Marchi Junior
3. Pierre Bourdieu.
 
(  ) É definido como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens.
(  ) Concebe o fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico.
(  ) Dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo na estrutura.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
Você acertou!
“
“[...]Georges Magnane, concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico” (livro base, p. 63). “[...]Pierre Bourdieu define o esporte como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens”. “[...]Marchi Júnior aponta que, dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo nessa estrutura”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 64).
	
	E
	2-1-3.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 10.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
Você acertou!
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“Com o pioneirismo sistematizado no contexto social inglês, o passo seguinte foi o processo de difusão, o qual se beneficiou do fato de ser o berço da Revolução Industrial e deter o controle marítimo internacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.70.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve corretamente a disseminação do esporte proporcionada pela Inglaterra:
Nota: 10.0
	
	A
	Os ingleses foram responsáveis pela implementação dos esportes modernos na maior parte do mundo, fazendo com que as regras impostas fossem as mesmas independentemente do país.
	
	B
	Voleibol e basquetebol são exemplos de esportes que surgiram no contexto inglês, e foram repassados aos demais países.
	
	C
	Embora os ingleses tenham propagado grande parte dos esportes ao redor do mundo, as sociedades que adotaram estas práticas buscaram modificar os significados conforme o contexto local.
Você acertou!
“A disseminação dos esportes pelos ingleses ao redor do mundo passou por ressignificações, ou seja, cada sociedade adotou o esporte dando a ele novos e diferentes significados”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 71).  
	
	D
	A implementação do futebol associado no Brasil veio antes mesmo da Revolução Industrial e do processo civilizador inglês.
	
	E
	Com a disseminação esportiva proporcionada pelos ingleses, a mercantilização, profissionalismo e espetacularização do esporte atual parecem ter chegado em seu estado final.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] Pierre Bourdieu foi responsável por desenvolver uma teoria reflexiva da sociedade, um modelo teórico que procurava mapear e desvelar, entre outras coisas, estratégias ocultas de dominação e seus impactos na conservação e reprodução das estruturas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 10.0
	
	A
	O campo da modernidade líquida.
	
	B
	O campo da pós-verdade e fake news.
	
	C
	O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
Você acertou!
“No decorrer de sua trajetória acadêmica, Bourdieu se dedicou a estudar diversos espaços de investigação empírica, tais como o campo científico, o campo da arte e o campo educacional”. (Livro- base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 117).
	
	D
	O campo da globalização.
	
	E
	O Renascimento e a história da Educação Física.
· 
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto:
O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Fonte: texto elaborado peloautor dessa questão.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
(  ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
(  ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
(  ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
“[...] a produção acadêmica da área, na maior parte das vezes é feita mediante realização do mapeamento e revisão de literatura”. [...] lógica institucional, é o papel das instituições, dos grupos de pesquisa e das pessoas”. [...] nessa possibilidade, as análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, uma vez que a sociologia do esporte é interdisciplinar. (Livro base, p. 73). “[...] na análise exploratória do campo, busca-se identificar tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento no Brasil e América”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas disciplinas do campo das Ciências Sociais:
Nota: 10.0
	
	A
	História, Direito
	
	B
	Anatomia, Fisiologia.
	
	C
	Sociologia, Ciência Política.
Você acertou!
“A sociologia, juntamente com a antropologia e a ciência política, é uma das áreas que pertencem às ciências sociais.” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Biomecânica,  Biomedicina.
	
	E
	Pedagogia, Filosofia.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação: 
“A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
“O autor concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o exercício físico” (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 63).
	
	B
	O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
	
	C
	Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
	
	D
	O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
	
	E
	Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia seguinte extrato de texto:
 “É possível, [...] que o pesquisador também produza o próprio material empírico [...] por meio não de experimentos ou testes de laboratório, mas de entrevistas, questionários e observações.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, é correto afirmar que, com base no trabalho empírico, a sociologia pode:
Nota: 0.0
	
	A
	Registrar dados históricos.
	
	B
	Verificar a autenticidade de fontes.
	
	C
	Estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.
“[...] a pesquisa de caráter sociológico precisa ser desenvolvida com base em materiais empíricos (dados e informações sobre o mundo). Sem esse trabalho empírico, a sociologia não pode estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.” (Livro-base, p. 30).
	
	D
	Desenvolver pesquisas de caráter pedagógico.
	
	E
	Descartar referenciais teóricos.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto:
“Tais teorias, algumas de autores bastante consagrados no mundo acadêmico, ajudam a direcionar a pesquisa sociológica e a prática pedagógica [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.101.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as teorias às suas respectivas ideias centrais:
1. Teoria do Jogo
2. Teoria Marxista
 
(    ) Esta teoria tem seus esforços centrados em explicitar os problemas sociais gerados pelo capitalismo.
(   ) Nesta teoria destacam-se dois grandes teóricos: o holandês Johan Huizinga e o francês Roger Caillois.
(  ) Para esta teoria, o jogo, em sua essência, tem como elemento preponderante estimular em seus jogadores tensões e alegrias.
(    ) O sociólogo alemão Karl Marx é o pensador central desta teoria.
Nota: 0.0
	
	A
	2-1-2-1.
	
	B
	1-2-2-1.
	
	C
	2-2-1-1.
	
	D
	2-1-1-2.
“[I] – A teoria marxista referente à sociedade tem seus esforços centrados em explicitar os problemas sociais gerados pelo capitalismo[II] - Nesse sentido, destacamos dois grandes teóricos: o historiador holandês Johan Huizinga... e o sociólogo francês Roger Caillois [III] - o jogo, em sua essência, tem como elemento preponderante estimular em seus jogadores tensões, alegrias e divertimento [IV] - Quando falamos em tradição sociológica, não há como não citar a figura do sociólogo alemão Karl Marx... ” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 108, 101, 102,107).
	
	E
	1-1-2-2.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“[...] elas [áreas pertencentes às ciências sociais] apresentam diversos pontos de convergência, especialmente porque todas propõem uma compreensão sobre as interações entre os seres humanos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, identifique o objeto comum ao campo que compreende a Educação Física, a Sociologia, a História, a Antropologia e a Educação:
Nota: 0.0
	
	A
	O movimento humano.
“A área tem, por exemplo, encontrado suporte e sustentação nos domínios da sociologia, da história, da antropologia, da educação, etc., o que possibilita a construção de uma prática pedagógica ampla e também de pesquisas que analisem as múltiplas possibilidades de intervenção que contemplam o objeto comum a esse campo: o movimento humano [...]”. (Livro-base, p. 23).
	
	B
	A biomecânica do exercício.
	
	C
	O pensamento humano.
	
	D
	A psicologia do esporte.
	
	E
	Os movimentos sociais.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “A sociologia, em especial [...], se configura como forte aliada da Educação Física não só porque pode emprestar métodos e teorias [...], mas também porque permite que a confrontemos com o que ela tem sido e o que é como área.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 24.
Considerandoessas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as contribuições da Sociologia para a Educação Física, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Contribui para a inclusão dos esportes na escola.
	
	B
	Contribui para a melhoria da qualidade de vida.
	
	C
	Contribui para a melhoria de suas práticas corporais.
	
	D
	Contribui para a reflexão sobre o papel e a posição da Educação Física na sociedade.
Segundo o livro-base: “Os conhecimentos da sociologia contribuem com a Educação Física no que se refere à melhoria de suas práticas pedagógicas e à reflexão sobre seu papel e sua posição na sociedade.” (Livro-base, p. 24).
	
	E
	Contribui para a reflexão sobre a interação entre corpo e mente.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De acordo com o [...] sociólogo francês [Pierre Bourdieu], o importante é que o pesquisador construa o objeto e não seja construído por este.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 28.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o fazer científico nas ciências humanas e sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social.
	
	B
	Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo.
	
	C
	O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil.
	
	D
	O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.
“Isso novamente remete à especificidade do fazer científico nas ciências humanas e sociais, uma vez que o investigador, na condição de ser social, participa da sociedade que estuda, mas ao mesmo tempo precisa problematizar essa participação. Esse é um exercício difícil, porque nós mesmos temos que romper com as primeiras impressões que construímos sobre o mundo” (Livro-base, p. 28).
	
	E
	O investigador não deve participar da sociedade que estuda.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “[...] dependendo da problematização construída, teremos de optar pelas teorias sociológicas e categorias analíticas mais pertinentes à pesquisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 53.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as terminologias empregadas na  sociologia, relacione corretamente os termos a seguir a seus respectivos significados:
1. Ciências sociais 
2. Objeto 
3. Artesanato intelectual
 
( ) Aquilo que se investiga
( ) Estudo dos objetos em relação aos indivíduos e à sociedade pelo prisma social
( ) É a forma metafórica de expressar o importante processo de produção de uma pesquisa científica
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 1 – 2.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: Objeto: "podemos citar esportes como futebol, xadrez e voleibol". Ciências sociais: "Neste campo, podemos destacar a sociologia do esporte, alvo da discussão". Artesanato intelectual: "Ao se analisar a disseminação de um esporte pelo país (capoeira, basquete etc.), o pesquisador precisa realizar um artesanato intelectual, a fim de costurar e tecer da melhor forma as informações”. (Livro-base, p. 53).
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
· 
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedadespassaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
 
1. Compreensão
2. Interpretação
 
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2.
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “[...] a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades pode ocorrer com base em duas estratégias complementares: a compreensão e a interpretação[...]. Na primeira, o pesquisador, de certa forma, é um pouco menos ativo diante dos fatos e prioriza a descrição, ao passo que na segunda já se pressupõe maior autonomia e criatividade teórica por parte do agente de investigação.” (Livro-base, p. 30).
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
	
	B
	Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte no Brasil estão se tornando cada vez mais descritivos.
	
