Logo Passei Direto
Buscar

avg Sistemas Estruturais de Madeira e Metais

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Conhecer as principais características mecânicas dos aços produzidos e comercializados no Brasil para uso estrutural.No Brasil, é comercializado um aço resistente à corrosão atmosférica, cujo aspecto é diferenciado após a formação da pátina. Ele é usualmente especificado para pontes e viadutos e pode ser utilizado como qualquer elemento estrutural sem pintura ou qualquer outro tipo de proteção em função da durabilidade superior em relação aos aços-carbono não resistentes à corrosão atmosférica. Além disso, pode possuir alta resistência mecânica, tornando-o um material de construção estrutural altamente versátil e totalmente reciclável. Avalie as afirmacoes que se seguem:
I-) Esses aços podem conter elementos como cobre, cromo e níquel com porcentagens adequadas de forma a adquirirem resistência à corrosão atmosférica superior ao aço carbono sem adição desses elementos. II-) Nesses aços ocorre a formação de uma película de óxidos, de coloração castanho-alaranjada, contínua e aderida à superfície das peças expostas às intempéries, que funciona como proteção anticorrosiva. III-) Tais aços não sofrem corrosão, exceto em ambientes com altas concentrações de dióxido de enxofre e os marinhos, com alta taxa de deposição de cloretos. A) Apenas as afirmações II e III estão corretas. B) Apenas a afirmação I está correta. C) Apenas as afirmações I e III estão corretas D) Todas as afirmações estão corretas. E) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
A) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
B) Apenas a afirmação I está correta.
C) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
D) Todas as afirmações estão corretas.
E) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

Em relação aos critérios de dimensionamento de peças estruturais de madeira, solicitadas à compressão paralela as fibras, é fundamental a consideração do índice de esbeltez das peças, calculado por meio da equação abaixo:
Em uma barra de treliça de comprimento igual a 150 cm e seção transversal de 2 x (5 cmx12cm), o valor do índice de esbeltez é
A) 43,3
B) 61,2
C) 103,9
D) 86,6
E) 146,9

As chapas fabricadas pelas siderúrgicas são adquiridas por fabricantes de estruturas de aço que, por meio de corte e soldagem ou dobramento, as transformam em perfis soldados ou formados a frio. Os perfis soldados são comumente utilizados na composição de estruturas metálicas. São fabricados a partir da ligação entre perfis laminados simples e/ou chapas laminadas.
Sobre os perfis soldados, assinale a alternativa correta.
A) As dimensões transversais dos perfis soldados são limitadas devido à capacidade dos laminadores utilizados nos perfis laminados utilizados em suas composições.
B) Os perfis soldados se caracterizam por apresentar um baixo momento de inércia em relação aos perfis laminados simples.
C) De acordo com a norma brasileira para perfis soldados, estes podem ser classificados em perfis soldados tipo viga, perfis soldados tipo pilar, e perfis soldados tipo viga-pilar.
D) Devido à forma como são fabricados, os perfis soldados compostos por perfis laminados simples costumam apresentar um custo mais baixo e preço mais acessível em relação aos perfis laminados simples.
E) Devido às limitações do emprego de ligações soldadas, os perfis soldados compostos com formato transversal em I apresentam dimensões relativamente menores que os perfis I laminados.

Colunas esbeltas, após aplicação de cargas, podem sofrer um fenomeno conhecido como flambagem. "O estudo de flambagem de colunas é de extrema importância para o dimensionamento real de tais elementos, os quais podem ser encontrados com diversas configurações de formas geométricas e vinculações." MASCIA, N. T. Flambagem em Barras. 2001 (revisão 2017). Universidade Estadual de Campinas, 2001.
Considerando a afirmação acima, conclui-se que
A) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua inércia, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.
B) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à geometria, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.
C) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua rigidez, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.
D) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua inércia, e a tensão que o pilar pode suportar.
E) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua resistência, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.

Em projetos em que o sistema construtivo adotado é a estrutura metálica, deve-se fazer a verificação do esforço axial de tração. Portanto, considere que uma barra de aço possui uma seção circular com diâmetro igual 25,4 mm está sujeita a uma tração axial de 40 KN. Calcule o alongamento da barra supondo um comprimento inicial de 5,50 m. DADOS: E = 200.000 MPa
Calcule o alongamento da barra supondo um comprimento inicial de 5,50 m.
A) 2,16 mm
B) 3,14 mm
C) 2,11 mm
D) 6,76 mm
E) 5,77 mm

As coberturas metálicas são compostas por um conjunto de dispositivos formados pela combinação de perfis metálicos com o intuito de garantir a segurança, o desempenho e a funcionalidade da estrutura. Um exemplo desses dispositivos são as terças, que são elementos que podem ser constituídos pelos mais variados tipos de perfis (Tipo U, U enrijecido, Cartola, Z, Z enrijecido, Tipo I, etc.), ou até mesmo pela composição de vários perfis (vigas treliçadas), caso o vão a ser vencido seja de grandes dimensões. As terças são elementos dispostos sobre as vigas ou treliças principais dos pórticos. Elas exercem papel importante, pois são as responsáveis por receber as telhas do fechamento da cobertura, as cargas — devido ao vento —, as sobrecargas de elementos construtivos provenientes da decoração exigida pela arquitetura — forros de gesso, forros acústicos, painéis de iluminação, etc. — e pelo transporte dessas cargas para as vigas principais, que podem ser de alma cheia ou treliçadas.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As terças são elementos que servem de apoio para as telhas e são elementos submetidos à flexão composta. Elas também contribuem na estabilidade global da estrutura, porém, são aconselháveis inclinações maiores que 10°.
II. Os efeitos de vento que incidem sobre as mesmas agem perpendicularmente ao telhado, provocando nas terças flexo-compressão centrada, dificultando o cálculo da resistência do perfil pelos métodos da teoria clássica de hiperestática.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Em atendimento ao estabelecido na NBR 8800, Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, o limite de esbeltez para uma barra tracionada deve ser, no mínimo, 100.
Qual deve ser o limite de esbeltez para uma barra tracionada?
D) ser, no mínimo, 100.
E) ser igual a 200.

A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo devido a sua disponibilidade na natureza e a sua relativa facilidade de manuseio. As árvores, para aplicações estruturais, são classificadas em dois tipos quanto à sua anatomia: coníferas e dicotiledôneas. Sobre esses dois tipos, julgue os itens a seguir.
É CORRETO o que se afirma em
I. As coníferas são chamadas de madeiras duras em função de sua maior resistência e de sua maior densidade.
II. As espécies peroba rosa, aroeira e ipê são exemplos de dicotiledôneas.
III. As coníferas têm folhas perenes com formato de escamas ou agulhas e são típicas de regiões de clima frio.
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I e III, apenas.

O pórtico de uma edificação de múltiplos andares deve ser estável para a ação das cargas verticais e horizontais. Para resistir ao carregamento horizontal, deve-se associar uma estrutura com grande rigidez à flexão, como o contraventamento. Com relação a esses carregamentos horizontais, é CORRETO afirmar:
Qual é a afirmação correta sobre os carregamentos horizontais?
A) No dimensionamento de uma estrutura, o principal esforço a ser considerado na direção horizontal é obtido com a decomposição do peso próprio dos componentes estruturais na direção horizontal.
B) A consideração de cargas horizontais atuando em uma estrutura é fundamental para analisar o seu comportamento real.
C) O contraventamento aumenta a rigidez da estrutura, porém não diminui deslocabilidade lateral.
D) A carga horizontal de vento é constante ao longo de toda a altura da edificação.
E) Os diagramas de esforços normais e os momentos fletores de uma estrutura sob carregamento horizontal contraventada são iguais aos de uma estrutura com o mesmo carregamento, porém sem contraventamento.

A figura exposta a seguir representa a propriedade da madeira de ser um material ortótropico, isto é, o seu comportamento estrutural é diferente em relação à direção do crescimento da fibra.
Com base na figura, avalie as afirmações a seguir sobre as propriedades físicas da madeira.
I. A maior retração ocorre na direção radial, com até 10% de variação dimensional, o que pode causar problemas de torção nas peças de madeira.
II. A retração é definida como a redução das dimensões da peça de madeira, sendo que na direção radial a variação dimensional pode atingir 15%.
III. Devido à orientação das fibras e à sua forma de crescimento, as propriedades variam de acordo com os três eixos ortogonais.
IV. Nas direções radial e tangencial, as diferenças das propriedades são relativamente menores, quando comparadas com a direção longitudinal.
A) II, III e IV.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) I e II.
E) I, II e III.

O projeto estrutural tem objetivo de assegurar a segurança e o bom desempenho da estrutura. Para tal, é necessário realizar as combinações de ações no ELU (Estado Limite Último) e no ELS (Estado Limite de Serviço).
Para a avaliação das deformações em uma viga metálica, a combinação de cargas ou ações deverá ser obtida por meio da utilização de qual estado?
A) ELS, realizando a combinação das ações permanentes e desprezando as ações variáveis.
B) ELS, realizando a combinação das ações permanentes somadas com ações variáveis multiplicadas pelo
C) ELU, majorando as ações permanentes e minorando as ações variáveis.
D) ELU, realizando a combinação das ações permanentes majoradas pelos seus respectivos coeficientes e ações variáveis multiplicadas pelo
E) ELU, com a majoração das ações permanentes e variáveis pelos seus respectivos coeficientes.

A classificação visual da madeira consiste no método mais antigo e amplamente utilizado para se avaliar as imperfeições existentes na peça. "na maioria da vezes, o exaustivo trabalho de classificação visual é desempenhado por graduadores humanos. A adoção de um menor número de classes facilita o trabalho e pode minimizar os erros de classificação, causados por confusão entre classes ou mesmo pelo estresse de jornadas de trabalho mais longas. Além disso, no caso brasileiro, a adoção de um padrão nacional mais afinado aos padrões já estabelecidos em países sul-americanos poderia facilitar o mercado internacional entre eles."
A respeito da classificação visual realizada nas peças de madeira, pode-se afirmar corretamente que
A) o processo de avaliação não precisa ser repetido, se a madeira classificada for cortada em partes menores.
B) a classificação visual consiste na inspeção visual apenas nas bordas de cada peça.
C) as inclinações de fibra inferiores a 9° podem ser desconsideradas, segundo a ABNT N

A respeito da classificação visual realizada nas peças de madeira, pode-se afirmar corretamente que
A) o processo de avaliação não precisa ser repetido, se a madeira classificada for cortada em partes menores. B) a classificação visual consiste na inspeção visual apenas nas bordas de cada peça. C) as inclinações de fibra inferiores a 9° podem ser desconsideradas, segundo a ABNT NBR 7190:1997. D) a dimensão de um nó na face larga é considerada sendo a maior dimensão do nó. E) a localização, quantificação e natureza dos defeitos são parâmetros que definem as classes de esforços.

Dentro do estudo de estruturas em resistências dos materiais, se mostra fundamental analisar de maneira específica as cargas que podem ser aplicadas em colunas. Elementos estruturais compridos e esbeltos, sujeitos a uma força de compressão axial são denominados colunas. Uma coluna ideal é a coluna perfeitamente reta antes da carga, sendo a carga aplicada no centroide da seção. A deflexão lateral que ocorre, é denominada flambagem.
Considerando texto e a flambagem da coluna, é correto afirmar que
A) a análise que deve ser realizada é a relacionada à carga crítica que a coluna pode suportar, pois se aprovada a coluna não necessitará de outras verificações, otimizando tempo.
B) a coluna sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal que tenha o menor momento de inércia (o eixo menos resistente).
C) colunas vinculadas com apoio nas duas extremidades (biapoiadas) se apresentam como as melhores colunas em resistência à flambagem.
D) o comprimento de flambagem pode ser definido como o comprimento real da coluna sobre a carga na qual ela está aplicada.
E) a carga crítica tem relação com o módulo de elasticidade e com a inércia da seção, logo, não há necessidade de considerar o tipo de vinculação.

Existem diversas normas que tratam da fabricação de chapas de aço. Elas citam, por exemplo, "chapas finas a frio" e/ou "chapas finas a quente". Quanto ao processo de produção e ao uso desses materiais, assinale a alternativa correta.
A) A chapa fina a quente não sofre o processo de encruamento, pois o aço flui sob pressão sendo laminado a quente, sem a criação de tensões internas. B) No processo de produção, a chapa fina a quente recebe um tratamento térmico; tal procedimento resulta na têmpera do aço. C) flui sob pressão sendo laminado a frio, sem a criação de tensões internas. E) As estruturas produzidas em chapas finas devem passar pelo processo de produção "forno de alívio de tensões"; esse processo consiste em uma carga térmica destinada a eliminar tensões internas das chapas e dos processos de soldagem.

