Prévia do material em texto
.
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“A antiguidade é o período histórico no qual encontramos menção às primeiras formas de tratamento dadas às pessoas com deficiências. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 36.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente os locais recorrentes de extermínio de crianças com deficiência:
Nota: 10.0
A
Sudão e Arábia
B
Roma, Brasil e China
C
Coreia, Itália e Chile
D
Atenas, Esparta e Roma
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre o extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários à manutenção da nobreza em seus discursos.” (Livro-base, p. 38).
E
Reino Unido, Havaí e Alemanha
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Considere o fragmento de texto:
“A concepção de Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, intimamente ligada à estrutura e ao funcionamento da Educação Básica e superior, é uma construção histórica do século 20. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.66
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que identifica corretamente as ideias comportamentais sobre as pessoas com deficiência:
Nota: 10.0
A
As condições físicas e sociais do ambiente são imprescindíveis na determinação do comportamento humano.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “As condições físicas e sociais do ambiente são imprescindíveis na determinação do comportamento humano”. (livro-base, p. 66).
B
O comportamento humano é imutável, ou seja, a deficiência e um fator determinado biologicamente.
C
Os estudos sobre o comportamento em foco especificamente no trato com a reabilitação.
D
A tese comportamental favoreceu as crenças sobre determinismo biológico.
E
As ideias comportamentais criaram um pessimismo em torno da possibilidade do aluno especial.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação:
“O Real sentido que a terminologia inclusão traduz é um ponto de grande controvérsia entre estudiosos do tema, que se dividem entre posições mais informadas e conservadoras [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.94
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, relacione as tendências inclusivistas no Brasil aos seus pressupostos:
1. Inclusão total ou radical
2. Inclusão responsável ou conservadora
3. Inclusão como inserção física
( ) Defesa da manutenção provisória de serviços que substituem a oferta regular.
( ) Não aceitação de escolas ou classes especiais.
( ) Inclusão irrestrita de todos os alunos no ensino regular.
( ) As garantias legais de matrícula de alunos com deficiência concretizam-se partir do seu acesso à escola comum.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
A
3 - 1 - 1 - 2
B
2 - 1 - 1 - 3
Você acertou!
A sequência correta é 2 - 1 - 1 - 3. “ Três tendências que dividem opiniões sobre as formas de implementação de sistemas inclusivos: Na Inclusão total ou radical defendem Inclusão irrestrita de todos os alunos no ensino regular. (Livro-base, p.98). Inclusão responsável ou conservadora – defende a manutenção provisória de serviços que substituem a oferta regular. (Livro- base, p.97, p.82). Inclusão como inserção física [...] que julgam que as garantias legais de matrícula de alunos com deficiência concretizam-se partir do seu acesso à escola comum. (Livro-base, p.95).
C
1 - 1 - 2 - 3
D
3 - 1 - 2 - 2
E
2 - 2 - 1 - 3
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No período científico, demarcado a partir do século XIX, são identificadas outras duas fases muito próximas em relação à concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 34.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o modelo dos quadros físicos e mentais
Nota: 10.0
A
Os quadros físicos e mentais eram considerados “desvios da normalidade”
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Ambas as faces correspondem ao período pré-científico de relação da sociedade com a deficiência, uma vez que a explicação para os quadros físicos e mentais, que eram considerados “desvios da normalidade”, era atribuída a uma dimensão espiritual, que escapava à compreensão humana” (livro-base, p. 34).
B
Os quadros físicos e mentais eram considerados “doentes”
C
Os quadros físicos e mentais eram considerados “difíceis”
D
Os quadros físicos e mentais eram considerados “normal”
E
Os quadros físicos e mentais eram considerados “anomalias”
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto:
“ No artigo 89, explicita-se o apoio financeiro a iniciativa privada que ofereça atendimento a essa parcela [...] o direito à educação de pessoas com deficiência em classes comuns e a organização do movimento apaeano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.68
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente o resultado da incorporação do discurso de integração pela sociedade:
Nota: 10.0
A
Resultou na educação especial voltada à prestação de serviços nos campos da reabilitação e da educação terapêutica.
