Buscar

HUMIDADE DO AR

Prévia do material em texto

HUMIDADE DO AR
Discentes: Docente: 
Célia José Msc. Sofia Martinho
Domingos Martins
Keen Setemane
Meque Alexandre
Argentino Murrupa
Norgenia Nhatuve
A humidade do ar é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor. Trata-se, dessa forma, de um dos mais relevantes elementos que actuam na atmosfera, pois a sua presença em maior ou menor grau influencia nas temperaturas, no regime de chuvas, na sensação térmica e até mesmo na nossa saúde.
O ar atmosférico é uma mistura de gases contendo cerca de 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e pequenas quantidades de dióxido de carbono, vapor de água e outros gases. O ar atmosférico é uma mistura de gases contendo cerca de 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e pequenas quantidades de dióxido de carbono, vapor de água e outros gases. 
A humidade relativa do Ar (UR) é definida como a relação, expressa em percentagem, entre a humidade absoluta e a humidade no seu ponto de saturação para determinada temperatura, ou ainda, a relação entre as pressões parcial de vapor e a pressão de saturação, à mesma temperatura (SEARS, 1984).
Quando a pressão parcial de vapor for igual à pressão de saturação, à mesma temperatura, a humidade relativa é de 100% e a atmosfera está saturada. 
Tipos de Humidade
1. Humidade absoluta do ar
A expressão humidade absoluta designa a quantidade do vapor por unidade do volume de ar exprime-se, regra geral, em gramas por metros cúbicos. A quantidade máxima do vapor de água que, a determinada temperatura e pressão atmosférica um determinado volume de ar pode conter, não pode ultrapassar um certo limite, limite esse que se designa por capacidade de higrometria.
Quando esse limite e atingido, diz-se que o ar esta saturado ou que atingiu o seu ponto de saturação, e dada a designação de ponto de designação, se o ponto de designação esta a baixo de 0, então este passa a designar-se por ponto de ebulição.
2. Humidade relativa do ar
A humidade relativa é de grande importância meteorológica e agronómica, pois determina entre outros factores a taxa de evaporação da água. Assim, para o homem, considera-se que a faixa de humidade relativa de 40 a 70% proporciona conforto máximo. Acima de 70%, a humidade relativa é alta, o que se reflecte na dificuldade de a água evaporar: o ambiente fica “abafado”. Abaixo de 40%, a evaporação ocorre com muita facilidade, reflectindo em problemas respiratórios, garganta e nariz secos, etc. Para as plantas, da mesma forma que para o homem, uma humidade relativa baixa resulta em altas taxas de transpiração; consequentemente, a planta deve extrair a água do solo a taxas maiores.
Em relação ao clima do local podemos compreender que a humidade do ar está relacionada com a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura atingida em determinado período. Assim, quanto maior for a humidade do ar menor será a amplitude térmica, por outro lado quanto menor for a amplitude do ar maior será a amplitude térmica.
As altas árvores impedem que o calor se espalhe nos locais mais baixos, próximos do solo. Além disso, a grande quantidade de água presente colabora para que essa região mantenha a humidade do ar elevada. 
A humidade do ar tende a ser menor nos períodos mais quentes (de dia) e maior nos períodos mais frios (durante a noite).
Composição do ar
O ar seco é composto de nitrogénio, oxigénio e agonio, além de outros componentes como dióxido de carbono, hidrogénio, hélio, néon e outros. Os primeiros três componentes compõem praticamente a totalidade. Nota-se que estas percentagens reflectem fracções molares ou de pressão parcial, conforme visto no item anterior. O ar é uma mistura de gases e, o ar se comporta como um gás ideal. 
Gás ideal (suas moléculas não ocupam espaço e elas pouco se integram), não é difícil entender que uma mistura de gases ideais também é um gás ideal. 
Pressão de vapor
No item anterior foi visto que o ar, em condições atmosféricas normais, contém um certo teor de água. Pela Lei de Dalton existirá portanto uma pressão parcial desse vapor de água. Essa pressão é de grande importância para muitos fenómenos ligados à meteorologia e agronomia pois, em conjunto com outros factores como temperatura, vento etc., determina a taxa de evaporação da água líquida. 
A água contida no ar pode se tornar líquida num processo chamado condensação. A condensação ocorre geralmente no caso de um esfriamento do ar. Exemplos são a condensação sobre vidros, o orvalho que se forma de madrugada nas folhas de plantas e a própria formação de nuvens.
Equipamentos utilizados param determinação da humidade relativa do ar
Higrómetro
Algumas substâncias com capacidade de absorver a humidade atmosférica servem como elemento básico para a construção de higrómetros. Entre elas estão o cabelo humano e sais de lítio. No higrómetro construído com cabelo humano, uma mecha de cabelos é colocada entre um ponto fixo e outro móvel e, segundo a humidade a que está submetida, ela varia de comprimento, arrastando o ponto móvel. Esse movimento é transmitido a um ponteiro que se desloca sobre uma escala, na qual estão os valores da humidade relativa. 
Psicrómetro
A instrumentalização para a condução deste trabalho foi baseada na utilização de um aparelho denominado Psicrómetro, também conhecido como termómetro de bulbo seco e bulbo húmido, para medidas da humidade relativa do ar. 
Um Psicrómetro consiste em um instrumento formado por dois termómetros, fixados em um único suporte. Um dos termómetros com bulbo seco e o outro com o bulbo húmido. Este último tem esse nome porque seu bulbo é envolvido geralmente por um algodão humedecido e sua temperatura é sensivelmente menor do que a do termómetro de bulbo seco, que marca a temperatura ambiente.
Carta Psicrométrica
Uma carta psicrométrica traz as propriedades da mistura de ar e vapor de água constituída na atmosfera em uma forma gráfica. Esta tem como ordenada a humidade específica e a pressão de vapor e, como abcissa, a temperatura do bulbo seco e o volume específico. 
A humidade específica corresponde a razão da massa do vapor de água para a massa de ar seco em um dado volume da mistura, enquanto que o volume específico é a razão entre o volume total de ar seco pela massa em uma determinada mistura. 
Na carta psicrométrica também são encontrados outros parâmetros como a temperatura do termómetro de bulbo húmido, a entalpia e a humidade relativa.
Todas essas propriedades são analisadas em geral a uma pressão barométrica de 1atm. Para a utilização da Carta Psicrométrica é necessário saber a temperatura do termómetro de bulbo seco e a temperatura do termómetro de bulbo húmido, fazendo assim uma intersecção das temperaturas na carta.
Princípio de Funcionamento do Psicrómetro
A água presente no algodão que envolve o bulbo do termómetro húmido evapora. Para a evaporação da água é necessário receber energia, denominada por calor latente. Por essa razão a água presente no algodão para evaporar absorve energia do líquido contido no bulbo do termómetro húmido, provocando a sua contracção e a redução da coluna do líquido dentro do termómetro. 
A redução da humidade do ar facilita a evaporação. Com isso, a temperatura do termómetro de bulbo húmido é reduzida ainda mais, aumentando a diferença de temperatura entre os termômetros. A temperatura ambiente é registrada pelo termómetro de bulbo seco.
Agradecemos pela atenção dispensada

Continue navegando