Alunos do curso de engenharia civil desenvolveram uma pesquisa, a pedido da Revista Engenharia Estrutural, sobre o efeito da flambagem em colunas, levando em consideração a influência da vinculação de apoios na carga crítica suportada. No presente estudo, foram realizadas diversas modelagens numéricas computacionais para a obtenção dos resultados, os quais estão elencados no diagrama abaixo.
Com base nos resultados, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) As colunas com vinculação engaste-engaste foram as que tiveram um menor desempenho no suporte da carga crítica. ( ) As colunas com vinculação apoio-apoio tiveram desempenho superior no suporte da carga crítica em relação à vinculação engaste-apoio. ( ) As colunas com vinculação engaste-engaste suportaram uma carga aproximadamente 15 vezes superior em relação à vinculação engaste-livre. ( ) As colunas com vinculação engaste-apoio suportaram uma carga de compressão de aproximadamente 322 KN. A sequência CORRETA é a seguinte:
A) F, V, F, V
B) V, V, V, F
C) V, F, V, F
D) F, F, F, V
E) F, F, V, V

A figura mostra o modelo 3D de uma cobertura de garagem em estrutura em aço A36, utilizando perfis U, W, L, barras redondas e chapas, além de parafusos e solda. Os elementos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem respectivamente a:
A) Treliça, terça, escora, pilar e contraventamento vertical. B) Contraventamento horizontal, tirante da terça, contraventamento vertical, placa de base e chumbadores. C) Contraventamento vertical, contraventamento horizontal, terça, placa de base e chumbadores. D) Terça, tirante da terça, contraventamento horizontal, chumbadores e placa de base. E) Treliça, terça, contraventamento vertical, pilar e placa de base.

Considere uma cobertura metálica com espaçamento entre pórticos de 6m, submetida a uma carga de vento à sucção Qv=-0,2kn/m² kn/m, uma Sobrecarga de norma de Sc=0,25kn/m² e Peso próprio Pp=0,15kn/m², tendo a carga de vento à sucção como ação principal.
Qual a combinação correta de carga aplicada em um pórtico intermediário?
A) Qt= 1,25 Pp + 1,4 Qv+ 1,5.0,5 Sc
B) Qt= 1,00 Pp + 1,4.0,6 Qv
C) Qt= 1,25.0,7 Pp + 1,4 Qv+ 1,5Sc
D) Qt= 1,25 Pp + 1,4.0,6 Qv+ 1,5.0,5 Sc
E) Qt= 1,0 Pp + 1,4 Qv

Considere o dimensionamento de estruturas metálicas, com relação às "Barras Rosqueadas" (tirantes), submetidas à tração. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.
I. Consideram-se barras com Diâmetro >1/2" ou 12 mm. II. Determina-se o dimensionamento pela ruptura da rosca. III. No cálculo, utiliza-se a (área bruta) com redutor de 0,75. IV. O fator de segurança é 1,35 e a tensão e a resistente última. É CORRETO o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Conhecer as principais características mecânicas dos aços produzidos e comercializados no Brasil para uso estrutural.No Brasil, é comercializado um aço resistente à corrosão atmosférica, cujo aspecto é diferenciado após a formação da pátina. Ele é usualmente especificado para pontes e viadutos e pode ser utilizado como qualquer elemento estrutural sem pintura ou qualquer outro tipo de proteção em função da durabilidade superior em relação aos aços-carbono não resistentes à corrosão atmosférica. Além disso, pode possuir alta resistência mecânica, tornando-o um material de construção estrutural altamente versátil e totalmente reciclável. Avalie as afirmacoes que se seguem:
I-) Esses aços podem conter elementos como cobre, cromo e níquel com porcentagens adequadas de forma a adquirirem resistência à corrosão atmosférica superior ao aço carbono sem adição desses elementos. II-) Nesses aços ocorre a formação de uma película de óxidos, de coloração castanho-alaranjada, contínua e aderida à superfície das peças expostas às intempéries, que funciona como proteção anticorrosiva. III-) Tais aços não sofrem corrosão, exceto em ambientes com altas concentrações de dióxido de enxofre e os marinhos, com alta taxa de deposição de cloretos. A) Apenas as afirmações II e III estão corretas. B) Apenas a afirmação I está correta. C) Apenas as afirmações I e III estão corretas D) Todas as afirmações estão corretas. E) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
A) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
B) Apenas a afirmação I está correta.
C) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
D) Todas as afirmações estão corretas.
E) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

Em relação aos critérios de dimensionamento de peças estruturais de madeira, solicitadas à compressão paralela as fibras, é fundamental a consideração do índice de esbeltez das peças, calculado por meio da equação abaixo:
Em uma barra de treliça de comprimento igual a 150 cm e seção transversal de 2 x (5 cmx12cm), o valor do índice de esbeltez é
A) 43,3
B) 61,2
C) 103,9
D) 86,6
E) 146,9

As chapas fabricadas pelas siderúrgicas são adquiridas por fabricantes de estruturas de aço que, por meio de corte e soldagem ou dobramento, as transformam em perfis soldados ou formados a frio. Os perfis soldados são comumente utilizados na composição de estruturas metálicas. São fabricados a partir da ligação entre perfis laminados simples e/ou chapas laminadas.
Sobre os perfis soldados, assinale a alternativa correta.
A) As dimensões transversais dos perfis soldados são limitadas devido à capacidade dos laminadores utilizados nos perfis laminados utilizados em suas composições.
B) Os perfis soldados se caracterizam por apresentar um baixo momento de inércia em relação aos perfis laminados simples.
C) De acordo com a norma brasileira para perfis soldados, estes podem ser classificados em perfis soldados tipo viga, perfis soldados tipo pilar, e perfis soldados tipo viga-pilar.
D) Devido à forma como são fabricados, os perfis soldados compostos por perfis laminados simples costumam apresentar um custo mais baixo e preço mais acessível em relação aos perfis laminados simples.
E) Devido às limitações do emprego de ligações soldadas, os perfis soldados compostos com formato transversal em I apresentam dimensões relativamente menores que os perfis I laminados.

Colunas esbeltas, após aplicação de cargas, podem sofrer um fenomeno conhecido como flambagem. "O estudo de flambagem de colunas é de extrema importância para o dimensionamento real de tais elementos, os quais podem ser encontrados com diversas configurações de formas geométricas e vinculações." MASCIA, N. T. Flambagem em Barras. 2001 (revisão 2017). Universidade Estadual de Campinas, 2001.
Considerando a afirmação acima, conclui-se que
A) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua inércia, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.
B) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à geometria, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.
C) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua rigidez, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.
D) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua inércia, e a tensão que o pilar pode suportar.
E) o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua resistência, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode suportar.

