Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2 Auditoria Governamental para Analista (BBTS) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG) aplicáveis ao controle externo, o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência, e a comunicação seja imediata, assegurando que os exames foram realizados em conformidade com as NAG, corresponde à etapa designada como
a) Comunicação dos Resultados e Relatório. b) Controle de Qualidade. c) Supervisão e Revisão. d) Execução. e) Planejamento.
a) Comunicação dos Resultados e Relatório.
b) Controle de Qualidade.
c) Supervisão e Revisão.
d) Execução.
e) Planejamento.

A fim de garantir credibilidade às auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP, nível 1) preveem implementação de um sistema de controle de qualidade, que inclui controle e asseguração da qualidade do processo de auditoria. Esse sistema de controle de qualidade
a) compreende avaliação periódica, por amostragem dos processos de auditoria encerrados, realizada por equipe de supervisão que deve incluir auditores que participaram do processo de auditoria avaliado, como forma de aperfeiçoamento e aprendizado. b) limita-se aos elementos relevantes da auditoria avaliada, dentre os quais inserem-se as responsabilidades de supervisão e revisão na conferência dos achados, independentemente das conclusões do processo. c) objetiva garantir maior proteção contra riscos de qualidade no procedimento, risco de comprometimento da independência e da objetividade, considerando processos de auditoria ainda em curso. d) não pode ser considerado parte integrante do processo de auditoria, para não prejudicar a impessoalidade e eficácia do controle. e) deve ser, ele próprio, objeto de avaliação periódica independente, como garantia de aderência às técnicas e às normas profissionais.
a) compreende avaliação periódica, por amostragem dos processos de auditoria encerrados, realizada por equipe de supervisão que deve incluir auditores que participaram do processo de auditoria avaliado, como forma de aperfeiçoamento e aprendizado.
b) limita-se aos elementos relevantes da auditoria avaliada, dentre os quais inserem-se as responsabilidades de supervisão e revisão na conferência dos achados, independentemente das conclusões do processo.
c) objetiva garantir maior proteção contra riscos de qualidade no procedimento, risco de comprometimento da independência e da objetividade, considerando processos de auditoria ainda em curso.
d) não pode ser considerado parte integrante do processo de auditoria, para não prejudicar a impessoalidade e eficácia do controle.
e) deve ser, ele próprio, objeto de avaliação periódica independente, como garantia de aderência às técnicas e às normas profissionais.

Um dos requisitos técnicos comumente utilizados nas análises de prestação de contas são os indicadores de desempenho, que devem ter, entre suas características essenciais, a capacidade de refletir a ação monitorada. Essa característica é a:
a) confiabilidade; b) estabilidade; c) homogeneidade; d) praticidade; e) validade.
a) confiabilidade;
b) estabilidade;
c) homogeneidade;
d) praticidade;
e) validade.

Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião do auditor deve ter um formato padronizado e pode ser modificada ou não modificada. Em relação à opinião modificada, relacione o tipo de opinião à sua respectiva explicação.
1. Qualificada 2. Adversa 3. Abstenção ( ) O auditor discorda com, ou é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente a apropriada acerca de certos itens do objeto que são ou podem ser relevantes, mas não generalizados. ( ) O auditor é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, devido a uma incerteza ou limitação de escopo que é tanto relevante quanto generalizada. ( ) O auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
a) 1 – 2 – 3.
b) 1 – 3 – 2.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 3 – 1 – 2.

Em um trabalho de auditoria com o objetivo de oferecer asseguração razoável, uma equipe de auditoria se deparou com uma série de limitações de acesso a dados, sob justificativa de que se tratava de dados pessoais sensíveis. O auditor responsável pelo trabalho da equipe avaliou que a restrição de acesso a dados previstos na matriz de planejamento da auditoria impediria a obtenção de evidência suficiente e apropriada, com impactos relevantes em alguns itens de julgamento. Nesse caso, ao elaborar o seu relatório, o auditor deve:
a) alterar o objetivo para asseguração limitada e emitir uma opinião com ressalvas; b) emitir uma opinião adversa, em decorrência da impossibilidade de obtenção de evidência suficiente e apropriada; c) emitir uma opinião qualificada, exceto por aspectos que considerar relevantes; d) reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo e emitir uma opinião não modificada; e) se abster de emitir opinião, em decorrência do risco de distorções relevantes e generalizadas no objeto auditado.
a) alterar o objetivo para asseguração limitada e emitir uma opinião com ressalvas;
b) emitir uma opinião adversa, em decorrência da impossibilidade de obtenção de evidência suficiente e apropriada;
c) emitir uma opinião qualificada, exceto por aspectos que considerar relevantes;
d) reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo e emitir uma opinião não modificada;
e) se abster de emitir opinião, em decorrência do risco de distorções relevantes e generalizadas no objeto auditado.

Um relatório de auditoria em que o auditor pode expressar uma opinião se o objeto está em conformidade, em todos os aspectos relevantes, com os critérios estabelecidos é emitido em trabalhos de:
a) asseguração limitada; b) certificação; c) monitoramento; d) relatório direto; e) revisão analítica.
a) asseguração limitada;
b) certificação;
c) monitoramento;
d) relatório direto;
e) revisão analítica.

O instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores o objetivo e as questões de auditoria, o escopo e as limitações de escopo, a metodologia utilizada, os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento é denominado
a) certificado de auditoria. b) papel de trabalho. c) matriz de planejamento. d) relatório de auditoria. e) nota de auditoria.
a) certificado de auditoria.
b) papel de trabalho.
c) matriz de planejamento.
d) relatório de auditoria.
e) nota de auditoria.

O relatório é o principal produto de uma auditoria, sendo o meio pelo qual a equipe de auditoria expressa sua opinião e emite seus comentários e suas sugestões. Assinale a opção que indica o requisito de qualidade que deve orientar a redação do relatório.
a) Tempestividade: o relatório deve ser de fácil leitura e compreensão para o usuário destinatário. b) Clareza: o relatório não deve se estender para transmitir e respaldar a mensagem, uma vez que detalhes excessivos, além de ocultar a mensagem real, podem confundir ou distrair os usuários. c) Concisão: deve-se maximizar o uso do relatório de auditoria, fornecendo informações relevantes a tempo de responder às necessidades legítimas dos gestores da entidade, autoridades do legislativo e outros usuários. d) Completude: o relatório deve conter evidências suficientes e apropriadas, necessárias para satisfazer os objetivos da auditoria e promover o entendimento das questões relatadas. e) Objetividade: a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e o benefício da implementação das recomendações são mais convincentes quando suportados por evidências suficientes e apropriadas.
a) Tempestividade: o relatório deve ser de fácil leitura e compreensão para o usuário destinatário.
b) Clareza: o relatório não deve se estender para transmitir e respaldar a mensagem, uma vez que detalhes excessivos, além de ocultar a mensagem real, podem confundir ou distrair os usuários.
c) Concisão: deve-se maximizar o uso do relatório de auditoria, fornecendo informações relevantes a tempo de responder às necessidades legítimas dos gestores da entidade, autoridades do legislativo e outros usuários.
d) Completude: o relatório deve conter evidências suficientes e apropriadas, necessárias para satisfazer os objetivos da auditoria e promover o entendimento das questões relatadas.
e) Objetividade: a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e o benefício da implementação das recomendações são mais convincentes quando suportados por evidências suficientes e apropriadas.

Entre os requisitos de qualidade do relatório de auditoria governamental está a relevância. Em relação à relevância, assinale a afirmativa correta.
a) Os relatórios, em face dos objetivos da auditoria, devem expor apenas o que tem importância dentro do contexto. b) Os relatórios devem apresentar as evidências necessárias para sustentar seus achados e conclusões, não deixando espaço para contra-argumentos. c) Os relatórios devem ser emitidos tempestivamente para que tenham utilidade para os destinatários, particularmente para aqueles que devem tomar as providências necessárias. d) Os relatórios devem ser apresentados de forma equilibrada em termos de conteúdo e tom. e) Os relatórios devem incluir todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitindo a correta compreensão dos fatos e das situações relatadas.
a) Os relatórios, em face dos objetivos da auditoria, devem expor apenas o que tem importância dentro do contexto.
b) Os relatórios devem apresentar as evidências necessárias para sustentar seus achados e conclusões, não deixando espaço para contra-argumentos.
c) Os relatórios devem ser emitidos tempestivamente para que tenham utilidade para os destinatários, particularmente para aqueles que devem tomar as providências necessárias.
d) Os relatórios devem ser apresentados de forma equilibrada em termos de conteúdo e tom.
e) Os relatórios devem incluir todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitindo a correta compreensão dos fatos e das situações relatadas.

Suponha que a auditoria das contas do exercício financeiro de determinada empresa pública tenha identificado evidências de inconsistência em determinada transação cuja receita tenha sido considerada no respectivo balanço como Contas a Receber. Tendo em vista a aplicação do critério de competência para reconhecimento da referida receita, o auditor concluiu que a mesma deveria ter sido considerada no exigível de longo prazo. Considerando as normas de auditoria governamental, caberá
a) relatório com recomendações, que, embora importe aprovação integral das contas, indica as medidas corretivas de natureza estritamente patrimonial e sem impacto financeiro. b) a edição de relatório com parágrafo de ênfase, descrevendo a discordância do auditor em relação ao referido lançamento contábil e apontando a adequação necessária. c) abstenção de opinião por parte do auditor, tendo em vista a inviabilidade de emissão de parecer conclusivo em decorrência da inconsistência identificada, eis que passível de afetar a fidedignidade das contas. d) a emissão de relatório parcial ou com limitação de escopo, expurgando do exame efetuado os itens e transações que estejam em desconformidade com as normas contábeis aplicáveis. e) a emissão de relatório com ressalva quanto ao referido item, desde que o auditor considere que a extensão do efeito da referida inconsistência não é de magnitude suficiente para ensejar parecer adverso.
a) relatório com recomendações, que, embora importe aprovação integral das contas, indica as medidas corretivas de natureza estritamente patrimonial e sem impacto financeiro.
b) a edição de relatório com parágrafo de ênfase, descrevendo a discordância do auditor em relação ao referido lançamento contábil e apontando a adequação necessária.
c) abstenção de opinião por parte do auditor, tendo em vista a inviabilidade de emissão de parecer conclusivo em decorrência da inconsistência identificada, eis que passível de afetar a fidedignidade das contas.
d) a emissão de relatório parcial ou com limitação de escopo, expurgando do exame efetuado os itens e transações que estejam em desconformidade com as normas contábeis aplicáveis.
e) a emissão de relatório com ressalva quanto ao referido item, desde que o auditor considere que a extensão do efeito da referida inconsistência não é de magnitude suficiente para ensejar parecer adverso.

As Normas de Auditoria, NAT do TCU apresentam recomendações referentes aos relatórios de auditoria. “Apresentar, entre outras, toda a informação e todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitir a correta compreensão dos fatos e situações relatadas, prover os usuários do relatório com uma compreensão suficientemente íntegra. As relações entre objetivos, critérios, achados e conclusões precisam ser expressas de forma clara e íntegra, permitindo sua verificação” é a característica de
a) completude. b) clareza. c) convicção. d) objetividade. e) tempestividade.
a) completude.
b) clareza.
c) convicção.
d) objetividade.
e) tempestividade.

Determinado Tribunal de Contas pretende realizar auditoria em um hospital público estadual, com o objetivo de verificar a regularidade das compras de medicamentos. Segundo as Normas de Auditoria – NAT, um dos modos mais efetivos para assegurar que um relatório seja imparcial, objetivo e completo é
a) submeter os achados de auditoria, preliminarmente à emissão do relatório, ao responsável pelo controle interno da entidade auditada, para que efetue as devidas correções. b) encaminhar cópia do relatório preliminar aos responsáveis pelas impropriedades e infringências detectadas na auditoria para que apresentem defesa. c) submeter o relatório preliminar para obtenção de comentários por parte dos dirigentes da entidade auditada. d) contratar especialistas no objeto a ser auditado e elaborar o relatório após dar ciência dos resultados alcançados aos dirigentes da entidade auditada. e) emitir o relatório de auditoria após a análise da defesa apresentada por parte dos dirigentes da entidade auditada.
a) submeter os achados de auditoria, preliminarmente à emissão do relatório, ao responsável pelo controle interno da entidade auditada, para que efetue as devidas correções.
b) encaminhar cópia do relatório preliminar aos responsáveis pelas impropriedades e infringências detectadas na auditoria para que apresentem defesa.
c) submeter o relatório preliminar para obtenção de comentários por parte dos dirigentes da entidade auditada.
d) contratar especialistas no objeto a ser auditado e elaborar o relatório após dar ciência dos resultados alcançados aos dirigentes da entidade auditada.
e) emitir o relatório de auditoria após a análise da defesa apresentada por parte dos dirigentes da entidade auditada.

De acordo com as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União − NAT, o instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores, entre outros, o objetivo, as questões e os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento, é denominado
a) relatório de auditoria. b) papéis de trabalho. c) parecer de auditoria. d) relatório de avaliação de gestão. e) certificado de auditoria.
a) relatório de auditoria.
b) papéis de trabalho.
c) parecer de auditoria.
d) relatório de avaliação de gestão.
e) certificado de auditoria.

Na auditoria realizada sobre a prestação de contas anual de determinada fundação pública relativa ao exercício de 2012, em alguns itens auditados foram verificados irregularidades e impropriedades sem prejuízos ao erário. Em função dos exames realizados, no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a opinião sobre as contas da entidade constará do documento denominado
a) relatório. b) certificado. c) parecer adverso. d) acórdão. e) prestações de contas.
a) relatório.
b) certificado.
c) parecer adverso.
d) acórdão.
e) prestações de contas.

De acordo com o Código de Administração Financeira do Estado de Pernambuco, o órgão central do subsistema da auditoria expressará suas conclusões a respeito dos exames de auditoria efetuados por meio de relatórios, certificados ou pareceres. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
a) Nos casos de tomada ou prestação de contas em que tais contas não puderem ser certificadas como regulares, deverá ser emitido parecer de auditoria. b) A expedição de certificado de auditoria atestando regularidade das contas isenta os responsáveis de qualquer questionamento futuro. c) Os pareceres de auditoria devem vir acompanhados da manifestação expressa dos responsáveis sempre que contiverem ressalvas ou mencionarem irregularidades. d) Os relatórios de auditoria devem ser assinados pelo secretário da fazenda e encaminhados ao chefe do poder executivo.
a) Nos casos de tomada ou prestação de contas em que tais contas não puderem ser certificadas como regulares, deverá ser emitido parecer de auditoria.
b) A expedição de certificado de auditoria atestando regularidade das contas isenta os responsáveis de qualquer questionamento futuro.
c) Os pareceres de auditoria devem vir acompanhados da manifestação expressa dos responsáveis sempre que contiverem ressalvas ou mencionarem irregularidades.
d) Os relatórios de auditoria devem ser assinados pelo secretário da fazenda e encaminhados ao chefe do poder executivo.

O Tribunal de Contas do Município deverá, à exceção das contas do Sr. Prefeito, julgar os processos de contas (prestações e tomadas) encaminhados pelo Poder Executivo, sobre os quais emitirá parecer prévio.
Ao julgá-los, deverá qualificá-los nas seguintes modalidades, consoante a Lei Municipal 289, de 1991, (Lei Orgânica do TCMRJ):
a) com ressalvas, sem ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
b) regular, regular com ressalvas e de irregularidade.
c) pleno, restritivo e de irregularidade.
d) limpo, com ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
e) limpo, modificado e qualificado.

Se o auditor discordar ou tiver dúvidas quanto a um ou mais elementos específicos das demonstrações financeiras que sejam relevantes, mas não fundamentais para a compreensão delas, o conteúdo do parecer de auditoria deve indicar claramente que se trata de um parecer
a) pleno.
b) adverso.
c) com ressalvas.
d) com notas relevantes.
e) com negativa de opinião.

O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado
a) Parecer com ressalva.
b) Relatório de auditoria.
c) Registro de constatações.
d) Certificado de irregularidade.
e) Nota.

Na auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade da gestão (ou não) e a adequação das peças examinadas (ou não) é denominado
a) Certificado.
b) Parecer sem ressalva.
c) Relatório de auditoria.
d) Registro das constatações.
e) Parecer conclusivo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG) aplicáveis ao controle externo, o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência, e a comunicação seja imediata, assegurando que os exames foram realizados em conformidade com as NAG, corresponde à etapa designada como
a) Comunicação dos Resultados e Relatório. b) Controle de Qualidade. c) Supervisão e Revisão. d) Execução. e) Planejamento.
a) Comunicação dos Resultados e Relatório.
b) Controle de Qualidade.
c) Supervisão e Revisão.
d) Execução.
e) Planejamento.