Você acertou!
esta é afirmativa correta porque: “O discurso de integração resultou numa configuração de Educação Especial como uma área voltada à prestação de serviços nos campos da reabilitação e da educação terapêutica”. (livro-base, p.69).
B
Resultou na educação especial como prestadora de serviço para deficientes severos.
C
Reconhecimento de que o atendimento positivo os deficientes é oportunizado na escola especial.
D
Resultou no atendimento especializado em escolas regulares dos alunos com deficiências múltiplas.
E
Resultou no aumento das matrículas de excepcionais nos centros de reabilitação.
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No período do extermínio, pessoas com deficiência não tinham o direito à vida, situação modificada no período da segregação/institucionalização, em que a relação com a deficiência foi marcada por ações assistencialistas e filantrópicas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 34.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o modelo de concepção e tratamento da deficiência:
Nota: 0.0
A
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: o extermínio
B
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: a conclusão.
C
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: a institucionalização.
D
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: o agrupamento.
E
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão.“No período científico, demarcado a partir do século XIX, são identificadas outras duas fases muito próximas em relação à concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão. ” (Livro-base, p. 34)
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“ [...] no período imperial, a perspectiva da inserção de alunos com deficiência em escolas comuns não sofre grandes alterações, mas se percebe uma mobilização da sociedade civil que passa a se organizar em associações[...].
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.66
Considerando o excerto do texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que identifica corretamente o objetivo do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP):
Nota: 10.0
A
Apoiar os pais excepcionais para que continuasse atendimento em escolas privadas
B
O objetivo de reforçar a importância de atendimento especializado nas instituições privadas.
C
O centro tinha por objetivo potencializar a ideia de que as escolas especiais são as mais indicadas para atendimento de deficiente.
D
Tinha o objetivo de proporcionar educação às pessoas com deficiência propondo estratégias para implementação da Educação Especial.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “Tinha o objetivo de proporcionar a oportunidade de educação as pessoas com deficiência propondo estratégias para implementação da Educação Especial ”. (Livro-base, p.67).
E
Tinha o objetivo de reafirmar os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com deficiência.
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação:
"A incorporação do discurso da Integração pela sociedade resultou em uma configuração da Educação Especial como uma área voltada à prestação de serviços nos campos da reabilitação e da educação terapêutica".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.69
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta um critério estabelecido pelo discurso da Integração:
Nota: 10.0
A
O critério de que os deficientes severos deveriam ser atendidos em escolas regulares.
B
O critério de que os serviços como escola especiais e centros de reabilitação, fossem indicados apenas aos alunos com deficiências severas
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: O critério de que os serviços exclusivos a alunos com deficiências, como escola especiais e centros de reabilitação, fossem indicados apenas aos alunos com deficiências severas”. (Livro-base, p.69).
C
O critério principal de que os alunos indicados à integração possuíssem deficiência auditiva.
D
O critério estabelecido para atendimento de alunos com deficiência oriundos de família de baixa renda.
E
Critério que permitia a mobilidade de crianças com deficiência severa na escola comum e os deficientes leves na escola especial.
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“[...] Por decorrência dessa determinação econômica na produção da vida social, nos séculos XVIII e XIX são criados os primeiros espaços específicos para a educação de pessoas com deficiência [...] ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 44.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, quais eram os espaços criados para a educação de pessoas com deficiência entre os séculos XVIII e XIX?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A
Casas lares
B
Orfanatos para deficientes
C
Casas médicas multidisciplinares
D
Espaços recreativos
E
Asilos, escolas, oficinas
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “As instituições funcionavam como asilos, alimentando e abrigando os internos; como escolas, oferecendo instrução básica na leitura, escrita e cálculos; como oficinas de produção, pois as pessoas com deficiências constituíam mão de obra barata no processo inicial de industrialização. (Livro-base, p. 44).
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“O movimento pela inclusão busca a ampliação da escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem [...] de todos os alunos de independente suas singularidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.80
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, relacione os documentos aos princípios do paradigma inclusivo que cada um estabelece:
1. Declaração de Jomtien
2. Declaração de Salamanca
3. Convenção de Guatemala
( ) O documento reafirma os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com deficiência.