	C
	As revistas da área de Educação Física ajustaram os seus editoriais para atender a análise exploratória, assim como revistas de Sociologia se tornaram mais abertas a esta forma de investigação.
“No caso da Educação Física, várias revistas têm reconfigurado suas políticas editorias para atender a demanda da análise exploratória. Revistas da área de sociologia também têm estado mais abertas para esse tipo de investigação”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	D
	A Sociologia do Esporte no Brasil está estagnada como área de graduação e pós-graduação em Educação Física.
	
	E
	A evolução da área se deu principalmente pela inserção de novos esportes olímpicos.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 0.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] Pierre Bourdieu foi responsável por desenvolver uma teoria reflexiva da sociedade, um modelo teórico que procurava mapear e desvelar, entre outras coisas, estratégias ocultas de dominação e seus impactos na conservação e reprodução das estruturas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 0.0
	
	A
	O campo da modernidade líquida.
	
	B
	O campo da pós-verdade e fake news.
	
	C
	O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
“No decorrer de sua trajetória acadêmica, Bourdieu se dedicou a estudar diversos espaços de investigação empírica, tais como o campo científico, o campo da arte e o campo educacional”. (Livro- base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 117).
	
	D
	O campo da globalização.
	
	E
	O Renascimento e a história da Educação Física.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De acordo com o [...] sociólogo francês [Pierre Bourdieu], o importante é que o pesquisador construa o objeto e não seja construído por este.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 28.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o fazer científico nas ciências humanas e sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social.
	
	B
	Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo.
	
	C
	O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil.
	
	D
	O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.
“Isso novamente remete à especificidade do fazer científico nas ciências humanas e sociais, uma vez que o investigador, na condição de ser social, participa da sociedade que estuda, mas ao mesmo tempo precisa problematizar essa participação. Esse é um exercício difícil, porque nós mesmos temos que romper com as primeiras impressões que construímos sobre o mundo” (Livro-base,p. 28).
	
	E
	O investigador não deve participar da sociedade que estuda.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
As dicotomias que estão na base de muitas tensões na área do esporte não são produtivas.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
 
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve um exemplo de tensão entre as áreas do esporte de alto rendimento e  esporte infantil:
Nota: 0.0
	
	A
	Tática de jogo e competição.
	
	B
	Gesto técnico e competição.
	
	C
	Patrimônio cultural e movimento humano.
	
	D
	Ludicidade e competição.
“[...] essa dicotomia, na verdade, tensiona os valores da competição e da ludicidade como se fossem lógicas completamente excludentes.[...](Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 79).
	
	E
	Movimento humano e ludicidade.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] a teoria marxista está muito presente na agenda de muitos pesquisadores e estudiosos da Educação Física, haja vista que compreendem que há elementos da teoria que podem ajudar a compreender alguns problemas incutidos no tecido social e, consequentemente, no esporte [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p.107.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a teoria marxista e sua relação com o esporte, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Apresenta limitações no corpo da sua obra e não contribui para o fenômeno esportivo.
	
	B
	Apresenta elementos que ajudam na compreensão do esporte e da sociedade.
Segundo o texto base, “a teoria marxista está muito presente na agenda de muitos pesquisadores e estudiosos da Educação Física, haja vista que compreendem que há elementos da teoria que podem ajudar a compreender alguns problemas incutidos no tecido social e, consequentemente, no esporte.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 107).
	
	C
	Desconsiderava a influência do capitalismo na sociedade e no esporte.
	
	D
	Por tratar de economia e política, o marxismo nada contribui para pensar o campo esportivo.
	
	E
	O criador da teoria era um esportista, o que facilitou o seu desenvolvimento.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Atente para o extrato de texto:
“Embora os dois teóricos admitam a existência de uma linha tênue entre sociedade e jogo, para o sociólogo francês essa relação ocorre de forma muito mais complexa [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos do sociólogo francês Caillois acerca da Teoria do Jogo é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O jogo se relaciona apenas com aspectos positivos da vida.
	
	B
	A ludicidade presente no jogo contribui para gerar impulsos positivos na sociedade.
	
	C
	As condutas presentes nos jogos podem estimular o ser humano a ações solidárias.
	
	D
	Caillois procura compreender o fenômeno jogo em sua dimensão psicológica.
“[...] enquanto Huizinga se preocupa em situar o jogo dentro da sociedade como uma instituição onipresente que transcende a ideia de tempo livre, Caillois tenta compreender o jogo em sua dimensão psicológica” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 105).
	
	E
	Em sua teoria, Caillois elaborou dois tipos ideais para se pensar os jogos.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto:
O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
(  ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
(  ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
(  ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
“[...] a produção acadêmica da área, na maior parte das vezes é feita mediante realização do mapeamento e revisão de literatura”. [...] lógica institucional, é o papel das instituições, dos grupos de pesquisa e das pessoas”. [...] nessa possibilidade, as análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, uma vez que a sociologia do esporte é interdisciplinar. (Livro base, p. 73). “[...] na análise exploratória do campo, busca-se identificar tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento no Brasil e América”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	2-1-3.
· 
1. AVALIAÇÃO
2. NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
EVELYN GARCETE PEREIRA DE CASTRO - RU: 2221695 
Nota: 0
PROTOCOLO: 20201012222169539BD362
Disciplina(s):
Sociologia do Esporte
	Data de início:
	12/10/2020 22:00
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	12/10/2020 22:00
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto:
“[...] Caillois elaborou quatro tipos ideais para pensar os jogos: agôn, alea, mimicry e ilinx.  Cada uma dessas dimensões apresenta elementos que podem ser associados a comportamentos incompatíveis ao que se espera de uma civilização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as dimensões dos jogos elaboradas por Caillois às suas respectivas características:
1. Agôn
2. Alea
3. Mimicry
4. Ilinx
 
(   ) Jogos considerados de interpretação ou encenação.
(   ) Jogos onde predomina a sorte, ou seja, o jogador não é responsável pelo resultado.
(   ) Jogos que estimulam a vertigem.
(   ) Jogos que estimulam a forte competição entre os agentes.
 
Nota: 0.0
	
	A
	3-1-4-2.
	
	B
	3-4-1-2.
	
	C
	1-2-4-3.
	
	D
	2-3-4-1.
	
	E
	3-2-4-1.
“[3] – A categoria mimicry, como o próprio nome indica, agrega os jogos considerados de interpretação ou encenação.[2].a categoria alea apresenta um indivíduo passivo e estativo ao jogo. Nessa concepção de jogo , o que predomina é a sorte, ou seja, o jogador não é responsável pelo resultado. [4] é a ilinx, que engloba os jogos que estimulam a vertigem. 1 – A dimensão agôn caracteriza os jogos que estimulam a forte competição entre os agentes [...] ” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 106, 106, 107 e 105).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia seguinte extrato de texto:
 “É possível, [...] que o pesquisador também produza o próprio material empírico [...] por meio não de experimentos ou testes de laboratório, mas de entrevistas, questionários e observações.”
Após esta avaliação, casoqueira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, é correto afirmar que, com base no trabalho empírico, a sociologia pode:
Nota: 0.0
	
	A
	Registrar dados históricos.
	
	B
	Verificar a autenticidade de fontes.
	
	C
	Estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.
“[...] a pesquisa de caráter sociológico precisa ser desenvolvida com base em materiais empíricos (dados e informações sobre o mundo). Sem esse trabalho empírico, a sociologia não pode estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.” (Livro-base, p. 30).
	
	D
	Desenvolver pesquisas de caráter pedagógico.
	
	E
	Descartar referenciais teóricos.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
	
	B
	Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte no Brasil estão se tornando cada vez mais descritivos.
	
	C
	As revistas da área de Educação Física ajustaram os seus editoriais para atender a análise exploratória, assim como revistas de Sociologia se tornaram mais abertas a esta forma de investigação.
“No caso da Educação Física, várias revistas têm reconfigurado suas políticas editorias para atender a demanda da análise exploratória. Revistas da área de sociologia também têm estado mais abertas para esse tipo de investigação”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	D
	A Sociologia do Esporte no Brasil está estagnada como área de graduação e pós-graduação em Educação Física.
	
	E
	A evolução da área se deu principalmente pela inserção de novos esportes olímpicos.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Atente para o extrato de texto:
“Embora os dois teóricos admitam a existência de uma linha tênue entre sociedade e jogo, para o sociólogo francês essa relação ocorre de forma muito mais complexa [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos do sociólogo francês Caillois acerca da Teoria do Jogo é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O jogo se relaciona apenas com aspectos positivos da vida.
	
	B
	A ludicidade presente no jogo contribui para gerar impulsos positivos na sociedade.
	
	C
	As condutas presentes nos jogos podem estimular o ser humano a ações solidárias.
	
	D
	Caillois procura compreender o fenômeno jogo em sua dimensão psicológica.
“[...] enquanto Huizinga se preocupa em situar o jogo dentro da sociedade como uma instituição onipresente que transcende a ideia de tempo livre, Caillois tenta compreender o jogo em sua dimensão psicológica” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 105).
	
