Buscar

detalhamento técnico aquaponia

Prévia do material em texto

Trabalho – Planejamento e Gestão Aquícola. 
Nome: Abner Ramos Figueiredo.
Planejamento
1) Definição do projeto e Análise do Mercado 
1.1 Produto.
Aquaponia.
1.2 Análise de mercado.
Por ser uma das formas que exige um menor custo de investimento na área da aquicultura. Devido a mudança do estilo de vida de grande parte da população gerando um aumento à procura de alimentos mais saudáveis e pelo fato de Foz do Iguaçu concentrar uma variedade de etnias, como os asiáticos que vivem nas proximidades. Nas margens do lago de Itaipu em Foz do Iguaçu.
2) Detalhamento técnico
O sistema de aquaponia será trabalhado com a espécie Oreochromis niloticus (tilápia-do-Nilo) por ser um peixe rústico, de alta resistência ao manejo e por alcançar a fase de reprodução de, no mínimo, 4 meses. Juntamente com hortaliças folhosas alface, repolho, couve, rúcula, espinafre, almeirão, agrião, acelga, chicória e outras. Essas hortaliças folhosas servirá de filtração dos nutrientes acumulados na água gerado pelo arraçoamento dos peixes. A estrutura realizada será de caixas de água de 1000 litros para o cultivo de peixes, já para as hortaliças será utilizada canais para acomoda-las. Serão necessário também bombas de água aeradores, gerador de energia e rede hidráulica e elétrica
O sistema aquapônico com canais tem um volume de aproximadamente 1.000 litros para o cultivo de peixes e 6 m2 para o cultivo de hortaliças. Cerca de 6 meses após o início da operação, o sistema atinge o equilíbrio e sua colheita e colheita tornam-se constantes. Em um canal de 100mm, podem ser mantidas de duas a quatro plantas de tomate em vários estágios de crescimento, produzindo entre 0,3kg e 0,7kg de tomate por semana. Neste canal, planta-se também um ou duas plantas de couve, manjericão, hortelã ou outros vegetais de tamanho médio que exijam podas frequentes para que as folhas possam ser colhidas regularmente. Nos 8 canais de 75 mm, recomenda-se cultivar principalmente alface de diferentes variedades, mas também pode ser misturado com outros vegetais folhosos, como agrião, salsa, espinafre, almeirão, etc. Considerando que aproximadamente 80% dos furos desses canais são ocupados por pés de alface em vários estágios de crescimento, pode-se produzir aproximadamente 15 unidades por semana.
Seguindo as orientações de lotação de tilápias acima, a primeira colheita foi realizada após o 6º mês de operação do sistema. A partir daí, animais cuidadosamente selecionados com peso superior a 500 g podem ser capturados em intervalos regulares usando redes adequadas para peixes adultos. Assumindo este tamanho de captura, o sistema permite a produção de aproximadamente 5kg a 6kg de pescado por mês, que podem ser retirados em uma ou mais capturas ao longo do período.
Ocupando um espaço de 10 m2, esse sistema tem como objetivo atender as necessidades de uma família média brasileira de 4 a 5 pessoas.

Continue navegando