Buscar

Evolução dos Transportes IX - Elevador Z

Prévia do material em texto

Evolução dos Transportes IX - Elevador Z
Eng. Rafael Resende Silva
Olá pessoal, voltamos com mais um teletransporte e agora vamos falar sobre a Evolução dos transportes, o nosso penúltimo equipamento é o Elevador Z.
Esse é um equipamento muito útil dentro das fábricas de ração peletizada e extrusada, mas no geral o elevador Z é um pouco limitado.
Por se um equipamento com a carenagem mais aberta ele pode acabar levantando muito pó na área produtiva caso seja utilizado com produto farelado ou minerais.
O seu projeto foi desenvolvido para que fosse feito somente o transporte de produtos granulados, com o intuito de não quebrar o produto antes de ensacar ou desgastar ele através dos impactos das canecas no fundo dos elevadores.
Outro ponto relevante dos elevadores em Z é que eles ajudam a manter os equipamentos abaixo de uma certa altura e comprimento no galpão uma vez que eles possam retirar o produto em locais apertados e transportar para locais com mais espaço reduzidos, pois é possível entrar com o modulo de alimentação abaixa de uma estrutura, evitando o uso de roscas ou qualquer outro transporte que possa onerar ainda mais o orçamento e o descarregamento dele pode acontecer em vários pontos específicos de acordo com cada projeto.
A compra de um elevador Z tem que ser bem estuda por conta do custo na produção pois em comparação com um elevador padrão ele pode chegar a ser até 50% mais caro que os convencionas, contudo ele te desonera em outro pontos, como ampliação do teto da fábrica, ou até mesmo comprimento de barracão. E o seu ponto mais forte que é manter a ração integra e sem pó dentro da embalagem.
Em um passado próximo quando o MAPA, começou a alertar as empresas que fossos dentro das fábricas seria proibido, várias empresas entraram em contato para comprar o elevador, pois ele é o único transportador capaz de transportar a grandes distancias, e entrar em locais relativamente  complicados para qualquer outro tipo de transportador que faz elevação de produto.
Mesmo como toda essa facilidade ainda sim, encontramos empresas, que ainda não fez a troca do equipamento e ainda continuam a trabalhar com os equipamentos antigos e enterrados no chão dificultando a manutenção e pondo em risco a saúda operacional do operador e sanidade da fábrica, pois fossos são pontos de acúmulo de produtos e esses atraem roedores e insetos que podem prejudicar nossa produção.
Alimentamos vários conceitos errados ao longo de nossa caminhada profissional, todavia temos que caminhar rumo ao progresso e vislumbrar melhorias, tanto para equipamentos quanto condições de trabalho de nosso operadores.
Os operadores estão se conscientizando também e aos poucos bons profissionais não se submeterão a trabalhos nos quais não haja uma melhoria continua nos processos.
Esse equipamento tem uma versatilidade muito grande reduzindo os tempos de parada dele para manutenção, pois se desloca a uma velocidade relativamente baixa em comparação aos elevadores tradicionais e a sua tração é feita por correntes e trilhos, minimizando a chance de queda das canecas ou desalinhamento. Deve-se somente deixar o equipamento com as manutenções em dia e bem lubrificado.
Pessoal vou ficando por aqui.
Meu muito obrigado por mais essa semana e até a próxima!
Eng. Rafael Resende Silva
https://youtu.be/DnfOk3znD84

Continue navegando