	E
	Em sua teoria, Caillois elaborou dois tipos ideais para se pensar os jogos.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte citação:
 “As linhas de desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil dialogam com outras áreas do conhecimento, como [...] História, Antropologia, Sociologia e Educação Física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte:  Curitiba: InterSaberes, 2019, p.78.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, associe corretamente as três vias do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil às suas respectivas características:
1. Estudos socioantropológicos do futebol
2. Movimento crítico da educação física
3. Estudos historiográficos do esporte
(  ) A prática esportiva era vista como uma construção social da burguesia, carregada de ideologias.
(  ) Iniciou-se em 1990, nos encontros nacionais da época que eram palco de discussões sobre o fenômeno esportivo, baseado em uma visão mais sociológica.
(  ) Os estudos de uma determinada modalidade esportiva serviram como base para o aprofundamento das investigações da sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2-3-1
“[...] estudos socioantropológicos do futebol [...] a leitura sociológica do futebol brasileiro contribui para que emergisse, posteriormente, um campo mais estruturado de investigações em sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil”. (Livro base, p. 75). “[...] movimento crítico da educação física [...] com relação à apreensão do fenômeno esportivo, denunciou-se sua prática como construção social burguesa carregada de ideologias”. (Livro base, p. 76). “[...] os estudos historiográficos do esporte, impulsionados principalmente pelo esforço epistemológico do pesquisador Ademir Gebara a partir dos anos 1990, com a criação e divulgação dos Encontros Nacionais de História do Esporte, Lazer e Educação Física, marcaram o início das discussões do fenômeno esportivo com base em uma visão sociológica”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 77).
	
	B
	1-2-3
	
	C
	3-2-1
	
	D
	3-1-2
	
	E
	2-1-3
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
As dicotomias que estão na base de muitas tensões na área do esporte não são produtivas.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
 
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve um exemplo de tensão entre as áreas do esporte de alto rendimento e  esporte infantil:
Nota: 0.0
	
	A
	Tática de jogo e competição.
	
	B
	Gesto técnico e competição.
	
	C
	Patrimônio cultural e movimento humano.
	
	D
	Ludicidade e competição.
“[...] essa dicotomia, na verdade, tensiona os valores da competição e da ludicidade como se fossem lógicas completamente excludentes.[...](Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 79).
	
	E
	Movimento humano e ludicidade.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o seguinte extrato de texto:
 “O esforço de apropriação de modelos interpretativos [...] não deve se reduzir somente a uma mera aplicabilidade mecânica para interpretação da realidade social [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 44.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre ecletismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É a dissolução dos raciocínios.
	
	B
	É a reunião de pontos de vista iguais.
	
	C
	É a divisão de diferentes teorias.
	
	D
	É a combinação de diferentes teorias.
Segundo o livro-base: “Ecletismo:. combinação de diferentes teorias que, por vezes, pode agregar um conjunto de referenciais que são incompatíveis entre si.” (Livro-base, p. 44).
	
	E
	É a a\divisão de teorias similares.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. etal. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
 
1. Compreensão
2. Interpretação
 
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2.
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “[...] a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades pode ocorrer com base em duas estratégias complementares: a compreensão e a interpretação[...]. Na primeira, o pesquisador, de certa forma, é um pouco menos ativo diante dos fatos e prioriza a descrição, ao passo que na segunda já se pressupõe maior autonomia e criatividade teórica por parte do agente de investigação.” (Livro-base, p. 30).
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Por meio das relações de interdependência entre diversos grupos sociais, [...] começou a se estabelecer um controle estatal que regulamentava e monopolizava um sistema de coerção e monitoramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 114.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte que consequências trouxe para a sociedade o avanço do processo civilizador? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos.
“[...] com o avanço do processo civilizador, foi instituído na sociedade um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos que repercutiu na proibição de manifestações da esfera emocional nas rotinas de seriedade”. (Livro-base - Introdução a Sociologia do Esporte, p. 114).
	
	B
	Um sistema mais ameno de controle dos indivíduos.
	
	C
	Um sistema com forte liberdade de expressão.
	
	D
	Obrigatoriedade de práticas de esporte e lazer.
	
	E
	Um sistema que exaltava os momentos de lazer dos cidadãos.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
· 
1. AVALIAÇÃO
2. NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
EVELYN GARCETE PEREIRA DE CASTRO - RU: 2221695 
Nota: 10
PROTOCOLO: 20201012222169539BD397
Disciplina(s):
Sociologia do Esporte
	Data de início:
	12/10/2020 22:02
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	12/10/2020 22:02
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “Passatempos e divertimentos, marcados por violência e derramamento de sangue, eram cercados por regras rígidas que davam maior segurança aos praticantes e espectadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.64.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, identifique a alternativa que explica corretamente o processo da regulamentação do esporte.
Nota: 10.0
	
	A
	O esporte antigo era regulamentado por instituições esportivas que davam maior segurança aos atletas.
	
	B
	Para controlar os comportamentos agressivos, sem que houvesse a exclusão da ludicidade, foram criadas as instituições regulamentadoras do esporte moderno.
Você acertou!
“Desse maior controle dos comportamentos sociais de caráter agressivo – mas nem por isso carentes de certo componente de ludicidade – decorre a criação de instituições regulamentadoras que estão na origem do esporte moderno”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 64).
	
	C
	A primeira instituição regulamentadora do esporte moderno foi o Comitê Olímpico Internacional (COI).
	
	D
	Períodos anteriores ao século XVIII foram marcados pela implementação de instituições regulamentadoras com o intuito de proteger os atletas e aumentar a espetacularização desportiva.
	
	E
	O esporte moderno está pouco relacionado com instituições regulamentadoras, pois esta vinculação se deu apenas na Grécia antiga.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Atente para a citação:
“[...] a pesquisa em sociologia do esporte tem uma série de preceitos que visam garantir melhor qualidade na produção científica da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.99.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, para evitar equívocos durante a realização de uma pesquisa, o pesquisador deve:
Nota: 0.0
	
	A
	Ter uma escrita elaborada para disseminar noções do senso comum.
	
	B
	Conhecer concretamente os encaminhamentos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.“Nesse sentido, para não esbarrar nesses tipos de problemas apontados, ter um conhecimento concreto sobre os encaminhamentos teórico-metodológicos que orientam a pesquisa sociológica é fundamental para amenizar equívocos durante a realização de uma pesquisa...” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 102).
	
	C
	Selecionar um modelo analítico aleatoriamente ou em razão de sua visibilidade.
	
	D
	Escolher a teoria que melhor responde às generalidades do objeto de estudo da pesquisa.
	
	E
	Desconhecer os referenciais teóricos selecionados para a apreensão e análise dos objetos de pesquisa.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 0.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “[...] dependendo da problematização construída, teremos de optar pelas teorias sociológicas e categorias analíticas mais pertinentes à pesquisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 53.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as terminologias empregadas na  sociologia, relacione corretamente os termos a seguir a seus respectivos significados:
1. Ciências sociais 
2. Objeto 
3. Artesanato intelectual
 
( ) Aquilo que se investiga
( ) Estudo dos objetos em relação aos indivíduos e à sociedade pelo prisma social
( ) É a forma metafórica de expressar o importante processo de produção de uma pesquisa científica
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 1 – 2.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: Objeto: "podemos citar esportes como futebol, xadrez e voleibol". Ciências sociais: "Neste campo, podemos destacar a sociologia do esporte, alvo da discussão". Artesanato intelectual: "Ao se analisar a disseminação de um esporte pelo país (capoeira, basquete etc.), o pesquisador precisa realizar um artesanato intelectual, a fim de costurar e tecer da melhor forma as informações”. (Livro-base, p. 53).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o campo das Ciências Humanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Envolve a Anatomia e a Fisiologia etc.
	
	B
	Abrange a Anatomia e a Biomedicina etc.
	
	C
	Abrange a História, o Direito etc.
“[...] há também áreas das ciências humanas, como história, psicologia, direito, letras, artes e administração [...]” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Abrange a Biomecânica e a Genética etc..
	
	E
	Envolve a Pedagogia e a Cinesiologia etc.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] Pierre Bourdieu foi responsável por desenvolver uma teoria reflexiva da sociedade, um modelo teórico que procurava mapear e desvelar, entre outras coisas, estratégias ocultas de dominação e seus impactos na conservação e reprodução das estruturas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 0.0
	
	A
	O campo da modernidade líquida.
	
	BO campo da pós-verdade e fake news.
	
	C
	O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
“No decorrer de sua trajetória acadêmica, Bourdieu se dedicou a estudar diversos espaços de investigação empírica, tais como o campo científico, o campo da arte e o campo educacional”. (Livro- base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 117).
	
	D
	O campo da globalização.
	
	E
	O Renascimento e a história da Educação Física.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 
“O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa “costurar” uma série de ideias, informações e dados desconexos para chegar em um produto final.
“[...] sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realiza-las”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Atente para o extrato de texto:
“Embora os dois teóricos admitam a existência de uma linha tênue entre sociedade e jogo, para o sociólogo francês essa relação ocorre de forma muito mais complexa [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos do sociólogo francês Caillois acerca da Teoria do Jogo é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O jogo se relaciona apenas com aspectos positivos da vida.
	
	B
	A ludicidade presente no jogo contribui para gerar impulsos positivos na sociedade.
	
	C
	As condutas presentes nos jogos podem estimular o ser humano a ações solidárias.
	
	D
	Caillois procura compreender o fenômeno jogo em sua dimensão psicológica.
“[...] enquanto Huizinga se preocupa em situar o jogo dentro da sociedade como uma instituição onipresente que transcende a ideia de tempo livre, Caillois tenta compreender o jogo em sua dimensão psicológica” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 105).
	