A fim de garantir credibilidade às auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP, nível 1) preveem implementação de um sistema de controle de qualidade, que inclui controle e asseguração da qualidade do processo de auditoria. Esse sistema de controle de qualidade
a) compreende avaliação periódica, por amostragem dos processos de auditoria encerrados, realizada por equipe de supervisão que deve incluir auditores que participaram do processo de auditoria avaliado, como forma de aperfeiçoamento e aprendizado. b) limita-se aos elementos relevantes da auditoria avaliada, dentre os quais inserem-se as responsabilidades de supervisão e revisão na conferência dos achados, independentemente das conclusões do processo. c) objetiva garantir maior proteção contra riscos de qualidade no procedimento, risco de comprometimento da independência e da objetividade, considerando processos de auditoria ainda em curso. d) não pode ser considerado parte integrante do processo de auditoria, para não prejudicar a impessoalidade e eficácia do controle. e) deve ser, ele próprio, objeto de avaliação periódica independente, como garantia de aderência às técnicas e às normas profissionais.
a) compreende avaliação periódica, por amostragem dos processos de auditoria encerrados, realizada por equipe de supervisão que deve incluir auditores que participaram do processo de auditoria avaliado, como forma de aperfeiçoamento e aprendizado.
b) limita-se aos elementos relevantes da auditoria avaliada, dentre os quais inserem-se as responsabilidades de supervisão e revisão na conferência dos achados, independentemente das conclusões do processo.
c) objetiva garantir maior proteção contra riscos de qualidade no procedimento, risco de comprometimento da independência e da objetividade, considerando processos de auditoria ainda em curso.
d) não pode ser considerado parte integrante do processo de auditoria, para não prejudicar a impessoalidade e eficácia do controle.
e) deve ser, ele próprio, objeto de avaliação periódica independente, como garantia de aderência às técnicas e às normas profissionais.

Um dos requisitos técnicos comumente utilizados nas análises de prestação de contas são os indicadores de desempenho, que devem ter, entre suas características essenciais, a capacidade de refletir a ação monitorada. Essa característica é a:
a) confiabilidade; b) estabilidade; c) homogeneidade; d) praticidade; e) validade.
a) confiabilidade;
b) estabilidade;
c) homogeneidade;
d) praticidade;
e) validade.

Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião do auditor deve ter um formato padronizado e pode ser modificada ou não modificada. Em relação à opinião modificada, relacione o tipo de opinião à sua respectiva explicação.
1. Qualificada 2. Adversa 3. Abstenção ( ) O auditor discorda com, ou é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente a apropriada acerca de certos itens do objeto que são ou podem ser relevantes, mas não generalizados. ( ) O auditor é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, devido a uma incerteza ou limitação de escopo que é tanto relevante quanto generalizada. ( ) O auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
a) 1 – 2 – 3.
b) 1 – 3 – 2.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 3 – 1 – 2.

Em um trabalho de auditoria com o objetivo de oferecer asseguração razoável, uma equipe de auditoria se deparou com uma série de limitações de acesso a dados, sob justificativa de que se tratava de dados pessoais sensíveis. O auditor responsável pelo trabalho da equipe avaliou que a restrição de acesso a dados previstos na matriz de planejamento da auditoria impediria a obtenção de evidência suficiente e apropriada, com impactos relevantes em alguns itens de julgamento. Nesse caso, ao elaborar o seu relatório, o auditor deve:
a) alterar o objetivo para asseguração limitada e emitir uma opinião com ressalvas; b) emitir uma opinião adversa, em decorrência da impossibilidade de obtenção de evidência suficiente e apropriada; c) emitir uma opinião qualificada, exceto por aspectos que considerar relevantes; d) reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo e emitir uma opinião não modificada; e) se abster de emitir opinião, em decorrência do risco de distorções relevantes e generalizadas no objeto auditado.
a) alterar o objetivo para asseguração limitada e emitir uma opinião com ressalvas;
b) emitir uma opinião adversa, em decorrência da impossibilidade de obtenção de evidência suficiente e apropriada;
c) emitir uma opinião qualificada, exceto por aspectos que considerar relevantes;
d) reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo e emitir uma opinião não modificada;
e) se abster de emitir opinião, em decorrência do risco de distorções relevantes e generalizadas no objeto auditado.

Um relatório de auditoria em que o auditor pode expressar uma opinião se o objeto está em conformidade, em todos os aspectos relevantes, com os critérios estabelecidos é emitido em trabalhos de:
a) asseguração limitada; b) certificação; c) monitoramento; d) relatório direto; e) revisão analítica.
a) asseguração limitada;
b) certificação;
c) monitoramento;
d) relatório direto;
e) revisão analítica.

O instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores o objetivo e as questões de auditoria, o escopo e as limitações de escopo, a metodologia utilizada, os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento é denominado
a) certificado de auditoria. b) papel de trabalho. c) matriz de planejamento. d) relatório de auditoria. e) nota de auditoria.
a) certificado de auditoria.
b) papel de trabalho.
c) matriz de planejamento.
d) relatório de auditoria.
e) nota de auditoria.

O relatório é o principal produto de uma auditoria, sendo o meio pelo qual a equipe de auditoria expressa sua opinião e emite seus comentários e suas sugestões. Assinale a opção que indica o requisito de qualidade que deve orientar a redação do relatório.
a) Tempestividade: o relatório deve ser de fácil leitura e compreensão para o usuário destinatário. b) Clareza: o relatório não deve se estender para transmitir e respaldar a mensagem, uma vez que detalhes excessivos, além de ocultar a mensagem real, podem confundir ou distrair os usuários. c) Concisão: deve-se maximizar o uso do relatório de auditoria, fornecendo informações relevantes a tempo de responder às necessidades legítimas dos gestores da entidade, autoridades do legislativo e outros usuários. d) Completude: o relatório deve conter evidências suficientes e apropriadas, necessárias para satisfazer os objetivos da auditoria e promover o entendimento das questões relatadas. e) Objetividade: a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e o benefício da implementação das recomendações são mais convincentes quando suportados por evidências suficientes e apropriadas.
a) Tempestividade: o relatório deve ser de fácil leitura e compreensão para o usuário destinatário.
b) Clareza: o relatório não deve se estender para transmitir e respaldar a mensagem, uma vez que detalhes excessivos, além de ocultar a mensagem real, podem confundir ou distrair os usuários.
c) Concisão: deve-se maximizar o uso do relatório de auditoria, fornecendo informações relevantes a tempo de responder às necessidades legítimas dos gestores da entidade, autoridades do legislativo e outros usuários.
d) Completude: o relatório deve conter evidências suficientes e apropriadas, necessárias para satisfazer os objetivos da auditoria e promover o entendimento das questões relatadas.
e) Objetividade: a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e o benefício da implementação das recomendações são mais convincentes quando suportados por evidências suficientes e apropriadas.

Entre os requisitos de qualidade do relatório de auditoria governamental está a relevância. Em relação à relevância, assinale a afirmativa correta.
a) Os relatórios, em face dos objetivos da auditoria, devem expor apenas o que tem importância dentro do contexto. b) Os relatórios devem apresentar as evidências necessárias para sustentar seus achados e conclusões, não deixando espaço para contra-argumentos. c) Os relatórios devem ser emitidos tempestivamente para que tenham utilidade para os destinatários, particularmente para aqueles que devem tomar as providências necessárias. d) Os relatórios devem ser apresentados de forma equilibrada em termos de conteúdo e tom. e) Os relatórios devem incluir todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitindo a correta compreensão dos fatos e das situações relatadas.
a) Os relatórios, em face dos objetivos da auditoria, devem expor apenas o que tem importância dentro do contexto.
b) Os relatórios devem apresentar as evidências necessárias para sustentar seus achados e conclusões, não deixando espaço para contra-argumentos.
c) Os relatórios devem ser emitidos tempestivamente para que tenham utilidade para os destinatários, particularmente para aqueles que devem tomar as providências necessárias.
d) Os relatórios devem ser apresentados de forma equilibrada em termos de conteúdo e tom.
e) Os relatórios devem incluir todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitindo a correta compreensão dos fatos e das situações relatadas.

Suponha que a auditoria das contas do exercício financeiro de determinada empresa pública tenha identificado evidências de inconsistência em determinada transação cuja receita tenha sido considerada no respectivo balanço como Contas a Receber. Tendo em vista a aplicação do critério de competência para reconhecimento da referida receita, o auditor concluiu que a mesma deveria ter sido considerada no exigível de longo prazo. Considerando as normas de auditoria governamental, caberá
a) relatório com recomendações, que, embora importe aprovação integral das contas, indica as medidas corretivas de natureza estritamente patrimonial e sem impacto financeiro. b) a edição de relatório com parágrafo de ênfase, descrevendo a discordância do auditor em relação ao referido lançamento contábil e apontando a adequação necessária. c) abstenção de opinião por parte do auditor, tendo em vista a inviabilidade de emissão de parecer conclusivo em decorrência da inconsistência identificada, eis que passível de afetar a fidedignidade das contas. d) a emissão de relatório parcial ou com limitação de escopo, expurgando do exame efetuado os itens e transações que estejam em desconformidade com as normas contábeis aplicáveis. e) a emissão de relatório com ressalva quanto ao referido item, desde que o auditor considere que a extensão do efeito da referida inconsistência não é de magnitude suficiente para ensejar parecer adverso.
a) relatório com recomendações, que, embora importe aprovação integral das contas, indica as medidas corretivas de natureza estritamente patrimonial e sem impacto financeiro.
b) a edição de relatório com parágrafo de ênfase, descrevendo a discordância do auditor em relação ao referido lançamento contábil e apontando a adequação necessária.
c) abstenção de opinião por parte do auditor, tendo em vista a inviabilidade de emissão de parecer conclusivo em decorrência da inconsistência identificada, eis que passível de afetar a fidedignidade das contas.
d) a emissão de relatório parcial ou com limitação de escopo, expurgando do exame efetuado os itens e transações que estejam em desconformidade com as normas contábeis aplicáveis.
e) a emissão de relatório com ressalva quanto ao referido item, desde que o auditor considere que a extensão do efeito da referida inconsistência não é de magnitude suficiente para ensejar parecer adverso.

As Normas de Auditoria, NAT do TCU apresentam recomendações referentes aos relatórios de auditoria. “Apresentar, entre outras, toda a informação e todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitir a correta compreensão dos fatos e situações relatadas, prover os usuários do relatório com uma compreensão suficientemente íntegra. As relações entre objetivos, critérios, achados e conclusões precisam ser expressas de forma clara e íntegra, permitindo sua verificação” é a característica de
a) completude. b) clareza. c) convicção. d) objetividade. e) tempestividade.
a) completude.
b) clareza.
c) convicção.
d) objetividade.
e) tempestividade.

Determinado Tribunal de Contas pretende realizar auditoria em um hospital público estadual, com o objetivo de verificar a regularidade das compras de medicamentos. Segundo as Normas de Auditoria – NAT, um dos modos mais efetivos para assegurar que um relatório seja imparcial, objetivo e completo é
a) submeter os achados de auditoria, preliminarmente à emissão do relatório, ao responsável pelo controle interno da entidade auditada, para que efetue as devidas correções. b) encaminhar cópia do relatório preliminar aos responsáveis pelas impropriedades e infringências detectadas na auditoria para que apresentem defesa. c) submeter o relatório preliminar para obtenção de comentários por parte dos dirigentes da entidade auditada. d) contratar especialistas no objeto a ser auditado e elaborar o relatório após dar ciência dos resultados alcançados aos dirigentes da entidade auditada. e) emitir o relatório de auditoria após a análise da defesa apresentada por parte dos dirigentes da entidade auditada.
a) submeter os achados de auditoria, preliminarmente à emissão do relatório, ao responsável pelo controle interno da entidade auditada, para que efetue as devidas correções.
b) encaminhar cópia do relatório preliminar aos responsáveis pelas impropriedades e infringências detectadas na auditoria para que apresentem defesa.
c) submeter o relatório preliminar para obtenção de comentários por parte dos dirigentes da entidade auditada.
d) contratar especialistas no objeto a ser auditado e elaborar o relatório após dar ciência dos resultados alcançados aos dirigentes da entidade auditada.
e) emitir o relatório de auditoria após a análise da defesa apresentada por parte dos dirigentes da entidade auditada.

De acordo com as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União − NAT, o instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores, entre outros, o objetivo, as questões e os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento, é denominado
a) relatório de auditoria. b) papéis de trabalho. c) parecer de auditoria. d) relatório de avaliação de gestão. e) certificado de auditoria.
a) relatório de auditoria.
b) papéis de trabalho.
c) parecer de auditoria.
d) relatório de avaliação de gestão.
e) certificado de auditoria.

Na auditoria realizada sobre a prestação de contas anual de determinada fundação pública relativa ao exercício de 2012, em alguns itens auditados foram verificados irregularidades e impropriedades sem prejuízos ao erário. Em função dos exames realizados, no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a opinião sobre as contas da entidade constará do documento denominado
a) relatório. b) certificado. c) parecer adverso. d) acórdão. e) prestações de contas.
a) relatório.
b) certificado.
c) parecer adverso.
d) acórdão.
e) prestações de contas.

De acordo com o Código de Administração Financeira do Estado de Pernambuco, o órgão central do subsistema da auditoria expressará suas conclusões a respeito dos exames de auditoria efetuados por meio de relatórios, certificados ou pareceres. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
a) Nos casos de tomada ou prestação de contas em que tais contas não puderem ser certificadas como regulares, deverá ser emitido parecer de auditoria. b) A expedição de certificado de auditoria atestando regularidade das contas isenta os responsáveis de qualquer questionamento futuro. c) Os pareceres de auditoria devem vir acompanhados da manifestação expressa dos responsáveis sempre que contiverem ressalvas ou mencionarem irregularidades. d) Os relatórios de auditoria devem ser assinados pelo secretário da fazenda e encaminhados ao chefe do poder executivo.
a) Nos casos de tomada ou prestação de contas em que tais contas não puderem ser certificadas como regulares, deverá ser emitido parecer de auditoria.
b) A expedição de certificado de auditoria atestando regularidade das contas isenta os responsáveis de qualquer questionamento futuro.
c) Os pareceres de auditoria devem vir acompanhados da manifestação expressa dos responsáveis sempre que contiverem ressalvas ou mencionarem irregularidades.
d) Os relatórios de auditoria devem ser assinados pelo secretário da fazenda e encaminhados ao chefe do poder executivo.

O Tribunal de Contas do Município deverá, à exceção das contas do Sr. Prefeito, julgar os processos de contas (prestações e tomadas) encaminhados pelo Poder Executivo, sobre os quais emitirá parecer prévio.
Ao julgá-los, deverá qualificá-los nas seguintes modalidades, consoante a Lei Municipal 289, de 1991, (Lei Orgânica do TCMRJ):
a) com ressalvas, sem ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
b) regular, regular com ressalvas e de irregularidade.
c) pleno, restritivo e de irregularidade.
d) limpo, com ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
e) limpo, modificado e qualificado.

Se o auditor discordar ou tiver dúvidas quanto a um ou mais elementos específicos das demonstrações financeiras que sejam relevantes, mas não fundamentais para a compreensão delas, o conteúdo do parecer de auditoria deve indicar claramente que se trata de um parecer
a) pleno.
b) adverso.
c) com ressalvas.
d) com notas relevantes.
e) com negativa de opinião.

O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado
a) Parecer com ressalva.
b) Relatório de auditoria.
c) Registro de constatações.
d) Certificado de irregularidade.
e) Nota.

Na auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade da gestão (ou não) e a adequação das peças examinadas (ou não) é denominado
a) Certificado.
b) Parecer sem ressalva.
c) Relatório de auditoria.
d) Registro das constatações.
e) Parecer conclusivo.

