Buscar

ATUAÇÃO NA ASSISTENCIA

Prévia do material em texto

GRACE FACHOLA
ATUAÇÃO NA ASSISTENCIA 
De acordo com INCA 2019, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma e é a segunda maior causa de óbitos -15.391obitos-, ficando atrás somente do câncer de pulmão. 
Prevê-se 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano entre 2020 e 2022 –INCA.
A estimativa mundial aposta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo.
É considerado um câncer da terceira idade já que cerca de setenta e cinco por cento ocorrem em paciente com mais de 65 anos.
Para melhorar a captação de homens otimizando o processo, sugiro;
Na sensibilização dos homens a cerca da importância do rastreamento de câncer de próstata e esclarecimento sobre riscos e benefícios da biopsia prostática. Organização do fluxo de atendimento da unidade; informação sobe a doença, procedimentos e diagnósticos realizados; mobilização social e afim de diminuir os casos de neoplasia no município.
Na cultura machista e na invulnerabilidade masculina. População masculina consciente da importância de se fazer exames para rastreamento. Organização da agenda de cada profissional; informação dos fluxos da unidade; mobilização social a fim de diminuir aumento da demanda espontânea.
Em casos de horário de trabalho que impossibilita acesso do homem ao atendimento. Maior frequência nos grupos operativos, em contra partida minimizar as consultas para problemas resolvidos em grupo.
Na baixa resolutividade nos exames e resultados e nos encaminhamento para o tratamento, quando se fizer necessário. Maior resolutividade no fluxo de atendimento da UBS e encaminhamentos seguros. Mobilizar os gestores da saúde municipal e estadual nessa causa; mobilizar a população a participar.
Viabilizando os processos deve-se, sensibilizar toda equipe da UBS, para construção desse trabalho sobre a importância do tema.
SECRETARIA DA SAUDE- esse órgão ficara responsável por confeccionar o material para conscientização da população a cerca da doença e sua prevenção, bem como viabilizar com as atuais pactuações o direito de fazer mais exame de PSA e intermediar a contratação de profissionais temporários para cumprir tais metas ou disponibilizar horários para além do horário de funcionários da unidade para atendimento do publico masculino que trabalha em horário comercial.
A NIVEL LOCAL- a participação da população, das famílias, dos políticos, dos lideres religiosos, das associações comunitárias, dos gestores municipais de saúde e dos usuários adscritos são essenciais para viabilização dos trabalhos.
NA UBS- o medico para concretização do plano de ação, este ficara encarregado da realização da primeira consulta com consequente solicitação de exames e encaminhamentos para a urologia, quando necessário. O enfermeiro será o primeiro profissional que realizara consulta com o paciente em horários extraordinários a combinar com secretaria de saúde a fim de proporcionar horário de atendimento que alcance os homens que trabalham durante o horário de funcionamento da UBS; realizara também encaminhamento para consulta com o clinico.
Ainda dentro das ações... 
A orientação e a conduta devem ser individualizadas e os riscos e os benefícios do rastreamento conhecidos e explicados.
Realizar o rastreio individualizado do CA de próstata em pacientes entre 55 e 69 anos.
De acordo com o Ministerio da Saude, no Caderno de Atenção Primaria 2010, pag 64, uma pergunta que todo profissional da saúde pode fazer ao homem que demande por exame de PSA ou rastreamento de próstata é verificar se ele sabe onde fica a próstata. Grande parte dos homens não sabe onde ela se localiza. É didático esse diálogo de exploração da anatomia e das relações entre a próstata e outros órgãos do assoalho pélvico. 
Eles não entendem o porquê do toque retal e, com a ilustração, o homem percebe sua utilidade, caso o deseje fazer. É elucidativo comparar o rastreamento de câncer de próstata com outra modalidade, por exemplo, o câncer de mama. Ninguém pergunta a seu paciente onde fica a mama, pois é óbvia sua localização, mas a próstata está “escondida”. Caso a mamografia seja positiva, a punção e biópsia não são tão difíceis de conseguir, mas a próstata, devido à sua localização, gera mais desconforto e dor e tem consequências raras, mas potenciais, tais como: espermato-hematúria, infecção, perfuração e sépsis. 
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.
(Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Primária, n. 29)
 ISBN 978-85-334-1729-8
Atenção primária à saúde. 2. Educação em saúde. 3. Atenção primária. I. Título. II. Série.
INCA. Cancer de Prostata; vamos falar sobre isso. 2019.

Continue navegando