	E
	Em sua teoria, Caillois elaborou dois tipos ideais para se pensar os jogos.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “A sociologia, em especial [...], se configura como forte aliada da Educação Física não só porque pode emprestar métodos e teorias [...], mas também porque permite que a confrontemos com o que ela tem sido e o que é como área.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 24.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as contribuições da Sociologia para a Educação Física, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Contribui para a inclusão dos esportes na escola.
	
	B
	Contribui para a melhoria da qualidade de vida.
	
	C
	Contribui para a melhoria de suas práticas corporais.
	
	D
	Contribui para a reflexão sobre o papel e a posição da Educação Física na sociedade.
Segundo o livro-base: “Os conhecimentos da sociologia contribuem com a Educação Física no que se refere à melhoria de suas práticas pedagógicas e à reflexão sobre seu papel e sua posição na sociedade.” (Livro-base, p. 24).
	
	E
	Contribui para a reflexão sobre a interação entre corpo e mente.
· 
APOL2
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Outro ponto a ser considerado é a estrutura burocrática que se estabelece no esporte, tanto na configuração das instituições esportivas que organizam o esporte [...] como dentro de uma equipe [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 160.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, podemos afirmar que são características da racionalização:
Nota: 10.0
	
	A
	Promove mudança de regras nas modalidades esportivas para favorecer alguma equipe em específico.
	
	B
	É aplicado apenas nos esportes modernos, não existindo indícios dela nos esportes antigos.
	
	C
	Pode acontecer para melhorar a dinâmica do jogo ou atender ao interesse da televisão ou patrocinadores.
Você acertou!
“Nesses casos, as mudanças de regras universais visam não só a melhoria na qualidade e dinâmica do jogo, mas também para adaptarem-se às demandas de televisão (como foi o caso do voleibol) e de patrocinadores (quando são incluídos intervalos e tempo técnico, por exemplo).’’ (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p.158-160).
	
	D
	Não envolve as mudanças no treinamento físico dos atletas.
	
	E
	Não envolve as mudanças no âmbito nutricional dos atletas.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “Muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento do mundo pelas pessoas estavam relacionados à religião.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 150.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Videoaula 4, Tema 3 – “Secularização” sobre a categoria sociológica denominada secularização, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ele está ligado às situações de crítica ao sistema e às desigualdades sociais.
	
	B
	Refere-se à necessidade de inclusão social devido a um processo de incompreensão da diversidade.
	
	C
	Diz respeito à ênfase em metodologias que organizam e estabelecem sequências e hierarquias.
	
	D
	Refere-se à busca por explicações científicas para os fenômenos estudados, em oposição à sacralização.
Você acertou!
“Transformações sociais, a sacralização e a secularização: Idade Média – preponderância da igreja e explicações divinas para os fenômenos - sacralização; Iluminismo – retomada da busca por explicações científicas – secularização.” (Aula 4, Vídeo 4, Tema 3 - Secularização – tempo:  2’03" - 3’40”).
	
	E
	Passou a ter novos contornos graças ao desenvolvimento tecnológico que permite o rápido trânsito de informações.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“Categorias são conceitos que geralmente estão relacionados a uma teoria, mas que sozinhas também têm um grande potencial de explicar fenômenos sociais complexos, como é o caso do esporte. Elas são especialmente úteis para qualificar nossas análises mais pontuais de acontecimentos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.135.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações:1)Resistência.
2)Racionalização
3)Globalização.
 
(   ) considera  ações que não se conformam com algum ato ou decisão, geralmente tomada por alguém em uma posição de poder.
(    ) considera que as relações sociais e as atividades de produção econômica são substituídas por lógicas mais profissionais.
(   ) considera um maior intercâmbio de informações de e para praticamente todas as partes do mundo devido à conexão que é estabelecida.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
Você acertou!
Segundo o livro-base “[1] Entretanto, não é sempre que a dominação ideológica é unânime, ou seja, nem sempre as pessoas são simplesmente dominadas. Nesse sentido que trazemos a segunda categoria, a resistência. Como é o significado do próprio termo, resistência é atuar contra, se opor ou segurar a direção de uma determinada força. [2] entender que as relações sociais e as atividades de produção econômica estavam sendo substituídas por lógicas mais profissionais, que distanciam as pessoas como indivíduos. [3] Quando apontamos a adoção de regras nas modalidades esportivas que se aplicam em todos os países, precisamos contextualizar que isso só se torna possível em um mundo que está conectado a tal ponto que essa informação possa ser passada para seus praticantes. Esse é um cenário viável a partir do século XX, quando há um maior intercâmbio de informações de e para praticamente todas as partes do mundo.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte p. 169).
	
	B
	2-3-1.
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	3-2-1.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das manifestações de carinho que um sujeito tem pelos demais.
	
	E
	O bullying tem uma relação mais direta com ambiente escolar, manifestado principalmente na violência verbal e simbólica dos sujeitos.
“Embora seja uma relação mais direta com comportamentos de crianças nas escolas, o bullying tende a incorporar comportamentos de violência verbal e simbólica”. (Livro –base:, p. 185).
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “Há uma grande quantidade de categorias sociológicas com potencial de serem utilizadas na compreensão e interpretação do esporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.135.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
1. Dominação ideológica.
2. Diversidade
3. Secularização.
(   ) Trata de transformar o sagrado em mundano.
(    ) Considera que há diferença de características entre as pessoas.
(   ) Considera o Estado como um instrumento dos mais ricos para oprimir os mais pobres.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	3-2-1.
Segundo o livro-base [1] “ As categorias dominação ideológica e resistência têm origem na teoria marxista. Como vimos anteriormente, essa teoria faz uma forte crítica ao sistema capitalista, entendendo que ele está estruturado de tal forma que o Estado é um instrumento dos mais ricos (burguesia) para continuar oprimindo os mais pobres (classe operária) [2] Diversidade é um termo relativamente comum em nosso cotidiano, referindo-se a não existência de uma mesma característica para todos. Ao adotar o termo para se referir a uma categoria sociológica, apropriamos essa ideia para pensar que as pessoas não têm as mesmas características entre si.[3] Secularização é o termo que representa justamente esse processo de transformação da centralidade do religioso (divino) para coisas mais mundanas, ou seja, seculares. Nesse sentido, secularização é o oposto de sacralização, que é o processo de tornar as coisas mundanas em divinas. é o processo de transformar as justificativas antes a partir do divino ou sagrado para referências não-religiosas.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 169).
	
	B
	1-2-3.
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	1-3-2.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condição social menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
Você acertou!
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentemente de qualquer condição.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento do texto:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de violência simbólica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O conceito de violência simbólica é quando o indivíduo recebeu agressões físicas que comprovam o ato criminoso.
	
	B
	Violência simbólica é quando o indivíduo é agredido verbalmente e responde a ação ao mesmo momento.
	
	C
	Pode-se definir a violência simbólica como uma atitude imperceptível aos indivíduos, ou seja, uma violência camuflada entre os conceitos e valores.
Você acertou!
“Violência simbólica é uma violência que não aparece ou as pessoas não percebem como violência, tendo um caráter de obrigação”. (Livro –base: p. 183).
	
	D
	O conceito de sofrer violência simbólica está ligado ao gênero feminino, considerando aos julgamentos atribuídos ao “sexo frágil”.
	
	E
	A violência simbólica são as agressões sofridaspelas crianças e adolescentes na esfera familiar.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre como é vista a violência, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A violência é vista somente como forma de agressão verbal.
	
	B
	Segundo a legislação brasileira, a violência é constituída pela agressão física.
	
	C
	Em concepções gerais, a violência pode ser física, verbal ou simbólica.
Você acertou!
“A violência pode ser vista como um meio de descontrole das emoções, que socialmente tende a ser indesejável. Ela pode ser física, verbal ou simbólica.” (Livro-base, p. 188).
	
	D
	A violência é um fenômeno visto como algo natural, inevitável e pode ocorrer em qualquer ambiente.
	
	E
	Violência é o ato de controle das emoções dos indivíduos em momentos de conflitos.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Muitas das regras sociais, que estabeleciam o funcionamento da sociedade, não tinham mais relação com qualquer religiosidade. Por mais que as pessoas tivessem suas crenças, elas já não eram tão centrais para influenciar o dia a dia em sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.150.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, a mudança na influência da religiosidade nas práticas esportivas retratada no texto está relacionada a qual categoria sociológica?
Nota: 10.0
	
	A
	Secularização.
Você acertou!
Na secularização “muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento que as pessoas tinham do mundo estavam relacionadas à religião. [...] Porém, quando as pessoas deixaram de viver isoladas nas fazendas e começaram a viver nas cidades e regiões que posteriormente se tornaram os países (Estados nacionais), essa lógica começou a mudar.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 150-151)
	
	B
	Resistência.
	
	C
	Inclusão social.
	
	D
	Globalização.
	
	E
	Diversidade.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A ampliação do número de categorias sociológicas aprendidas e incorporadas auxilia em uma leitura mais diversificada e qualificada da complexidade do fenômeno esportivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 178.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a categoria sociológica catarse, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo Catarse significa a necessidade do corpo em conter as emoções interpretadas nos grandes espetáculos teatrais.
	