Prévia do material em texto

Auditoria Governamental para Analista (BBTS) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2c1ZD )
Ordenação: Por Matéria
Auditoria Governamental e Controle
Questão 201: FCC - Aud CS (TMC-GO)/TCM GO/2015
Assunto: Supervisão e Revisão de auditoria
Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG) aplicáveis ao controle externo, o envolvimento
dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na
motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de
forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com
antecedência, e a comunicação seja imediata, assegurando que os exames foram realizados em
conformidade com as NAG, corresponde à etapa designada como
 a) Comunicação dos Resultados e Relatório.
 b) Controle de Qualidade.
 c) Supervisão e Revisão.
 d) Execução.
 e) Planejamento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/256752
Questão 202: VUNESP - AFF (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2017
Assunto: Controle de Qualidade da Auditoria Governamental
A fim de garantir credibilidade às auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, Normas Brasileiras de
Auditoria do Setor Público (NBASP, nível 1) preveem implementação de um sistema de controle de
qualidade, que inclui controle e asseguração da qualidade do processo de auditoria. Esse sistema de
controle de qualidade
 a) compreende avaliação periódica, por amostragem dos processos de auditoria encerrados, realizada
por equipe de supervisão que deve incluir auditores que participaram do processo de auditoria avaliado,
como forma de aperfeiçoamento e aprendizado.
 b) limita-se aos elementos relevantes da auditoria avaliada, dentre os quais inserem-se as
responsabilidades de supervisão e revisão na conferência dos achados, independentemente das
conclusões do processo.
 c) objetiva garantir maior proteção contra riscos de qualidade no procedimento, risco de
comprometimento da independência e da objetividade, considerando processos de auditoria ainda em
curso.
 d) não pode ser considerado parte integrante do processo de auditoria, para não prejudicar a
impessoalidade e eficácia do controle.
 e) deve ser, ele próprio, objeto de avaliação periódica independente, como garantia de aderência às
técnicas e às normas profissionais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/577334
Questão 203: FGV - Ana (IBGE)/IBGE/Ciências Contábeis/2016
Assunto: Controle de Qualidade da Auditoria Governamental
Um dos requisitos técnicos comumente utilizados nas análises de prestação de contas são os indicadores
de desempenho, que devem ter, entre suas características essenciais, a capacidade de refletir a ação
monitorada. Essa característica é a:
 a) confiabilidade;
 b) estabilidade;
 c) homogeneidade;
 d) praticidade;
 e) validade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/354901
Questão 204: FGV - AFCTE (Sefaz AM)/SEFAZ AM/2022
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião do auditor
deve ter um formato padronizado e pode ser modificada ou não modificada. Em relação à opinião
modificada, relacione o tipo de opinião à sua respectiva explicação.
 
1. Qualificada
2. Adversa
3. Abstenção
 
( ) O auditor discorda com, ou é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente a apropriada
acerca de certos itens do objeto que são ou podem ser relevantes, mas não generalizados.
 
( ) O auditor é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, devido a uma
incerteza ou limitação de escopo que é tanto relevante quanto generalizada.
 
( ) O auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou
distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados.
 
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
 a) 1 – 2 – 3.
 b) 1 – 3 – 2.
 c) 2 – 1 – 3.
 d) 2 – 3 – 1.
 e) 3 – 1 – 2.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1990708
Questão 205: FGV - Ana (MPE SC)/MPE SC/Contabilidade/2022
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Em um trabalho de auditoria com o objetivo de oferecer asseguração razoável, uma equipe de auditoria
se deparou com uma série de limitações de acesso a dados, sob justificativa de que se tratava de dados
pessoais sensíveis. O auditor responsável pelo trabalho da equipe avaliou que a restrição de acesso a
dados previstos na matriz de planejamento da auditoria impediria a obtenção de evidência suficiente e
apropriada, com impactos relevantes em alguns itens de julgamento.
Nesse caso, ao elaborar o seu relatório, o auditor deve:
 a) alterar o objetivo para asseguração limitada e emitir uma opinião com ressalvas;
 b) emitir uma opinião adversa, em decorrência da impossibilidade de obtenção de evidência
suficiente e apropriada;
 c) emitir uma opinião qualificada, exceto por aspectos que considerar relevantes;
 d) reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo e emitir uma opinião não modificada;
 e) se abster de emitir opinião, em decorrência do risco de distorções relevantes e generalizadas no
objeto auditado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2060120
Questão 206: FGV - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria Governamental/2021
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Um relatório de auditoria em que o auditor pode expressar uma opinião se o objeto está em
conformidade, em todos os aspectos relevantes, com os critérios estabelecidos é emitido em trabalhos
de:
 a) asseguração limitada;
 b) certificação;
 c) monitoramento;
 d) relatório direto;
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1692098
Questão 207: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (TCM-BA)/TCM BA/Infraestrutura/2018
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
O instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores o
objetivo e as questões de auditoria, o escopo e as limitações de escopo, a metodologia utilizada, os
achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento é denominado 
 a) certificado de auditoria.
 b) papel de trabalho.
 c) matriz de planejamento.
 d) relatório de auditoria.
 e) nota de auditoria.
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/621373
Questão 208: FGV - AMCI (CGM Niterói)/Pref Niterói/Auditoria Governamental/2018
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
O relatório é o principal produto de uma auditoria, sendo o meio pelo qual a equipe de auditoria expressa
sua opinião e emite seus comentários e suas sugestões.
Assinale a opção que indica o requisito de qualidade que deve orientar a redação do relatório.
 a) Tempestividade: o relatório deve ser de fácil leitura e compreensão para o usuário destinatário.
 b) Clareza: o relatório não deve se estender para transmitir e respaldar a mensagem, uma vez que
detalhes excessivos, além de ocultar a mensagem real, podem confundir ou distrair os usuários.
 c) Concisão: deve-se maximizar o uso do relatório de auditoria, fornecendo informações relevantes a
tempo de responder às necessidades legítimas dos gestores da entidade, autoridades do legislativo e
outros usuários.
 d) Completude: o relatório deve conter evidências suficientes e apropriadas, necessárias para
satisfazer os objetivos da auditoria e promover o entendimento das questões relatadas.
 e) Objetividade: a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e o benefício da
implementação das recomendações são mais convincentes quando suportadospor evidências suficientes
e apropriadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/632509
Questão 209: FGV - Aud (MPE AL)/MPE AL/2018
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Entre os requisitos de qualidade do relatório de auditoria governamental está a relevância.
Em relação à relevância, assinale a afirmativa correta.
 a) Os relatórios, em face dos objetivos da auditoria, devem expor apenas o que tem importância
dentro do contexto.
 b) Os relatórios devem apresentar as evidências necessárias para sustentar seus achados e
conclusões, não deixando espaço para contra-argumentos.
 c) Os relatórios devem ser emitidos tempestivamente para que tenham utilidade para os
destinatários, particularmente para aqueles que devem tomar as providências necessárias.
 d) Os relatórios devem ser apresentados de forma equilibrada em termos de conteúdo e tom.
 e) Os relatórios devem incluir todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da
auditoria, permitindo a correta compreensão dos fatos e das situações relatadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/670907
Questão 210: FCC - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Administrador/2018
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Suponha que a auditoria das contas do exercício financeiro de determinada empresa pública tenha
identificado evidências de inconsistência em determinada transação cuja receita tenha sido considerada
no respectivo balanço como Contas a Receber. Tendo em vista a aplicação do critério de competência
para reconhecimento da referida receita, o auditor concluiu que a mesma deveria ter sido considerada no
exigível de longo prazo.
 
Considerando as normas de auditoria governamental, caberá
 a) relatório com recomendações, que, embora importe aprovação integral das contas, indica as
medidas corretivas de natureza estritamente patrimonial e sem impacto financeiro.
 b) a edição de relatório com parágrafo de ênfase, descrevendo a discordância do auditor em relação
ao referido lançamento contábil e apontando a adequação necessária.
 c) abstenção de opinião por parte do auditor, tendo em vista a inviabilidade de emissão de parecer
conclusivo em decorrência da inconsistência identificada, eis que passível de afetar a fidedignidade das
contas.
 d) a emissão de relatório parcial ou com limitação de escopo, expurgando do exame efetuado os
itens e transações que estejam em desconformidade com as normas contábeis aplicáveis.
 e) a emissão de relatório com ressalva quanto ao referido item, desde que o auditor considere que a
extensão do efeito da referida inconsistência não é de magnitude suficiente para ensejar parecer
adverso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/696937
Questão 211: FCC - ACE (TCM-GO)/TCM GO/Informática/2015
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
As Normas de Auditoria, NAT do TCU apresentam recomendações referentes aos relatórios de auditoria.
“Apresentar, entre outras, toda a informação e todos os elementos necessários para satisfazer os
objetivos da auditoria, permitir a correta compreensão dos fatos e situações relatadas, prover os usuários
do relatório com uma compreensão suficientemente íntegra. As relações entre objetivos, critérios,
achados e conclusões precisam ser expressas de forma clara e íntegra, permitindo sua verificação” é a
característica de
 a) completude.
 b) clareza.
 c) convicção.
 d) objetividade.
 e) tempestividade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/256878
Questão 212: FCC - ACE (TCE-CE)/TCE CE/Controle Externo/Auditoria de Tecnologia da
Informação/2015
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Determinado Tribunal de Contas pretende realizar auditoria em um hospital público estadual, com o
objetivo de verificar a regularidade das compras de medicamentos. Segundo as Normas de Auditoria –
NAT, um dos modos mais efetivos para assegurar que um relatório seja imparcial, objetivo e completo é
 a) submeter os achados de auditoria, preliminarmente à emissão do relatório, ao responsável pelo
controle interno da entidade auditada, para que efetue as devidas correções.
 b) encaminhar cópia do relatório preliminar aos responsáveis pelas impropriedades e infringências
detectadas na auditoria para que apresentem defesa.
 c) submeter o relatório preliminar para obtenção de comentários por parte dos dirigentes da entidade
auditada.
 d) contratar especialistas no objeto a ser auditado e elaborar o relatório após dar ciência dos
resultados alcançados aos dirigentes da entidade auditada.
 e) emitir o relatório de auditoria após a análise da defesa apresentada por parte dos dirigentes da
entidade auditada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/282429
Questão 213: FCC - TJ TRT3/TRT 3/Apoio Especializado/Contabilidade/2015
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
De acordo com as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União − NAT, o instrumento formal e
técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores, entre outros, o objetivo, as
questões e os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento, é denominado
 a) relatório de auditoria.
 b) papéis de trabalho.
 c) parecer de auditoria.
 d) relatório de avaliação de gestão.
 e) certificado de auditoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/292448
Questão 214: FCC - AJ TRE RO/TRE RO/Administrativa/Contabilidade/2013
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Na auditoria realizada sobre a prestação de contas anual de determinada fundação pública relativa ao
exercício de 2012, em alguns itens auditados foram verificados irregularidades e impropriedades sem
prejuízos ao erário. Em função dos exames realizados, no âmbito do Sistema de Controle Interno do
Poder Executivo Federal, a opinião sobre as contas da entidade constará do documento denominado
 a) relatório.
 b) certificado.
 c) parecer adverso.
 d) acórdão.
 e) parecer com ressalvas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/154072
Questão 215: FCC - AJ TRE SP/TRE SP/Administrativa/Contabilidade/2012
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Em auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno
sobre a exatidão e regularidade, ou não, da gestão e a adequação, ou não, das peças examinadas,
devendo ser assinado pela autoridade competente para tal fim é denominado
 a) Relatório.
 b) Certificado.
 c) Nota.
 d) Parecer.
 e) Solicitação de auditoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/64288
Questão 216: FGV - Aud Est (CGE RJ)/CGE RJ/2011
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Considerando o disposto no regulamento do Código de Administração Financeira do Estado do Rio de
Janeiro, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Quando o Certificado de Auditoria contiver ressalvas, serão estas minuciosamente descritas em
relatório anexado ao Certificado e numeração correspondente.
 b) Quando o Certificado de Auditoria concluir pela irregularidade das contas, deverá estar
acompanhado do relatório no qual se configure a irregularidade.
 c) Os Certificados de Auditoria serão elaborados por auditores da Auditoria Geral do Estado, com base
na execução de programas gerais ou específicos de auditoria contábil e serão subscritos pelo Auditor
Geral do Estado ou por servidor por este designado, ambos qualificados profissionalmente.
 d) A Auditoria Geral do Estado manterá registro cronológico de entrada e saída dos processos relativos
a tomadas e prestações de contas.
 e) As InspetoriasSetoriais de Finanças ou órgão de contabilidade equivalentes manterão arquivados e
à disposição da Auditoria Geral do Estado e dos Agentes incumbidos do controle externo, de competência
do Tribunal de Contas do Estado, pelo prazo mínimo de 15 anos, os comprovantes das operações
realizadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46412
Questão 217: CEBRASPE (CESPE) - Ana (SAD PE)/SAD PE/Controle Interno/Finanças
Públicas/2010
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
De acordo com o Código de Administração Financeira do Estado de Pernambuco, o órgão central do
subsistema da auditoria expressará suas conclusões a respeito dos exames de auditoria efetuados por
meio de relatórios, certificados ou pareceres. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
 a) Nos casos de tomada ou prestação de contas em que tais contas não puderem ser certificadas
como regulares, deverá ser emitido parecer de auditoria.
 b) A expedição de certificado de auditoria atestando regularidade das contas isenta os responsáveis
de qualquer questionamento futuro.
 c) Os pareceres de auditoria devem vir acompanhados da manifestação expressa dos responsáveis
sempre que contiverem ressalvas ou mencionarem irregularidades.
 d) Os relatórios de auditoria devem ser assinados pelo secretário da fazenda e encaminhados ao chefe
do poder executivo, que autorizará o secretário da fazenda a adotar as providências que este julgar
cabíveis.
 e) O titular da secretaria de estado a que estiver vinculado o órgão em que tiverem sido constatadas e
relatadas irregularidades deve manifestar-se em 60 dias, concordando ou rejeitando as conclusões da
auditoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545920
Questão 218: CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE AC)/TCE AC/Administração Pública e ou de
Empresas/2009
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Julgue os itens a seguir, relacionados à elaboração dos relatórios de auditoria operacional no setor
público.
 
I O relatório de execução de auditoria tem, como um de seus objetivos, o de levar ao conhecimento
de terceiros o projeto de auditoria proposto.
 
II No aprofundamento dos diversos temas envolvidos na auditoria, as citações diretas de fontes
externas, ainda que extensas, são preferíveis às indiretas.
 
III O principal instrumento de apoio à elaboração do relatório de planejamento de auditoria é a
matriz de planejamento.
 
IV Na descrição da metodologia aplicada, devem ser especificados os critérios de auditoria, as
características das unidades de pesquisa e o desenho amostral.
 
Estão certos apenas os itens
 a) I e II.
 b) I e IV.
 c) II e III.
 d) III e IV.
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1568113
Questão 219: FGV - Aud (TCM-RJ)/TCM RJ/2008
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
O Tribunal de Contas do Município deverá, à exceção das contas do Sr. Prefeito, julgar os processos de
contas (prestações e tomadas) encaminhados pelo Poder Executivo, sobre os quais emitirá parecer
prévio. Ao julgá-los, deverá qualificá-los nas seguintes modalidades, consoante a Lei Municipal 289, de
1991, (Lei Orgânica do TCMRJ):
 a) com ressalvas, sem ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
 b) regular, regular com ressalvas e de irregularidade.
 c) pleno, restritivo e de irregularidade.
 d) limpo, com ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
 e) limpo, modificado e qualificado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/93158
Questão 220: FCC - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria de Tecnologia da Informação/2008
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Se o auditor discordar ou tiver dúvidas quanto a um ou mais elementos específicos das demonstrações
financeiras que sejam relevantes, mas não fundamentais para a compreensão delas, o conteúdo do
parecer de auditoria deve indicar claramente que se trata de um parecer
 a) pleno.
 b) adverso.
 c) com ressalvas.
 d) com notas relevantes.
 e) com negativa de opinião.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/290786
Questão 221: FCC - Ana MPU/MPU/Perícia/Contabilidade/2007
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos
exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos
trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à
Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado
 a) Parecer com ressalva.
 b) Relatório de auditoria.
 c) Registro de constatações.
 d) Certificado de irregularidade.
 e) Nota.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/41624
Questão 222: FCC - Ana MPU/MPU/Perícia/Contabilidade/2007
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Na auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno
sobre a exatidão e regularidade da gestão (ou não) e a adequação das peças examinadas (ou não) é
denominado
 a) Certificado.
 b) Parecer sem ressalva.
 c) Relatório de auditoria.
 d) Registro das constatações.
 e) Parecer conclusivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/41625
Questão 223: FCC - Aud (TCE-AM)/TCE AM/2007
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
São tipos de certificado de auditoria governamental:
 a) sem ressalva, com ressalva e com abstenção de opinião.
 b) sem ressalva, irregulares e adversos.
 c) com parágrafo de ênfase, adversos e com abstenção de opinião.
 d) com ressalva, regulares e com abstenção de opinião.
 e) regulares, regulares com ressalvas e irregulares.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/262627
Questão 224: FCC - Aud (TCE-CE)/TCE CE/2006
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
Os tipos de certificados de auditoria governamental são:
 a) sem ressalva, com ressalva e com abstenção de opinião.
 b) de legalidade, de legalidade com ressalvas e de ilegalidade.
 c) de regularidade, de regularidade com ressalvas e de irregularidade.
 d) de regularidade com ênfase, regularidade e regularidade com ressalvas.
 e) favorável, com abstenção de opinião e adverso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260997
Questão 225: FCC - AJ TRE RN/TRE RN/Administrativa/Contabilidade/2005
Assunto: Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
No uso de suas atribuições o auditor público poderá emitir os seguintes tipos de pareceres:
 a) pleno, com ressalva e de exceção.
 b) de abstenção, adverso e restritivo.
 c) de excepcionalidade, com restrição e pleno.
 d) de irregularidade, adverso e com exceção.
 e) pleno, restritivo e de irregularidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/381269
Auditoria Privada
Questão 226: FGV - AFRE MG/SEF MG/Auditoria e Fiscalização/2023
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor deve definir e executar procedimentos de auditoria que sejam apropriados às circunstâncias
com o objetivo de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.
De acordo com a NBC TA 500 (R1) - Evidência de Auditoria, assinale a opção que indica o procedimento
que busca informações junto a pessoas com conhecimento financeiro e não financeiro, dentro ou fora da
entidade.
 a) Indagação.
 b) Recálculo.
 c) Inspeção.
 d) Observação.
 e) Confirmação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2266759
Questão 227: VUNESP- ACE (TCM SP)/TCM SP/Administração/2023
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Se o auditor, no curso dos trabalhos da auditoria, decidir realizar o exame de registros ou documentos,
internos ou externos, em papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de ativo,
está realizando o procedimento de auditoria tecnicamente chamado de
 a) observação.
 b) confirmação externa.
 c) indagação.
 d) inspeção.
 e) full disclosure.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2335011
Questão 228: VUNESP - AFT (Jaguariúna)/Pref Jaguariúna/2023
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor independente, ao analisar informações da empresa sob sua auditoria com informações de
entidades do mesmo setor de atividade, como a comparação entre índices de vendas e contas a receber
com as médias do setor ou com outras entidades de porte comparável do mesmo setor, estará
realizando:
 a) procedimentos analíticos de auditoria.
 b) teste essencialmente subjetivos.
 c) avaliação dos controles internos gerenciais da entidade.
 d) captação de informações para inclusão em seu relatório de auditoria.
 e) verificação de a performance da empresa em comparação ao mercado que ela atua, para
identificar eventual ineficiência operacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2338367
Questão 229: FGV - AFRFB/SRFB/Geral/2023
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No decorrer da realização de um trabalho de auditoria, um auditor estava analisando o saldo de contas a
receber da entidade auditada.
 
