Buscar

Comente sobre o papel das proteínas desacopladoras e suas proteínas regulatórias na obesidade

Prévia do material em texto

Comente sobre o papel das proteínas desacopladoras e suas proteínas regulatórias na obesidade.
As proteínas desacopladoras ou UCPs (do inglês - uncoupling protein) estão presentes na membrana interna mitocondrial e podem ser divididas em três tipos: UCP1 encontrada apenas no tecido adiposo marrom, a UCP2 pode ser encontrada em diversos órgãos e a UCP3 é predominantemente encontrada no músculo esquelético. Estas proteínas desacoplam a oxidação dos substratos na mitocôndria da síntese de ATP dissipando a energia do potencial de membrana. Deste modo, ocorre a diminuição da produção de ATP pela cadeia respiratória mitocondrial. Tal evento associa-se com funções específicas como a regulação do gasto energético, termogênese, metabolismo dos ácidos graxos livres, diminuição da secreção de insulina e da formação de espécies reativas de oxigênios, aspectos intimamente interligados como a patogênese da obesidade e da diabetes mellitus.
Figura 1: Produção de calor pela proteína desacopladora: o vazamento de prótons através das UCPs, não juntamente com a síntese de ATP provocaria o desacoplamento da respiração e perda dessa energia em calor.
Fonte: BRODANI, 2015.
REFERÊNCIAS
BRODANI, Letícia de Almeida. O papel das proteínas desacopladoras e suas proteínas regulatórias na obesidade e diabetes mellitus. Tese (Doutorado em endocrinologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129641/000977478.pdf?sequence=1. Acesso em 08.03.2022

Continue navegando