	B
	Catarse tem o significado de purificação e limpeza, no sentindo de retirar as substâncias que promovem tensão nas emoções interpretadas no teatro.
Você acertou!
“Catarse é um termo originalmente grego, que significa purificar ou expurgar, ou seja, ‘colocar para fora’. Essa ideia foi empregada por Aristóteles na obra ‘Poética’ e é interpretada como sendo uma metáfora ao significado médico do termo, em que a saída de substâncias que fazem mal ou que criam uma tensão enquanto estão dentro do corpo tem um paralelo com as emoções vividas na tragédia interpretada nos teatros, na época”. (livro-base, p. 178).
	
	C
	A terminologia Catarse busca resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça musical.
	
	D
	Catarse é o conceito das emoções interpretadas nos teatros europeus e que chegou com força ao Brasil no século XXI.
	
	E
	Catarse é a terminologia utilizada para definir os momentos de interpretação em que o ator expressa a dor física nos espetáculos teatrais.
· 
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A ampliação do número de categorias sociológicas aprendidas e incorporadas auxilia em uma leitura mais diversificada e qualificada da complexidade do fenômeno esportivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 178.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a categoria sociológica catarse, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo Catarse significa a necessidade do corpo em conter as emoções interpretadas nos grandes espetáculos teatrais.
	
	B
	Catarse tem o significado de purificação e limpeza, no sentindo de retirar as substâncias que promovem tensão nas emoções interpretadas no teatro.
Você acertou!
“Catarse é um termo originalmente grego, que significa purificar ou expurgar, ou seja, ‘colocar para fora’. Essa ideia foi empregada por Aristóteles na obra ‘Poética’ e é interpretada como sendo uma metáfora ao significado médico do termo, em que a saída de substâncias que fazem mal ou que criam uma tensão enquanto estão dentro do corpo tem um paralelo com as emoções vividas na tragédia interpretada nos teatros, na época”. (livro-base, p. 178).
	
	C
	A terminologia Catarse busca resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça musical.
	
	D
	Catarse é o conceito das emoções interpretadas nos teatros europeus e que chegou com força ao Brasil no século XXI.
	
	E
	Catarse é a terminologia utilizada para definir os momentos de interpretação em que o ator expressa a dor física nos espetáculos teatrais.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “Muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento do mundo pelas pessoas estavam relacionados à religião.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 150.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Videoaula 4, Tema 3 – “Secularização” sobre a categoria sociológica denominada secularização, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ele está ligado às situações de crítica ao sistema e às desigualdades sociais.
	
	B
	Refere-se à necessidade de inclusão social devido a um processo de incompreensão da diversidade.
	
	C
	Diz respeito à ênfase em metodologias que organizam e estabelecem sequências e hierarquias.
	
	D
	Refere-se à busca por explicações científicas para os fenômenos estudados, em oposição à sacralização.
Você acertou!
“Transformações sociais, a sacralização e a secularização: Idade Média – preponderância da igreja e explicações divinas para os fenômenos - sacralização; Iluminismo – retomada da busca por explicações científicas – secularização.” (Aula 4, Vídeo 4, Tema 3 - Secularização – tempo:  2’03" - 3’40”).
	
	E
	Passou a ter novos contornos graças ao desenvolvimento tecnológico que permite o rápido trânsito de informações.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019,p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das manifestações de carinho que um sujeito tem pelos demais.
	
	E
	O bullying tem uma relação mais direta com ambiente escolar, manifestado principalmente na violência verbal e simbólica dos sujeitos.
Você acertou!
“Embora seja uma relação mais direta com comportamentos de crianças nas escolas, o bullying tende a incorporar comportamentos de violência verbal e simbólica”. (Livro –base:, p. 185).
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condição social menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
Você acertou!
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentemente de qualquer condição.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“[...] você provavelmente lembra: as manifestações populares que aconteceram próximas a Copa das Confederações FIFA em 2013. As insatisfações não eram só relacionadas ao esporte, mas talvez a proximidade temporal com aquele evento [possibilitasse] deixar clara a insatisfação de muitas pessoas com os recursos públicos que vinham sendo gastos, especialmente com a construção de estádios de futebol [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.141.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a resistência ao Brasil sediar a Copa do Mundo é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Provocaria muitos transtornos às cidades-sede.
	
	B
	Geraria engarrafamentos gigantescos na cidade-sede.
	
	C
	Traria miséria e pobreza aos times locais.
	
	D
	Atrasaria o ano letivo das escolas do país.
	
	E
	Gerou desconfiança quanto aos benefícios recebidos pela FIFA.
Você acertou!
“[...] Para algumas pessoas, sediar a Copa do Mundo de futebol no país fazia parte da dominação ideológica, especialmente por entender que o Brasil teria outras necessidades que não a ‘alienação’ através do espetáculo esportivo. Ao mesmo tempo, outras pessoas não eram contra a Copa do Mundo propriamente dita, mas mostravam resistência aos benefícios públicos que a FIFA tinha recebido, ou ainda as formas de gerenciamento dos recursos públicos”. (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 141-142).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Atente para o fragmento de texto:
“Considerando que o esporte é um lugar privilegiado para manifestações corporais, há diversas questões que podem ser abordadas pela categoria corporeidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 200.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Videoaula 5, Tema 4 – “Corporeidade” sobre a categoria sociológica denominada corporeidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Parte do princípio de que momentos de catarse são necessários e socialmente construídos.
	
	B
	Refere-se ao processo de construção de relacionamento e da diferenciação das pessoas no grupo de relações.
	
	C
	Busca compreender de forma conjunta a condição individual e coletiva que o ser humano tem na sociedade.
	
	D
	Representa o fenômeno de reconhecimento da natureza e a busca por reaproximação dos que vivem em meio urbano.
	
	E
	Compreende o corpo como central nas relações humanas, sendo o meio físico pelo qual percebemos e interpretamos o mundo.
Você acertou!
“Como os seres humanos se relacionam? Através do corpo. Meio físico percebe, absorve, experimenta e interpreta o mundo: sentidos, sentimentos, símbolos e significados.” (Aula 5, Vídeo 5, Tema 4 - Corporeidade – tempo:  0’15" - 1’30”).
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“[...] os momentos de lazer são intervalos no cotidiano social em que é permitido liberar algumas de emoções. Com base nisso, podemos incluir o esporte nessas manifestações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 179.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre as manifestações da Catarse no esporte, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Catarse é a manifestação reprimida nos ambientes sociais e que são liberados pelo ser humano especialmente nos espaços esportivos, privilegiando o momento de lazer.
Você acertou!
“A catarse é a manifestação de sentimentos socialmente reprimidos em ambientes sociais que permitem esse tipo de exposição, sendo o esporte no momento de lazer um espaço e um tempo privilegiado para isso”. (Livro –base: p. 180).
	
	B
	As manifestações de Catarse buscam resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça teatral.
	
	C
	As manifestações sociológicas de Catarse não são transmitidos nos ambientes esportivos, pois elas permanecem contidas no interior do ser humano.
	
	D
	A categoria sociológica Catarse promove no ser humano um sentimento de estresse e tensão, derivado das exposições dos sentimentos nos ambientes sociais e esportivos.
	
	E
	Pode-se definir que o termo Catarse são os sentimentos mais nobres da expressão inserida nos seres humanos nos momentos em que estão no ambiente de trabalho.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “Há uma grande quantidade de categorias sociológicas com potencial de serem utilizadas na compreensão e interpretação do esporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.135.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
1. Dominação ideológica.
2. Diversidade
3. Secularização.
(   ) Trata de transformar o sagrado em mundano.
(    ) Considera que hádiferença de características entre as pessoas.
(   ) Considera o Estado como um instrumento dos mais ricos para oprimir os mais pobres.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3-2-1.
Você acertou!
Segundo o livro-base [1] “ As categorias dominação ideológica e resistência têm origem na teoria marxista. Como vimos anteriormente, essa teoria faz uma forte crítica ao sistema capitalista, entendendo que ele está estruturado de tal forma que o Estado é um instrumento dos mais ricos (burguesia) para continuar oprimindo os mais pobres (classe operária) [2] Diversidade é um termo relativamente comum em nosso cotidiano, referindo-se a não existência de uma mesma característica para todos. Ao adotar o termo para se referir a uma categoria sociológica, apropriamos essa ideia para pensar que as pessoas não têm as mesmas características entre si.[3] Secularização é o termo que representa justamente esse processo de transformação da centralidade do religioso (divino) para coisas mais mundanas, ou seja, seculares. Nesse sentido, secularização é o oposto de sacralização, que é o processo de tornar as coisas mundanas em divinas. é o processo de transformar as justificativas antes a partir do divino ou sagrado para referências não-religiosas.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 169).
	
	B
	1-2-3.
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	1-3-2.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A distinção social é uma categoria relevante para os profissionais de educação física...[esse profissional tem ao poder apresentar as diferentes modalidades esportivas para os seus alunos, diversificando as possibilidades de prática e construindo o que chamam de cultura esportiva.]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a cultura esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Cultura esportiva é a possibilidade de reconhecer e criar gosto pelo esporte não por meio de uma modalidade, mas pelas inúmeras oportunidades de movimento, desenvolvimento de habilidades e interação.
Você acertou!
“Após serem apresentados a diferentes modalidades, os alunos podem se identificar com práticas diferentes daquelas mais tradicionais, servindo tanto para perceber habilidades que não conheciam e as desenvolverem, como também por criar gosto por uma prática que pode mantê-los fisicamente ativos no decorrer da vida." (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 191).
	
	B
	Cultura esportiva é quando um grupo de pessoas praticam as mesmas modalidades esportivas, no mesmo pais de origem.
	