( ) No documento acordou–se a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças.
( ) O documento reafirma a educação como direito de todos.
( ) O documento tem sido utilizado para justificar a defesa da escola comum para alunos com deficiência.
Nota: 0.0
A
3 - 2 - 1 - 3
A sequência correta é 3-2-1-3. “Destacamos três documentos que estimulam a adoção do paradigma inclusivo pelos sistemas de ensino [...] A Declaração de Jomtien (Unesco , 1990) – Proclamado na Conferência Mundial de educação para Todos , na Tailândia o documento reafirma a educação como direito de todos [...]. (Livro-base, p.81). Na Declaração de Salamanca (Brasil , 1994), Documento oriundo da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade realizado na Espanha {...] , acordou-se a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças. (Livro- base, p.81). Na Convenção de Guatemala – Transformada em decreto presidencial [...] , o documento reafirma os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com deficiência [...] . O documento tem sido utilizado para justificar a defesa da escola comum para alunos com deficiência. (Livro-base, p.82)
B
3– 3 – 2 –1
C
3 – 3 –1– 2
D
1 – 2 –2 –3
E
2 –1– 3 – 3
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No período científico, demarcado a partir do século XIX, são identificadas outras duas fases muito próximas em relação à concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 34.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o modelo dos quadros físicos e mentais
Nota: 10.0
A
Os quadros físicos e mentais eram considerados “desvios da normalidade”
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Ambas as faces correspondem ao período pré-científico de relação da sociedade com a deficiência, uma vez que a explicação para os quadros físicos e mentais, que eram considerados “desvios da normalidade”, era atribuída a uma dimensão espiritual, que escapava à compreensão humana” (livro-base, p. 34).
B
Os quadros físicos e mentais eram considerados “doentes”
C
Os quadros físicos e mentais eram considerados “difíceis”
D
Os quadros físicos e mentais eram considerados “normal”
E
Os quadros físicos e mentais eram considerados “anomalias”
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto:
“O Grande Desafio do discurso ideológico da inclusão nos impõe é, justamente, a contradição em relação ao forte caráter excludente que caracteriza a sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queiraler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.106
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta uma defesa dos partidários da inclusão total:
Nota: 10.0
A
Defesa da obrigatoriedade matrícula de aluno com deficiência severa em classes comuns.
B
Defesa da abertura de mais escolas especializadas nas deficiências severas.
C
Defesa da volta do processo integração dos alunos deficientes nas escolas especiais.
D
Defesa do fechamento das escolas especiais por serem espaços segregados e dividirem os alunos em normais e especiais.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “Os partidários defendem fechamento das escolas especiais pelas mesmas serem considerados espaços segregados e que divide os alunos em normais e especiais”. (Livro-base, p.102).
E
Defesa para que a educação especial seja a principal referência dos deficientes.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“Deriva da concepção de filantropia e assistencialismo de que um ato de caridade conduziria à salvação da alma, inerente à concepção cristã, é que surgem, em meados do séc. XVI, as primeiras iniciativas de proteção [...]. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 41.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta o nome do movimento que caracteriza o período de enclausuramento das pessoas com deficiência:
Nota: 10.0
A
Período sombrio
B
Período malévolo
C
Período da segregação
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Esse movimento histórico caracteriza o chamado período da segregação das pessoas com deficiências em instituições, que tinha o objetivo de enclausurar aqueles que não se encaixavam nos padrões de normalidade, como os leprosos, os paralíticos, os doentes venéreos, os doentes mentais e toda sorte de desajustados. (Livro-base p. 40)
D
Período da negação
E
Período dos desprivilegiados
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“[...] No Brasil, diante desse cenário mundial, são criadas as primeiras instituições especializadas com objetivos e práticas semelhantes ao contexto europeu [...] ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 45.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que identifica as duas instituições criadas na época do Império por D. Pedro II:
Nota: 10.0
A
Casas de deficientes
B
Casa Dom Pedro para deficientes
C
Casas médicas imperiais
D
Pequeno Deficiente e Amigos dos deficientes
E
Instituto Benjamin Constant e Instituto Nacional de Educação de Surdos
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “[...] as duas primeiras instituições para pessoas com deficiência visual e surdez, criadas à época do Império por Dom Pedro II, existem até hoje como centros de referencia nacionais, mantidos pelo governo federal. São elas o Intituto Benjamin Constant (1854) e o Intituto Nacional de Educação de Surdos – Ines (1857), ambas no Rio de Janeiro. (livro-base, p. 45).