Em projetos em que o sistema construtivo adotado é a estrutura metálica, deve-se fazer a verificação do esforço axial de tração. Portanto, considere que uma barra de aço possui uma seção circular com diâmetro igual 25,4 mm está sujeita a uma tração axial de 40 KN. Calcule o alongamento da barra supondo um comprimento inicial de 5,50 m. DADOS: E = 200.000 MPa
Calcule o alongamento da barra supondo um comprimento inicial de 5,50 m.
A) 2,16 mm
B) 3,14 mm
C) 2,11 mm
D) 6,76 mm
E) 5,77 mm

As coberturas metálicas são compostas por um conjunto de dispositivos formados pela combinação de perfis metálicos com o intuito de garantir a segurança, o desempenho e a funcionalidade da estrutura. Um exemplo desses dispositivos são as terças, que são elementos que podem ser constituídos pelos mais variados tipos de perfis (Tipo U, U enrijecido, Cartola, Z, Z enrijecido, Tipo I, etc.), ou até mesmo pela composição de vários perfis (vigas treliçadas), caso o vão a ser vencido seja de grandes dimensões. As terças são elementos dispostos sobre as vigas ou treliças principais dos pórticos. Elas exercem papel importante, pois são as responsáveis por receber as telhas do fechamento da cobertura, as cargas — devido ao vento —, as sobrecargas de elementos construtivos provenientes da decoração exigida pela arquitetura — forros de gesso, forros acústicos, painéis de iluminação, etc. — e pelo transporte dessas cargas para as vigas principais, que podem ser de alma cheia ou treliçadas.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As terças são elementos que servem de apoio para as telhas e são elementos submetidos à flexão composta. Elas também contribuem na estabilidade global da estrutura, porém, são aconselháveis inclinações maiores que 10°.
II. Os efeitos de vento que incidem sobre as mesmas agem perpendicularmente ao telhado, provocando nas terças flexo-compressão centrada, dificultando o cálculo da resistência do perfil pelos métodos da teoria clássica de hiperestática.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Em atendimento ao estabelecido na NBR 8800, Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, o limite de esbeltez para uma barra tracionada deve ser, no mínimo, 100.
Qual deve ser o limite de esbeltez para uma barra tracionada?
D) ser, no mínimo, 100.
E) ser igual a 200.

A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo devido a sua disponibilidade na natureza e a sua relativa facilidade de manuseio. As árvores, para aplicações estruturais, são classificadas em dois tipos quanto à sua anatomia: coníferas e dicotiledôneas. Sobre esses dois tipos, julgue os itens a seguir.
É CORRETO o que se afirma em
I. As coníferas são chamadas de madeiras duras em função de sua maior resistência e de sua maior densidade.
II. As espécies peroba rosa, aroeira e ipê são exemplos de dicotiledôneas.
III. As coníferas têm folhas perenes com formato de escamas ou agulhas e são típicas de regiões de clima frio.
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I e III, apenas.

O pórtico de uma edificação de múltiplos andares deve ser estável para a ação das cargas verticais e horizontais. Para resistir ao carregamento horizontal, deve-se associar uma estrutura com grande rigidez à flexão, como o contraventamento. Com relação a esses carregamentos horizontais, é CORRETO afirmar:
Qual é a afirmação correta sobre os carregamentos horizontais?
A) No dimensionamento de uma estrutura, o principal esforço a ser considerado na direção horizontal é obtido com a decomposição do peso próprio dos componentes estruturais na direção horizontal.
B) A consideração de cargas horizontais atuando em uma estrutura é fundamental para analisar o seu comportamento real.
C) O contraventamento aumenta a rigidez da estrutura, porém não diminui deslocabilidade lateral.
D) A carga horizontal de vento é constante ao longo de toda a altura da edificação.
E) Os diagramas de esforços normais e os momentos fletores de uma estrutura sob carregamento horizontal contraventada são iguais aos de uma estrutura com o mesmo carregamento, porém sem contraventamento.

A figura exposta a seguir representa a propriedade da madeira de ser um material ortótropico, isto é, o seu comportamento estrutural é diferente em relação à direção do crescimento da fibra.
Com base na figura, avalie as afirmações a seguir sobre as propriedades físicas da madeira.
I. A maior retração ocorre na direção radial, com até 10% de variação dimensional, o que pode causar problemas de torção nas peças de madeira.
II. A retração é definida como a redução das dimensões da peça de madeira, sendo que na direção radial a variação dimensional pode atingir 15%.
III. Devido à orientação das fibras e à sua forma de crescimento, as propriedades variam de acordo com os três eixos ortogonais.
IV. Nas direções radial e tangencial, as diferenças das propriedades são relativamente menores, quando comparadas com a direção longitudinal.
A) II, III e IV.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) I e II.
E) I, II e III.

O projeto estrutural tem objetivo de assegurar a segurança e o bom desempenho da estrutura. Para tal, é necessário realizar as combinações de ações no ELU (Estado Limite Último) e no ELS (Estado Limite de Serviço).
Para a avaliação das deformações em uma viga metálica, a combinação de cargas ou ações deverá ser obtida por meio da utilização de qual estado?
A) ELS, realizando a combinação das ações permanentes e desprezando as ações variáveis.
B) ELS, realizando a combinação das ações permanentes somadas com ações variáveis multiplicadas pelo
C) ELU, majorando as ações permanentes e minorando as ações variáveis.
D) ELU, realizando a combinação das ações permanentes majoradas pelos seus respectivos coeficientes e ações variáveis multiplicadas pelo
E) ELU, com a majoração das ações permanentes e variáveis pelos seus respectivos coeficientes.

A classificação visual da madeira consiste no método mais antigo e amplamente utilizado para se avaliar as imperfeições existentes na peça. "na maioria da vezes, o exaustivo trabalho de classificação visual é desempenhado por graduadores humanos. A adoção de um menor número de classes facilita o trabalho e pode minimizar os erros de classificação, causados por confusão entre classes ou mesmo pelo estresse de jornadas de trabalho mais longas. Além disso, no caso brasileiro, a adoção de um padrão nacional mais afinado aos padrões já estabelecidos em países sul-americanos poderia facilitar o mercado internacional entre eles."
A respeito da classificação visual realizada nas peças de madeira, pode-se afirmar corretamente que
A) o processo de avaliação não precisa ser repetido, se a madeira classificada for cortada em partes menores.
B) a classificação visual consiste na inspeção visual apenas nas bordas de cada peça.
C) as inclinações de fibra inferiores a 9° podem ser desconsideradas, segundo a ABNT N

A respeito da classificação visual realizada nas peças de madeira, pode-se afirmar corretamente que
A) o processo de avaliação não precisa ser repetido, se a madeira classificada for cortada em partes menores. B) a classificação visual consiste na inspeção visual apenas nas bordas de cada peça. C) as inclinações de fibra inferiores a 9° podem ser desconsideradas, segundo a ABNT NBR 7190:1997. D) a dimensão de um nó na face larga é considerada sendo a maior dimensão do nó. E) a localização, quantificação e natureza dos defeitos são parâmetros que definem as classes de esforços.

