Buscar

Portfólio de anatomia de imagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio de anatomia de imagens
1. O termo tomografia deriva das palavras gregas tomos, que significa “fatia” e graphein, que significa “escrever”. A TC utiliza um computador sofisticado e um sistema mecânico que provê imagens anatómicas seccionais. Determine o plano seccional demonstrado para cada uma das imagens a seguir:1. O termo tomografia deriva das palavras gregas tomos, que significa “fatia” e graphein, que significa “escrever”. A TC utiliza um computador sofisticado e um sistema mecânico que provê imagens anatómicas seccionais. Determine o plano seccional demonstrado para cada uma das imagens a seguir:
Resposta:
A: Plano axial, divide o corpo em superior e inferior.
B: Plano coronal, divide o corpo em anterior e posterior.
C: Plano sagital, divide o corpo em direito e esquerdo.
2. A seguir, temos imagens tomográficas de uma fratura vertebral. Determine corretamente a localização da vértebra destacada (cervical, lombar ou torácica) e os planos seccionais para cada imagem (A, B e C).
Resposta:
A: Região lombar, Plano transversal.
B: Região lombar, Plano coronal.
C: Região lombar, Plano sagital.
3. As imagens tomográficas a seguir apresentam um tipo de trauma, identifique a estrutura e os planos seccionais das imagens (A, 
B e C).
Resposta:
A: Vértebra da região cervical,Plano transversal.
B: Vértebra da região cervical, Plano coronal.
C: Vértebra da região cervical, Plano sagital.
4. A posição anatómica é uma posição padrão que define superfícies específicas e planos do corpo. Descreva como o corpo humano está posicionado nesta convenção. 
Resposta:
Posição anatómica é a“referencia padrão”, o corpo está na posição anatómica quando está ereto, com os pés juntos,as mão do lado do corpo e face virada para frete. Boca fechada e expressão facial neutra. Palmas das mãos voltadas para frente, dedos juntos e retos. Dedos dos pés voltados para frente.
5. Incidência é um termo de posicionamento que descreve a direção ou caminho do raio central (RC) ou do feixe de raios X quando esse passa através do paciente, projetando uma imagem no RI. Descreva a direção do RC nas incidências postero-anterior, Antero-posterior, medi-o-lateral e altero-medial.
Resposta :
Postero-anterior: o Feixe de raio X deve entrar pelo lado posterior e sair pelo anterior, a face estando mais próxima da placa, a imagem sai mais nítida, essa insidencia é indicada para observar a porção anterior da área observada.
Antero-posterior: o Feixe de raio X deve entrar pelo lado anterior e sair pelo posterior, é indicado para observar a porção posterior da área observada.
medi-o-lateral: O feixe de raio x entra pelo lado medial (lado médio), e sai pelo lado lateral da parte examinada.
Latero-media: o Feixe de raio x entra pela lateral e sai pela medial da parte examinada.
6. Como pode ser observado na tomografia computadorizada de tórax a seguir, ossos, partes moles, músculo e gordura aparecem diferentemente em uma imagem de TC, variando de acordo com a atenuação que produzem. Descreva sobre a escala de Hounsfield e a diferença de densidade e atenuação para os diferentes tecidos. 
Resposta: O coeficiente de atenuação é uma medida usada para estimar a atenuação sofrida pelo feixe de raio X após atravessar o tecido. Tecidos densos (ossos), possuem valores altos de atenuação e são representados por Branco, já os tecido menos densos tem o valor da escala Hounsfield menor e são representados em preto (ar e gordura).A variação de cada tecido varia de acordo com a quantidade de fotóns que este tecido absorveu. A partir disso surge a escala de cinza.
7. A seguir temos uma radiografia em perfil da coluna cervical. Identifique as estruturas A, B, C e D a seguir:
Resposta: 
A: articulação atlantocciptal
B: forame intervertebral
C: anulus fibrosus
D: corpo vertebral
8. A seguir temos uma imagem radiográfica em perfil do pé esquerdo. Identifique os ossos de A, B, C, D, E, F, G, H e I.
Resposta:
Podemos identificar o osso calcâneo nas letras B e C, o talus em I e H, a tíbia em A, o navicular em G, o cuneiforme médio em F, o cuneiforme em D e o 2º metatarso em E.O pé possui 26 ossos, sendo 7 do tarso, 5 metatarso e 14 falanges, a maior parte deles possui acidente ósseo por conta disso mais de uma letra pode estar indicando o mesmo osso.
9. Paciente, sexo masculino, 28 anos, chegou ao pronto socorro após sofrer um acidente de moto. Após avaliação médica, foi solicitado um exame de raio-X de membro superior, o qual foi obtida a imagem a seguir. Assinale a alternativa que descreve corretamente o trauma e sua localização.
Resposta:
Fratura completa de úmero proximal. Essa classificarão é feita pelo fato da fratura ser mais próxima a clavícula

Continue navegando