Buscar

Psicopatologia I - Avaliando IV

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O paciente apresenta-se indiferente aos sentimentos das outras pessoas, não respeita regras e normas sociais e incapacidade de sentir culpa. Qual dos transtornos de personalidade abaixo melhor exibe essas características?
		
	
	Transtorno de personalidade histriônica
	
	Transtorno de personalidade emocionalmente instável
	
	Transtorno de personalidade paranoide
	 
	Transtorno de personalidade antissocial
	
	Transtorno de personalidade dependente
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Uma mulher de 36 anos se apresenta no setor de emergência com a seguinte queixa principal: "Acho que estou enlouquecendo". Afirma que nos últimos três meses tem apresentado crises repentinas de palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito, tontura e sensação de que vai morrer. A primeira vez ocorreu quando estava caminhando pela rua sem pensar em "nada em especial". A crise durou aproximadamente 15 minutos, embora a paciente tenha a sensação de ter durado muito mais. Desde então, vem tendo crises semelhantes uma ou duas vezes por dia que ocorreram inesperadamente em situações diversas. Tem, como consequência, uma preocupação quase constante com o momento em que terá o próximo ataque. Nega quaisquer outros sintomas. Esteve na emergência do hospital duas vezes nas últimas semanas, convencida de estar sofrendo um ataque cardíaco. Entretanto, os resultados de todos os seus exames físicos e de laboratório não apresentaram nada fora do comum. Nega uso de drogas e só bebe álcool "eventualmente". Sua ingestão de álcool diminuiu desde que as crises começaram. Seu único problema clínico é uma história de um ano de hipotireoidismo, para o qual ela toma levotiroxina .(Adaptado de TOY; KLAMEN, 2014)
A hipótese diagnóstica mais consistente para o caso seria a de:
		
	
	Transtorno bipolar do humor.
	
	Demência;
	
	Oligofrenia;
	
	Esquizofrenia;
	 
	Transtorno do pânico;
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo.
O pequeno Rafael, após ser mordido por um cãozinho em sua rua fica apavorado com a aproximação de qualquer tipo de cão.
		
	
	Transtorno de stress pós traumático
	
	Transtorno do pânico
	
	Fobia Social
	
	Transtorno de ansiedade generalizada
	 
	Fobia específica
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo.
Pedro, um estudante de 18 anos, procurou seu consultório em função de uma intensa dificuldade no contato interpessoal. Essa dificuldade é marcante na própria consulta, pois Pedro senta-se ligeiramente de lado para você, evita contato visual e fala em um tom de voz extremamente baixo, quase inaudível, com um nível de ansiedade extremamente alto. Ele relata ter medo de ser vítima de escárnio dos outros e passar vergonha em público e por isso raramente interage embora sinta grande vontade de fazê-lo. Nunca teve um relacionamento amoroso e está enfrentando sérias dificuldades escolares em função de sua dificuldade para interagir com colegas e professores.
		
	
	Transtorno do pânico
	
	Transtorno de ansiedade generalizada
	 
	Fobia Social
	
	Transtorno de stress pós traumático
	
	Fobia específica
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Enzo, 7 anos, nos últimos meses vem apresentando quadro de mutismo e intensa timidez. Após entrevista com a mãe, foi informado pela mesma que em casa tem ocorrido muitas brigas entre ela e seu marido e que muitas vezes a criança tem se mostrado amedrontada e pergunta se o pai vai embora. Diante dessa descrição é possível considerar como hipótese diagnóstica de Enzo:
		
	
	Mutismo dislexico
	 
	Mutismo seletivo
	
	Mutismo acinético
	
	Mutismo simples
	
	Mutismo psicogênico

Continue navegando