	C
	Cultura esportiva são atividades esportivas ligadas a atividades de expressão corporal.
	
	D
	O indivíduo não cria uma cultura esportiva, visto que as suas experiências são restritas às modalidades praticadas na sua comunidade.
	
	E
	Cultura esportiva é  formada pelas modalidades coletivas.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“[...] o esporte não é inerentemente bom, ele também não é inerentemente ruim, mas pode ser as duas coisas, dependendo da forma como ele é trabalhado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.190.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre qual é a relevância do profissional de Educação Física dentro e fora da escola, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Dentro e fora da escola, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas teórico, pois as práticas corporais não interessam ao aluno.
	
	B
	Os profissionais de Educação Física não possuem relevância dentro e fora das escolas, pois os alunos podem procurar orientações diretamente na internet.
	
	C
	Na esfera escolar ou fora dela, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas prático, pois a teoria não interessa ao aluno.
	
	D
	O profissional de Educação Física deve desenvolver atividades de relevância que priorize apenas os esportes coletivos nas aulas de Educação Física.
	
	E
	O profissional de Educação Física é relevante dentro e fora da escola e deve utilizar metodologias que propiciem interações socialmente positivas e benéficas aos alunos.
Você acertou!
“Nesse sentido, reforçamos a relevância do profissional de Educação Física, na escola e fora dela, para que propicie experiências e interações socialmente positivas e benéficas para alunos e participantes, através de metodologias que tenham esse propósito”. (Livro-base, p.190).
· 
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“[...] você provavelmente lembra: as manifestações populares que aconteceram próximas a Copa das Confederações FIFA em 2013. As insatisfações não eram só relacionadas ao esporte, mas talvez a proximidade temporal com aquele evento [possibilitasse] deixar clara a insatisfação de muitas pessoas com os recursos públicos que vinham sendo gastos, especialmente com a construção de estádios de futebol [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.141.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a resistência ao Brasil sediar a Copa do Mundo é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Provocaria muitos transtornos às cidades-sede.
	
	B
	Geraria engarrafamentos gigantescos na cidade-sede.
	
	C
	Traria miséria e pobreza aos times locais.
	
	D
	Atrasaria o ano letivo das escolas do país.
	
	E
	Gerou desconfiança quanto aos benefícios recebidos pela FIFA.
“[...] Para algumas pessoas, sediar a Copa do Mundo de futebol no país fazia parte da dominação ideológica, especialmente por entender que o Brasil teria outras necessidades que não a ‘alienação’ através do espetáculo esportivo. Ao mesmo tempo, outras pessoas não eram contra a Copa do Mundo propriamente dita, mas mostravam resistência aos benefícios públicos que a FIFA tinha recebido, ou ainda as formas de gerenciamento dos recursos públicos”. (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 141-142).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condição social menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentementede qualquer condição.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“Em geral, os comportamentos não permitem que façamos tudo aquilo que temos vontade ou da forma como gostaríamos, gerando uma série de emoções que ficam guardadas e não podem ser expostas a qualquer momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.177.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o lazer na visão de Elias e Dunning, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Segundo os autores, o lazer é considerado um momento de diversão nos intervalos da vida social.
“Elias e Dunning (1992) indicam que os momentos de lazer são intervalos no cotidiano social em que é permitido liberar algumas emoções.”. (Livro –base, p.179).
	
	B
	De acordo com os autores, o lazer é o momento em que o indivíduo faz atividades físicas e simbólicas nos intervalos do trabalho.
 
	
	C
	Os autores defendem que os momentos de lazer devem se resumir aos períodos de férias dos indivíduos.
	
	D
	Elias e Dunning destacam que os momentos de lazer dos seres humanos são restritos aos finais de semana.
	
	E
	Na concepção de Elias e Dunning, o lazer não se encaixa no século XXI porque os seres humanos não possuem mais tempo livre.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A distinção social é uma categoria relevante para os profissionais de educação física...[esse profissional tem ao poder apresentar as diferentes modalidades esportivas para os seus alunos, diversificando as possibilidades de prática e construindo o que chamam de cultura esportiva.]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a cultura esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Cultura esportiva é a possibilidade de reconhecer e criar gosto pelo esporte não por meio de uma modalidade, mas pelas inúmeras oportunidades de movimento, desenvolvimento de habilidades e interação.
“Após serem apresentados a diferentes modalidades, os alunos podem se identificar com práticas diferentes daquelas mais tradicionais, servindo tanto para perceber habilidades que não conheciam e as desenvolverem, como também por criar gosto por uma prática que pode mantê-los fisicamente ativos no decorrer da vida." (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 191).
	
	B
	Cultura esportiva é quando um grupo de pessoas praticam as mesmas modalidades esportivas, no mesmo pais de origem.
	
	C
	Cultura esportiva são atividades esportivas ligadas a atividades de expressão corporal.
	
	D
	O indivíduo não cria uma cultura esportiva, visto que as suas experiências são restritas às modalidades praticadas na sua comunidade.
	
	E
	Cultura esportiva é  formada pelas modalidades coletivas.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das manifestações de carinho que um sujeito tem pelos demais.
	
	E
	O bullying tem uma relação mais direta com ambiente escolar, manifestado principalmente na violência verbal e simbólica dos sujeitos.
“Embora seja uma relação mais direta com comportamentos de crianças nas escolas, o bullying tende a incorporar comportamentos de violência verbal e simbólica”. (Livro –base:, p. 185).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“[...] o esporte não é inerentemente bom, ele também não é inerentemente ruim, mas pode ser as duas coisas, dependendo da forma como ele é trabalhado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.190.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre qual é a relevância do profissional de Educação Física dentro e fora da escola, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Dentro e fora da escola, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas teórico, pois as práticas corporais não interessam ao aluno.
	
	B
	Os profissionais de Educação Física não possuem relevância dentro e fora das escolas, pois os alunos podem procurar orientações diretamente na internet.
	
	C
	Na esfera escolar ou fora dela, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas prático, pois a teoria não interessa ao aluno.
	
	D
	O profissional de Educação Física deve desenvolver atividades de relevância que priorize apenas os esportes coletivos nas aulas de Educação Física.
	
	E
	O profissional de Educação Física é relevante dentro e fora da escola e deve utilizar metodologias que propiciem interações socialmente positivas e benéficas aos alunos.
“Nesse sentido, reforçamos a relevância do profissional de Educação Física, na escola e fora dela, para que propicie experiências e interações socialmente positivas e benéficas para alunos e participantes, através de metodologias que tenham esse propósito”. (Livro-base, p.190).
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Muitas das regras sociais, que estabeleciam o funcionamento da sociedade, não tinham mais relação com qualquer religiosidade. Por mais que as pessoas tivessem suas crenças, elas já não eram tão centrais para influenciar o dia a dia em sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.150.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, a mudança na influência da religiosidade nas práticas esportivas retratada no texto está relacionada a qual categoria sociológica?
Nota: 0.0
	
	A
	Secularização.
Na secularização “muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento que as pessoas tinham do mundo estavam relacionadas à religião. [...] Porém, quando as pessoas deixaram de viver isoladas nas fazendas e começaram a viver nas cidades e regiões que posteriormente se tornaram os países (Estados nacionais), essa lógica começou a mudar.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 150-151)
	
	B
	Resistência.
	
	C
	Inclusão social.
	
	D
	Globalização.
	
	E
	Diversidade.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento do texto:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019,p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de violência simbólica, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O conceito de violência simbólica é quando o indivíduo recebeu agressões físicas que comprovam o ato criminoso.
	
	B
	Violência simbólica é quando o indivíduo é agredido verbalmente e responde a ação ao mesmo momento.
	
	C
	Pode-se definir a violência simbólica como uma atitude imperceptível aos indivíduos, ou seja, uma violência camuflada entre os conceitos e valores.
“Violência simbólica é uma violência que não aparece ou as pessoas não percebem como violência, tendo um caráter de obrigação”. (Livro –base: p. 183).
	
	D
	O conceito de sofrer violência simbólica está ligado ao gênero feminino, considerando aos julgamentos atribuídos ao “sexo frágil”.
	
	E
	A violência simbólica são as agressões sofridas pelas crianças e adolescentes na esfera familiar.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “Muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento do mundo pelas pessoas estavam relacionados à religião.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 150.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Videoaula 4, Tema 3 – “Secularização” sobre a categoria sociológica denominada secularização, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Ele está ligado às situações de crítica ao sistema e às desigualdades sociais.
	
	B
	Refere-se à necessidade de inclusão social devido a um processo de incompreensão da diversidade.
	
	C
	Diz respeito à ênfase em metodologias que organizam e estabelecem sequências e hierarquias.
	
	D
	Refere-se à busca por explicações científicas para os fenômenos estudados, em oposição à sacralização.
“Transformações sociais, a sacralização e a secularização: Idade Média – preponderância da igreja e explicações divinas para os fenômenos - sacralização; Iluminismo – retomada da busca por explicações científicas – secularização.” (Aula 4, Vídeo 4, Tema 3 - Secularização – tempo:  2’03" - 3’40”).
	
	E
	Passou a ter novos contornos graças ao desenvolvimento tecnológico que permite o rápido trânsito de informações.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre como é vista a violência, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A violência é vista somente como forma de agressão verbal.
	
	B
	Segundo a legislação brasileira, a violência é constituída pela agressão física.
	
