Buscar

ANEMIAS HEMOLITICA


Prévia do material em texto

ANEMIAS HEMOLITICA 
É quando há uma destruição aumentada de eritrócitos antes do tempo normal.
Uma hemácia ela vive em torno de 120 dias depois normalmente ela é destruída.
Essa destruição acontece fora do vaso é uma destruição extra vascular que pode acontecer no baço pode acontecer no fígado isso acontece normalmente.
Quando as hemácias são destruídas excessivamente e muito antes dos 120 dias a gente diz que o paciente tem uma anemia hemolítica a destruição é tão intensa tão intensa que ela acontece tanto dentro do vaso como também fora do vaso, ou seja, altera toda a fisiologia da destruição das hemácias as anemias hemolíticas elas são classificadas em 2 grupos:
 Anemias hemolíticas hereditárias: Elas resultam de defeitos intrínsecos, ou seja, a pessoa nasce com hemácias defeituosas, esses defeitos podem ser:
· MEMBRANA PLASMÁTICA DO ERITRÓCITO: Como é o que acontece por exemplo na esferocitose hereditária, eliptose hereditária.
· METABOLISMO: Pela deficiência da enzima glicose 6 fosfato desidrogenase (G6PD), deficiência da piruvato quinase.
· HEMOGLOBINA: Como é que acontece na talassemia, na anemia falciforme.
Sendo assim a pessoa nasce com hemácias defeituosas e por isso essas hemácias por serem defeituosas vão ser destruídas excessivamente e antes do tempo.
Anemias hemolíticas adquiridas: A pessoa as adquire ao longo da vida, então a pessoa pode ter uma anemia hemolítica:
· AUTOIMUNE: A pessoa de repente começa a produzir anticorpos anti-eletrocitários, que irão destruir as hemácias.
· ALOIMUNO: Ocorre quando a pessoa realiza uma transfusão sanguínea errada vai acontecer uma reação hemolítica intensa, também no caso da doença hemolítica do recém-nascido.
· INFECÇÕES: Pode ser por infecções também, como no caso por da Malária, o plasmodium que o parasita causador da malária ele fica dentro das hemácias, ocorre que essas hemácias por ter um parasita dentro delas elas vão ser destruídas.
· AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS: Como drogas, queimaduras e efeito colateral de alguns medicamentos.
ACHADOS LABORATORIAS QUE DEFINEM A ANEMIA HEMOLÍTICA
OS achados laboratoriais eles são divididos em 3 grupos, aparecendo esses três sinas, podemos afirmar a anemia hemolítica:
1. SINAIS DE AUMENTO DA DESTRUIÇÃO DOS ERITRÓCITOS: Vão aparecer sinais que vão fazer com o que a gente saiba que está havendo ali uma grande destruição de eritrócitos. 
Neste caso iremos ver aumento de hemoglobina sérica, ou seja, aumenta hemoglobina no plasma, essa hemoglobina é a indireta não conjugada e aumento de urobilinogênio na urina, esses 2 fatores fazem a gente supor que o paciente está tendo uma grande destruição de hemácias. 
2. SINAIS DE AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ERITRÓCITOS: como tem muitas hemácias sendo destruídas a medula óssea ela vai ser hiper estimulada a produzir mais eritrócitos, então vai haver um aumento na produção de eritrócitos. Esse aumento é tão intenso que não dá tempo de maturar as células, ou seja, acaba aparecendo células imaturas na circulação. Sendo assim, podemos ver muitos reticulócitos, fazendo com que tenha uma reticulocitose que é o aumento de reticulócito.
3. SINAIS DE DANO AOS ERITRÓCITOS: vamos poder ver hemácias muito danificadas, vamos ver acantósitos, esquizócitos e esferocitos. 
O paciente irá apresentar como achados clínicos dados clínicos uma icterícia e leve, uma palidez de mucosas e é comum também haver aumento do baço, porque acaba sendo muitas hemácias sendo destruídas no baço e o baço acaba ficando ali aumentado.

Mais conteúdos dessa disciplina