Buscar

A idade média

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
As imagens mais difundidas e populares sobre a Idade Média encontram-se em dois extremos: ou se referem ao período como a Idade das Trevas, de estagnação econômica e política, com predomínio da religiosidade, da superstição e do medo; ou a compreendem como momento de origem dos nacionalismos e de tradições e valores que deveriam ser perpetuados.
Essas representações foram forjadas historiograficamente em dois momentos específicos, que foram, respectivamente:​​​​​​​
Você acertou!
D. 
O Renascimento e o Romantismo.
2. 
Leia os trechos abaixo, que fazem referência às investigações desenvolvidas por um historiador medievalista:
“Os seus estudos renovaram radicalmente a nossa visão daquela época histórica. E isso graças sobretudo à sua grande criatividade. [...] de fato, sempre se interessou por temas de pesquisa geralmente ignorados pela história mais tradicional. [...]. Outro aspecto fundamental do seu trabalho é a atenção à mentalidade dos grupos sociais, que para ele era algo muito diferente das ideias e das ideologias. [...] Antes dele, dominava a ideia de uma Idade Média uniformemente obscura e decadente, que se seguiu a um renascimento igualmente uniforme. [...] mostrou que a realidade é muito mais complexa e que, sobretudo, não existe uma Idade Média única, resumível a uma única dimensão. Graças aos seus estudos, sabemos que há muitas idades médias diferentes.”
A partir das características da produção historiográfica desse autor, podemos considerá-lo como pertencente a qual período da historiografia sobre a Idade Média?​​​​​​​
Você acertou!
C. 
Ao século XX, pela renovação teórico-metodológica e temática.
. 
A história da historiografia tem uma íntima conexão com os aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais de cada uma das épocas, o que nos demonstra que a escrita da história também contém uma historicidade. Assinale V para verdadeiro e F para falso nas seguintes afirmações, que dizem respeito à historiografia sobre a Idade Média:
(  ) A denominação Idade das Trevas para o medievo decorre da ausência de fontes primárias que permitam a escrita da história do período, que permanece envolto em muitos mistérios.
( ) As renovações historiográficas promovidas pela Escola dos Annales não influenciaram a historiografia medieval, já que esses historiadores preocupavam-se com a escrita da história do tempo presente.
(  ) As visões do medievo consolidadas pelos historiadores renascentistas e iluministas obliteraram a riqueza artística e cultural do período, que também é rico em invenções presentes no nosso cotidiano.
​​​​​​​(  ) Existem diferentes periodizações para a Idade Média, em decorrência das concepções de continuidade ou ruptura que os historiadores empregam, além da diversidade de experiências no período.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Você acertou!
A. 
F – F – V – V.
4. 
Nos debates historiográficos contemporâneos sobre a Idade Média, um dos temas que recebeu muita atenção foi o da cronologia, da periodização e das temporalidades, todos relacionados às ideias de continuidade e ruptura do período medieval em relação à Antiguidade e aos Tempos Modernos. Sobre essa temática, são feitas as seguintes afirmações:
I – No aspecto das continuidades ou legados, podemos citar que foi durante a Idade Média que se desenvolveram técnicas de utilização do moinho de vento e do arado, conceberam-se importantes teses filosóficas, forjou-se um estilo arquitetônico único e criou-se o modelo de universidade que conhecemos até hoje.
II – Atualmente, a visão de que o Renascimento e os Tempos Modernos significam uma ruptura drástica com o período medieval encontra-se superada, pensando-se mais em continuidades e condições prévias que possibilitaram as mudanças observadas nesses períodos.
​​​​​​​III – O desprezo pelos mil anos correspondentes ao período medieval pelos historiadores renascentistas e humanistas deve-se por acreditarem que seu tempo significava um “renascimento” da civilização greco-latina, considerando, assim, o medievo como um “hiato” entre aquele presente e o passado da Antiguidade Clássica.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Você acertou!
E. 
Todas estão corretas.
5. 
Determinadas cronologias e periodizações históricas vêm sendo criticadas pela naturalização de seu emprego, sem criticidade, e pelas generalizações, que não abordam determinadas especificidades culturais, geográficas e temporais. Leia o texto abaixo, que faz uma referência a esse tema em relação à Idade Média:
“Rostovtzeff seguiu a tradição dos historiadores que organizaram a cronologia da História Mundial em Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Uma cronologia que apareceu pela primeira vez com os humanistas da Renascença, mas que só se consolidou nas últimas décadas do século XIX, com a ascensão do cientificismo. [...]. Ela escolheu apenas temas e culturas, afirma a historiadora Christine Dabat, representativos do passado da Europa ocidental. Segundo essas críticas, a Antiguidade não seria o período do nascimento da civilização como um todo, mas só do Ocidente.”​​​​​​​
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre a historiografia da Idade Média e a teoria da história, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
B. 
A divisão quadripartite da história, assim como os marcos cronológicos da Idade Média, corresponde a marcos da história europeia e não pode ser generalizada para outras sociedades que se desenvolveram sincronicamente pelo risco do etnocentrismo e do eurocentrismo.

Outros materiais