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto:
“O que determina a escolha do ambiente para a escolarização do aluno seriam suas condições individuais na superação dos limites e inicialmente impostos pela deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.73
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que indica corretamente a limitação do papel do professor na educação de uma criança surda no processo de integração:
Nota: 10.0
A
O professor se tornava um aplicador de exercício de fala e outras práticas de reabilitação, secundarizando o caráter pedagógico da sua atuação.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “O professor se tornava um aplicador de exercício de fala e outras práticas de reabilitação, secundarizando o caráter pedagógico da sua atuação”. (Livro-base, p.73).
B
O professor atuava como um especialista que tinha como alvo complementar a formação de um professor normalista.
C
O professor tinha como o papel fundamental a intervenção terapêutica.
D
O papel do professor tinha ação supervalorizada semelhante a ação do fonoaudiólogo.
E
Professor nesse processo tinha a função de estimulador de fala e audição nos alunos com deficiência auditiva.
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
[...] inciso II do art 59 que a educação especial deveria contar com professores com especialização adequada em nível médio ou superior , para atendimento especializado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.203
Considerando fragmento de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve as características dos manuais utilizados para a formação de professores:
Nota: 10.0
A
Enfatizavam as práticas de leitura e escrita , desenvolvimento de jogos intelectivos e na reeducação visual.
B
Centravam nas práticas de construção de conceitos matemáticos nas atividades de reforço escolar e nas atividades de vida diária.
C
Centravam na utilização de comunicação alternativa, uso de tecnologia assistiva e adequação de materiais didáticos.
D
Centravam nas práticas de fazer os surdos ouvir e falar, reabilitar membros de alunos com deficiências físicas e promover a reeducação visual.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “Davam centralidades às práticas de fazer os surdos ouvir e falar, (re) habilitar membros de alunos com deficiências físicas neuromotoras promover a reeducação visual de crianças com baixa visão. ” (Livro-base, p.200).
E
Centravam em como aplicar testes de inteligência e identificar uma deficiência.
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“A tentativa de apreender o significado do preconceito, da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência, em cada momento histórico, requer a significação no tempo e espaço histórico [...] . ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 35.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o contexto histórico:
Nota: 10.0
A
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a exclusão
B
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a compreensão de práticas humanas
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a compreensão de práticas humanas que vivemos nos dias atuais” (livro-base, p. 35).
C
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a organização
D
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a exploração
E
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a formação
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva
Atente para a citação:
“ [...] Tal qual um escultor modela um pedaço de barro, processos de intervenção adequados contribuíram para a mudança do olhar sobre a condição da deficiência[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial.Curitiba: InterSaberes, 2013. p.66
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta a reivindicação de movimentos sociais na década de 60 formado por pais, amigos e familiares de pessoas com deficiência.
Nota: 10.0
A
O direito de matrículas dos alunos especiais em escolas regulares.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “ No campo da organização social , na década de 1960 inicia-se um amplo movimento contextualizado nos países nórdicos , como Dinamarca , Islândia e Suécia , formado por pais , amigos e familiares de pessoas com deficiência , [...] reivindicando o direito de matrícula dos alunos ‘especiais’ em escolas regulares para estudar com as demais crianças e jovens ”. (Livro-base, p.67).
B
O direito da matrícula dos alunos especiais em instituições especializadas.
C
A matrícula dos alunos especiais em sala de recursos multifuncionais.
D
A Luta pelos direitos dos deficientes permanecerem nas escolas especiais
E
Reivindicação para o direito dos alunos especiais à reabilitação.
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“Da hegemonia do modelo clínico terapêutico na educação especial decorreu, contraditoriamente, a ênfase na incapacidade no déficit e na individualização do movimento de integração ao invés de sua expansão social.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.74
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente o movimento integração na perspectiva do modelo clínico-terapêutico:
Nota: 10.0
A
Integrar significava organizar práticas de acordo com a deficiência do aluno.