	C
	Em concepções gerais, a violência pode ser física, verbal ou simbólica.
“A violência pode ser vista como um meio de descontrole das emoções, que socialmente tende a ser indesejável. Ela pode ser física, verbal ou simbólica.” (Livro-base, p. 188).
	
	D
	A violência é um fenômeno visto como algo natural, inevitável e pode ocorrer em qualquer ambiente.
	
	E
	Violência é o ato de controle das emoções dos indivíduos em momentos de conflitos.
· 
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Imagem 81840058. Disponivel em: www.shutterstock.com. Acesso em 17 mar. 2020.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, são características da globalização:
Nota: 0.0
	
	A
	Estreita relação com a mídia, ou seja, com a comunicação, a informação e o entretenimento.
“Outra relação relevante que se tem quando analisamos a globalização e o esporte se dá quanto a participação da mídia. Recuperando a noção de desenvolvimento tecnológico para a formação de redes de comunicação cada vez mais abrangentes e acessíveis, hoje temos um cenário em que o esporte é um tema muito relevante nos diferentes meios de comunicação, para informação e entretenimento.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 165)
	
	B
	Ações de oposição, não conformidade a atos, decisões e situações que representam disputas de poder.
	
	C
	Foco nas ações religiosas estreitamente ligadas às práticas esportivas.
	
	D
	Incentivo ao desenvolvimento da cultura local, sem a necessidade da participação de outras culturas.
	
	E
	Manutenção da tradição de um povo, sem interferência da mídia, para manter uma cultura pura, sem influências externas.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Muitas das regras sociais, que estabeleciam o funcionamento da sociedade, não tinham mais relação com qualquer religiosidade. Por mais que as pessoas tivessem suas crenças, elas já não eram tão centrais para influenciar o dia a dia em sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.150.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, a mudança na influência da religiosidade nas práticas esportivas retratada no texto está relacionada a qual categoria sociológica?
Nota: 0.0
	
	A
	Secularização.
Na secularização “muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento que as pessoas tinham do mundo estavam relacionadas à religião. [...] Porém, quando as pessoas deixaram de viver isoladas nas fazendas e começaram a viver nas cidades e regiões que posteriormente se tornaram os países (Estados nacionais), essa lógica começou a mudar.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 150-151)
	
	B
	Resistência.
	
	C
	Inclusão social.
	
	D
	Globalização.
	
	E
	Diversidade.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condição social menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentemente de qualquer condição.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A distinção social é uma categoria relevante para os profissionais de educação física...[esse profissional tem ao poder apresentar as diferentesmodalidades esportivas para os seus alunos, diversificando as possibilidades de prática e construindo o que chamam de cultura esportiva.]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a cultura esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Cultura esportiva é a possibilidade de reconhecer e criar gosto pelo esporte não por meio de uma modalidade, mas pelas inúmeras oportunidades de movimento, desenvolvimento de habilidades e interação.
“Após serem apresentados a diferentes modalidades, os alunos podem se identificar com práticas diferentes daquelas mais tradicionais, servindo tanto para perceber habilidades que não conheciam e as desenvolverem, como também por criar gosto por uma prática que pode mantê-los fisicamente ativos no decorrer da vida." (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 191).
	
	B
	Cultura esportiva é quando um grupo de pessoas praticam as mesmas modalidades esportivas, no mesmo pais de origem.
	
	C
	Cultura esportiva são atividades esportivas ligadas a atividades de expressão corporal.
	
	D
	O indivíduo não cria uma cultura esportiva, visto que as suas experiências são restritas às modalidades praticadas na sua comunidade.
	
	E
	Cultura esportiva é  formada pelas modalidades coletivas.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“[...] o esporte não é inerentemente bom, ele também não é inerentemente ruim, mas pode ser as duas coisas, dependendo da forma como ele é trabalhado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.190.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre qual é a relevância do profissional de Educação Física dentro e fora da escola, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Dentro e fora da escola, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas teórico, pois as práticas corporais não interessam ao aluno.
	
	B
	Os profissionais de Educação Física não possuem relevância dentro e fora das escolas, pois os alunos podem procurar orientações diretamente na internet.
	
	C
	Na esfera escolar ou fora dela, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas prático, pois a teoria não interessa ao aluno.
	
	D
	O profissional de Educação Física deve desenvolver atividades de relevância que priorize apenas os esportes coletivos nas aulas de Educação Física.
	
	E
	O profissional de Educação Física é relevante dentro e fora da escola e deve utilizar metodologias que propiciem interações socialmente positivas e benéficas aos alunos.
“Nesse sentido, reforçamos a relevância do profissional de Educação Física, na escola e fora dela, para que propicie experiências e interações socialmente positivas e benéficas para alunos e participantes, através de metodologias que tenham esse propósito”. (Livro-base, p.190).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das manifestações de carinho que um sujeito tem pelos demais.
	
	E
	O bullying tem uma relação mais direta com ambiente escolar, manifestado principalmente na violência verbal e simbólica dos sujeitos.
“Embora seja uma relação mais direta com comportamentos de crianças nas escolas, o bullying tende a incorporar comportamentos de violência verbal e simbólica”. (Livro –base:, p. 185).
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“A socialização é caracterizada como sendo o processo de educar ou instruir as gerações mais novas, principalmente no sentido dos adultos para as crianças, para conviverem socialmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 186.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a socialização, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A socialização dos indivíduos acontece apenas no meio familiar, principalmente na primeira infância.
	
	B
	A socialização constitui-se no processo de interação do sujeito com o objeto.
	
	C
	O termo socialização se constitui a partir das relações que os indivíduos desenvolvem com a comunidade escolar.
	
	D
	A socialização é a interação entre os indivíduos e pode ocorrer na família, na escola ou na comunidade.
“Socialização é o processo de educação ou instrução de gerações mais novas, o que pode acontecer pela escola, família e comunidade. Também é entendida como interação entre pessoas, em que o aprendizado mútuo não se dá somente na fase infantil”. (Livro-base, p. 188).
	
	E
	O significado de interação acontece principalmente no contexto escolar e nas amizades que se constituem neste ambiente.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Atente para o fragmento de texto:
“Considerando que o esporte é um lugar privilegiado para manifestações corporais, há diversas questões que podem ser abordadas pela categoria corporeidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 200.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Videoaula 5, Tema 4 – “Corporeidade” sobre a categoria sociológica denominada corporeidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Parte do princípio de que momentos de catarse são necessários e socialmente construídos.
	
	B
	Refere-se ao processo de construção de relacionamento e da diferenciação das pessoas no grupo de relações.
	
	C
	Busca compreender de forma conjunta a condição individual e coletiva que o ser humano tem na sociedade.
	
	D
	Representa o fenômeno de reconhecimento da natureza e a busca por reaproximação dos que vivem em meio urbano.
	
	E
	Compreende o corpo como central nas relações humanas, sendo o meio físico pelo qual percebemos e interpretamos o mundo.
“Como os seres humanos se relacionam? Através do corpo. Meio físico percebe, absorve, experimenta e interpreta o mundo: sentidos, sentimentos, símbolos e significados.” (Aula 5, Vídeo 5, Tema 4 - Corporeidade – tempo:  0’15" - 1’30”).
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento do texto:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologiado Esporte sobre o conceito de violência simbólica, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O conceito de violência simbólica é quando o indivíduo recebeu agressões físicas que comprovam o ato criminoso.
	
	B
	Violência simbólica é quando o indivíduo é agredido verbalmente e responde a ação ao mesmo momento.
	
	C
	Pode-se definir a violência simbólica como uma atitude imperceptível aos indivíduos, ou seja, uma violência camuflada entre os conceitos e valores.
“Violência simbólica é uma violência que não aparece ou as pessoas não percebem como violência, tendo um caráter de obrigação”. (Livro –base: p. 183).
	
	D
	O conceito de sofrer violência simbólica está ligado ao gênero feminino, considerando aos julgamentos atribuídos ao “sexo frágil”.
	
	E
	A violência simbólica são as agressões sofridas pelas crianças e adolescentes na esfera familiar.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] O termo diversidade foi adotado, ao invés de diferença, no entendimento que diferença supõe que existe um ‘padrão’, uma referência que é a principal, e qualquer coisa que não siga esse padrão é considerado diferente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.143.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas características:
1. Diversidade
2. Inclusão social 
(   ) só existe depois de um processo de exclusão social.
(   ) atua contra a dominação ideológica.
(   ) pode se referir aos traços físicos dos indivíduos.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-1-2.
	
	B
	1-2-1.
	
	C
	2-1-2.
	
	D
	1-2-2.
	
	E
	2-2-1.
[1] “Diversidade se refere aos traços físicos (cor da pele, do cabelo, dos olhos, altura, biótipo, proporção de gordura e músculos no corpo, etc.), aos elementos culturais (idioma, hábitos, formas de alimentação, vestuário, etc.) e aos elementos sociais (formas de se relacionar e conviver, regras a serem seguidas, modos de comportamento, etc.). [2] [...] Nessa linha, a inclusão social vem para quebrar algumas das “certezas” do sistema capitalista, atuando contra a dominação ideológica que supõe que as coisas são como elas são e não podem ser mudadas, para dar novas experiências e oportunidades para aqueles menos favorecidos.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 144/149).
· 
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Outro ponto a ser considerado é a estrutura burocrática que se estabelece no esporte, tanto na configuração das instituições esportivas que organizam o esporte [...] como dentro de uma equipe [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 160.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, podemos afirmar que são características da racionalização:
Nota: 0.0
	
	A
	Promove mudança de regras nas modalidades esportivas para favorecer alguma equipe em específico.
	
