Buscar

trabalho ironia 04.04.2023 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
PSICOLOGIA
Ana Paula do Prado Silva
RA 28245306
Gustavo Araújo Cavalcante
RA 28304461
Saulo Estevam da Silva
RA 28266572
Sophia Miltiades Stavropoulos Fornazieri
28245306
RESUMO SOBRE O ARTIGO:
Estudos empíricos da ironia: revisão sistemática para uma análise funcional por Luciana Chequer Messa
GUARULHOS – SÃO PAULO
2023
RESUMO SOBRE O ARTIGO
Estudos empíricos da ironia: revisão sistemática para uma análise funcional.
Neste trabalho apresentaremos um breve resumo do artigo Estudos empíricos da ironia: revisão sistemática e implicações para uma análise funcional, (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020) no qual realiza uma revisão sistemática de estudos empíricos sobre a ironia e suas psicologias para uma análise funcional do comportamento verbal. O artigo argumenta que entender as contingências envolvidas no comportamento verbal é fundamental para uma análise funcional da ironia. O texto também destaca a importância social e científica de analisar o comportamento verbal irônico e indica orientações para pesquisas futuras.
A ironia é comportamento operante e a explicação da sua função depende de variáveis ambientais específicas. O estudo da ironia pelo viés da Análise do Comportamento demonstra que a probabilidade de uma pessoa emitir ironias pode aumentar se parte da audiência já tenha liberado reforçadores para emissões anteriores e se o ambiente for similar ao ambiente em que a ironia emitida foi reforçada (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020). O presente resumo propõe a execução de quatro estudos, planejados para que seus achados se complementem para a defesa do argumento de que estímulos irônicos controlam comportamentos verbais de compreensão e comportamentos emocionais diferentes nos ouvintes, de acordo com as suas diferentes funções de audiência. 
O primeiro estudo é uma pesquisa teórico-conceitual (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020). O procedimento de tratamento e análise de dados partiu das bases metodológicas de uma Análise Comportamental do Discurso. Trechos do discurso de Skinner no Verbal Behavior. Em um documento digitalizado do livro foram feitas buscas de ocorrências textuais que continham as palavras ironia, sarcasmo e zombaria, seguidas da interpretação da função do discurso do autor pela auto-observação do comportamento verbal de análise desse discurso. Foram localizadas e analisadas seis ocorrências nas quais Skinner impele no seu leitor a compreensão da ironia basicamente pela definição de dois elementos: controle múltiplo e do tato do contrário. 
No segundo estudo (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020), visando à contribuição para uma análise funcional da ironia pela ótica da Análise do Comportamento, teve como objetivo, a partir de uma revisão sistemática, mapear as variáveis (ou indicadores de variáveis) que estão sendo estudadas pelas pesquisas empíricas sobre ironia. Foram realizadas buscas em bases de dados online com as palavras-chave: ironia, ironia verbal, sarcasmo, controle múltiplo, auto clíticos, irônico e comportamento verbal.
 O terceiro estudo (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020) é empírico e teve como objetivo analisar a produção da ironia por falantes irônicos profissionais que publicam constantemente produtos de seus comportamentos verbais em sites e redes sociais na rede mundial de computadores. Cinco produtores de ironia responderam questões descritivas dos elementos funcionais de sua produção irônica (sobre sexo, política e religião), em especial consequências sobre ouvintes e sentimentos correlatos a elas. 
O quarto estudo (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020) também é empírico e objetivou analisar a compreensão da ironia pelo ouvinte, a partir dos diferentes tipos de audiência, descrevendo os efeitos emocionais que ela pode produzir nele. Foram selecionadas cenas audiovisuais e formados quatro grupos de três participantes cada para responderem a questões sobre ironia tendo como pessoas em cenas.
As conclusões de cada estudo são que: a ironia é um comportamento verbal compreendido como a demonstração do contrário dos fatos reais e tem como característica essencial à audiência múltipla e o tato do contrário; a produção da ironia tem como motivador principal a crítica; audiências com características diferentes apresentam diferentes formas de compreensão da ironia. Com isso, espera-se que essa descrição de elementos conceituais e empíricos para uma análise funcional do comportamento verbal irônico contribua para o aprimoramento do conhecimento desse comportamento e para a execução de pesquisas experimentais sobre o tema na Análise do Comportamento.
Em diversas ocasiões este artigo (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020) permitiu demonstrar que a emissão da ironia é realizada com a função de levar o ouvinte a produzir “uma resposta contrária” ao que foi dito, mas tendo vários objetos como sutileza do seu processo de reforçamento, tais como para desqualificar a fala do opositor ou para fazer com que o ouvinte entenda a ironia como humor, sarcasmo, sátira dentre outros efeitos de ridicularização. 
Podemos concluir que o texto apresenta uma revisão sistemática de estudos empíricos sobre a ironia e suas propostas para uma análise funcional do comportamento verbal. Os estudos analisados ​​foram bastante diversos em seus objetivos gerais alguns deles se propuseram a investigar os efeitos emocionais que a ironia gera nos ouvintes em situações distintas, bem como a função social do uso da ironia. A maioria dos estudos analisou a compreensão da ironia, enquanto alguns analisaram tanto as condições de compreensão quanto as de produção da ironia em contextos que permitiam ao participante ver, ouvir ou ler situações em que tipos diferentes de ironia estavam presentes em frases e/ ou em situações do cotidiano. Os resultados foram agrupados em três categorias: convencimento e/ou atenção, risos, sensação de prazer ou humor, e crítica, deboche ou constrangimento. (SARAIVA-MESSA, BORLOTI, BENDER HAYDU, 2020). 
A conclusão do resumo é que uma análise funcional da ironia deve considerar as características dos membros do episódio verbal, os eventos antecedentes e consequentes da ironia e as consequências das variáveis ​​ambientais que controlam a ironia em diferentes nuances, como humor, sarcasmo, cinismo ou devassidão. O texto destaca a importância social e científica de analisar o comportamento verbal irônico e sugere orientações para pesquisas futuras. 
REFERÊNCIA
SARAIVA-MESSA, Luciana Chequer; BORLOTI, Elizeu; BENDER HAYDU, Verônica. Estudos empíricos da ironia: revisão sistemática e implicações para uma análise funcional. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 38, n. 1, p. 218-236, 2020.

Outros materiais