Diante da necessidade de confirmar a existência de um débito com um devedor, o auditor deve
 a) aplicar procedimentos de conciliação bancária com contas a receber.
 b) examinar evidências internas da firma.
 c) examinar os registros contábeis e a documentação hábil.
 d) realizar procedimentos analíticos nos saldos de contas a receber e de créditos de liquidação
duvidosa.
 e) solicitar confirmação positiva para obter evidência de melhor qualidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2346850
Questão 230: VUNESP - Cont (CAMPREV)/CAMPREV/2023
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O termo significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações
plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto.
 a) circularização
 b) procedimento analítico
 c) recálculo
 d) revisão
 e) testes substantivos
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2349450
Questão 231: CEBRASPE (CESPE) - ATT (SEFAZ SE)/SEFAZ SE/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em relação aos procedimentos de auditoria descritos na NBC TA 500 (R1), julgue os itens seguintes.
 
I Caso necessário, o auditor pode utilizar o procedimento de reexecução, solicitando que funcionário
da entidade realize novamente procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como
parte do controle interno da entidade.
 
II A indagação a pessoas de dentro ou de fora da entidade pode ser realizada de forma escrita
formal ou oral informal e visa obter informações e conhecimentos financeiros e não financeiros sobre
o objeto de auditoria.
 
III A confirmação externa, muito utilizada para reafirmar ou não os saldos da entidade, pode ter
forma escrita, eletrônica ou ser feita por outras mídias.
 
IV Recálculo é o procedimento, manual ou eletrônico, por meio do qual o auditor verifica a exatidão
matemática de documentos ou registros.
 
Estão certos apenas os itens
 a) I e III.
 b) I e IV.
 c) II e IV.
 d) I, II e III.
 e) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1942579
Questão 232: FGV - AFTE (SEFAZ AM)/SEFAZ AM/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
De acordo com a NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos, se os procedimentos analíticos executados
identificam flutuações ou relações que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que
diferem dos valores esperados de maneira significativa, o auditor deve examinar essas diferenças por
meio de
 a) indagação à administração e da obtenção de evidência de auditoria apropriada e relevante para as
respostas da administração.
 b) avaliação das informações obtidas por meio de estudos das relações plausíveis entre os dados
obtidos e os valores esperados.
 c) verificação de procedimentos e controles que foram originalmente realizados como parte do
controle interno da entidade.
 d) revisão do trabalho executado, reaplicação dos procedimentos efetuados anteriormente e
investigação das flutuações identificadas que se desviem significativamente dos valores previstos.
 e) obtenção de confirmação externa, representada por evidência de auditoria obtida pelo auditor
como resposta escrita de terceiro ao auditor, em forma escrita ou eletrônica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1992154
Questão 233: FGV - Ana (MPE SC)/MPE SC/Contabilidade/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Uma equipe de auditores foi designada para investigar irregularidades na compra de equipamentos
hospitalares adquiridos em regime de urgência em decorrência de um incêndio que afetou os
equipamentos em uso anteriormente. Após um exame inicial das notas fiscais constantes no processo de
aquisição, os auditores começaram a buscar evidências de superfaturamento.
Para obter esse tipo de evidência, uma técnica recomendada é:
 a) revisão analítica;
 b) observação direta;
 c) exame documental;
 d) confirmação positiva;
 e) conferência de cálculos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2060104
Questão 234: VUNESP - Cont (CM Orlândia)/CM Orlândia/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
São avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados
financeiros e não financeiros. Compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações
identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem
significativamente dos valores esperados. O texto refere-se, sob as normas de contabilidade de auditoria,
a
 a) Testes de transações e saldos.
 b) Procedimentos analíticos.
 c) Abordagem substantiva.
 d) Avaliação de controles internos.
 e) Teste de confirmação de informações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2113342
Questão 235: FCC - ARE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Considere o excerto abaixo:
 
Dutchi, Hillison e Pacini (2004) afirmam que, em geral, os resultados da análise digital com base na LB
[Lei de Bendford] são mais confiáveis se toda a conta contábil for analisada, ao invés de amostrada, uma
vez que, quanto maior o número de transações ou itens no conjunto de dados, mais precisa será a
análise.
(Adaptado de: SILVA, Archibald de Araujo. Estimativa do valor do imposto com base na Lei de Bendford)
 
Acerca da análise mencionada:
 a) cuida da aplicação de importante legislação para prevenção de fraudes inspirada na experiência
inglesa.
 b) ainda não é acolhida como teste substantivo válido pelas normas em vigor, uma vez que não
permite amostragem.
 c) trata-se de técnica que observa tão somente o primeiro ou os primeiros dígitos das transações,
descartando todo o restante, em busca de regularidades estatísticas.
 d) trata-se de técnica exaustiva, em que as transações amostradas são somadas e rastreadas uma a
uma.
 e) trata-se de técnica apta a indicar com precisão o valor do imposto devido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2163534
Questão 236: FCC - ARE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Parte integral do trabalho deauditoria é a execução dos chamados procedimentos analíticos, que,
conforme a NBC TA 520, podem ser definidos como
 a) o expediente de confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente
executadas.
 b) expedientes e análises realizadas nas demonstrações contábeis consolidadas, sem desdobramento
ao nível de elemento individual de informação, pois estes constituem objeto dos procedimentos
sintéticos.
 c) expedientes e análises realizadas nos desdobramentos ao nível de elemento individual de
informação, sem as agregações das demonstrações contábeis consolidadas, pois estas constituem objeto
dos procedimentos sintéticos.
 d) avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados
financeiros e não financeiros.
 e) a emissão do parecer de auditoria, após concluído todo o trabalho de campo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2163536
Questão 237: FCC - FRE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor responsável pela auditoria da entidade Casa das Cortinas Ltda. entende ser adequado utilizar
procedimento de confirmação externa. A NBC TA 330 (R1) elenca expressamente situações em que os
procedimentos de confirmação externa podem fornecer evidência de auditoria relevante em resposta aos
riscos identificados de distorção relevante, entre as quais
 a) saldos e prazos de contas a receber.
 b) atualização a valor presente de contas a receber.
 c) aquisição de mercadorias não contabilizadas com pagamento em espécie.
 d) avaliação a valor justo de investimentos em outras empresas.
 e) lides judiciais passivas da entidade geridas por advogados externos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2163775
Questão 238: CEBRASPE (CESPE) - Ana (APEX)/ApexBrasil/Auditoria Interna/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Para fins das normas de auditoria, o termo procedimento analítico significa avaliações de informações
contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. No que
se refere aos procedimentos analíticos substantivos, assinale a opção correta.
 a) A decisão sobre quais procedimentos de auditoria aplicar baseia-se em evidências concretas do
auditor sobre a eficácia e a eficiência esperadas dos procedimentos de auditoria disponíveis para reduzir
o risco de auditoria no nível de afirmações a um nível aceitavelmente baixo.
 b) Os procedimentos substantivos do auditor no nível de afirmações podem ser testes de detalhes,
procedimentos analíticos substantivos ou a combinação dos dois.
 c) Procedimentos analíticos substantivos específicos não são considerados adequados quando
realizados testes de detalhes para a mesma afirmação, devendo ser aplicados procedimentos específicos.
 d) Os procedimentos analíticos substantivos são geralmente mais aplicáveis a pequenos volumes de
transações que tendem a ser previsíveis ao longo do tempo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2164306
Questão 239: VUNESP - Cont (Piracicaba)/Pref Piracicaba/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No que diz respeito aos procedimentos e testes de auditoria, pode-se afirmar que
 a) procedimentos da auditoria interna constituem exames e investigações que permitem ao auditor
interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração
da entidade.
 b) testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos
estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
 c) testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos
dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
 d) procedimentos de inspeção, observação, investigação e confirmação são considerados
exclusivamente nos testes substantivos (ou procedimento analíticos substantivos).
 e) testes de detalhes e procedimentos analíticos são considerados nos testes de observância (ou
testes de controle).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2173547
Questão 240: FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Um auditor, na fase de planejamento dos trabalhos, com base nas características da população relevante
para a auditoria, definiu
sua amostragem nos seguintes parâmetros:
− contratos mediante competição entre fornecedores: 20%
− contratos diretos, sem competição entre fornecedores: 40%
− parcerias: 25%
− gratuidades: 40%
 
Após, estabeleceu um valor monetário para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor
não fosse excedido pela
distorção real da população:
 
− contratos mediante competição entre fornecedores: R$ 300.000,00
− contratos diretos, sem competição entre fornecedores: R$ 500.000,00
− parcerias: R$ 200.000,00
− gratuidades: R$ 100.000,00
 
Esse procedimento de auditoria de definição de um limite monetário realizado pelo auditor pode ser
considerado, conforme disposto na NBC TA 530,
 a) incorreto, pela possibilidade de suas conclusões serem contaminadas pelo risco de amostragem.
 b) incorreto, pela possibilidade de suas conclusões serem contaminadas pelo risco não resultante de
amostragem.
 c) incorreto, pela possibilidade de suas conclusões serem contaminadas por anomalias de
amostragem.
 d) correto, uma vez que se trata de técnica de auditoria válida denominada estratificação.
 e) correto, uma vez que se trata de técnica de auditoria válida denominada distorção tolerável.
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2235991
Questão 241: FCC - Ana (DETRAN AP)/DETRAN AP/Contabilidade e Controle/2022
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Ao abordar procedimentos analíticos, a NBC TA 520 estipula que diferenças entre os saldos esperados e
os registrados nas contas
 a) não são aceitáveis sem investigação adicional.
 b) são aceitáveis sem investigação adicional.
 c) são aceitáveis sem investigação adicional, desde que dentro de margem considerada aceitável que,
no entanto, diminui à medida que diminui o risco avaliado.
 d) são aceitáveis sem investigação adicional, desde que dentro de margem considerada aceitável
que, no entanto, diminui à medida que aumenta o risco avaliado.
 e) são aceitáveis sem investigação adicional, desde que dentro de margem considerada aceitável
fixada pela administração antes mesmo do planejamento dos procedimentos analíticos substantivos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2324167
Questão 242: VUNESP - Cont (CODEN)/CODEN/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A revisão das atas de reuniões dos responsáveis pela governança e correspondência entre a entidade e
os seus consultores jurídicos externos é aplicável no caso de procedimento de auditoria, segundo as
normas brasileiras de contabilidade – NBCTA 501, para
 a) identificar itens relevantes ocorridos após o fechamento das demonstrações financeiras, mas que
deveriam ter sido relatados pelo responsável da governança da entidade.
 b) se ter base suficiente para a revisão e a análise das notas explicativas, que são parte integrante
das demonstrações contábeis.
 c) identificar litígios e reclamações envolvendo a entidade, que possam gerar um risco de distorção
relevante.
 d) suportar o planejamento da auditoria, no que tange à aplicação de procedimentos de revisão
analítica, para se certificar de que ocorrências estejam incluídas nas demonstrações contábeis.
 e) se certificar de que as demonstrações contábeis estão livres de ajustes relevantes que, por
ventura, poderiam ser identificados somente ao final dos trabalhos de campo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1568316
Questão 243: CEBRASPE (CESPE) - Ana (APEX)/ApexBrasil/Processos Contábeis/2021Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No que se refere a procedimentos analíticos substantivos, para que o auditor independente obtenha
evidências de auditoria necessárias à fundamentação de sua opinião, ele deve
 a) confirmar a veracidade dos termos de acordos firmados entre a entidade auditada e seus
fornecedores usuais de mercadoria.
 b) recorrer a índices comerciais amplamente aceitos no mercado para fornecer evidências que deem
suporte à avaliação da razoabilidade dos valores registrados na contabilidade da empresa auditada.
 c) determinar se a política contábil aplicada pela entidade auditada, em relação ao reconhecimento
das receitas decorrentes da prestação de serviços a terceiros, é condizente com os acordos com eles
firmados.
 d) avaliar como o sistema de controle interno da entidade auditada está sendo aplicado na prática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1628647
Questão 244: FGV - Sup (IMBEL)/IMBEL/AUDITOR/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Sobre os procedimentos considerados na aplicação dos testes de observância, leia o fragmento a seguir.
 
A representa a verificação de registros, documentos e ativos tangíveis, enquanto a 
representa o acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução. Já na e
na obtém-se informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das
operações, dentro ou fora da entidade.
 
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
 a) inspeção – observação – investigação – confirmação
 b) observação – inspeção – investigação – confirmação
 c) investigação – confirmação – inspeção – observação
 d) observação – investigação – inspeção – confirmação
 e) confirmação – investigação – inspeção - observação
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1660396
Questão 245: FGV - ACE (TCE-PI)/TCE PI/Engenharia/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante um trabalho de auditoria, o responsável pela equipe, após analisar as competências de cada um,
atribuiu a um dos componentes da equipe o procedimento técnico de inspeção que deve ser aplicado
para:
 a) acompanhar a execução de processos;
 b) conferir a exatidão de cálculos;
 c) examinar o conteúdo de documentos;
 d) obter informações com terceiros;
 e) verificar o comportamento de valores extremos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1695457
Questão 246: FGV - ACE (TCE-PI)/TCE PI/Engenharia/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante um trabalho de auditoria, um auditor executou um procedimento para avaliar se a atividade de
recepção e conferência de itens adquiridos para estoque era realizada por um funcionário adequado.
O procedimento executado pelo auditor foi um teste:
 a) de abrangência;
 b) de inspeção;
 c) de observância;
 d) de revisão analítica;
 e) documental.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1695460
Questão 247: FGV - ACE (TCE-PI)/TCE PI/Engenharia/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em um trabalho de auditoria, um auditor precisou solicitar informações a um fornecedor da entidade
auditada. A solicitação indicava a necessidade de uma resposta, em concordância ou não com o
conteúdo informado.
Esse procedimento corresponde a uma:
 a) confirmação externa;
 b) circularização aberta;
 c) circularização fechada;
 d) solicitação de confirmação positiva;
 e) solicitação de confirmação negativa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1695465
Questão 248: FGV - AFRE ES/SEFAZ ES/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No processo de auditoria de uma entidade em que o estoque é relevante, o acompanhamento da
contagem física dos estoques é impraticável, devido à sua localização. O auditor considera que os
possíveis efeitos de distorções não detectados poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
 
No caso, o auditor independente deve
 a) emitir um relatório com abstenção de opinião.
 b) utilizar os dados fornecidos pela empresa para realizar a contagem física dos estoques.
 c) omitir o fato em seu relatório, porque as distorções localizadas não devem ser consideradas.
 d) usar procedimentos alternativos, como a inspeção da documentação da venda de itens específicos
adquiridos antes da contagem física dos estoques.
 e) comunicar aos responsáveis as distorções identificadas durante a auditoria, que dariam origem a
uma opinião modificada, e renunciar ao trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1703513
Questão 249: FGV - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria de Tecnologia da Informação/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A revisão analítica constitui uma forma essencial de teste substantivo nos trabalhos de auditoria, e uma
das suas características é que:
 a) é limitada pela complexidade da estrutura das demonstrações contábeis;
 b) não é aplicável para fins comparativos com os trabalhos de anos anteriores;
 c) pode ser aplicada no planejamento, execução e revisão do trabalho de auditoria;
 d) se aplica à avaliação da qualidade dos controles internos;
 e) utiliza as técnicas de aplicação de questionários e entrevistas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1712571
Questão 250: FGV - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria de Tecnologia da Informação/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os procedimentos de auditoria são um conjunto de técnicas executadas pelo auditor para colher
evidências sobre o objeto auditado. Os procedimentos são definidos pelo auditor de acordo com as
características do objeto ou transação.
 