B
Integrar significava incluir todos os deficientes em atendimento clínico.
C
Integrar significava tratar dos deficientes nas escolas regulares.
D
Integrar significava expandir a participação social dos deficientes.
E
Integrar significava localizar no sujeito o alvo da mudança em não na sociedade.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “Integrar significava localizar no sujeito o alvo da mudança em não na sociedade ”. (Livro-base, p.74).
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“Na nova sociedade, em que a exploração do trabalhador é condição para geração de lucro e acúmulo de riquezas, todas as ferramentas necessárias à proliferação do capital são exploradas [...] ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 42.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta a relação de nova divisão da sociedade de classes:
Nota: 0.0
A
Classe operária
B
Classe de trabalho
C
Segregação
D
Capital da negação
E
Capital-trabalho
Esta é a alternativa correta, pois “A nova divisão da sociedade de classe se pauta na relação capital-trabalho, cuja lógica opõe patrão (que detém os meios de produção, como o capital e os maquinários) e operários (que sobrevivem com a venda de sua força de trabalho em troca de salário)." (Livro-base, p. 42)
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No período do extermínio, pessoas com deficiência não tinham o direito à vida, situação modificada no período da segregação/institucionalização, em que a relação com a deficiência foi marcada por ações assistencialistas e filantrópicas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 34.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o modelo de concepção e tratamento da deficiência:
Nota: 10.0
A
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: o extermínio
B
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: a conclusão.
C
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: a institucionalização.
D
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: o agrupamento.
E
Concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão.
Você acertou!
“No período científico, demarcado a partir do século XIX, são identificadas outras duas fases muito próximas em relação à concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão. ” (Livro-base, p. 34)
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação:
“Há inúmeras frentes da burocracia escolar que necessitam ser combatidos pelo forte caráter excludente que imputa ao processo de aprendizagem; assim, as desigualdades tendem a se agravar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.79.
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta corretamnente um avanço decorrente do processo de inclusão:
Nota: 10.0
A
Olhar para as pessoas com deficiências como interlocutores que desafiam as instituições escolares a Inovar suas concepções e práticas pedagógicas.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “ O processo de inclusão avança ao lançar um olhar para as pessoas com deficiências como interlocutores que desafiam as instituições escolares a Inovar suas concepções e práticas pedagógicas [...] ” (Livro-base, p.79).
B
A organização burocrática permitindo a segregação de alunos especiais.
C
A contribuição voluntária de professores para atuar nas escolas especiais.
D
A distribuição das funções nas escolas especiais evitando as transferências de alunos para as escolas regulares.
E
A inferiorização de alunos com deficiência em sala de aula comum regular.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto:
"Temas como a gestão participativa na escola, formação Inicial continuada, diversidade educação, necessidades educacionais especiais, [...], passam a integrar as agendas governamentais e a direcionar o debate acerca da inclusão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.80
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta corretamente os três documentos que estimulam a adoção do paradigma inclusivo nas décadas de 1990 e 2000:
Nota: 10.0
A
Declaração de Jomtien, Declaração de Salamanca e Convenção de Guatemala.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “ Destacamos três documentos que estimulam a adoção do paradigma inclusivo pelos sistemas de ensino [...] nas décadas de 1990 e 2000.” (Livro-base, p.81).
B
LDB 9.394/96, Estatuto da Criança e Adolescente e Diretrizes Curriculares Nacionais.
C
Declaração da ONU, Declaração para paz e Declaração dos Direitos Humanos.
D
Estatuto da Criança e do Adolescente, Declaração de Jomtien, Tratado de Kyoto.
E
Declaração para os direitos sociais, Declaração de Salamanca e Declaração para educação de todos.
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“ O primordial na escola é construir a experiência com as diferenças, mas sem exclusões, diferenciações, restrições de qualquer natureza e sempre reconhecendo -as e valorizando-as como essenciais a construção identitária[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.77
Considerando o fragmento de texto e os conteúdosdo livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que identifica um dos desafios da inclusão de acordo com Mantoan.
