Buscar

Histórico Saúde Única

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histórico Saúde Única
Hipócrates (460-367 a.C) identificou e descreveu a interdependência da saúde pública com o meio ambiente e como todas as formas de doenças tinham uma causa natural em “No Ar, Águas e Lugares” (“Aere, Aquis et Locis”) , numa época em que a maioria das pessoas atribuía doenças à ira dos deuses e superstições.
Rudolf Virchow (1821-1902) se interessou pelas ligações entre a medicina humana e a veterinária, reconhecendo a ligação entre a saúde humana e animal, criando o termo “zoonose”.
William Osler (1849-1919), o fundador da medicina humana moderna, que no final dos anos 1800 cunhou o termo One Medicine.
Calvin W. Schwabe (1927-2006), epidemiologista veterinário, foi um importante defensor da abordagem "One Medicine" para a saúde pública, apelando a todos os profissionais de saúde, incluindo veterinários, para trabalharem de forma colaborativa e comparativa para melhorar a saúde humana.
Em setembro de 2004, especialistas da área da saúde se reuniram globalmente para um simpósio em New York, organizado pela Wildlife Conservation Society e The Rockefeller University. Esse evento estava focado nos movimentos atuais e potenciais de doenças emergentes e reemergentes relacionadas a homens, animais e meio ambiente.
“12 Princípios de Manhattan” Recomendações para estabelecer uma abordagem mais holística para prevenir doenças epidêmicas/epizoóticas e para manter a integridade dos ecossistemas para benefício mútuo entre humanos, animais e meio ambiente. A One Health Commission foi oficialmente fundada em 2009 em Washington, DC como uma organização sem fins lucrativos com oito membros institucionais fundadores.
Durante reunião realizada em Maio de 2010 em Geórgia, EUA, e promovida pelo Centro Nacional de Doenças Infecciosas Zoonóticas e Emergentes do CDC, sob o tema “Operacionalização de Saúde Única: uma perspectiva política – como fazer um balanço e dar forma a um roteiro de implementação”, identificou- -se que uma das principais preocupações tem sido a formação adequada dos profissionais. Um possível resultado dessa discussão seria a interação do instituto com as necessidades científicas e acadêmicas no sentido de propor um currículo integrado para as profissões da área da saúde, resultando na formação de profissionais com visão global.
Em 2011 foi realizado em Melbourne, na Austrália, o 1° Congresso Internacional de Saúde Única, e reuniu participantes de 60 países de diferentes áreas de atuação. O Dia Mundial da Saúde Única, 3 de novembro, é uma iniciativa da One Health Commission, da One Health Platform e da One Health Initiative Team. Desde 2016 essas organizações globais independentes de profissionais multidisciplinares celebram a data.
REFERENCIAS
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica#:~:text=A%20Sa%C3%BAde%20%C3%9Anica%20%C3%A9%20uma,de%20pessoas%2C%20animais%20e%20ecossistemas.
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: revista de saúde coletiva, v. 17, p. 77-93, 2007

Continue navegando