Nos casos em que é preciso confirmar e examinar valores relativos a dinheiro em conta-corrente bancária
e a despesa com folha de pagamento, os procedimentos de auditoria adotados são, respectivamente:
 a) circularização e revisão analítica;
 b) circularização e inspeção de documentos;
 c) correlação de informações e revisão analítica;
 d) conferência de cálculos e correlação de informações;
 e) inspeção de documentos e conferência de cálculos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1712575
Questão 251: VUNESP - AFT (Pref Vz. Pta.)/Pref V Paulista/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros
e não financeiros, bem como os exames necessários de flutuações ou relações identificadas que são
inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores
esperados, conforme as normas de auditoria, são
 a) procedimentos analíticos.
 b) testes de controles internos.
 c) confirmações de informações contábeis com fontes externas a elas.
 d) testes amostrais de informações.
 e) testes alternativos de auditoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1729496
Questão 252: FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Contador/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As técnicas de auditoria podem ser classificadas de acordo com o tipo de evidência obtida com sua
aplicação. Os principais tipos de evidências são: física, documental, testemunhal e analítica.
Nas auditorias, a técnica da observação direta é um método de coleta de informação contextualizada
sobre a forma de funcionamento do objeto auditado.
Essa técnica deve ser aplicada para:
 a) apurar o estado de conservação de equipamentos;
 b) atestar a veracidade de notas fiscais junto ao Fisco;
 c) averiguar a adequação da execução de processos;
 d) corroborar obrigações assumidas pelo auditado junto a terceiros;
 e) verificar se os alegados licitantes participaram efetivamente do processo.Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1788076
Questão 253: FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Contador/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante o trabalho de auditoria em uma agência de investimentos, um auditor constatou que a empresa
não tinha registrado, a partir do ano de 2016, as receitas relativas aos títulos públicos federais
remunerados pelo IPCA acrescido de 7,83% ao ano, o que provocou uma redução da rentabilidade dos
investidores.
A técnica de auditoria mais adequada para esse tipo de constatação feita pelo auditor é:
 a) inspeção;
 b) observação;
 c) circularização;
 d) revisão analítica;
 e) conferência de cálculos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1788078
Questão 254: FGV - AudAdm (FunSaúde CE)/FunSaúde CE/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em relação aos procedimentos de auditoria, assinale a opção correta.
 a) A observação consiste na execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que
foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.
 b) A reexecução consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros e pode
ser realizada manual ou eletronicamente.
 c) O recalculo consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis
entre dados financeiros e não financeiros.
 d) A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e
não financeiro, dentro ou fora da entidade.
 e) Os procedimentos analíticos consistem no exame de procedimento executado por outros, como a
observação, pelo auditor, da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de
atividades de controle.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1806327
Questão 255: FGV - AudAdm (FunSaúde CE)/FunSaúde CE/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Um auditor independente identificou condições que podem levantar dúvida significativa sobre a
capacidade da entidade auditada em manter sua continuidade operacional. Nesse caso, o auditor deve
obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para determinar se existe incerteza por meio de
procedimentos adicionais de auditoria.
 
Os procedimentos listados a seguir estão corretos, à exceção de um. Assinale-o.
 a) Análise das demonstrações contábeis e das principais decisões tomadas pelos principais
concorrentes no período.
 b) Avaliação dos planos da entidade para lidar com os pedidos de clientes não atendidos.
 c) Leitura das atas das reuniões de acionistas, dos responsáveis pela governança e de comitês
relevantes, como referência para identificar a existência de dificuldades financeiras.
 d) Execução de procedimentos de auditoria em relação aos eventos subsequentes para identificar os
que afetam a capacidade de continuidade operacional da entidade.
 e) Indagação aos consultores jurídicos da entidade sobre a existência de litígios e processos e se a
avaliação da administração sobre os resultados desses processos é razoável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1806343
Questão 256: CEBRASPE (CESPE) - Ana Leg (ALECE)/ALECE/Ciências Contábeis/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Antes de formar uma conclusão geral sobre a despesa de pessoal, um auditor decidiu dividir a despesa
de pessoal do ano pela quantidade média de funcionários ao longo do ano e comparar a média salarial
obtida com a observada no ano anterior, para verificar se o aumento no salário médio foi compatível com
o acordo coletivo de trabalho. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção que
nomeia corretamente o tipo de teste realizado pelo auditor.
 a) confirmação externa
 b) observação
 c) inspeção
 d) recálculo
 e) procedimento analítico
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1870551
Questão 257: CEBRASPE (CESPE) - Ana Leg (ALECE)/ALECE/Ciências Contábeis/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Com o intuito de testar as políticas de alçadas definidas pela instituição, um auditor solicitou que um
empregado sem alçada para liberar crédito acima de R$ 10.000 tentasse efetuar a operação no sistema.
 
Nesse caso hipotético, o auditor realizou um teste de
 a) confirmação externa.
 b) inspeção.
 c) observação.
 d) reexecução.
 e) procedimentos analíticos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1870552
Questão 258: VUNESP - Cont (Jaguariúna)/Pref Jaguariúna/2021
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As conclusões obtidas dos resultados dos definidos e executados de acordo com o item 6 têm
a finalidade de corroborar as conclusões formadas durante a auditoria de componentes ou elementos
individuais das demonstrações contábeis. A alternativa que complete o texto corretamente é:
 a) testes diretos
 b) procedimentos sintéticos
 c) procedimentos analíticos
 d) programas de análise
 e) exames documentais
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1922074
Questão 259: FCC - Ana Leg (ALAP)/ALAP/Atividade Orçamentária e Financeira e de
Controle Interno/Técnico de Controle Interno/2020
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A NBC TA 505 define confirmação externa como sendo a
 a) solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor, indicando se concorda
ou discorda das informações na solicitação.
 b) evidência de auditoria obtida como resposta de um terceiro, por escrito, direta para o auditor.
 c) solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor, somente se discorda das
informações fornecidas na solicitação.
 d) evidência de que a parte que confirma não responde, ou não responde de maneira completa, a
uma solicitação de confirmação positiva.
 e) resposta que indica uma diferença entre as informações para as quais se solicitou confirmação ou
diferença entre os registros da entidade e as informações fornecidas pela parte que confirma.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1240038
Questão 260: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A realização de comparações entre informações e entre indicadores contábeis e a análise de relações
entre contas e de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros são procedimentos
característicos
 a) da inspeção física.
 b) da observação.
 c) da revisão analítica.
 d) do recálculo.
 e) da segregação de função.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776541
Questão 261: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Com o objetivo de confirmar os saldos bancários apresentados, o auditor, por meio de cartas registradas,
solicita as informações pertinentes às instituições bancárias das quais a empresa auditada seja cliente.
Nesse caso, o auditor realiza uma
 a) inspeção.
 b) repetição.
 c) circularização.
 d) revisão analítica.
 e) conciliação bancária.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776542
Questão 262: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No início de suas atividades de auditoria em uma empresa, um auditor independente, após a leitura dos
manuais de utilização dos sistemas de compras da entidade, realizou questionamentos sobre o regime de
alçadas e acompanhou o uso desses sistemas na prática, para verificar a eficácia e o desenho da
operacionalização dos sistemas. Ele solicitou a um funcionário da empresa auditada que realizasse
pedidos de compras fora de sua alçada estipulada nos manuais, para verificar se o sistema exibia algum
erro.
Nesse caso, o auditor realizou um teste
 a) de apresentaçãoe divulgação.
 b) de controle.
 c) de detalhes de saldos.
 d) de detalhes de transações.
 e) substantivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776546
Questão 263: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A empresa Ferragens S.A. mantém parte dos seus estoques guardada na empresa Armazéns S.A. Ao
auditar os estoques da Ferragens S.A., o auditor independente constatou a necessidade de confirmação
externa, porém a administração não permitiu o envio da solicitação de confirmação.
Considerando-se essa situação hipotética e as normas vigentes de auditoria, é correto afirmar que o
auditor deverá
 a) finalizar a realização do trabalho no momento da recusa da administração e emitir um relatório de
auditoria com ressalvas.
 b) realizar procedimento de inspeção física na empresa Armazéns S.A., independentemente de
autorização da empresa auditada.
 c) registrar os fatos nos papéis de trabalhos e emitir relatório de auditoria com abstenção de opinião
em relação aos estoques.
 d) executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria
relevante e confiável.
 e) comunicar ao controle interno da empresa auditada que a ausência de informações será utilizada
como evidência para encerrar o trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776573
Questão 264: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em seus trabalhos, o auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para identificar a
possibilidade de distorção relevante nas demonstrações contábeis. Nesse contexto, a utilização do
procedimento de indagação aos responsáveis pela governança permite ao auditor
 a) identificar o envolvimento dos responsáveis com a revisão e avaliação dos controles internos, as
conclusões atingidas, os tipos de relatórios emitidos, assim como a reação dos órgãos diretivos e de
governança em relação aos assuntos levantados pelos auditores internos.
 b) avaliar o nível de cumprimento de leis, normas e regulamentos pela entidade, bem como identificar
relações não usuais ou inesperadas e eventuais problemas que sejam úteis para a identificação de riscos.
 c) compreender a existência de compromissos e contingências e outras preocupações de natureza
legal, como as relativas ao cumprimento de leis e regulamentos.
 d) entender o ambiente e a cultura da entidade no que tange aos aspectos de ética, competência,
estilo operacional e demais componentes do controle interno.
 e) avaliar a adequação da seleção e a aplicação de certas políticas contábeis, mediante a verificação
de documentos e relatórios e pelo acompanhamento de transações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776581
Questão 265: VUNESP - Cont (CM Serrana)/CM Serrana/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Considere a seguinte definição:
Procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações; tal
procedimento inclui ainda testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de
divulgações) e procedimentos analíticos substantivos”.
O texto trata
 a) do teste de controles.
 b) da valiação de risco.
 c) do procedimento substantivo.
 d) do checklist de auditoria.
 e) do procedimento alternativo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/807246
Questão 266: CEBRASPE (CESPE) - ACI (COGE CE)/COGE
CE/Auditoria/Governamental/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Segundo a NBC TA 330, para detectar distorções relevantes no nível de afirmações, são utilizados, entre
outros, os procedimentos e testes que avaliam informações contábeis por meio de análise das relações
plausíveis entre dados financeiros e não financeiros e são examinadas relações identificadas que sejam
inconsistentes com outras informações relevantes ou difiram significativamente dos valores esperados.
Tais procedimentos ou testes são denominados
 a) testes de controle.
 b) testes de detalhes.
 c) testes de observância.
 d) procedimentos analíticos substantivos.
 e) procedimentos de avaliação de riscos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/856270
Questão 267: VUNESP - AF Trib (Itapevi)/Pref Itapevi/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria que consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das
relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros é denominado
 a) Conferência de cálculos.
 b) Confirmação Interna.
 c) Inspeção.
 d) Observação.
 e) Revisão Analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/858822
Questão 268: FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/Ciências Contábeis/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante o planejamento do trabalho de auditoria, um auditor verificou a necessidade de analisar a forma
pela qual os funcionários da entidade auditada realizam a contagem anual de estoques, e de examinar,
por amostragem, certos itens do estoque para avaliar a condição em que eles se encontram.
Os procedimentos de auditoria indicados nesse caso são, respectivamente:
 a) entrevista e conferência;
 b) indagação e inspeção;
 c) indagação e rastreamento;
 d) observação e inspeção;
 e) observação e conferência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/861767
Questão 269: VUNESP - IFR (Pref GRU)/Pref GRU/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria que envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou
controles que foram originalmente desenvolvidos pelo controle interno da empresa é denominado
 a) confirmação.
 b) reexecução.
 c) inspeção.
 d) observação.
 e) indagação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/879934
Questão 270: VUNESP - IFR (Pref GRU)/Pref GRU/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Entre as Técnicas de Auditoria Auxiliada por Computadores (TAACs), existe aquela em que o auditor
utiliza as informações do sistema para mapear e construir os passos a serem simulados em outra
ferramenta a fim de chegar ao mesmo resultado do sistema. Essa técnica é denominada
 a) software de auditoria adaptado.
 b) software especializado de auditoria.
 c) simulação em paralelo.
 d) testes integrados.
 e) auditoria algorítmica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/879943
Questão 271: VUNESP - AFis (Pref Valinhos)/Pref Valinhos/SF/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
De acordo com os procedimentos de auditoria relacionados a confirmações externas, o conceito – “a
solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou
discorda das informações na solicitação, ou forneça as informações solicitadas” – está relacionado
 a) à solicitação de confirmação a terceiros negativa.
 b) à solicitação de confirmação a terceiros positiva.
 c) à resposta de circularização recebida de terceiros.
 d) ao procedimento alternativo de revisão analítica.
 e) à resposta não aceita de acordo com o risco avaliado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/948628
Questão 272: FCC - Ana Adm (SANASA)/SANASA/Contabilidade/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em relação aos Procedimentos Analíticos de Auditoria, considere:
 
I. Os métodos de procedimento analíticos são variáveis, podendo ser comparações simples e
análises complexas que utilizem métodos estatísticos.
 
II. Procedimentos analíticos são aplicáveis apenas em demonstrações contábeis de uma empresa e
não de todo o seu grupo.
 
III. Os procedimentos analíticos devem levar em consideração as informações de períodos
anteriores que sejam comparáveis.Está correto o que consta APENAS de
 a) II e III.
 b) I e II.
 c) I e III.
 d) I.
 e) III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/984492
Questão 273: FCC - Ana Adm (SANASA)/SANASA/Contabilidade/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As evidências de auditoria devem ser apropriadas e suficientes. Dessa forma é de responsabilidade do
Auditor a execução de procedimentos de auditoria apropriados a cada circunstância em seu cotidiano
profissional, tendo como objetivo a obtenção de evidências adequadas e suficientes. NÃO é um
procedimento para obtenção de evidências de auditoria:
 a) Procedimento de Avaliação de riscos.
 b) Testes de Controle.
 c) Procedimentos Substantivos.
 d) Testes de detalhe.
 e) Procedimentos de Avaliação de retorno.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/984495
Questão 274: VUNESP - AFTM (Campinas)/Pref Campinas/2019
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Para obtenção de evidências de auditoria apropriada e suficiente, um dos tipos de procedimentos
analíticos consiste
 a) na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro
ou fora da entidade e pode ser efetuada por meio de perguntas escritas formais ou informações orais
informais.
 b) no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo
auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de
controle.
 c) na evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que
confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia, não se restringindo a confirmação
de saldos de contas, mas também informações sobres os contratos da entidade.
 d) na investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras
informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.
 e) na execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente
realizados como parte do controle interno da entidade, mas que foram considerados inadequados para o
auditor obter evidência de auditoria apropriada ou suficiente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1028450
Questão 275: CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As evidências de auditoria possuem diferentes níveis de persuasão quanto à validação das informações.
Nesse sentido, no que se refere à fonte, o documento que fornece maior segurança e confiabilidade é
 a) a planilha de recálculo efetuado pelo auditor.
 b) o relatório de observação física do auditor.
 c) o relatório de controle interno.
 d) a nota fiscal eletrônica de fornecedor.
 e) o extrato bancário fornecido pela empresa auditada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/594027
Questão 276: CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Texto 1A5AAA
O contador de determinada empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo
prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser
registrado no patrimônio líquido da entidade. Uma auditoria independente nas demonstrações contábeis
identificou, além da referida distorção de registro, uma falsificação de notas fiscais de saída, com a
respectiva subtração indevida de estoques, o que gerou distorção no valor do ativo. Essas foram as
únicas distorções encontradas nas demonstrações contábeis.
 