Nota: 10.0
A
O desafio da inclusão repousa em criar contextos educacionais capazes de ensinar a todos os alunos
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “O desafio da inclusão repousa em criar contextos educacionais capazes de ensinar a todos os alunos, repudiando os programas para reforçar ou acelerar as aprendizagens de alguns”. (Livro-base, p.78).
B
O desafio é fechar as instituições filantrópicas que atende as deficiências.
C
O desafio é encontrar metodologias que atendam as diversas deficiências.
D
Um dos desafios é identificar as diversas deficiências e agrupá-las.
E
O desafio é a segregação de todos os alunos com deficiência.
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
”São muito estudiosos da Educação Especial que discute o significado das terminologias integração e inclusão e suas repercussões no processo educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.70
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de integração:
Nota: 10.0
A
O processo de integração refere-se ao processo de ensino nas escolas especiais.
B
O processo refere-se aos modelos de educação da escola regular tradicional.
C
O processo integração é a forma da educação proposta nas escolas especiais.
D
O processo se refere às matrículas de alunos com deficiência em escolas especiais.
E
O processo de integração refere-se aos modelos de inserção escolar de alunos com deficiência.
Você acertou!
esta é afirmativa correta porque: “O processo de integração refere-se especificamente aos modelos de inserção escolar de alunos com deficiência ”. (livro-base, p.70).
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“Na nova sociedade, em que a exploração do trabalhador é condição para geração de lucro e acúmulo de riquezas, todas as ferramentas necessárias à proliferação do capital são exploradas [...] ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 42.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta a relação de nova divisão da sociedade de classes:
Nota: 0.0
A
Classe operária
B
Classe de trabalho
C
Segregação
D
Capital da negação
E
Capital-trabalho
Esta é a alternativa correta, pois “A nova divisão da sociedade de classe se pauta na relação capital-trabalho, cuja lógica opõe patrão (que detém os meios de produção, como o capital e os maquinários) e operários (que sobrevivem com a venda de sua força de trabalho em troca de salário)." (Livro-base, p. 42)
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No período científico, demarcado a partir do século XIX, são identificadas outras duas fases muito próximas em relação à concepção e tratamento da deficiência no seio social: a integração e a inclusão. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 34.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o modelo dos quadros físicos e mentais
Nota: 10.0
A
Os quadros físicos e mentais eram considerados “desvios da normalidade”
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Ambas as faces correspondem ao período pré-científico de relação da sociedade com a deficiência, uma vez que a explicação para os quadros físicos e mentais, que eram considerados “desvios da normalidade”, era atribuída a uma dimensão espiritual, que escapava à compreensão humana” (livro-base, p. 34).
B
Os quadros físicos e mentais eram considerados “doentes”
C
Os quadros físicos e mentais eram considerados “difíceis”
D
Os quadros físicos e mentais eram considerados “normal”
E
Os quadros físicos e mentais eram considerados “anomalias”
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto:
“O que determina a escolha do ambiente para a escolarização do aluno seriam suas condições individuais na superação dos limites e inicialmente impostos pela deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.73
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que indica corretamente a limitação do papel do professor na educação de uma criança surda no processo de integração:
Nota: 10.0
A
O professor se tornava um aplicador de exercício de fala e outras práticas de reabilitação, secundarizando o caráter pedagógico da sua atuação.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “O professor se tornava um aplicador de exercício de fala e outras práticas de reabilitação, secundarizando o caráter pedagógico da sua atuação”. (Livro-base, p.73).
B
O professor atuava como um especialista que tinha como alvo complementar a formação de um professor normalista.
C
O professor tinha como o papel fundamental a intervenção terapêutica.
D
O papel do professor tinha ação supervalorizada semelhante a ação do fonoaudiólogo.
E
Professor nesse processo tinha a função de estimulador de fala e audição nos alunos com deficiência auditiva.
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“A antiguidade é o período histórico no qual encontramos menção às primeiras formas de tratamento dadas às pessoas com deficiências. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 36.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente os locais recorrentes de extermínio de crianças com deficiência:
Nota: 10.0
A
Sudão e Arábia
B
Roma, Brasil e China
C
Coreia, Itália e Chile
D
Atenas, Esparta e Roma
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre o extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários à manutenção da nobreza em seus discursos.” (Livro-base, p. 38).
