Buscar

Trabalho Janir -

Prévia do material em texto

Freqüência respiratória (fr)
· É o número de vezes que o indivíduo respira no intervalo de 1 minuto. · A sua verificação se faz através da observação do movimento torácico. · O valor normal varia entre 12 e 20 incursões por minuto (imp.) ou (rpm.) dependendo da idade . Portanto, é importante verificar os valores de cada grupo antes de realizar qualquer registro. 
Os valores considerados normais, são: 
· Mulher: – 18 a 20 mpm
· Homem: – 16 a 18 mpm;
· Criança: – 20 a 25 mpm;
· Lactantes: – 30 a 40 mpm
Frequência Cardíaca (FC).
A Frequência Cardíaca normal para adultos saudáveis varia de 60 a 100 batimentos por minuto. A taxa de pulso pode flutuar e aumentar com exercício, doença, lesão e emoções. Fêmeas com 12 anos ou mais, em geral, tendem a ter batimentos cardíacos mais rápidos que os homens. Atletas, como corredores, que fazem muito condicionamento cardiovascular, podem ter frequência cardíaca próxima a 40 batimentos por minuto e não apresentam problemas. 
A frequência cardíaca refere-se à quantidade de batidas do coração por minuto, podendo sofrer variação de acordo com a idade, esforço físico ou presença de doença cardíaca.
· De 0 a 2 anos  – entre 120 e 140 bpm;
· Entre 8 e 17 anos – entre 80 e 100 bpm;
· Adulto sedentário – entre 70 e 80 bpm;
· Adultos praticantes de atividades físicas e idosos – entre 50 a 60 bpm.
A verificação dos sinais vitais dos pacientes é um protocolo padrão de avaliação para qualquer caso. As principais são: medição da temperatura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória, saturação de oxigênio sanguíneo e dor.
Esses indicadores auxiliam tanto no diagnóstico inicial, acompanhamento do quadro clínico; e a tomada de decisões sobre o tratamento, de acordo com a resposta ao mesmo.
Fatores que podem alterar os números dos sinais vitais
Os principais fatores que podem alterar os valores, são:
· Idade;
· Banhos;
· Estresse;
· Fator hormonal;
· Sono e repouso;
· Temperatura ambiental;
· Uso de medicamentos; 
· Alimentação pesada; 
· Exercícios físicos.
Saturação de Oxigênio
O uso da oximetria de pulso tornou-se um padrão de cuidado na medicina, pois ele é considerado o quinto sinal vital.  Como tal, os profissionais da saúde devem compreender as funções e limitações dele.
Existem duas maneiras comuns de medir a saturação: um teste de gasometria arterial (gasometria arterial) e um oxímetro de pulso.  Dos dois, o oxímetro de pulso é o mais comumente usado
A faixa normal de saturação de oxigênio para adultos é de 94 a 99%. Qualquer pessoa com um nível de SpO2 abaixo de 90%, provavelmente precisará de O2 suplementar, que será prescrito pelo médico de cuidados primários ou o pneumologista.
Importância de medir a saturação
É certo que a saturação vem a ser um importante parâmetro para avaliar o estado de saúde geral, em especial do sistema respiratório
tanto é que ela é usada para orientar na detecção de uma série de doenças, tais como:
· Asma
· DPOC
· Enfisema
· Embolia
· Fibrose cística
· Insuficiência cardíaca
· Defeitos congênitos no coração
· Anemia.
Sendo fundamental para detectar esses e outros problemas de saúde, a saturação é também usada como instrumento de controle, permitindo saber se um tratamento está sendo ou não bem- sucedido	Comment by Elias: 
. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, valores inferiores a 94% de saturação de oxigênio podem ser considerados como níveis de hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos).
Veja, abaixo, uma tabela com os valores de referência dos sinais vitais para cada faixa etária
Referências:
DEZEMERGENCIAS. Sinais vitais: saiba como identificar!. Disponível em: https://dezemergencias.com.br/sinais-vitais-saiba-como-identificar/ acesso em: 11 mar. 2023
GRUPO SANTA. Monitoramento dos Sinais Vitais. Disponível em: http://hospitaldocoracaoms.com.br/blog/monitoramento-dos-sinais-vitais-covid-19/#:~:text=Temperatura%20corporal%3A%20entre%2035%20%C2%BA,oxig%C3%AAnio%20sangu%C3%ADnea%3A%20cima%20de%2096. Acesso em: 11 mar. 2023
LEONELA, Carla. Tipos e frequências de respiração. Disponível em: https://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/tipos-e-frequencias-da-respiracao acesso em: 11 mar. 2023
MORSCH, José. Quais os sinais vitais normais e como fazer a verificação. Disponível em: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/sinais-vitais acesso em: 11 mar. 2023
SOU ENFERMAGEM. Frequência Respiratória – Sinais Vitais. Disponível em: https://www.souenfermagem.com.br/fundamentos/respiracao-sinais-vitais/ acesso em: 11 mar. 2023.

Continue navegando