Buscar

Atividade texto sobre extensão universitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS – FDA
Discente: 
Docente: Juliana Dantas
Matrícula: 
SANTOS, J. H. de S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br /index.php/RBEU/article/view/3087/pdf 
	
O texto escrito pelos autores João Santos, Bianca Rocha e Kátia Passaglio, intitulado: “Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior” apresenta os objetivos e resultados da pesquisa realizada: “Formação no ensino superior: concepções e relevância da extensão universitária integrada ao ensino e a pesquisa”. De acordo com os autores, o proposito da investigação é refletir sobre o encadeamento entre a extensão universitária, a formação acadêmica e profissional e as perspectivas dos estudantes extensionista, em relação as atividades realizadas.
O artigo está divido em cinco (5) partes: introdução, metodologia, resultados, discussão e considerações finais, onde a preocupação nodal é explanar aos leitores como ocorreu a construção do estudo. Na introdução, os autores refletem que a extensão universitária é assimilada como uma atividade acadêmica que presume a relação entre a comunidade e a sociedade, por meio de programas, projetos, cursos, publicações e outras formas, no qual, o objetivo é integrar o ensino-pesquisa direcionado para a prestação de serviços com a comunidade. De acordo com os autores, a tríade ensino, pesquisa e extensão está garantida na atual Constituição de 1988, no artigo 207, como um dos aspectos fundamentais da universidade. 
Também é comentado, em referência a Batomé (1996), sobre a importância em não compreender a extensão apenas como uma atividade que tem como meta inserir os alunos em contato com demandas sociais, de forma que, o ensino e a pesquisa fiquem dispensados dessas reflexões e de uma participação em prol das mudanças nas condições sociais. 
Em relação a metodologia, os autores realizaram entrevistas semidirigidas, a partir de roteiro, onde foi abordado sobre a experiência em atividades de extensão, com sete (7) alunos de graduação, sendo seis (6) mulheres e um (1) homem, discentes do município de Belo Horizontes, a faixa etária variava de 19 a 24 anos. A seleção dos participantes da pesquisa, foi realizada por meio de consulta com a Pró-reitoria de Extensão da universidade, esse método de investigação buscou depreender a possibilidade de maiores particularidades acerca das experiências dos sujeitos, bem como o vínculo com fatores acerca da extensão. 
No que se refere, aos resultados, de acordo com os autores a transcrição das entrevistas e a análise dos projetos foi possível refletir sobre: estímulo à reflexão entre teoria e prática; conhecimento do campo profissional; desenvolvimento de uma postura ética e crítica; troca versus transmissão de conhecimento. Os autores, por meio da pesquisa realizada, destacaram que o contato social, permite o fortalecimento da aprendizagem e o aprimoramento da relação entre habilidade profissionais e humanitárias. Além disso, consideraram que a extensão, proporciona o conhecimento teórico-prático que expande o ensino da sala de aula, além do estabelecimento de novos saberes. 
Assim, esse artigo permite que seja identificado caminhos para a importância da realização de projetos de extensão, através principalmente, do planejamento e da construção de etapas, assim como a sua influência para a sociedade.