E
Reino Unido, Havaí e Alemanha
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação:
“No processo de integração, portanto, é central o papel do sujeito com deficiência nos processos relacionais que compartilhará ao longo de sua existência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.72
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente uma crítica ao processo de integração:
Nota: 10.0
A
As diferenças das pessoas com deficiência não são consideradas, buscando-se sua normalização.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “As diferenças das pessoas com deficiência não são consideradas, buscando-se sua normalização”. (Livro-base, p.73).
B
No processo de integração a promoção do aluno para um ambiente restritivo é comum.
C
O processo de integração deve ser realizada por especialistas das escolas especiais.
D
As diferençasno processo de integração são valorizadas, tornando o processo mais humanizado.
E
O processo de integração pode contribuir para a inserção dos alunos com deficiência nas escolas comuns
APOL 2:
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“No campo da organização social, na década de 1960 inicia-se um amplo [...] reivindicando o direito de matrícula dos alunos ‘especiais’ em escolas regulares para estudar com as demais crianças e jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.67
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de integração:
Nota: 10.0
A
É uma terminologia que caracteriza os movimentos em defesa dos direitos de pessoas com deficiência.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “É uma terminologia adotada na literatura especializada para caracterizar os movimentos iniciais da defesa de direitos de pessoas com deficiência na ocupação de diferentes espaços da vida social como educação, saúde, o lazer, os esportes ”. (Livro-base, p.67).
B
Terminologia adotada para referir-se ao deficiente segregado em instituições.
C
Terminologia que refere-se a ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação.
D
Processo de adaptação do deficiente nas escolas especiais em caráter privado.
E
Organização das escolas especiais na luta contra o atendimento de alunos especiais em escolas comuns.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“No campo da organização social, na década de 1960 inicia-se um amplo [...] reivindicando o direito de matrícula dos alunos ‘especiais’ em escolas regulares para estudar com as demais crianças e jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.67
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de integração:
Nota: 10.0
A
É uma terminologia que caracteriza os movimentos em defesa dos direitos de pessoas com deficiência.
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “É uma terminologia adotada na literatura especializada para caracterizar os movimentos iniciais da defesa de direitos de pessoas com deficiência na ocupação de diferentes espaços da vida social como educação, saúde, o lazer, os esportes ”. (Livro-base, p.67).
B
Terminologia adotada para referir-se ao deficiente segregado em instituições.
C
Terminologia que refere-se a ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação.
D
Processo de adaptação do deficiente nas escolas especiais em caráter privado.
E
Organização das escolas especiais na luta contra o atendimento de alunos especiais em escolas comuns.
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No ideário que passa a reger as relações sociais na Idade Média, a situação de extermínio de pessoas com deficiência começa a ser questionada, a partir do século XII [...]. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 40.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta a tendência que se tinha a interpretar o nascimento de uma criança deficiente na Idade Média:
Nota: 10.0
A
Como uma pessoa com habilidades especiais.
B
Como pessoas que receberam dons divinos.
C
Como um castigo de Deus, como punição de pecados.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “As representações sociais acerca da deficiência, no entanto, são projetadas de maneira ambígua e contraditória. Por um lado, havia uma tendência como um castigo de Deus, como punição de pecados cometidos por seus pais e familiares. Essa interpretação analisava a deformidade dos corpos como um sinal de possessão demoníaca. (Livro-base p. 40)
D
Como pessoas privilegiadas.
E
Como pessoas com altas habilidades físicas.
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“As ideias, crenças e representações que os homens desenvolvem sobre os diferentes fatos que cercam sua existência são resultados de sua prática [...] . ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 36.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente a potencialidade humana para o trabalho:
Nota: 10.0
A
Rico e inteligente
B
Bonito e malhado
C
Físico e intelectual
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Assim, a potencialidade humana para o trabalho (físico e intelectual) em cada sociedade será o critério determinante para julgar se o sujeito é “normal” ou “deficiente” no interior das relações daquele grupo” (livro-base, p. 36).
D
Rápido e Forte
E
Alto e Magro