Buscar

Trabalho Etica

Prévia do material em texto

DEBATE COM PLENÁRIA 
CÓDIGO DE ÉTICA DO 
NUTRICIONISTA
DEBATE COM PLENÁRIA 
Camilla Janini
Fransuelen Souza
Jaqueline dos Santos
José Luiz Santos 
Letícia Tavares
DEBATE COM PLENÁRIA 
O presente Código de Ética e de Conduta do Nutricionista é um instrumento delineador da nossa atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição.
DEBATE COM PLENÁRIA 
Analisando uma conversa entre duas amigas
Joana e Maria se conheceram na faculdade e são estudantes de nutrição.
Em uma conversa entre elas, Maria relata um acontecimento estranho. Durante o seu momento lazer, em uma de suas redes sociais, ela se atenta a uma postagem que lhe chamou atenção. 
DEBATE COM PLENÁRIA 
Analisando uma conversa entre duas amigas
E então, resolve compartilhar sua indignação com a amiga.
O post falava sobre a evolução de uma paciente que foi submetida a um protocolo nutricional, visando o emagrecimento. No post, o profissional da área violava o código de ética nº 58 do nutricionista, que consiste na divulgação da imagem corporal do paciente (antes x depois).
 
DEBATE COM PLENÁRIA 
Analisando uma conversa entre duas amigas
As estudantes, inconformadas com a atitude do profissional, resolvem fazer uma denúncia ao CRN (Conselho Regional de Nutrição), visando serem integras a sua futura formação acadêmica e avaliar a conduta do profissional mediante ao fato ocorrido. 
PUBLICAÇÃO 
VIOLANDO O CÓDIGO DE ÉTICA
DEBATE COM PLENÁRIA 
Acusação no tribunal
No tribunal, o Advogado de Acusação alega que o postagem é apelativa e que pode criar falsas esperanças aos outros pacientes. Pois, cada organismo reage de uma maneira, cada paciente tem seus costumes e condições socioeconômicas. Além do metabolismo e genética que também contribuem para o biotipo de cada indivíduo.
DEBATE COM PLENÁRIA 
Acusação no tribunal
O Advogado de Defesa, alega que a divulgação de resultados, desde que, respaldados cientificamente pode estimular pacientes que acreditam não ser possível atingir seus objetivos. Já que a postagem foi autorizada pelo paciente e ajudaria na divulgação de seu trabalho, não vejo nenhum problema. 
DEBATE COM PLENÁRIA 
Decisão do Júri
O Júri, por sua vez, analisa o caso mediante as acusações e defesas apresentadas e declara a profissional de nutrição como, culpada. Visto que de acordo com a lei nº 58, é proibido ao nutricionista a divulgação de imagens corporais, mesmo que com a autorização do paciente.
Código de Ética do Nutricionista
Nº 58
 
Art. 58 É vedado ao nutricionista, mesmo com autorização concedida por escrito, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde. 
§ 1º. A divulgação em eventos científicos ou em publicações técnico-científicas é permitida, desde que autorizada previamente pelos indivíduos ou coletividades. 
§ 2º. No caso de divulgação de pesquisa científica o disposto no artigo 58 não se aplica. 
DEBATE COM PLENÁRIA 
Decisão Final
Fica decidido pelo Júri, que o réu pague uma multa no valor de 10 (dez) vezes o valor da anuidade ao CRN (Conselho Regional de Nutrição) e mais 1 (um) mês de palestras em Universidades, para o curso de nutrição, destacando a importância da Ética Profissional.

Mais conteúdos dessa disciplina