Relativamente aos estoques, um procedimento correto a ser adotado pelo auditor na situação
apresentada no texto 1A5AAA consistiria em
 a) registrá-los pelo preço de compra somado aos impostos, a outros tributos (exceto os recuperáveis)
e aos custos de transporte.
 b) verificar a existência de banco de dados de credores e de segregação de função entre os setores
de compra e orçamento.
 c) proceder à contagem física ou à checagem do inventário físico.
 d) permitir a continuidade das operações no estoque mesmo durante o inventário e a contagem física.
 e) registrá-los pelo custo de aquisição ou de fabricação, deduzido da provisão, para ajustá-lo ao valor
de mercado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/594174
Questão 277: FCC - Ana G (DPE AM)/DPE AM/Especializado de Defensoria/Ciências
Contábeis/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas
de informação da entidade é o objetivo 
 a) dos testes de políticas públicas. 
 b) da auditoria operacional. 
 c) dos testes substantivos. 
 d) dos testes de observância. 
 e) dos testes de investigação e confirmação. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/606310
Questão 278: VUNESP - Ag Prev (PAULIPREV)/PAULIPREV/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Propiciar a verificação periódica da exatidão dos registros contábeis e transferir para o resultado as
diferenças apuradas é objetivo do
 a) levantamento físico.
 b) tempo de reposição.
 c) estoque mínimo.
 d) giro de estoque.
 e) controle de estoque.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/619177
Questão 279: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (TCM-BA)/TCM BA/Controle Externo/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a
 a) existência dos componentes patrimoniais em determinada data. 
 b) existência e a efetividade dos controles internos. 
 c) ocorrência efetiva das transações contabilmente registradas.
 d) conformidade entre os mecanismos de avaliação patrimonial e as normas. 
 e) existência de eventos ou itens patrimoniais não registrados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/621130
Questão 280: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (TCM-BA)/TCM BA/Infraestrutura/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na auditoria, a técnica de obtenção de evidência documental que consiste na confirmação de
informações obtidas junto ao auditado por parte de fontes externas à unidade auditada é denominada
 a) circularização. 
 b) conciliação. 
 c) exame documental. 
 d) inspeção física. 
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/621369
Questão 281: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (TCM-BA)/TCM BA/Infraestrutura/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os testes de auditoria que visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos
dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade são denominados
 a) aprovações. 
 b) observância. 
 c) salvaguarda. 
 d) segregações. 
 e) substantivos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/621371
Questão 282: VUNESP - ERFSP I (ARSESP)/ARSESP/Econômico Financeiro/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Assinale a alternativa que corresponde à afirmação correta relacionada à Norma de Auditoria de
“Confirmações Externas”.
 a) Se o auditor identificar fatores que dão origem a dúvidas quanto à correta apresentação de um
documento de resposta, tais como os extratos bancários, o auditor pode discutir com a administração do
cliente a fim de resolver essas dúvidas.
 b) Se o auditor não receber uma resposta à solicitação de confirmação, este deverá simplesmente
incluir tal afirmação na carta de representação, uma vez que será assinada pelos responsáveis pela
governança da empresa auditada.
 c) O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais
procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
 d) Os programas de trabalho preparados pelo auditor devemincluir a determinação das informações
a serem confirmadas ou solicitadas pelo auditor à administração da empresa auditada.
 e) Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida mediante leitura de documentos
comprobatórios emitidos por entidades independentes da empresa, tais como extrato bancário, conta de
energia elétrica, ou mesmo as notas fiscais de fornecedores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/644435
Questão 283: VUNESP - ERFSP I (ARSESP)/ARSESP/Econômico Financeiro/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Para fins das normas de auditoria, o termo _____________ significa avaliações de informações contábeis
por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Assinale a
alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
 a) teste substantivo
 b) análise sintética
 c) revisão
 d) análise de risco
 e) procedimento analítico
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/644438
Questão 284: FGV - Aud (MPE AL)/MPE AL/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em relação às técnicas e aos procedimentos de auditoria, assinale a afirmativa correta.
 a) A entrevista confirma, por parte de fontes externas à unidade auditada, as informações obtidas
junto ao auditado, por meio de declaração escrita ou de uma ou mais cópias de documentos.
 b) A análise de contas elabora perguntas sobre quesitos previamente definidos, amplia o
conhecimento sobre o objeto auditado e obtém a percepção de gestores e beneficiários sobre o aspecto
examinado.
 c) A circularização compara o registro da movimentação de contas bancárias ou contábeis entre si,
ou com elementos, fatos ou ocorrências que devam guardar correspondência com a movimentação.
 d) A conciliação examina as transações que geraram lançamentos em uma conta contábil, na qual o
auditor, após escolher os lançamentos contábeis, passa a investigar a existência, a legalidade e a
pertinência dos fatos.
 e) A revisão analítica utiliza inferências lógicas que permitam chegar a determinada conclusão sobre
o objeto auditado, com o objetivo de verificar o comportamento de valores significativos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/670904
Questão 285: FCC - APE (TCE-RS)/TCE RS/Administração Pública ou de Empresas/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A evidência de auditoria ganha confiabilidade quando corroborada por fonte externa à entidade auditada.
Sobre tal procedimento de auditoria, conhecido como confirmação externa, é correto afirmar:
 a) A Administração não pode negar permissão para que o auditor envie solicitações de confirmação.
 b) Uma vez decidindo-se pela confirmação externa, em regra essa não pode ser suprida por
procedimentos alternativos.
 c) O auditor deve tratar com o mesmo peso tanto confirmações negativas quanto positivas.
 d) O auditor deve manter o controle sobre as solicitações, registrando tanto o envio delas quanto dos
segundos pedidos, quando aplicável.
 e) Obtida a confirmação, faz-se necessário buscar outras evidências de auditoria, ainda que o
resultado do procedimento de confirmação seja relevante e confiável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/674664
Questão 286: FCC - APE (TCE-RS)/TCE RS/Administração Pública ou de Empresas/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Acerca da disciplina dos testes de auditoria, assevera-se:
 a) Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade
dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
 b) Os procedimentos constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes
substantivos.
 c) Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos
estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento.
 d) Pode ser cogitado o procedimento de inspeção, que consiste na obtenção de informações perante
pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
 e) Pode ser cogitado o procedimento de investigação e confirmação, que consiste na verificação de
registros, documentos e ativos tangíveis.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/674665
Questão 287: FGV - Cons Leg (ALERO)/ALERO/Assessoramento em Orçamentos/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Ao definir e executar os procedimentos de auditoria, um auditor identificou, na entidade auditada, litígios
que poderiam gerar um risco de distorção relevante.
 
O auditor deseja contato com os consultores jurídicos externos à entidade, de modo a se comunicar
diretamente com eles.
 
O auditor deve fazer esse contato com os consultores jurídicos externos por meio de
 a) entrevista por telefone.
 b) entrevista pessoal.
 c) circularização elaborada e enviada pelo auditor.
 d) circularização elaborada pela administração e enviada pelo auditor.
 e) visita técnica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/704638
Questão 288: VUNESP - Cont (Pref Registro)/Pref Registro/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, especificamente ao se tratar de
procedimentos de auditoria independente (NBC TA 200), o auditor pode aceitar registros e documentos
como genuínos. Todavia, exige-se que o auditor considere a confiabilidade das informações a serem
usadas como evidências de auditoria. Em casos de dúvida a respeito da confiabilidade das informações
ou indicações de possível fraude, as normas de auditoria exigem que o auditor faça investigações
adicionais e determine que modificações ou adições aos procedimentos de auditoria são necessários para
solucionar o assunto. Dentre os procedimentos adicionais para confirmação de saldo, é correto citar:
 a) revisão analítica.
 b) expedição da carta de representação da administração.
 c) expedição de cartas de confirmações com terceiros – circularização.
 d) obtenção de relatórios gerenciais.
 e) amostragem aleatória.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/711281
Questão 289: VUNESP - Ag Con (Pref SBC)/Pref SBC/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria interna que tem por finalidade obter evidências relativas à suficiência,
exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade denomina-se
 a) inspeção.
 b) planejamento.
 c) teste de observância.
 d) teste substantivo.
 e) investigação e confirmação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/714333
Questão 290: FCC - AFRE (SEF SC)/SEF SC/Auditoria e Fiscalização/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
I. Trata-se de procedimentos de auditoria que têm por finalidade obter evidências quanto à
suficiência, exatidão e validade dos dados gerados pelo sistema de contabilidade da entidade. Têm
como um dos principais objetivos a conclusão sobre a adequada mensuração, apresentação e
divulgação das transações econômico-financeiras, em consonância com os Princípios Fundamentais
de Contabilidade.
II. Além da sua importância para fins de auditoria contábil, também podem ser empregados em
auditorias tributárias, tendo também como objetivo certificar-se da correção: da existência do item
contábil (se o componente patrimonial existe em certa data), da existência de direitos e obrigações
(se efetivamente existem em certa data), da ocorrência (se uma determinada transação realmente
ocorreu).
Os textos acima referem-se
 a) aos Testes substantivos.
 b) aos Testes de observância.
 c) às Técnicas de Auditoria de exame e contagem física.
 d) às Técnicas de Circularização de bens e direitos.
 e) aos Riscos de amostragem.
Esta questão possui comentáriodo professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/719368
Questão 291: CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-MG)/TCE MG/Ciências Contábeis/2018
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Se, ao investigar flutuações e relações identificadas, o auditor concluir que elas são inconsistentes com
outras informações relevantes, essa investigação caracterizará o procedimento de auditoria denominado
 a) reexecução.
 b) confirmação externa.
 c) inspeção.
 d) observação.
 e) procedimento analítico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/725949
Questão 292: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Apoio Especializado/Contabilidade/2017
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na execução dos testes de observância, o auditor interno deve adotar os seguintes procedimentos,
conforme a Resolução CFC nº 986/03:
 a) leitura, compreensão, avaliação e conclusão.
 b) definição, interpretação, descrição e explanação.
 c) inspeção, observação e investigação e confirmação.
 d) visitação, contagem, comprovação e relatoria.
 e) conversação, descrição, avaliação e análise.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/455721
Questão 293: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Apoio Especializado/Contabilidade/2017
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Obter confirmação dos saldos e transações de contas em análise, por pessoa alheia e independente é um
procedimento de auditoria conhecido por
 a) Inspeção.
 b) Participação.
 c) Avaliação.
 d) Circularização.
 e) Conferência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/455722
Questão 294: FGV - Esp Leg NS (ALERJ)/ALERJ/Qualquer Nível Superior/2017
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Quando em determinada entidade o auditor tiver necessidade de averiguar informações junto aos
funcionários responsáveis pelo acompanhamento das vendas, da posição dos investimentos e dos
controles internos, deverá usar a técnica:
 a) da amostragem;
 b) da conferência de cálculos;
 c) da circularização;
 d) do exame de registros auxiliares;
 e) do inquérito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/459423
Questão 295: CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE BA)/TRE
BA/Administrativa/Contabilidade/2017
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na sua prestação de contas, um servidor de determinado órgão federal apresentou recibos da utilização
de taxi, notas fiscais de alimentação e de hospedagem. O setor financeiro processou a prestação de
contas e fez a devida guarda da documentação após registro na contabilidade da entidade.
 
Nesse caso, se o auditor interno desejar verificar a integridade
dessas informações contábeis, o procedimento adequado será o(a)
 a) confirmação externa.
 b) vouching.
 c) inspeção física.
 d) rastreamento.
 e) conferência de cálculos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/512307
Questão 296: CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE BA)/TRE
BA/Administrativa/Contabilidade/2017
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Ao examinar as demonstrações financeiras de uma entidade, o auditor verifica as relações entre dados
que envolvem cálculos e o emprego de índices financeiros simples, faz a análise vertical das
demonstrações, coteja quantias reais com dados históricos e quantias orçadas etc. Nesse caso, ao utilizar
modelos matemáticos e estatísticos, como a análise de regressão, o auditor adota o procedimento
denominado
 a) inspeção.
 b) confirmação.
 c) recálculo.
 d) contagem.
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/512310
Questão 297: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRE TO/TRE TO/Administrativa/Contabilidade/2017
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria interna, os procedimentos de
auditoria interna consistem em exames e investigações que
 a) incluem testes de observância e testes substantivos, possibilitando ao auditor a obtenção de
subsídios para fundamentar as conclusões.
 b) abrangem testes e processos desconhecidos de uso dos auditores externos, tal como a
confirmação.
 c) abarcam testes substantivos distintos dos da auditoria independente, tais como inspeções e
investigações.
 d) possuem finalidade e conceitos distintos dos da auditoria externa; consequentemente, com
resultados adversos.
 e) utilizam testes com nomenclaturas conhecidas de uso dos auditores externos, como, por exemplo,
as inspeções, porém com conceitos e finalidades distintas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/566440
Questão 298: FCC - AJ TRF3/TRF 3/Apoio Especializado/Contadoria/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Um auditor interno, em um primeiro momento, verificou a necessidade de fazer testes para verificação
de registros, documentos e ativos tangíveis. Depois, também constatou a necessidade de acompanhar a
execução de procedimentos específicos. Nos termos regulados pela Resolução CFC nº 986/2003 (NBC TI
01), para a consecução desses dois objetivos deverá realizar, respectivamente,
 a) testes de observância, na modalidade inspeção e testes substantivos, na modalidade inspeção.
 b) testes substantivos, na modalidade confirmação e testes de observância, na modalidade
investigação.
 c) testes substantivos, na modalidade confirmação e testes de observância, na modalidade inspeção.
 d) testes de observância, na modalidade investigação e testes de observância, na modalidade
inspeção.
 e) testes de observância, na modalidade inspeção e testes de observância, na modalidade
observação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/358806
Questão 299: CEBRASPE (CESPE) - Per Crim (PCie PE)/PCie PE/Ciências Contábeis/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As normas de auditoria independente aplicáveis às demonstrações contábeis estabelecem como método
para a obtenção de evidências de auditoria o procedimento analítico, que é definido como
 a) a obtenção de elementos de prova por meio de resposta escrita de terceiro, em formato eletrônico
ou em algum tipo de mídia.
 b) o exame de registros ou documentos internos ou externos em papel, em formato eletrônico ou em
algum tipo de mídia.
 c) a avaliação das informações contábeis obtidas por meio de análise das relações plausíveis entre
dados financeiros e não financeiros.
 d) a busca de informações junto a pessoas com conhecimento financeiro e não financeiro, dentro ou
fora da entidade.
 e) a execução independente, pelo auditor, de procedimentos ou controles que foram originalmente
realizados como parte do controle interno.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/368740
Questão 300: FCC - Ana (COPERGÁS)/COPERGÁS/Contador/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A Companhia de Transportes Urbanos e Interurbanos do Estado visando à renovação da frota, no
exercício de 2015, comprou 20 ônibus novos. Na auditoria das demonstrações contábeis da empresa, o
Auditor ao examinar a transação de compra dos ônibus, segundo as Normas Brasileiras de Auditorias –
NBC TAs, aplicou o procedimento de auditoria denominado
 a) observação.
 b) revisão.
 c) materialidade.
 d) avaliação.
 e) inspeção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/375667
Questão 301: CEBRASPE (CESPE) - Ana Con (TCE-PR)/TCE PR/Administração/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Assinale a opção correta, relativamente aos procedimentos analíticos em trabalhos de auditoria.
 a) Os procedimentos analíticos, em função do seu caráter detalhista, só devem ser aplicados a
pequenos volumes de transações.
 b) Com o fim de evitar a ocorrência de algum viés em seu trabalho, nos procedimentos analíticos o
auditor deve desconsiderar o desempenho de entidades do mesmo setor de atividade da entidade
auditada.c) A fim de manter a consistência do relatório, em cada auditoria realizada o auditor deve selecionar
um procedimento analítico único e específico para ser executado.
 d) Os procedimentos analíticos que forem realizados por administradores da própria entidade auditada
deverão ser desprezados ou realizados novamente pelo auditor.
 e) Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou
inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394798
Questão 302: FCC - AFRM (Teresina)/Pref Teresina/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é
conseguida pela execução de procedimentos de auditoria.
 
O exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou
em outras mídias, ou o exame físico de um ativo é efetuado mediante o procedimento de auditoria
denominado
 a) observação.
 b) circularização.
 c) investigação.
 d) confirmação.
 e) inspeção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/397149
Questão 303: FCC - AFRE (SEFAZ MA)/SEFAZ MA/Administração Tributária/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os resultados obtidos nos procedimentos de auditoria executados pelo auditor independente contribuem
para fundamentar as conclusões apresentadas em seu relatório. O auditor pode utilizar como
procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo
do contexto em que sejam aplicados, entre outros, os procedimentos de auditoria:
 a) inspeção, amostragem, pericia.
 b) inspeção, monitoramento, vistoria.
 c) inspeção, indagação, perícia.
 d) inspeção, observação, confirmação externa.
 e) inspeção, amostragem, vistoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/400473
Questão 304: VUNESP - Cont (Pref Suzano)/Pref Suzano/2016
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor externo, ao não receber a resposta a uma carta de confirmação remetida a fontes externas,
deverá imediatamente, caso a resposta à solicitação não seja indispensável para a execução dos
trabalhos,
 a) executar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidência de auditoria relevante e
confiável.
 b) incluir um parágrafo de ênfase no parecer de auditoria.
 c) encaminhar a carta de confirmação a outra fonte externa alternativamente.
 d) incluir o assunto em pauta na cédula de discussão com a administração.
 e) executar procedimentos de revisão analítica como fonte alternativa da falta de fonte independente
da informação requerida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/821175
Questão 305: FCC - AFFE (SEFAZ PI)/SEFAZ PI/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os procedimentos de auditoria que incluem testes para certificar-se da existência patrimonial, de direitos
e obrigações em determinada data, ocorrência das transações, da abrangência dos registros, da
mensuração, apresentação e divulgação em conformidade com as normas pertinentes, são testes de
 a) controle.
 b) observância.
 c) detalhes.
 d) avaliação de riscos.
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/256328
Questão 306: FCC - ACE (TCE-CE)/TCE CE/Controle Externo/Auditoria de Tecnologia da
Informação/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em determinada empresa pública estadual, está planejado para o mês de agosto de 2015 a realização de
auditoria interna nas contas do ativo imobilizado da empresa. Assim, para alcançar os objetivos da
auditoria serão aplicados testes de auditoria. Segundo a NBC TI 01, visam à obtenção de evidência
quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade
os testes de auditoria denominados de
 a) verificações.
 b) substantivos.
 c) confirmações.
 d) observância.
 e) controles.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/282434
Questão 307: FCC - ACE (TCE-CE)/TCE CE/Controle Externo/Auditoria de Tecnologia da
Informação/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Um auditor independente está acompanhando pessoalmente os trabalhos da equipe de informática de
uma empresa na execução da configuração do acesso aos sistemas de informação financeiros e
contábeis. Esse procedimento básico é de
 a) inspeção.
 b) cálculo e recálculo.
 c) indagação, investigação e confirmação.
 d) observação.
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/282668
Questão 308: FCC - ACI (CGM São Luís)/Pref SL/Engenharia Elétrica/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante os trabalhos de auditoria, um Auditor de Controle Interno necessitou fazer testes de observância
para garantir a razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão
em efetivo funcionamento. Os testes foram realizados para os seguintes casos:
I. Verificação de registros.
II. Acompanhamento de procedimentos quando da sua execução.
III. Verificação de ativos tangíveis.
Os testes realizados para esses casos são denominados, respectivamente,
 a) inspeção, observação e investigação.
 b) inspeção, observação e inspeção.
 c) observação, observação e investigação.
 d) investigação, inspeção e investigação.
 e) observação, inspeção e inspeção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/283595
Questão 309: FGV - ACE (TCM SP)/TCM SP/Ciências Contábeis/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditor responsável precisa de informações mais
detalhadas sobre a suficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para a cobertura dos seus
ativos.
Nessa situação, a técnica recomendada é a:
 a) averiguação;
 b) correlação;
 c) circularização positiva;
 d) circularização negativa;
 e) inspeção de documentos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/296680
Questão 310: FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Contador/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As técnicas de auditoria constituem um conjunto de processos e ferramentas operacionais destinadas à
obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão
dos trabalhos. Quando um auditor necessita verificar se determinadas atividades e operações estão
sendo executadas conforme os padrões preestabelecidos, uma técnica recomendada é o (a):
 a) corte das operações;
 b) indagação oral;
 c) rastreamento;
 d) revisão analítica;
 e) teste flagrante.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/307606
Questão 311: FGV - AJ (TJ BA)/TJ BA/Apoio Especializado/Contabilidade/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Nos trabalhos de auditoria, o procedimento de circularização é INADEQUADO para a confirmação do
saldo de:
 a) contas a receber;
 b) conta corrente bancária;
 c) dinheiro em caixa;
 d) empréstimos a pagar;
 e) estoques em poder de terceiros.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/321487
Questão 312: FGV - AJ (TJ BA)/TJ BA/Apoio Especializado/Contabilidade/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A revisão analítica corresponde a um conjunto de procedimentos comuns nos trabalhos de auditoria, com
o objetivo de identificar situações anormais e relevantes nas demonstrações contábeis. Acerca desse
conjunto de procedimentos, analise as afirmativas a seguir:
I) A revisão analítica se enquadra como teste de observância realizado principalmente na fase de
planejamento da auditoria.
II) O pressuposto básico da revisão analítica é o relacionamentoentre elementos econômico-
financeiros das demonstrações contábeis.
III) A revisão analítica abrange a natureza da entidade e o conhecimento adquirido em auditorias
anteriores.
IV) A análise de flutuação e de tendências são técnicas empregadas na revisão analítica.
Está correto somente o que se afirma em:
 a) I e II;
 b) II e III;
 c) III e IV;
 d) I, II e III;
 e) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/321489
Questão 313: FGV - Ana Proc (PGE RO)/PGE RO/Contador/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A realização do trabalho de auditoria considera procedimentos e técnicas previamente definidos na fase
de planejamento. A Resolução CNJ nº 171/2013 apresenta algumas técnicas comumente utilizadas a
partir do Programa de Auditoria. A técnica em que o auditor requer informações de terceiros com a
indicação de quantitativos ou valores no texto da requisição, com prazo para resposta, é:
 a) correlação entre informações obtidas;
 b) circularização positiva em preto;
 c) circularização positiva em branco;
 d) circularização negativa em branco;
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/323843
Questão 314: FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Contador/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Uma das atividades realizadas nos trabalhos de auditoria é a revisão analítica, que consiste em um
conjunto de procedimentos com o objetivo de identificar áreas prioritárias ou que devem concentrar
maiores esforços do auditor. Entre as características desse conjunto de procedimentos, destaca-se:
 a) circularização de informações;
 b) dispensa de elaboração de papéis de trabalho;
 c) exame dos registros analíticos;
 d) realização de inspeções físicas;
 e) utilização de índices econômico-financeiros.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/342062
Questão 315: FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Contador/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante um trabalho de auditoria, um auditor, a partir da constatação de variações bruscas no relatório
diário de produtos acabados, resolveu verificar a possível existência de problemas nas rotinas de registro
de informações no departamento de produção. A técnica recomendada para essa verificação é a:
 a) análise documental;
 b) correlação de informações;
 c) corte das operações;
 d) indagação oral;
 e) observação de atividades e condições.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/342063
Questão 316: VUNESP - ATM (Pref SJC)/Pref SJC/Gestão Tributária/2015
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor independente dos relatórios financeiros da Cia. Flor de Lis constatou em seus trabalhos, por
meio de carta endereçada a um cliente, que este já havia quitado uma duplicata a pagar, ainda não
baixada na escrituração contábil da entidade, e que um investimento avaliado pela equivalência
patrimonial estava registrado por um valor menor que o correto por ter sido utilizada uma percentagem
menor do que a participação da companhia na investida. Os procedimentos adotados por esse auditor
foram, respectivamente:
 a) inspeção e confirmação.
 b) revisão analítica e observação.
 c) inspeção e revisão analítica.
 d) observação e cálculo.
 e) confirmação e cálculo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/691300
Questão 317: FCC - AJ TRT19/TRT 19/Administrativa/Contabilidade/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Durante a auditoria, a equipe técnica responsável teve dúvida quanto à segurança de que os controles
internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu
cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Para a solução desse problema, é
necessária a aplicação de testes
 a) de observância.
 b) substantivos.
 c) de evidência.
 d) confirmativos.
 e) de fidelidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/174159
Questão 318: FCC - ACE (TCE-PI)/TCE PI/Comum/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A equipe técnica de um determinado Tribunal de Contas deseja confirmar a correção do montante a
pagar, registrado no Balanço Patrimonial de 31 de dezembro de 2013, ao fornecedor de gêneros
alimentícios em uma das Prefeituras sujeitas à sua fiscalização. A técnica de auditoria a ser aplicada para
obter esta confirmação denomina-se
 a) investigação.
 b) análise documental.
 c) revisão analítica.
 d) confirmação.
 e) circularização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/188063
Questão 319: FCC - ACE (TCE-PI)/TCE PI/Comum/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A constatação de que o objeto em exame apresenta total condição de uso é um dos requisitos que
devem ser atendidos quando aplicada a técnica de auditoria conhecida como
 a) inspeção física.
 b) análise documental.
 c) revisão analítica.
 d) confirmação.
 e) investigação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/188064
Questão 320: FGV - Aud Est (CGE MA)/CGE MA/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção
ou detecção e na correção de distorções relevantes no nível de afirmações, é denominado
 a) relevância substantiva.
 b) avaliação de risco.
 c) teste de controle.
 d) cálculo de materialidade.
 e) processo de prevenção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/199892
Questão 321: VUNESP - Aud (DESENVOLVE)/DESENVOLVE SP/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Para detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis,
mais precisamente nas contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, bem como
identificar áreas prioritárias ou áreas com problemas, onde, portanto, deverá concentrar mais atenção, o
auditor deverá
 a) solicitar confirmação de saldos com terceiros e com a administração.
 b) desenvolver exclusivamente programa de trabalho de testes alternativos.
 c) aplicar procedimentos de revisão analítica.
 d) aplicar testes documentais.
 e) emitir circularização de saldos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/210151
Questão 322: CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/Ciências
Contábeis/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Com relação às técnicas e procedimentos de auditoria, assinale a opção correta.
 a) Na etapa de observação e averiguação, os testes de observância são aplicados para determinar se
o procedimento está sendo observado corretamente, uma vez que, nessa etapa, o auditor não está
preocupado com erros que envolvam valores.
 b) Procedimento de auditoria compreende um conjunto de informações e de dados passíveis de
verificação que o auditor utiliza para chegar às conclusões que fundamentam sua opinião.
 c) Os procedimentos de revisão analítica, visando identificar tendências ou situações anormais no
comportamento de valores relevantes, utilizam testes substantivos como base para comparar o
relacionamento entre elementos econômicos não financeiros.
 d) O exame físico é a verificação in loco do objetivo por parte do próprio auditor ou de delegação,
sendo a única informação a ser utilizada na formação de opinião a comprovação da existência do bem.
 e) Devido ao método das partidas dobradas, quando se testam as contas credoras para subavaliação,
as contas devedoras também são testadas indiretamente, ou seja, são testadas quanto à superavaliação.
O mesmo ocorre quando se testam as contas devedoras para superavaliação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/211604
Questão 323: FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/CiênciasContábeis/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Ao receber a denúncia de um funcionário de que um gerente de vendas estava cobrando uma comissão
para antecipar envio de mercadorias para alguns clientes e, consequentemente, atrasando o de outros, a
Auditoria Interna fez um exame de inspeção, verificando notas fiscais, pedidos de compra e recibo de
pagamento. A Auditoria Interna não identificou nenhuma distorção. Considerando esses fatos, o teste
mais adequado para a identificação da suposta fraude é
 a) nenhum, o teste já realizado permite concluir que a empresa não sofreu prejuízos.
 b) nenhum, a auditoria interna deve utilizar a denúncia como evidência e solicitar o desligamento das
pessoas envolvidas.
 c) testes substantivos.
 d) teste de materialidade, considerando só as transações com valores mais relevantes.
 e) testes de investigação e confirmação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/215927
Questão 324: FGV - Aud (ALBA)/ALBA/Auditoria/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O teste executado para evitar, detectar e corrigir uma distorção relevante em uma afirmação é conhecido
como
 a) Teste de Controle.
 b) Teste de Evidência.
 c) Teste de Materialidade.
 d) Teste de Observação.
 e) Teste de Inspeção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/216980
Questão 325: FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na realização dos trabalhos de auditoria na empresa Vende Bem do Brasil S/A, o auditor interno, com o
objetivo de obter razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão
em efetivo funcionamento, procedeu a verificação de registros, documentos e ativos tangíveis. Neste
caso, o auditor aplicou o procedimento de auditoria denominado
 a) inspeção.
 b) observação.
 c) testes substantivos.
 d) investigação.
 e) confirmação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/218336
Questão 326: FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na realização de auditoria das Contas a Receber da Indústria de Tecidos Duradouros S.A., a
administração não permitiu que o auditor enviasse solicitações de confirmação externa de saldos, para
obtenção de evidência de auditoria. Nestas condições, entre outras medidas previstas nas normas de
auditoria, deve o auditor
 a) desacatar a decisão da administração da empresa e solicitar a confirmação dos saldos das
duplicatas a receber junto aos devedores.
 b) executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria
relevante e confiável.
 c) registrar no programa de auditoria que o procedimento referente à solicitação de confirmação
externa não foi realizado.
 d) comunicar o fato ao conselho fiscal da empresa, solicitando providências para obtenção das
informações desejadas.
 e) registrar no relatório de auditoria que o procedimento de solicitações de confirmações externas não
foi executado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/218345
Questão 327: FCC - APE (TCE-RS)/TCE RS/Ciências Contábeis/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A autenticidade de documentos comprobatórios hábeis de despesas, emitidos por terceiros, contratados
pela Administração pública, deve ser verificada por procedimento de auditoria conhecido como
 a) circularização.
 b) teste de inspeção.
 c) teste de observação.
 d) amostragem estatística.
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/253752
Questão 328: VUNESP - AFTM (Pref SJRP)/Pref SJRP/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Testes de controle são procedimentos de auditoria que têm por objetivo
 a) detectar distorções relevantes no nível de afirmações (declarações da administração da entidade
que estão incorporadas nas demonstrações contábeis).
 b) produzir evidências de auditoria que sirvam para suportar ou fundamentar a opinião do auditor em
relação à adequação das demonstrações contábeis.
 c) avaliar a existência de erros ou fraudes nos registros contábeis da entidade.
 d) produzir evidências de que os ativos e passivos da entidade estão mensurados pelos seus valores
justos e se estes foram adequadamente estimados pela entidade auditada.
 e) avaliar a efetividade operacional dos controles internos da entidade na prevenção ou detecção e
correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/254512
Questão 329: VUNESP - Aud (Pref Atibaia)/Pref Atibaia/Gabinete/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No caso de a administração da Entidade auditada recusar- se a permitir que o auditor envie solicitações
de confirmação, o auditor deve indagar sobre as razões da recusa da administração e procurar evidência
de auditoria sobre sua validade e razoabilidade. Além disso, deve avaliar as implicações da recusa da
administração, na avaliação do auditor, dos riscos significativos de distorção relevante, incluindo o risco
de fraude, e sobre a natureza, época e extensão de outros procedimentos de auditoria e
 a) executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria
relevante e confiável.
 b) comunicar ao órgão regulador da profissão.
 c) incluir tal negativa numa carta para a administração.
 d) parar os trabalhos de auditoria e negociar o rompimento do contrato, pois tal recusa mostra
indícios de má-fé e, por consequência, risco de haver fraude.
 e) dar sequência normal aos trabalhos de auditoria, uma vez que tal procedimento não é relevante.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/813814
Questão 330: VUNESP - Aud (Pref Atibaia)/Pref Atibaia/Gabinete/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No que tange às normas de auditoria, as avaliações de informações contábeis por meio de análise das
relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, bem como o exame necessário de
flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que
diferem significativamente dos valores esperados, são consideradas sob a ótica dos trabalhos de auditoria
como
 a) testes substantivos sintéticos.
 b) procedimentos subjetivos.
 c) testes de avaliação de risco.
 d) procedimentos analíticos.
 e) revisões especiais, tais como procedimentos previamente acordados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/813815
Questão 331: FGV - PNS (SEDUC AM)/SEDUC AM/Contador/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor se dedica, durante seu trabalho, à obtenção das evidências necessárias para formular a sua
opinião em relação à fidelidade das demonstrações contábeis sendo examinadas.
 
Para isso, aplica, normalmente, dois tipos de teste: os testes de observância e os testes substantivos.
 
Em relação aos testes de observância, assinale a afirmativa correta.
 a) Têm como finalidade validar os saldos apresentados nas demonstrações contábeis.
 b) Devem proporcionar segurança de que o sistema de controle interno estabelecido pela
administração está sendo executado de forma prescrita.
 c) Visam à obtenção de suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil
da entidade.
 d) Subdividem-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
 e) Podem ter como função fazer a revisão final das demonstrações contábeis.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1319724
Questão 332: FGV - Cont (SUSAM)/SUSAM/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
No ano de 2013, determinada entidade apresentava ativo total de R$ 600.000,00, passivo de R$
300.000,00 e patrimônio líquido de R$ 300.000,00. Do valor total do ativo, R$ 400.000,00 diziamrespeito
à conta Clientes.
 
No processo de circularização, a empresa de auditoria que auditava a entidade não conseguiu comprovar
a existência do direito a receber. Em uma situação como essa, o auditor deve
 a) incluir um parágrafo de ênfase em seu relatório.
 b) denunciar o contador da entidade ao CRC.
 c) não incluir ressalvas, caso as outras contas estejam corretas.
 d) abster‐se de dar uma opinião.
 e) retirar‐se da entidade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1690451
Questão 333: FGV - Cont (SUSAM)/SUSAM/2014
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Tanto nos testes de observância como nos testes substantivos, o auditor está sujeito ao risco de
amostragem.
 
