Buscar

Introducao a psicologia - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Cap. 1 do livro: " Uma introdução ao estudo de Psicologia"
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor. 
Ex.: abstração (no distanciamento e trabalho mental) que Newton teve de fazer para, partindo da fruta que caía da árvore (fato do cotidiano), formular a lei da gravidade (fato científico).
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é o conhecimento que qualquer pessoa adquire ao longo da vida, é aquele conhecimento que não se aprofunda em pesquisas cientificas.
Ex.: quando uma pessoa atravessa uma avenida movimentada, Mesmo não dispondo de instrumentos, sabemos avaliar a distância e a velocidade de um veículo quando atravessamos a rua. 
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
O senso comum sendo um tipo de saber, mais simplificado, mistura e reduz outros setores da produção do saber humano, essa junção de saberes produz uma espécie de visão de mundo.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, estamos usando termos definidos pela Psicologia científica
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles
abrange?
R:Os domínios são: arte, religião, filosofia, senso comum e ciência. Cada um abrange com o ser humano e o conhecimento de cada qual, por exemplo a arte, ela abrange toda a sensibilidade do homem através, de músicas, pinturas etc.
6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
R: Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: O conhecimento popular ou vulgar também denominado de senso comum se distingue do conhecimento científico pelo método e pelos Instrumentos do conhecer, através da forma de observação, experimentação e mensuração, e que estão atrelados aos fundamentos do método científico em sua forma experimental.
8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
R: As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo. 
O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade. 
9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a
Psicologia?
R: A diversidade de objetos da Psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente (final do século 19), a despeito de existir há muito tempo na Filosofia enquanto preocupação humana.
10. Qual a matéria-prima da Psicologia?
R: Nossa matéria-prima, é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o homem-corpo, homem-pensamento,homem-afeto, homem-ação e tudo isso está sintentizado no termo subjetividade.
11. O que é subjetividade?
	R: Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo.
Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
12. Por que a subjetividade não é inata? 
R: Dizemos que a subjetividade não é inata porque ela é aprendida e desenvolvida ao longo do tempo, muito diferentemente do desejo de alimentar-se, por exemplo, algo que um bebê manifesta desde o primeiro dia de vida.
Comportamentos ou aspectos inatos são aqueles com que o ser já nasce, enquanto que comportamentos aprendidos são aqueles desenvolvidos ao longo do tempo.
13. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia
científica?
R. Estas não são práticas psicológicas pois não são construídas no campo da ciência e estão em oposição aos princípios da Psicologia. As práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.

Outros materiais