Buscar

05 Pontos Críticos Dentro da Fábrica de Ração

Prévia do material em texto

05 Pontos Críticos Dentro da Fábrica de Ração
Eng. Rafael Resende Silva
Olá Pessoal! Se no momento que esse conteúdo lhe foi entregue você está trabalhando, veja o vídeo até o fim e vá conversar com os seus responsáveis de manutenção.
Não é novidade para ninguém que a produção de ração no Brasil tem aumentado exponencialmente nos últimos anos
Contudo como sempre reforço com os meus leitores é que a manutenção dos equipamentos sempre tem ficado em segundo plano.
E pensando nas maioria das empresas que temos trabalhando hoje, estarei falando sobre 05 pontos críticos dentro de uma fábrica de ração. Esses equipamentos são fundamentais para o processo e quando ocorre uma quebra ele para todo o processo quando não reposição.
E os 05 equipamentos que devemos estar constantemente de olho são:
01- Filtros Manga:  Não foi uma nem duas vezes que cheguei em fábricas de ração de diversos portes e os gestores de fábrica reclamavam do desempenho do moinho. E claro que algumas empresas nem possuem o sistema de exaustão de instalado nos moinhos.
E esse é um outro tema que podemos aprofundar em um outro vídeo, pois moinhos sem sistema de exaustão são muito propícios a embuchamento, devido a alta temperatura dentro da câmara de moagem e até mesmo risco de incêndio.
02- Martelos e Peneiras: Esses itens trabalham em conjunto e por isso eu preferi reunir ele em um único tema. Martelos todos sabemos que tem vida útil medida em horas de trabalho ou toneladas produzidas, não importa como a sua empresa mede esse desempenho, o importante é respeitar realizando os seguintes passos:
a) Inverter a rotação dos martelos a cada novo turno de trabalho;
b) Assim que der o número de horas trabalhadas de cada lado do martelo, inverter a posição da furação dele no rotor;
Com esses dois parâmetros é possível extrair o máximo do seu equipamento.
Porém quando o assunto são as peneiras, podemos ficar ainda mais refém da equipe de manutenção. Pois as peneiras são chapas de aço perfurada, e são finas e maleáveis. Elas tem que ser desse jeito para poder vedar toda á área da câmara de moagem e assim evitar vazamentos durante o processo de moagem.
Nesse caso temos duas proteções na qual temos que ficar de olho, são as peneiras rotativas e os alimentadores na entrada do moinho, um é responsável por barrar pedras e metais não ferrosos, e o alimentador que possui um imã instalado é responsável por barrar os metais ferrosos que posso estar no meio das matérias primas.
E dentro da câmara de moagem temos o rotor, sempre que é feito a troca dos moinhos, os mecânicos responsáveis pela troca tem que montar exatamente como estava anteriormente, para evitar que ocorra os desbalanceamento desse rotor e isso possa ocasionar rompimentos de telas em excesso e quebras de martelos.
03- Conjunto de Extrusão: O conjunto de extrusão ( Camisa e Rosca) são vitais para se obter produtos bonitos e com boa qualidade, no entanto, muitas empresas trabalham com seus conjuntos de extrusão até não terem mais condição de uso.
A indústria já resolveu parte dos problemas de quem trabalha com extrusão seccionando a rosca, dessa forma é possível ir trocando por partes e reduzindo o investimento de manutenção a longo prazo.
Outra inovação da indústria são as placas de Venturi, que conseguem aumentar a pressão interna na máquina e com isso é possível estender um pouco mais a vida útil desse conjunto de até a próxima parada para manutenção.
 
 
04- Matrizes: As Matrizes como as principais peças de reposição em uma fábrica de ração trabalham contra o relógio, a partir do momento que são escaladas para para trabalhar, a sua vida útil já começa a reduzir até o momento em que não produzem um produto com qualidade. A única solução aqui é  MONITORAMENTO, temos que saber quantas horas cada matriz tem trabalhado ao longo de cada mês para podermos programar a sua reposição.
05- Esticadores: Atualmente a maioria dos transportadores dentro das fábricas de ração possuem esticadores. Esses esticadores servem para alinhar as correntes e cintas desses equipamentos de modo que eles estejam sempre trabalhando com sua máxima eficiência.
Quando isso não ocorre os equipamentos começam a desperdiçar produtos e até reduzir a sua qualidade nutricional por estar danificando eles e acelerando o processo de oxidação.
Bom pessoal esses são 5 pontos extremamente importantes dentro de uma fábrica de ração que todos devemos ficar de olho. Espero que vocês tenham gostado, e semana que vem estaremos de volta com mais informações.
Forte Abraço e até a próxima!
Eng. Rafael Resende Silva
https://youtu.be/vGVf1JtW5Cw
http://portalr2s.com.br/martelos-uma-analise-tecnica-do-processo/
http://portalr2s.com.br/como-diminuir-manutencoes-no-moinho-e-conseguir-racoes-bem-formatadas/
http://portalr2s.com.br/torne-sua-moagem-mais-eficiente-telas-do-moinho/

Continue navegando