Buscar

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA


Prévia do material em texto

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	SDE4564_A10_201101298391_V1
	
	
	
	
		
	
	Disc.: MICROB.IMUN.CLÍNICA 
	2023.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Métodos sorológicos são utilizados para detecção de:
	
	
	
	Somente anticorpos
	
	
	Somente antígenos
	
	
	Bactérias Gram positivas ou Gram negativas
	
	
	Antígenos e anticorpos
	
	
	Proteínas ribossômicas
	
Explicação:
Métodos sorológicos se baseiam tanto na detecção de anticorpos, quanto na detecção de antígenos do microrganismo invasor. Tal método utiliza a característica do sistema imunológico de produzir anticorpos específicos para cada antígeno.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A utilização de espctrometria de massa para diagnóstico microbiológico tem sido amplamente empregada devido as vantagens trazidas por este método como, rapidez, custo e fácil manipulação. No entanto, em algumas ocasiões, a espectrometria não é suficiente para identificar uma espécie bacteriana. Para confirmação da identificação utilizamos:
	
	
	
	Multiplex PCR
	
	
	Soro aglutinação rápida
	
	
	Bacterioscopia
	
	
	ELISA
	
	
	Testes bioquímicos
	
Explicação:
Testes baseados em espectrometria de massa podem falhar ao tentar distinguir entre bactérias muito próximas como variantes da mesma espécie. Nestes casos, testes bioquímicos são requeridos para confirmar a identificação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A técnica de PCR em tempo real consiste na amplificação convencional do DNA, com um mecanismo de detecção e quantificação das cópias geradas ao longo da reação. Quando utilizamos a PCR em tempo real?
	
	
	
	Para diagnóstico rápido de infecções de notificação compulsória, como leptospirose e brucelose.
	
	
	Para detectar a produção de anticorpos pelo sistema imune.
	
	
	Quando vários agentes etiológicos podem ser causadores de alguma doença.
	
	
	Para confirmar a identificação bacteriana de algum método que não foi satisfatório.
	
	
	Na detecção do material genético do patógeno, onde podemos, simultaneamente avaliar a carga de microrgansimos presentes.
	
Explicação:
A PCR em tempo real é bastante utilizada no diagnóstico de doenças infecciosas, em especial infecções virais, onde além da detecção do patógeno, podemos avaliar a carga microbiana, o que é importante para desenvolvimento ou não de toda a sintomatologia associada.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os meios de cultivos bacterianos servem a muitos propósitos em bacteriologia clínica. Meios de cultivos seletivos recebem esta classificação por que permitem: 
	
	
	
	Qualquer crescimento viral
	
	
	Qualquer crescimento microbiano
	
	
	Crescimento de gêneros microbianos específicos
	
	
	Qualquer crescimento fúngico
	
	
	Qualquer crescimento bacteriano
	
Explicação:
Meios de cultivo seletivos permitem o crescimento de gêneros bacterianos específicos em virtude de fatores físico e químicos presentes em sua composição.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		São vantagens da utilização do MALDI-TOF na identificação bacteriana para diagnóstico microbiológico, EXCETO:
	
	
	
	Alto rendimento
	
	
	Tempo de resposta entre 15 e 20 minutos
	
	
	Alto custo inicial do aparelho
	
	
	Baixo custo por amostra
	
	
	Confiabilidade e reprodutividade
	
Explicação:
A utilização do MALDI-TOF oferece algumas vantagens como um tempo de resposta mais rápido, o processo de inoculação da amostra e obtenção do resultado varia entre 15 a 20 minutos, baixo custo por amostra apesar do alto custo inicial para aquisição do equipamento, que é uma importante desvantagem uma vez que os laboratórios não adquirem o equipamento por falta de verba. Também como vantagens temos confiabilidade e reprodutibilidade e um alto rendimento.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A bacterioscopia é uma método que consiste na observação de esfregaços de material biológico corado para diagnóstico. Uma das colorações que utilizamos é capaz de dividir as bactérias em dois grandes grupos, de acordo com diferenças na parede celular. Estamos nos referindo a:
	
	
	
	Coloração de Gram
	
	
	Coloração HE
	
	
	Coloração com azul de metileno
	
	
	Impregnação por prata
	
	
	Coloração de Ziehl Neelsen
	
Explicação:
Técnica desenvolvida pelo microbiologista dinamarquês Hans Christian Gram, capaz de classificar as bactérias em dois grandes grupos de acordo com diferenças estruturais em sua parede celular, que permite corar de maneira distinta os grupos ¿ Gram positivo e Gram negativo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Entre os exemplos de métodos de diagnósotico microbiano abaixo listados aquele que apresenta a maior especificidade é:
	
	
	
	Imunofluorescência
	
	
	Cultivo bacteriano
	
	
	Sorologia pareada
	
	
	Ensaio imunoenzimatico (ELISA)
	
	
	Reação em cadeia polimerase (PCR)
	
Explicação:
Métodos moleculares são as técnicas de diagnóstico mais especificas a serem empregadas durante uma investigação laboratorial.

Continue navegando