Dentro do estudo de estruturas em resistências dos materiais, se mostra fundamental analisar de maneira específica as cargas que podem ser aplicadas em colunas. Elementos estruturais compridos e esbeltos, sujeitos a uma força de compressão axial são denominados colunas. Uma coluna ideal é a coluna perfeitamente reta antes da carga, sendo a carga aplicada no centroide da seção. A deflexão lateral que ocorre, é denominada flambagem.
Considerando texto e a flambagem da coluna, é correto afirmar que
A) a análise que deve ser realizada é a relacionada à carga crítica que a coluna pode suportar, pois se aprovada a coluna não necessitará de outras verificações, otimizando tempo.
B) a coluna sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal que tenha o menor momento de inércia (o eixo menos resistente).
C) colunas vinculadas com apoio nas duas extremidades (biapoiadas) se apresentam como as melhores colunas em resistência à flambagem.
D) o comprimento de flambagem pode ser definido como o comprimento real da coluna sobre a carga na qual ela está aplicada.
E) a carga crítica tem relação com o módulo de elasticidade e com a inércia da seção, logo, não há necessidade de considerar o tipo de vinculação.

Existem diversas normas que tratam da fabricação de chapas de aço. Elas citam, por exemplo, "chapas finas a frio" e/ou "chapas finas a quente". Quanto ao processo de produção e ao uso desses materiais, assinale a alternativa correta.
A) A chapa fina a quente não sofre o processo de encruamento, pois o aço flui sob pressão sendo laminado a quente, sem a criação de tensões internas. B) No processo de produção, a chapa fina a quente recebe um tratamento térmico; tal procedimento resulta na têmpera do aço. C) flui sob pressão sendo laminado a frio, sem a criação de tensões internas. E) As estruturas produzidas em chapas finas devem passar pelo processo de produção "forno de alívio de tensões"; esse processo consiste em uma carga térmica destinada a eliminar tensões internas das chapas e dos processos de soldagem.

Alunos do curso de engenharia civil desenvolveram uma pesquisa, a pedido da Revista Engenharia Estrutural, sobre o efeito da flambagem em colunas, levando em consideração a influência da vinculação de apoios na carga crítica suportada. No presente estudo, foram realizadas diversas modelagens numéricas computacionais para a obtenção dos resultados, os quais estão elencados no diagrama abaixo.
Com base nos resultados, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) As colunas com vinculação engaste-engaste foram as que tiveram um menor desempenho no suporte da carga crítica. ( ) As colunas com vinculação apoio-apoio tiveram desempenho superior no suporte da carga crítica em relação à vinculação engaste-apoio. ( ) As colunas com vinculação engaste-engaste suportaram uma carga aproximadamente 15 vezes superior em relação à vinculação engaste-livre. ( ) As colunas com vinculação engaste-apoio suportaram uma carga de compressão de aproximadamente 322 KN. A sequência CORRETA é a seguinte:
A) F, V, F, V
B) V, V, V, F
C) V, F, V, F
D) F, F, F, V
E) F, F, V, V

A figura mostra o modelo 3D de uma cobertura de garagem em estrutura em aço A36, utilizando perfis U, W, L, barras redondas e chapas, além de parafusos e solda. Os elementos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem respectivamente a:
A) Treliça, terça, escora, pilar e contraventamento vertical. B) Contraventamento horizontal, tirante da terça, contraventamento vertical, placa de base e chumbadores. C) Contraventamento vertical, contraventamento horizontal, terça, placa de base e chumbadores. D) Terça, tirante da terça, contraventamento horizontal, chumbadores e placa de base. E) Treliça, terça, contraventamento vertical, pilar e placa de base.

Considere uma cobertura metálica com espaçamento entre pórticos de 6m, submetida a uma carga de vento à sucção Qv=-0,2kn/m² kn/m, uma Sobrecarga de norma de Sc=0,25kn/m² e Peso próprio Pp=0,15kn/m², tendo a carga de vento à sucção como ação principal.
Qual a combinação correta de carga aplicada em um pórtico intermediário?
A) Qt= 1,25 Pp + 1,4 Qv+ 1,5.0,5 Sc
B) Qt= 1,00 Pp + 1,4.0,6 Qv
C) Qt= 1,25.0,7 Pp + 1,4 Qv+ 1,5Sc
D) Qt= 1,25 Pp + 1,4.0,6 Qv+ 1,5.0,5 Sc
E) Qt= 1,0 Pp + 1,4 Qv

Considere o dimensionamento de estruturas metálicas, com relação às "Barras Rosqueadas" (tirantes), submetidas à tração. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.
I. Consideram-se barras com Diâmetro >1/2" ou 12 mm. II. Determina-se o dimensionamento pela ruptura da rosca. III. No cálculo, utiliza-se a (área bruta) com redutor de 0,75. IV. O fator de segurança é 1,35 e a tensão e a resistente última. É CORRETO o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e IV, apenas.

Prévia do material em texto

Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 1) - 0,50 ponto(s) 
 
Conhecer as principais características mecânicas dos aços 
produzidos e comercializados no Brasil para uso estrutural.No 
Brasil, é comercializado um aço resistente à corrosão 
atmosférica, cujo aspecto é diferenciado após a formação da 
pátina. Ele é usualmente especificado para pontes e viadutos e 
pode ser utilizado como qualquer elemento estrutural sem pintura 
ou qualquer outro tipo de proteção em função da durabilidade 
superior em relação aos aços-carbono não resistentes à corrosão 
atmosférica. Além disso, pode possuir alta resistência mecânica, 
tornando-o um material de construção estrutural altamente 
versátil e totalmente reciclável. Avalie as afirmações que se 
seguem: 
I-) Esses aços podem conter elementos como cobre, cromo e 
níquel com porcentagens adequadas de forma a adquirirem 
resistência à corrosão atmosférica superior ao aço carbono sem 
adição desses elementos. 
II-) Nesses aços ocorre a formação de uma película de óxidos, de 
coloração castanho-alaranjada, contínua e aderida à superfície 
das peças expostas às intempéries, que funciona como proteção 
anticorrosiva. 
III-) Tais aços não sofrem corrosão, exceto em ambientes com 
altas concentrações de dióxido de enxofre e os marinhos, com 
alta taxa de deposição de cloretos. 
A) 
Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
B) 
Apenas a afirmação I está correta. 
C) 
Apenas as afirmações I e III estão corretas 
D) 
Todas as afirmações estão corretas. 
E) 
Apenas as afirmações I e II estão corretas. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 2) - 0,50 ponto(s) 
 
Em relação aos critérios de dimensionamento de peças 
estruturais de madeira, solicitadas à compressão paralela 
as fibras, é fundamental a consideração do índice de 
esbeltez das peças, calculado por meio da equação abaixo: 
 
 
 
Em que 
L0 é o comprimento de flambagem do elemento 
Imin é o raio de giração, sendo calculado por 
 
Em uma barra de treliça de comprimento igual a 150 cm e seção 
transversal de 2 x (5 cmx12cm), o valor do índice de esbeltez é 
 
A) 
43,3 
B) 
61,2 
C) 
103,9 
D) 
86,6 
E) 
146,9 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 3) - 0,50 ponto(s) 
 
As chapas fabricadas pelas siderúrgicas são adquiridas por 
fabricantes de estruturas de aço que, por meio de corte e 
soldagem ou dobramento, as transformam em perfis soldados ou 
formados a frio. Os perfis soldados são comumente utilizados na 
composição de estruturas metálicas. São fabricados a partir da 
ligação entre perfis laminados simples e/ou chapas laminadas. 
 
