Buscar

Paper Grupo 4 (FLC4283GPI)SEXNOT REV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SEUS BENEFÍCIOS NA VIDA ACADÊMICA
Amilton Franco dos Santos¹
Fabiane Santiago Mendes²
Laurence Roberto Fedrigo³
Leidi Daiana Monteiro Moreira⁴
Talise Monteiro Moreira Ullrich⁵
 Kleyton Souza da Silva
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A pesquisa na graduação pode ser um caminho para a autonomia intelectual do jovem, que passa a ter a possibilidade real de exercer sua criatividade e de construir um raciocínio crítico (PINHO, Maria José, 2017).
Também pode-se mencionar que, em geral, todos os estudantes que fizeram iniciação científica têm melhor desempenho nas seleções para a pós-graduação, terminam mais rápido a titulação, possuem um treinamento mais coletivo e com espírito de equipe e detêm maior facilidade de falar em público e de se adaptar às atividades didáticas futuras. Por outro lado, é um erro admitir que iniciação científica existe exclusivamente para formar cientista. Se o estudante de iniciação científica fizer carreira nessa área, tanto melhor, mas se optar pelo exercício profissional também usufruirá de melhor capacidade de análise crítica, de maturidade intelectual e, seguramente, de um maior discernimento para enfrentar as suas dificuldades (FAVA-DE-MORAES, FLAVIO; FAVA, MARCELO,2000)
Outro benefício da iniciação cientifica é que possibilita que a instituição de uma maior visibilidade dos melhores talentos de seus discentes, atraindo recrutadores e acarretando em uma maior empregabilidade aos envolvidos com a iniciação cientifica sendo esses convidados a integrar-se como colaboradores nas empresas, frequentemente muito antes de terminarem o seu curso (FAVA-DE-MORAES, FLAVIO; FAVA, MARCELO,2000).
REFERÊNCIAS	
 FAVA-DE-MORAES, FLAVIO; FAVA, MARCELO. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-77, Mar. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100008&lng=en&nrm=iso> Acessado em 05 de maio de 2021.
PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação (Campinas), Sorocaba ,  v. 22, n. 3, p. 658-675,  Dec.  2017 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300658&lng=en&nrm=iso> Acessado em 05 de maio 2021.
Amilton F. dos Santos¹, 
Fabiane S. Mendes², 
Laurence R. Fedrigo³, 
Leidi Daiana M. Moreira ⁴, 
Talise Monteiro M. Ullrich⁵
Tutor Externo: Kleyton Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão da Produção Industrial (FLC4283GPI) – Prática do Módulo II - 11/05/2021

Continue navegando