Buscar

AULA 01 EPIDEMIOLOGIA - CONCEITO, HISTÓRICO E USOS - UNIBRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EPIDEMIOLOGIA: CONCEITO, HISTÓRICO E USOS
Profª: Cristina Douberin
O que é epidemiologia?
 Epi – Sobre
Demos – Povo
Logos – Estudo
EPI = Sobre; DEMO = População; LOGOS = Tratado
“Epidemiologia” - Estudo do que afeta a população
Conceito antigo: Definições limitadas a preocupação com doenças transmissíveis
Conceito atual: “É o campo das ciências que estuda nas populações os vários fatores e condições que determinam a ocorrência e a distribuição dos eventos relacionados com a saúde”. 
 No sentido mais amplo – estudo do comportamento coletivo da saúde e doença
Epidemiologia
Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde (J. Last, 1995).
Hipócrates
Hipócrates, num trabalho clássico denominado Dos Ares, Águas e Lugares, buscou apresentar explicações, com fundamento no racional e não no sobrenatural, a respeito da ocorrência de doenças na população. 
Pierre Louis 
(1787-1872): introduziu o método estatístico na investigação de doenças e tratamentos, revelou a letalidade da pneumonia em relação à época em que era iniciado o tratamento por sangria. Considerado o 
“ verdadeiro pai da epidemiologia moderna”.
Louis Villermé 
Pioneiro nos estudos sobre etiologia social das doenças. Investigou sobre a pobreza, as condições de trabalho e suas influências sobre a saúde.
Em 1854 o bairro de Soho em Londres sofreu o mais sério surto de cólera da cidade na história. John Snow, médico inglês pioneiro em técnicas de anestesia com éter e colofórmio, reuniu meticulosamente dados sobre os casos em seu bairro, mapeando as casas atingidas e relacionando os casos com pessoas que haviam bebido água da fonte de Broad Street. Pela primeira vez alguém utilizava dados e mapas para entender e impedir uma infecção.
John Snow basicamente fundou a epidemiologia moderna, indo contra o pensamento corrente na época de que a cólera seria transmitida pelo mau cheiro (teoria do miasma), ao propor que alguma coisa contida nas fezes dos doentes transmitiria a doença quando ingerida junto da água. 
Antes da idéia de que germes seriam os causadores de doenças infecciosas. Entre ele propor sua teoria em 1849, demonstrá-la diretamente ao fechar a bomba em 1854, e as autoridades londrinas aceitarem sua teoria e impedirem outro surto em 1866, foram quase 20 anos para que suas idéias fossem aceitas.
Louis Pasteur 
Cientista francês que fez descobertas que tiveram uma grande importância tanto na área de química quanto na de medicina. Foi ele quem criou a técnica conhecida hoje como pasteurização
“Pai” da bacteriologia 
Principio da pasteurização
 Vacina anti-rábica
 Teoria do germe - unicausal
Século XIX
Revolução industrial (deslocamento de populações);
Revolução francesa (positivismo);
Epidemias de cólera, febre amarela e febre tifóide (preocupação com a higiene e condições sanitárias nas cidades). 
PRINCIPAIS USOS DA EPIDEMIOLOGIA
- Análise da situação de saúde
- Avaliação de programas, serviços ou tecnologias
- Planejamento e organização de serviços
OBRIGADA!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando