Buscar

relatório de quimica aplicada

Prévia do material em texto

PH ótimo (tratamento de água para consumo)
RESUMO
Ninguém vive sem água. Ela é indispensável para a vida humana e nosso corpo é composto em sua maior parte por essa substância, a fórmula é simples: uma molécula de água é feita pela ligação de dois átomos hidrogênio a um de oxigênio: H2O.
Para que essa água chegue em boa qualidade em nossas casas, tem todo um processo importante por trás disso, que é o tratamento de água, divido em 7 passos, e são: Captação, floculação, decantação, filtragem, desinfecção, reservatório e por fim encanação até nossa casa.
Durante esse tratamento usaremos o seguinte: Jartest (maquina), Sulfato de alumínio Al2(SO4)3. 
1. INTRODUÇÃO
A água um dos bens naturais mais importante para a vida humana em todos aspectos, e irei apresentar como essa água se torna pronta para o consumo sem maiores problemas, já uma água sem tratamento adequado pode trazer problemas para saúde assim como: Leptospirose, cólera, hepatite A e giardíase etc.
Sendo assim utilizamos de maquinas para experimento para verificação de qualidade da água, a máquina utilizada para esse experimento (Jartest) é composta por vários potinhos e nesses potinhos colocamos água (coletada) em quantidade iguais e colocamos o reagente que é o sulfato de alumínio em cada potinho de água em quantidades diferentes para sabermos no final qual quantidade necessária de reagente sulfato de alumínio utilizado para ficar com PH ótimo.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Equipamentos
 
Na figura 1 podemos observar o equipamento utilizado para fazer os testes e misturas de reagentes.
2.2 Preparação do hidróxido de sódio (NaOH)
Esse procedimento é feito para corrigir o pH – é usado universalmente para exprimir a intensidade com que determinada solução é ácida ou alcalina. Diz-se que a solução é ácida se seu pH é inferior a 7, e que ela é alcalina se seu pH é superior a 7. Uma solução, cujo pH é igual a 7, é neutra. Para tratamento da água, o pH é, sem dúvida, um dos mais importantes parâmetros uma vez que existe um pH ótimo de floculação e decantação.
2.3 Ensaio de JarTest
2.4 Turbidez
2.4 Turbidez 
Diz-se que a água é turva quando contém matérias em suspensão, que interferem com a passagem da luz através dela, ou na qual é restringida a visão em profundidade de certa amostra. A turbidez das águas é devida à presença de partículas em estado coloidal, em suspensão, matéria orgânica e inorgânica finamente dividida, plâncton e outros organismos microscópios. Evidentemente ela tende a ser mais alta nos cursos d’agua, nos quais a água está em constante agitação, e menor nos lagos, nos quais o repouso da água permite a sedimentação das matérias em suspensão. A turbidez pode variar de zero, em águas puras, até centenas ou milhares de unidades, em cursos d’agua poluídos. As leituras são determinadas são em unidades nefelométricas de turbidez (UNT ou NTU).
2.5 Coagulação
As impurezas contidas na água podem encontrar-se em suspensão ou dissolvidas. As suspensões podem ser do tipo grosseiras, facilmente capazes de flutuar ou decantar quando a água estiver em repouso (ex: folhas, sílica, restos vegetais, etc.); podem ainda ser do tipo fino, representado pela turbidez, bactérias, plâncton, etc. E as coloidais, representadas pelas emulsões (CO2), ferro e manganês oxidado, etc.
As impurezas dissolvidas são a dureza (sais de cálcio e magnésio), ferro e manganês não oxidados. A coagulação tem por objetivo aglomerar as impurezas que se encontram em suspensão ou em estado coloidal e algumas que se encontram dissolvidas em partículas maiores que possam ser removidas por decantação ou filtração.
Este fenômeno de aglomeração ocorre devido à duas ações distintas: desestabilidade por adição de produtos químicos que neutralizam as forças elétricas superficiais e se anulam as forças repulsivas (coagulação) e aglomeração dos coloides “descarregados” até a formação de flocos que sedimentam a uma velocidade adequada. Esta aglomeração ou floculação é facilitada pela agitação suave para facilitar o contato dos flocos uns com os outros sem, contudo, quebrá-los.
O sulfato de alumínio é o mais utilizado entre os coagulantes. É um sólido cristalino de cor branco- acinzentada contendo 17% de Al2O3 solúvel em água é disponível em pedra, pó ou em soluções concentradas. Na água o Al2(SO4)3. 18H2O reage com a alcalinidade natural formando o Al(OH)3. O Al(OH)3 irá formar os flocos e o CO2 é o responsável pelo aumento da acidez da água. Quando a alcalinidade natural é reduzida, geralmente adiciona-se cal Ca(OH)2 ou carbonato de sódio Na2CO3.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Os experimentos realizados em valores de pH de coagulação mais baixo, em torno de 5, promoveram as melhores eficiências de remoção de oocistos de Cryptosporidium. A análise morfológica dos flocos mostrou uma tendência à formação de flocos mais porosos e irregulares ao se adotar superdosagem de coagulante.
3.1 Determinação do pH ótimo 
4. BIBLIOGRAFIA
[1]HTTPS://BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/QUIMICA/SULFATO-ALUMINIO.HTM
[2]HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S1413-41522010000400010
[3]HTTP://SITE.SABESP.COM.BR/SITE/INTERNA/DEFAULT.ASPX?SECAOID=47

Continue navegando