Buscar

USP - QUESTIONÁRIO DE MORFOLOGIA DO CORPO HUMANO respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE MORFOLOGIA DO CORPO HUMANO – Profa. Selma
1- Conceitue esqueleto.
O esqueleto é o conjunto de ossos que dá forma, apoio e proteção ao corpo. É uma estrutura rígida que possui 206 ossos que atuam como alavancas para os músculos se movimentarem. Quando nascemos o esqueleto é formado principalmente de cartilagem, que é um tecido elástico, fibroso e macio que trabalha junto com o osso para a formação do sistema ósseo.
2- Cite as funções do esqueleto.
As funções básicas do esqueleto são a proteção do corpo e o ponto de apoio para os músculos.
3- Cite as divisões do esqueleto.
É dividido entre esqueleto axial, apendicular, cintura pélvica e cintura escapular.
4- Cite os ossos que constituem os esqueletos axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvica.
Esqueleto axial: ossos do crânio, coluna vertebral e caixa torácica. Esqueleto apendicular: cintura escapular, úmero, ulna, radio, ossos da mão, cintura pélvica, fêmur, tíbia, fíbula e ossos do pé. Cintura escapular: clavícula e escapula. Cintura pélvica: íleo, ísquio, púbis.
5- Descreva a classificação dos ossos de acordo com as dimensões lineares (comprimento, largura e espessura) e cite exemplos.
Ossos longos
Eles têm o comprimento maior do que a largura e a espessura, Exemplos: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula e falanges. 
Ossos curtos
São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais. 
Ossos laminares
Também são chamados de ossos planos ou chatos e fornecem proteção. São formados, geralmente, por duas lâminas de tecido compacto quase paralelas e separadas por uma camada de tecido esponjoso, caracterizando-os como finos e compactos ossos do corpo. Exemplos: Ossos do crânio, como o frontal e o parietal, costelas e escápula.
Ossos irregulares
São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. Exemplos: Vértebras e calcâneo.
Ossos suturais
Também chamados de ossos wormianos, são assim classificados por estarem localizados entre as articulações, também chamadas de suturas, dos ossos cranianos. Tratam-se dos ossos supranumerários ou acessórios, que podem crescer em umas pessoas e em outras não. Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).
6- Qual a importância funcional dos elementos descritivos observáveis na superfície dos ossos?
São acidentes ósseos e servem para facilitar o movimento e auxiliar a passagem de vasos, a proteção de vasos, para controlar o tipo de movimento realizado pelas articulações.
7- Explique o que é neurocrânio, viscerocrânio e cite os ossos que os compõem.
O neurocrânio corresponde à parte superior e póstero-inferior do crânio, é o arcabouço arredondado que envolve o encéfalo e as orelhas internas. Também pode ser chamado de caixa craniana. Composto por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.
No viscerocrânio estão os ossos da face que se relacionam com os sistemas respiratório, digestório e sensorial. Composto por duas maxilas, dois zigomáticos, dois palatinos, dois nasais, duas conchas nasais inferiores, dois ossos lacrimais, um vômer.
8 – O que é um osso pneumático? Cite dois exemplos.
Os ossos pneumáticos apresentam características distintas dos demais grupos e, por isso, são classificados de maneira específica. Eles apresentam cavidades, chamadas de seios, e são revestidos de mucosas cheias de ar. Exemplos: Ossos que fazem parte do crânio, como maxilar e temporal.
9 – O que é um osso sesamoide? Dê um exemplo.
São ossos cujo diâmetro pode variar de milímetros a centímetros quando se desenvolvem em determinados tendões do corpo, conferindo proteção as regiões que suportam atritos, tensão e estresse físico. Uma pessoa pode apresentar um número diferente de ossos sesamoides, entretanto, normalmente todos possuem patelas, os maiores ossos sesamoides. Exemplos: Patelas localizadas no tendão do músculo quadríceps femoral.
10 – Defina os seguintes acidentes anatômicos:
a) Forame
Trata-se de uma abertura através dos ossos que permitem que diferentes estruturas dos sistemas nervoso e circulatório entrem ou saiam do crânio.
b) Fossa
A fossa temporal é uma depressão.
c) Cabeça
O início de um osso longo.
d) Côndilo
Saliência arredondada de um osso, em geral numa articulação.

Continue navegando