Sobre os perfis soldados, assinale a alternativa correta. 
A) 
As dimensões transversais dos perfis soldados são limitadas 
devido à capacidade dos laminadores utilizados nos perfis 
laminados utilizados em suas composições. 
B) 
Os perfis soldados se caracterizam por apresentar um baixo 
momento de inércia em relação aos perfis laminados simples. 
C) 
De acordo com a norma brasileira para perfis soldados, estes 
podem ser classificados em perfis soldados tipo viga, perfis 
soldados tipo pilar, e perfis soldados tipo viga-pilar. 
D) 
Devido à forma como são fabricados, os perfis soldados 
compostos por perfis laminados simples costumam apresentar 
um custo mais baixo e preço mais acessível em relação aos 
perfis laminados simples. 
E) 
Devido às limitações do emprego de ligações soldadas, os perfis 
soldados compostos com formato transversal em I apresentam 
dimensões relativamente menores que os perfis I laminados. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 4) - 0,50 ponto(s) 
 
Colunas esbeltas, após aplicação de cargas, podem sofrer um 
fenomeno conhecido como flambagem. 
“O estudo de flambagem de colunas é de extrema importância 
para o dimensionamento real de tais elementos, os quais podem 
ser encontrados com diversas configurações de formas 
geométricas e vinculações.” 
 
MASCIA, N. T. Flambagem em Barras. 2001 (revisão 2017). 
Universidade Estadual de Campinas, 2001. 
 
Considerando a afirmação acima, conclui-se que 
A) 
o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua 
inércia, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode 
suportar. 
B) 
o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à 
geometria, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode 
suportar. 
C) 
o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua 
rigidez, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode 
suportar. 
D) 
o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua 
inércia, e a tensão que o pilar pode suportar. 
E) 
o estudo de dimensionamento de colunas está relacionado à sua 
resistência, ao seu tipo de vinculação e a tensão que o pilar pode 
suportar. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 5) - 0,50 ponto(s) 
 
Em projetos em que o sistema construtivo adotado é a estrutura 
metálica, deve-se fazer a verificação do esforço axial de tração. 
Portanto, considere que uma barra de aço possui uma seção 
circular com diâmetro igual 25,4 mm está sujeita a uma tração 
axial de 40 KN. Calcule o alongamento da barra supondo um 
comprimento inicial de 5,50 m. 
 
DADOS: 
E = 200.000 MPa 
A) 
2,16 mm 
B) 
3,14 mm 
C) 
2,11 mm 
D) 
6,76 mm 
E) 
5,77 mm 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 6) - 0,50 ponto(s) 
 
As coberturas metálicas são compostas por um conjunto de 
dispositivos formados pela combinação de perfis metálicos com o 
intuito de garantir a segurança, o desempenho e a funcionalidade 
da estrutura. Um exemplo desses dispositivos são as terças, que 
são elementos que podem ser constituídos pelos mais variados 
tipos de perfis (Tipo U, U enrijecido, Cartola, Z, Z enrijecido, Tipo 
I, etc.), ou até mesmo pela composição de vários perfis (vigas 
treliçadas), caso o vão a ser vencido seja de grandes dimensões. 
As terças são elementos dispostos sobre as vigas ou treliças 
principais dos pórticos. Elas exercem papel importante, pois são 
as responsáveis por receber as telhas do fechamento da 
cobertura, as cargas — devido ao vento —, as sobrecargas de 
elementos construtivos provenientes da decoração exigida pela 
arquitetura — forros de gesso, forros acústicos, painéis de 
iluminação, etc. — e pelo transporte dessas cargas para as vigas 
principais, que podem ser de alma cheia ou treliçadas. 
 
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas. 
 
I. As terças são elementos que servem de apoio para as telhas e 
são elementos submetidos à flexão composta. Elas também 
contribuem na estabilidade global da estrutura, porém, são 
aconselháveis inclinações maiores que 10°. 
 
PORQUE 
 
II. Os efeitos de vento que incidem sobre as mesmas agem 
perpendicularmente ao telhado, provocando nas terças flexo-
compressão centrada, dificultando o cálculo da resistência do 
perfil pelos métodos da teoria clássica de hiperestática. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
A) 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa. 
B) 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é 
uma justificativa da I. 
C) 
As asserções I e II são proposições falsas. 
D) 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição 
verdadeira. 
E) 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma 
justificativa da I. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 7) - 0,50 ponto(s) 
 
Em atendimento ao estabelecido na NBR 8800, Projeto de 
estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de 
edifícios, o limite de esbeltez para uma barra tracionada deve 
A) 
não ultrapassar 300. 
B) 
não ultrapassar 100. 
C) 
ser, no mínimo, 300. 
D) 
ser, no mínimo, 100. 
E) 
ser igual a 200. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 8) - 0,50 ponto(s) 
 
A madeira é, provavelmente, o material de construção mais 
antigo devido a sua disponibilidade na natureza e a suarelativa 
facilidade de manuseio. As árvores, para aplicações estruturais, 
são classificadas em dois tipos quanto à sua anatomia: coníferas 
e dicotiledôneas. Sobre esses dois tipos, julgue os itens a seguir. 
 
I. As coníferas são chamadas de madeiras duras em função de 
sua maior resistência e de sua maior densidade. 
II. As espécies peroba rosa, aroeira e ipê são exemplos de 
dicotiledôneas. 
III. As coníferas têm folhas perenes com formato de escamas ou 
agulhas e são típicas de regiões de clima frio. 
 