	B
	É aplicado apenas nos esportes modernos, não existindo indícios dela nos esportes antigos.
	
	C
	Pode acontecer para melhorar a dinâmica do jogo ou atender ao interesse da televisão ou patrocinadores.
“Nesses casos, as mudanças de regras universais visam não só a melhoria na qualidade e dinâmica do jogo, mas também para adaptarem-se às demandas de televisão (como foi o caso do voleibol) e de patrocinadores (quando são incluídos intervalos e tempo técnico, por exemplo).’’ (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p.158-160).
	
	D
	Não envolve as mudanças no treinamento físico dos atletas.
	
	E
	Não envolve as mudanças no âmbito nutricional dos atletas.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“[...] você provavelmente lembra: as manifestações populares que aconteceram próximas a Copa das Confederações FIFA em 2013. As insatisfações não eram só relacionadas ao esporte, mas talvez a proximidade temporal com aquele evento [possibilitasse] deixar clara a insatisfação de muitas pessoas com os recursos públicos que vinham sendo gastos, especialmente com a construção de estádios de futebol [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.141.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a resistência ao Brasil sediar a Copa do Mundo é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Provocaria muitos transtornos às cidades-sede.
	
	B
	Geraria engarrafamentos gigantescos na cidade-sede.
	
	C
	Traria miséria e pobreza aos times locais.
	
	D
	Atrasaria o ano letivo das escolas do país.
	
	E
	Gerou desconfiança quanto aos benefícios recebidos pela FIFA.
“[...] Para algumas pessoas, sediar a Copa do Mundo de futebol no país fazia parte da dominação ideológica, especialmente por entender que o Brasil teria outras necessidades que não a ‘alienação’ através do espetáculo esportivo. Ao mesmo tempo, outras pessoas não eram contra a Copa do Mundo propriamente dita, mas mostravam resistência aos benefícios públicos que a FIFA tinha recebido, ou ainda as formas de gerenciamento dos recursos públicos”. (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 141-142).
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“[...] os momentos de lazer são intervalos no cotidiano social em que é permitido liberar algumas de emoções. Com base nisso, podemos incluir o esporte nessas manifestações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 179.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre as manifestações da Catarse no esporte, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Catarse é a manifestação reprimida nos ambientes sociais e que são liberados pelo ser humano especialmente nos espaços esportivos, privilegiando o momento de lazer.
“A catarse é a manifestação de sentimentos socialmente reprimidos em ambientes sociais que permitem esse tipo de exposição, sendo o esporte no momento de lazer um espaço e um tempo privilegiado para isso”. (Livro –base: p. 180).
	
	B
	As manifestações de Catarse buscam resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça teatral.
	
	C
	As manifestações sociológicas de Catarse não são transmitidos nos ambientes esportivos, pois elas permanecem contidas no interior do ser humano.
	
	D
	A categoria sociológica Catarse promove no ser humano um sentimento de estresse e tensão, derivado das exposições dos sentimentos nos ambientes sociais e esportivos.
	
	E
	Pode-se definir que o termo Catarse são os sentimentos mais nobres da expressão inserida nos seres humanos nos momentos em que estão no ambiente de trabalho.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condiçãosocial menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentemente de qualquer condição.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] O termo diversidade foi adotado, ao invés de diferença, no entendimento que diferença supõe que existe um ‘padrão’, uma referência que é a principal, e qualquer coisa que não siga esse padrão é considerado diferente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.143.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas características:
1. Diversidade
2. Inclusão social 
(   ) só existe depois de um processo de exclusão social.
(   ) atua contra a dominação ideológica.
(   ) pode se referir aos traços físicos dos indivíduos.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-1-2.
	
	B
	1-2-1.
	
	C
	2-1-2.
	
	D
	1-2-2.
	
	E
	2-2-1.
[1] “Diversidade se refere aos traços físicos (cor da pele, do cabelo, dos olhos, altura, biótipo, proporção de gordura e músculos no corpo, etc.), aos elementos culturais (idioma, hábitos, formas de alimentação, vestuário, etc.) e aos elementos sociais (formas de se relacionar e conviver, regras a serem seguidas, modos de comportamento, etc.). [2] [...] Nessa linha, a inclusão social vem para quebrar algumas das “certezas” do sistema capitalista, atuando contra a dominação ideológica que supõe que as coisas são como elas são e não podem ser mudadas, para dar novas experiências e oportunidades para aqueles menos favorecidos.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 144/149).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “Muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento do mundo pelas pessoas estavam relacionados à religião.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 150.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Videoaula 4, Tema 3 – “Secularização” sobre a categoria sociológica denominada secularização, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Ele está ligado às situações de crítica ao sistema e às desigualdades sociais.
	
	B
	Refere-se à necessidade de inclusão social devido a um processo de incompreensão da diversidade.
	
	C
	Diz respeito à ênfase em metodologias que organizam e estabelecem sequências e hierarquias.
	
	D
	Refere-se à busca por explicações científicas para os fenômenos estudados, em oposição à sacralização.
“Transformações sociais, a sacralização e a secularização: Idade Média – preponderância da igreja e explicações divinas para os fenômenos - sacralização; Iluminismo – retomada da busca por explicações científicas – secularização.” (Aula 4, Vídeo 4, Tema 3 - Secularização – tempo:  2’03" - 3’40”).
	
	E
	Passou a ter novos contornos graças ao desenvolvimento tecnológico que permite o rápido trânsito de informações.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Imagem 81840058. Disponivel em: www.shutterstock.com. Acesso em 17 mar. 2020.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, são características da globalização:
Nota: 0.0
	
	A
	Estreita relação com a mídia, ou seja, com a comunicação, a informação e o entretenimento.
“Outra relação relevante que se tem quando analisamos a globalização e o esporte se dá quanto a participação da mídia. Recuperando a noção de desenvolvimento tecnológico para a formação de redes de comunicação cada vez mais abrangentes e acessíveis, hoje temos um cenário em que o esporte é um tema muito relevante nos diferentes meios de comunicação, para informação e entretenimento.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 165)
	
	B
	Ações de oposição, não conformidade a atos, decisões e situações que representam disputas de poder.
	
	C
	Foco nas ações religiosas estreitamente ligadas às práticas esportivas.
	
	D
	Incentivo ao desenvolvimento da cultura local, sem a necessidade da participação de outras culturas.
	
	E
	Manutenção da tradição de um povo, sem interferência da mídia, para manter uma cultura pura, sem influências externas.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As consequências do processo de globalização, na maioria dos casos, não são planejadas ou controladas. Nesse sentido, o esporte teve e ainda tem destaque por reforçar ou, em poucos casos, resistir às mudanças geradas pela globalização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.162.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte sobre a globalização do fenômeno esportivo, podemos concluir que foi uma possível consequência da:
Nota: 0.0
	
	A
	mudança de regras técnicas de alguns esportes como o voleibol e basquetebol, por exemplo.
	
	B
	crescente interconexão internacional nas esferas política, econômica, cultural e social.
“Novamente, afirmamos que não é coincidência que o surgimento e expansão do esporte em seu formato moderno acontece no final do século XIX, período em que também houve um aumento nas formas de comunicação e expansão das relações entre territórios.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 169)
	
	C
	mudança da centralidade do religioso (divino) para motivações mundanas nas ações e relações sociais.
	
	D
	criação de ONGs por atletas e clubes.
	
	E
	minimização das desigualdades sociais.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento do texto:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de violência simbólica, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O conceito de violência simbólica é quando o indivíduo recebeu agressões físicas que comprovam o ato criminoso.
	
	B
	Violência simbólica é quando o indivíduo é agredido verbalmente e responde a ação ao mesmo momento.
	
	C
	Pode-se definir a violência simbólica como uma atitude imperceptível aos indivíduos, ou seja, uma violência camuflada entre os conceitos e valores.
“Violência simbólica é uma violência que não aparece ou as pessoas não percebem como violência, tendo um caráter de obrigação”. (Livro –base: p. 183).
	
	D
	O conceito de sofrer violência simbólica está ligado ao gênero feminino, considerando aos julgamentos atribuídos ao “sexo frágil”.
	
	E
	A violência simbólica são as agressões sofridas pelas crianças e adolescentes na esferafamiliar.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“[...] o esporte não é inerentemente bom, ele também não é inerentemente ruim, mas pode ser as duas coisas, dependendo da forma como ele é trabalhado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.190.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre qual é a relevância do profissional de Educação Física dentro e fora da escola, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Dentro e fora da escola, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas teórico, pois as práticas corporais não interessam ao aluno.
	
	B
	Os profissionais de Educação Física não possuem relevância dentro e fora das escolas, pois os alunos podem procurar orientações diretamente na internet.
	
	C
	Na esfera escolar ou fora dela, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas prático, pois a teoria não interessa ao aluno.
	
	D
	O profissional de Educação Física deve desenvolver atividades de relevância que priorize apenas os esportes coletivos nas aulas de Educação Física.
	
	E
	O profissional de Educação Física é relevante dentro e fora da escola e deve utilizar metodologias que propiciem interações socialmente positivas e benéficas aos alunos.
“Nesse sentido, reforçamos a relevância do profissional de Educação Física, na escola e fora dela, para que propicie experiências e interações socialmente positivas e benéficas para alunos e participantes, através de metodologias que tenham esse propósito”. (Livro-base, p.190).
· 
·

Mais conteúdos dessa disciplina