Buscar

Respostas sobre Ética, Moral, Ciência, Tecnologia, Saúde e Genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revise o material de estudo das Aulas 4ª a 8ª e responda as seguintes perguntas. 
Cada pergunta tem peso de 1,25 ponto.
1.      Seguindo a discussão entre os filósofo Sergio Cortella e o médico Paulo Saldiva. Quais são as diferenças entre ética e moral?
R: A ética e a parte teórica, ou seja, o conjunto de princípios e valores para a conduta do indivíduo. Já a moral e a pratica dessa conduta, feita por cada indivíduo.
2.      A partir do vídeo de Cosmos “Uma sala limpa”. Qual você acha que pode ser a relação
entre a ciência, a política e a ética?
R: O conceito de ética é a busca pelo bem comum, foi o que o cientista Cameron Patterson que desenvolveu o método de datação urânio-chumbo, buscou com a ajuda de um político, o senador Muskie sobre a questão da proibição do consuma da gasolina com chumbo.
3.      No texto do Mario Bunge, qual é a definição de tecnologia?
R: no texto diz que o primeiro problema levantado pela tecnologia, e o de sua caracterização, portanto não a consenso sobre a sua definição. Há uma desconcertante variedade de modos de entender essa palavra.
4.      No texto do Mario Bunge, qual é a semelhança e a diferença entre o conhecimento
tecnológico e o conhecimento científico?
R: todas as tecnologias tradicionais, as engenharias e as tecnologias biológicas, tem algo em comum com a ciência, a parte o método.
E algumas das tecnologias novas, tais como, a pesquisa operacional e a informática, apenas partilham com a ciência, o seu método.
5.      Seguindo o artigo de Scillar. Qual é a importância do Louis Pasteur para a saúde humana?
R: Foi determinante para a criação das primeiras vacinas. Ele é considerado uma referência na área da imunização. No século XVII, estava revelando a existência de microrganismos causadores de doença e possibilitando a introdução de soros e vacinas. Era uma revolução porque, pela primeira vez, fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.
6.      Seguindo o artigo de Scillar. Descreva como as culturas humanas tratam a saúde usando a
magia e religião.
R: As culturas humanas partiam do princípio de que a doença resulta da ação de forças alheias ao organismo que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição. Para os antigos hebreus, a doença não era necessariamente devida à ação de demônios, ou de maus espíritos, mas representava, de qualquer modo, um sinal da cólera divina, diante dos pecados humanos.
7.      Seguindo o artigo de Vieira. Qual é a diferença entre genótipo e fenótipo?
R: A diferença entre genótipo e fenótipo está relacionada ao fato de que o fenótipo é um termo que está diretamente ligado às características da planta, que podem ser visualizadas a olho nu, e que pode ser alterado pelas ações que ocorrem sobre o ambiente no qual estão inseridos. Já o genótipo é aquele que diz respeito a uma informação genética, é algo imutável, uma informação genética que permanece da mesma maneira até o fim.
8.      Seguindo o artigo de Vieira. Como a domesticação modifica o fenótipo das plantas?
R: É uma consequência de seleção realizada de forma inconsciente. Os humanos selecionam e cultivam as plantas mais atraentes. Planando em um jardim diferentes variedades da mesma espécie próximas umas das outras, elas podem se cruzar e produzir descendentes diferentes. Se a planta diferente chamar a atenção, ela ganhará espaço próprio no jardim. De cruzamento em cruzamento, os humanos vão acumulando mais variabilidade em seus cultivos, e frequentemente se tornam diferentes das plantas ancestrais

Continue navegando

Outros materiais