É CORRETO o que se afirma em 
A) 
I, II e III. 
B) 
I e II, apenas. 
C) 
II e III, apenas. 
D) 
II, apenas. 
E) 
I e III, apenas. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 9) - 0,50 ponto(s) 
 
O pórtico de uma edificação de múltiplos andares deve ser 
estável para a ação das cargas verticais e horizontais. Para 
resistir ao carregamento horizontal, deve-se associar uma 
estrutura com grande rigidez à flexão, como o contraventamento. 
Com relação a esses carregamentos horizontais, é CORRETO 
afirmar: 
A) 
No dimensionamento de uma estrutura, o principal esforço a ser 
considerado na direção horizontal é obtido com a decomposição 
do peso próprio dos componentes estruturais na direção 
horizontal. 
B) 
A consideração de cargas horizontais atuando em uma estrutura 
é fundamental para analisar o seu comportamento real. 
C) 
O contraventamento aumenta a rigidez da estrutura, porém não 
diminui deslocabilidade lateral. 
D) 
A carga horizontal de vento é constante ao longo de toda a altura 
da edificação. 
E) 
Os diagramas de esforços normais e os momentos fletores de 
uma estrutura sob carregamento horizontal contraventada são 
iguais aos de uma estrutura com o mesmo carregamento, porém 
sem contraventamento. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 10) - 0,50 ponto(s) 
 
A figura exposta a seguir representa a propriedade da madeira de 
ser um material ortótropico, isto é, o seu comportamento 
estrutural é diferente em relação à direção do crescimento da 
fibra. 
 
RITTER, M. A. Timber bridges. Madison, Forest Products 
Laboratory — Forest Service, 1992. SESC PR. Disponivel em: 
<http://www2.sescpr.com.br/inventario/regioes.php?cod=7> 
Acesso em: 15 mar. 2019. 
 
 
Com base na figura, avalie as afirmações a seguir sobre as 
propriedades físicas da madeira. 
 
 
I. A maior retração ocorre na direção radial, com até 10% de 
variação dimensional, o que pode causar problemas de torção 
nas peças de madeira. 
 
 
II. A retração é definida como a redução das dimensões da peça 
de madeira, sendo que na direção radial a variação dimensional 
pode atingir 15%. 
 
 
III. Devido à orientação das fibras e à sua forma de crescimento, 
as propriedades variam de acordo com os três eixos ortogonais. 
 
 
IV. Nas direções radial e tangencial, as diferenças das 
propriedades são relativamente menores, quando comparadas 
com a direção longitudinal. 
 
É correto apenas o que se afirma em 
A) 
II, III e IV. 
B) 
III e IV. 
C) 
II e IV. 
D) 
I e II. 
E) 
I, II e III. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 11) - 0,50 ponto(s) 
 
O projeto estrutural tem objetivo de assegurar a segurança e o 
bom desempenho da estrutura. Para tal, é necessário realizar as 
combinações de ações no ELU (Estado Limite Último) e no ELS 
(Estado Limite de Serviço). 
 
Para a avaliação das deformações em uma viga metálica, a 
combinação de cargas ou ações deverá ser obtida por meio da 
utilização de qual estado? 
A) 
ELS, realizando a combinação das ações permanentes e 
desprezando as ações variáveis. 
 
B) 
ELS, realizando a combinação das ações permanentes somadas 
com ações variáveis multiplicadas pelo 
C) 
ELU, majorando as ações permanentes e minorando as ações 
variáveis. 
 
D) 
ELU, realizando a combinação das ações permanentes 
majoradas pelos seus respectivos coeficientes e ações variáveis 
multiplicadas pelo 
E) 
ELU, com a majoração das ações permanentes e variáveis pelos 
seus respectivos coeficientes. 
 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 12) - 0,50 ponto(s) 
 
A classificação visual da madeira consiste no método mais antigo 
e amplamente utilizado para se avaliar as imperfeições existentes 
na peça. "na maioria da vezes, o exaustivo trabalho de 
classificação visual é desempenhado por graduadores humanos. 
A adoção de um menor número de classes facilita o trabalho e 
pode minimizar os erros de classificação, causados por confusão 
entre classes ou mesmo pelo estresse de jornadas de trabalho 
mais longas. Além disso, no caso brasileiro, a adoção de 
um padrão nacional mais afinado aos padrões já estabelecidos 
em países sul-americanos poderia facilitar o mercado 
internacional entre eles." 
 
 
BALLARIN, André Simões, BALLARIN, Adriano Wagner e 
JÚNIOR, Carlito Calil Júnior. Classificação visual e mecânica 
simplificada da madeira de pinus spp. II Congresso 
Latinoamericano de estructuras de madera. 2017. Disponível 
em http://clem-cimad2017.unnoba.edu.ar/papers/T3-01.pdf. 
Acesso em 06/03/2019. 
 
 
 
A respeito da classificação visual realizada nas peças de 
madeira, pode-se afirmar corretamente que 
 
 
A) 
o processo de avaliação não precisa ser repetido, se a madeira 
classificada for cortada em partes menores. 
B) 
a classificação visual consiste na inspeção visual apenas nas 
bordas de cada peça. 
C) 
as inclinações de fibra inferiores a 9° podem ser 
desconsideradas, segundo a ABNT NBR 7190:1997. 
D) 
a dimensão de um nó na face larga é considerada sendo a maior 
dimensão do nó. 
E) 
a localização, quantificação e natureza dos defeitos são 
parâmetros que definem as classes de esforços. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 13) - 0,50 ponto(s) 
 
Dentro do estudo de estruturas em resistências dos materiais, se 
mostra fundamental analisar de maneira específica as cargas que 
podem ser aplicadas em colunas. Elementos estruturais 
compridos e esbeltos, sujeitos a uma força de compressão axial 
são denominados colunas. Uma coluna ideal é a coluna 
perfeitamente reta antes da carga, sendo a carga aplicada no 
centroide da seção. A deflexão lateral que ocorre, é denominada 
flambagem. 
 
Disponível em: 
<https://wp.ufpel.edu.br/alinepaliga/files/2014/08/Flambagem.pdf>
 Acesso em: 26 fev. 2019 (adaptado). 
 
Considerando texto e a flambagem da coluna, é correto afirmar 
que 
A) 
a carga crítica tem relação com o módulo de elasticidade e com a 
inércia da seção, logo, não há necessidade de considerar o tipo 
de vinculação. 
B) 
a coluna sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção 
transversal que tenha o menor momento de inércia (o eixo menos 
resistente). 
C) 
a análise que deve ser realizada é a relacionada à carga crítica 
que a coluna pode suportar, pois se aprovada a coluna não 
necessitará de outras verificações, otimizando tempo. 
D) 
colunas vinculadas com apoio nas duas extremidades 
(biapoiadas) se apresentam como as melhores colunas em 
resistência à flambagem. 
E) 
o comprimento de flambagem pode ser definido como o 
comprimento real da coluna sobre a carga na qual ela está 
aplicada. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 14) - 0,50 ponto(s) 
 
Existem diversas normas que tratam da fabricação de chapas de 
aço. Elas citam, por exemplo, "chapas finas a frio" e/ou "chapas 
finas a quente". Quanto ao processo de produção e ao uso 
desses materiais, assinale a alternativa correta. 
A) 
A chapa fina a quente não sofre o processo de encruamento, pois 
o aço flui sob pressão sendo laminado a quente, sem a criação 
de tensões internas. 
B) 
No processo de produção, a chapa fina a quente recebe um 
tratamento térmico; tal procedimento resulta na têmpera do aço. 
C) 
O processo de têmpera (aquecimentos e resfriamentos 
sucessivos com imersão em soluções especiais) é utilizado nas 
chapas destinadas às uniões aparafusadas de forma a gerar 
peças com maior resistência às tensões de contato. 
D) 
A chapa fina a frio não sofre o processo de encruamento,pois o 
aço flui sob pressão sendo laminado a frio, sem a criação de 
tensões internas. 
E) 
As estruturas produzidas em chapas finas devem passar pelo 
processo de produção "forno de alívio de tensões"; esse 
processo consiste em uma carga térmica destinada a eliminar 
tensões internas das chapas e dos processos de soldagem. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 15) - 0,50 ponto(s) 
 
Alunos do curso de engenharia civil desenvolveram uma 
pesquisa, a pedido da Revista Engenharia Estrutural, sobre o 
efeito da flambagem em colunas, levando em consideração a 
influência da vinculação de apoios na carga crítica suportada. No 
presente estudo, foram realizadas diversas modelagens 
numéricas computacionais para a obtenção dos resultados, os 
quais estão elencados no diagrama abaixo. 
 
 
Com base nos resultados, julgue os itens abaixo em verdadeiro 
(V) ou Falso (F). 
 
( ) As colunas com vinculação engaste-engaste foram as que 
tiveram um menor desempenho no suporte da carga crítica. 
( ) As colunas com vinculação apoio-apoio tiveram 
desempenho superior no suporte da carga crítica em relação à 
vinculação engaste-apoio. 
( ) As colunas com vinculação engaste-engaste suportaram 
uma carga aproximadamente 15 vezes superior em relação à 
vinculação engaste-livre. 
( ) As colunas com vinculação engaste-apoio suportaram uma 
carga de compressão de aproximadamente 322 KN. 
 
A sequência CORRETA é a seguinte: 
A) 
F, V, F, V 
B) 
V, V, V, F 
C) 
V, F, V, F 
D) 
F, F, F, V 
E) 
F, F, V, V 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 16) - 0,50 ponto(s) 
 
A figura mostra o modelo 3D de uma cobertura de garagem em 
estrutura em aço A36, utilizando perfis U, W, L , barras redondas 
e chapas, além de parafusos e solda. 
 
Os elementos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem respectivamente a: 
A) 
Treliça, terça, escora, pilar e contraventamento vertical. 
B) 
Contraventamento horizontal, tirante da terça, contraventamento 
vertical, placa de base e chumbadores. 
C) 
Contraventamento vertical, contraventamento horizontal, terça, 
placa de base e chumbadores. 
D) 
Terça, tirante da terça, contraventamento horizontal, 
chumbadores e placa de base. 
E) 
Treliça, terça, contraventamento vertical, pilar e placa de base. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 17) - 0,50 ponto(s) 
 
Considere uma cobertura metálica com espaçamento entre 
pórticos de 6m, submetida a uma carga de vento à sucção Qv=-
0,2kn/m² kn/m, uma Sobrecarga de norma de Sc=0,25kn/m² e 
Peso próprio Pp=0,15kn/m², tendo a carga de vento à sucção 
como ação principal. 
 
Qual a combinação correta de carga aplicada em um pórtico 
intermediário? 
A) 
Qt= 1,25 Pp + 1,4 Qv+ 1,5.0,5 Sc 
B) 
Qt= 1,00 Pp + 1,4.0,6 Qv 
C) 
Qt= 1,25.0,7 Pp + 1,4 Qv+ 1,5Sc 
D) 
Qt= 1,25 Pp + 1,4.0,6 Qv+ 1,5.0,5 Sc 
E) 
Qt= 1,0 Pp + 1,4 Qv 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 18) - 0,50 ponto(s) 
 
A flambagem de coluna é um fenômeno que ocorre em peças 
esbeltas, cuja área de secção transversal é pequena em relação 
ao seu comprimento, quando tais peças são submetidas a um 
esforço de compressão axial (P). As figuras a seguir representam 
4 condições diferentes de apoio: 1) uma extremidade engastada 
e outra livre; 2) biarticulada; 3) uma extremidade engastada e 
outra articulada; 4) biengastada, mas com o mesmo comprimento 
(AB). Considere o momento de inércia constante. 
 
A ordem crescente de comprimento de flambagem é 
A) 
4, 3, 2 e 1 
B) 
1, 2, 3 e 4 
C) 
2, 1, 4 e 3 
D) 
3, 1, 4 e 2 
E) 
1, 3, 2 e 4 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 19) - 0,50 ponto(s) 
 
Considere o dimensionamento de estruturas metálicas, com 
relação às "Barras Rosqueadas" (tirantes), submetidas à tração. 
Nesse sentido, julgue os itens a seguir. 
 
I. Consideram-se barras com Diâmetro >1/2" ou 12 mm. 
II. Determina-se o dimensionamento pela ruptura da rosca. 
III. No cálculo, utiliza-se a (área bruta) com redutor de 0,75. 
IV. O fator de segurança é 1,35 e a tensão e a resistente 
última 
 
É CORRETO o que se afirma em 
A) 
I, II, III e IV. 
B) 
I e II, apenas. 
C) 
III e IV, apenas. 
D) 
I e III, apenas. 
E) 
II e IV, apenas. 
Sistemas Estruturais de Madeira e 
Metais 
Questão 20) - 0,50 ponto(s) 
 
Para calcular as estruturas de concreto, o dimensionamento dos 
elementos estruturais é feito no Estado Limite Último; e as 
verificações quanto à utilização, no Estado Limite de Serviço. 
Marque a alternativa que relaciona uma estrutura que atinge o 
Estado Limite Último. 
A) 
Quando a posição da linha neutra em uma viga ficar muito 
próxima do banzo comprimido. 
B) 
Quando a tensão de tração máxima na seção transversal for igual 
à resistência do concreto à tração na flexão e houver o início da 
formação de fissuras. 
C) 
Quando há qualquer ruína estrutural, que determine a paralisação 
do uso da estrutura 
D) 
Quando as deformações (flechas) dos elementos estruturais 
atingem os limites estabelecidos para a utilização normal. 
E) 
Quando as fissuras dos elementos estruturais têm aberturas 
iguais ou maiores aos máximos especificados pela norma.

Mais conteúdos dessa disciplina