Sobre esse risco, assinale a afirmativa correta.
 a) Nos testes substantivos há risco de subavaliação da confiabilidade e de superavaliação da
confiabilidade.
 b) Nos testes de observância há risco de rejeição incorreta e de aceitação incorreta.
 c) O risco de subavaliação da confiabilidade e o risco de rejeição incorreta afetam a eficácia da
auditoria.
 d) O risco de superavaliação da confiabilidade e o risco de aceitação incorreta afetam a eficiência da
auditoria.
 e) O risco de superavaliação da confiabilidade e o risco de aceitação incorreta têm mais probabilidade
de conduzir a uma conclusão errônea sobre determinados controles, saldos de contas ou classe de
transações do que o risco de subavaliação da confiabilidade ou o risco de rejeição incorreta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1690455
Questão 334: FCC - Aud (TCE-SP)/TCE SP/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Considere as afirmações a seguir, que tratam dos procedimentos e métodos de auditoria:
I. O rastreamento é uma investigação minuciosa, com exame de documentos, de unidades e órgãos
que tenham procedimentos interligados, cujo objetivo é dar segurança à opinião do auditor.
II. Os procedimentos de revisão analítica compreendem a análise documental, a confirmação
externa e a conferência dos cálculos dos dados produzidos pelo sistema de escrituração contábil da
entidade.
III. Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e
validação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade auditada, com o objetivo de
reduzir o risco inerente da auditoria.
IV. Os testes substantivos têm por objetivo a obtenção de uma segurança razoável de que os
sistemas de controles internos implantados pela entidade estão alcançando seus objetivos, o que
servirá de base para determinar a extensão dos procedimentos de auditoria.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I.
 b) III.
 c) I e II.
 d) II e IV.
 e) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/105535
Questão 335: VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na Auditoria Interna, os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os
controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao
seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. A respeito da aplicação de
procedimentos de auditoria, o de obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas
conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade, refere-se aos procedimentos
de
 a) investigação e confirmação.
 b) indagação e investigação.
 c) inspeção e observação.
 d) indagação e confirmação.
 e) confirmação e observação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/122991
Questão 336: FCC - ADP (DPE SP)/DPE SP/Contador/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em um teste para avaliar se há superavaliação, o Auditor deve
 a) conferir e inspecionar lançamentos em contas similares no livro razão.
 b) conferir a composição e o histórico dos lançamentos contábeis referentes ao registro inicial.
 c) partir do valor total do registro e conferir a soma dos registros intermediários.
 d) verificar a inclusão do valor total do registro inicial no registro final.
 e) partir do valor registrado no livro razão e comparar com o documento-suporte da transação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/126910
Questão 337: FCC - ADP (DPE SP)/DPE SP/Contador/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A contagem de caixa e a comparação com o saldo final no livro razão, é exemplo de
 a) mecanismo de avaliação econômica de ativos.
 b) confronto dos ativos com os seus registros.
 c) teste de cumprimento de normas internas.
 d) controle de procedimentos de avaliação.
 e) mecanismo de avaliação de rotinas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/126911
Questão 338: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/Contabilidade/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Para confirmar se os valores reconhecidos, no período, como despesa de juros referentes a um
empréstimo de longo prazo foram calculados adequadamente, o auditor deve utilizar a técnica de
 a) conciliação.
 b) entrevista.
 c) correlação de informações.
 d) circularização.
 e) conferência de cálculo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/183244
Questão 339: FGV - ACE (TCE-BA)/TCE BA/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor analisa a autenticidade documental das notas fiscais de despesas emitidas por terceiros e
contratadas pela Administração Pública.
Esse procedimento da auditoria é denominado
 a) teste de observação.
 b) teste de circularização.
 c) teste de inspeção.
 d) teste de amostragem.
 e) teste de inventário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/195838
Questão 340: VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O acompanhamento, pelos auditores externos, do inventário físico de estoques de matéria-prima,
produtos em processo, produtos acabados e material auxiliar de uma indústria metalúrgica em uma
determinada data-base, para efeito da auditoria das demonstrações contábeis, é um teste
 a) de agregação.
 b) substantivo.
 c) analítico.
 d) de observância.
 e) de movimentação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/205329
Questão 341: VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor, ao selecionar uma amostra de documentos relacionados às rubricas de despesas, a fim de
verificar ou atestar a existência e veracidade das despesas, valores corretos, bem com sua
contabilização, está cumprindo com um teste
 a) substantivo.
 b) de observância.
 c) subjetivo.
 d) de atestação.
 e) analítico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/205334
Questão 342: VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os procedimentos de verificação de índices de liquidez, variações ativas, passivas, volume de operações,
rotatividade ativa e passiva, análise horizontal e vertical do resultado, bem como na identificação de itens
não usuais, podendo ser por uma leitura do razão contábil, são testes usualmente utilizados
 a) na revisão da qualidade das demonstrações financeiras.
 b) de conformidade.
 c) na confirmação de saldos.
 d) de atestação.
 e) na revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/205345
Questão 343: FCC - AJ TRT18/TRT 18/Administrativa/Contabilidade/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A técnica que possibilita ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser
examinado, por exemplo, estoques, é
 a) a auditoria direta.
 b) a confirmação externa.
 c) o rastreamento.
 d) a análise documental.
 e) a inspeção física.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/205901Questão 344: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 6/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Quanto à circularização, ao terminar o envio das confirmações externas individuais, o auditor deve avaliar
o resultado obtido. Ele pode adotar a seguinte classificação:
I. considerada não confiável.
II. não recebida.
III. indicando exceção.
Assinale:
 a) se somente o item I estiver correto.
 b) se somente os itens I e II estiverem corretos.
 c) se somente os itens I e III estiverem corretos.
 d) se somente os itens II e III estiverem corretos.
 e) se todos os itens estiverem corretos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/217448
Questão 345: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 6/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Sobre os testes de observância, assinale a afirmativa correta.
 a) Avaliam, com razoável segurança, se os procedimentos de controle interno estabelecidos pela
administração pública estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
 b) Analisam as evidências quanto à suficiência e à validação dos dados produzidos pelos sistemas
administrativos da entidade.
 c) Aplicam testes substantivos para os ativos físicos das entidades públicas das administrações direta
e indireta.
 d) Medem com exatidão a execução do sistema contábil em relação aos procedimentos de revisão
analítica nos ativos e passivos da entidade.
 e) Avaliam o sistema de controle interno quanto à verificação das execuções orçamentárias de
receitas e despesas do órgão da administração pública.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/217449
Questão 346: FGV - Ana PA (CONDER)/CONDER (BA)/Administrativa/Contador/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O teste de detalhes nos procedimentos substantivos de auditoria que consiste em obter, por meio de
confirmação com terceiros, informações sobre saldos a receber e obrigações que a entidade auditada
mantém, é denominado
 a) Inspeção.
 b) Observação.
 c) Reexecução.
 d) Circularização.
 e) Indagação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/485759
Questão 347: FGV - Ana PA (CONDER)/CONDER (BA)/Administrativa/Contador/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria que somente pode ser realizado no final do período ou após ele, segundo a
NBC TA 330, é
 a) a contagem física de inventário.
 b) o confronto das demonstrações contábeis com seus registros.
 c) o teste de superavaliação de contas de natureza devedora.
 d) o teste de subavaliação de contas de natureza credora.
 e) a verificação de informações comparáveis de períodos anteriores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/485760
Questão 348: FGV - Tec I (MPE MS)/MPE MS/Contabilidade/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Um dos pontos do programa de auditoria refere-se aos procedimentos que o auditor utiliza para colher as
evidencias sobre as informações das demonstrações contábeis. O procedimento denominado
“confirmação com terceiros” é realizado na verificação
 a) de dinheiro em caixa.
 b) de dinheiro em conta corrente bancária.
 c) do boletim de caixa.
 d) dos cálculos de valorização de estoques.
 e) do inventário de estoques.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/539558
Questão 349: VUNESP - AT (MPE ES)/MPE ES/Contador/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Segundo as normas de auditoria (NBC TA 550), a forma mais confiável para se obter evidências de
auditoria para um auditor independente, que emitirá um relatório de auditoria sobre as demonstrações
financeiras da Entidade, é a
 a) Obtenção da carta de representação da administração.
 b) Obtenção de confirmação interna, apenas.
 c) Leitura crítica do balancete de verificação.
 d) Por meio de seleção estatística.
 e) Obtenção de confirmação externa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/708919
Questão 350: VUNESP - AT (MPE ES)/MPE ES/Contador/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
De acordo com a NBC TI 01 do CFC, para o auditor interno, a inspeção, que trata da verificação de
registros, documentos e ativos tangíveis; a observação, que trata do acompanhamento de processo ou
procedimento quando de sua execução; e a investigação e a confirmação, que tratam da obtenção de
informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro
ou fora da entidade, são procedimentos de auditoria para testes
 a) de observância.
 b) analíticos.
 c) de indagação.
 d) investigativos.
 e) antifraude.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/708921
Questão 351: VUNESP - Aud (COREN SP)/COREN SP/2013
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
De acordo com o NBC TI 01 – Auditoria Interna – as técnicas que visam à obtenção de evidência quanto
à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade são
denominadas testes
 a) de observância.
 b) de investigação.
 c) substantivos.
 d) de inspeção.
 e) analíticos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1234965
Questão 352: FCC - AFTM SP/Pref SP/Gestão Tributária/2012
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor ao verificar na folha de pagamentos se as verbas pertinentes ao FGTS e INSS foram calculadas
adequadamente, atendendo a legislação trabalhista, realiza o procedimento de cálculo e
 a) inspeção.
 b) observação.
 c) indagação.
 d) investigação.
 e) fiscalização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/59112
Questão 353: FCC - AFF (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2012
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na auditoria da administração pública, os testes realizados com o objetivo de obter evidências quanto à
suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelo sistema contábil e administrativo do ente
público são denominados testes
 a) de observância.
 b) substantivos.
 c) de aderência.
 d) amostrais estratificados.
 e) operacionais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/77845
Questão 354: FCC - AJ TST/TST/Apoio Especializado/Contabilidade/2012
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Acerca dos procedimentos da Auditoria Interna, conforme a Resolução CFC no 986/2003, constituem
exames e investigações que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar
suas conclusões e recomendações à administração da entidade. Assim, os procedimentos que visam à
obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de
informação da entidade referem-se aos
 a) testes de observância.
 b) exames de registros, documentos e conferências de cálculos.
 c) testes de verificação.
 d) testes substantivos.
 e) exames, inspeções e confirmação do s dados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/90221
Questão 355: FCC - AJ (TRE CE)/TRE CE/Administrativa/Contabilidade/2012
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A técnica de auditoria que consiste na elaboração de perguntas, objetivando a obtenção de respostas
para quesitos previamente definidos é a
 a) revisão analítica.
 b) inspeção física.
 c) conciliação.
 d) entrevista.
 e) observação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/377183
Questão 356: FCC - Ana Min (MPE PE)/MPE PE/Ciências Contábeis/2012
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A revisão analítica é um procedimento que consiste
 a) no exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.
 b) no acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.
 c) na obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou
fora da entidade.d) na conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações
contábeis e outras circunstâncias.
 e) na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes,
quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/684802
Questão 357: FGV - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Tendo em vista o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, e considerando a doutrina,
assinale a alternativa correta.
 a) A evidência de auditoria é mais confiável quando é obtida de fontes independentes externas à
entidade. Nesse sentido, as normas de auditoria requerem que o auditor obtenha evidência de auditoria
mais persuasiva quanto menor o risco avaliado.
 b) Em algumas situações, a administração se recusa a permitir que o auditor envie solicitações de
confirmação. Nesses casos, o auditor deve evitar a execução de procedimentos alternativos de auditoria.
 c) Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira
completa a uma solicitação de confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação
não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).
 d) Os procedimentos de confirmação externa são frequentemente usados para confirmar ou solicitar
informações relativas a saldos contábeis e seus elementos. Não se recomenda, contudo, o uso para
confirmar os termos de acordos, contratos ou transações entre a entidade e outras partes, ou para
confirmar a ausência de certas condições como um "acordo paralelo" (side letter).
 e) As confirmações negativas fornecem evidência de auditoria mais persuasiva que as confirmações
positivas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46288
Questão 358: FGV - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Com base nas disposições do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
 a) Quando uma resposta foi enviada ao auditor indiretamente (por exemplo, porque a parte que
confirma endereçou a resposta incorretamente para a entidade ao invés de encaminhar para o auditor),
o auditor não pode solicitar a essa parte que envie uma nova resposta por escrito diretamente a ele.
 b) As respostas recebidas eletronicamente, por exemplo, por fax ou correio eletrônico, envolvem
riscos relacionados à confiabilidade, podendo ser difícil estabelecer a prova de origem e autoridade da
parte que confirma e a identificação de alterações. Um processo usado pelo auditor e a parte que
confirma, que institua um ambiente seguro para as respostas recebidas eletronicamente, pode reduzir
esses riscos.
 c) Uma resposta verbal a uma solicitação de confirmação, por si só, se enquadra na definição de
confirmação externa.
 d) Quando a resposta não for recebida, os seguintes procedimentos alternativos de auditoria podem
ser executados: observar saldos de contas a pagar, examinar recebimentos subsequentes específicos,
documentação de embarque e vendas próximas ao final do período.
 e) As exceções observadas em respostas a solicitações de confirmação podem indicar distorções ou
possíveis distorções nas demonstrações contábeis. Quando uma distorção é identificada, o auditor deve
avaliar se essa distorção é indicativa de fraude. As exceções podem fornecer um guia para a qualidade
das respostas de partes que confirmam similares ou para contas similares. As exceções podem indicar,
também, uma deficiência, ou deficiências, no controle interno da entidade sobre o processo de
encerramento e elaboração de demonstrações contábeis. Todas as exceções representam distorções. Por
exemplo, o auditor pode concluir que diferenças nas respostas à solicitação de confirmação são
decorrentes de época, mensuração ou erros de transcrição nos procedimentos de confirmação externa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46291
Questão 359: FGV - Aud Est (CGE RJ)/CGE RJ/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Por ocasião da aplicação dos testes substantivos, o auditor objetiva o alcance de determinadas
conclusões. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Adequação do sistema de controle interno: se as normas estabelecidas pela administração para
proteção de seus ativos são efetivas.
 b) Mensuração, apresentação e divulgação: se os componentes patrimoniais estão adequadamente
mensurados, apresentados e divulgados.
 c) Direitos e deveres: se se encontram adequadamente registrados na contabilidade.
 d) Ocorrência: se determinada transação efetivamente ocorreu.
 e) Existência: se determinado componente patrimonial existe em certa data.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46419
Questão 360: FGV - Aud Est (CGE RJ)/CGE RJ/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Leia atentamente as informações a seguir:
I. Quanto melhor o controle interno, apurado por meio de testes de observância, maior deve ser a
quantidade de testes substantivos a serem aplicados em função do risco de auditoria.
II. A revisão analítica integra os testes substantivos.
III. Na auditoria da conta Clientes, utiliza-se normalmente o procedimento de confirmação.
IV. Integra o trabalho de auditoria a aplicação de procedimentos para validação de eventos
subsequentes após a publicação do parecer.
Assinale
 a) se apenas as informações I e II forem verdadeiras.
 b) se apenas as informações I e IV forem verdadeiras.
 c) se apenas as informações II e III forem verdadeiras.
 d) se apenas as informações II e IV forem verdadeiras.
 e) se apenas as informações III e IV forem verdadeiras.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46428
Questão 361: FGV - Aud Est (CGE RJ)/CGE RJ/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Considerando a doutrina em auditoria, assinale a alternativa correta.
 a) É recomendável, como regra geral, o uso de mais de um tipo de evidência, de forma a fortalecer as
conclusões finais.
 b) As evidências físicas, obtidas a partir da observação de pessoas, eventos ou condições materiais
existentes, sempre que constituírem elementos críticos para o alcance dos objetivos da auditoria, devem
ser corroboradas. Por esse motivo, as observações diretas devem ser feitas por, no mínimo, cinco
membros da equipe de auditoria, de preferência acompanhados de representantes do auditado. Caso a
equipe considere necessário, deve-se preparar uma descrição detalhada das condições observadas e
solicitar a anuência formal do representante do auditado.
 c) As evidências orais, normalmente obtidas em entrevistas, são provas conclusivas, não necessitando
ser sustentadas por evidências documentais.
 d) A confiabilidade das evidências documentais fornecidas pelo sistema de controle do órgão auditado
- por exemplo, os demonstrativos contábeis - independerá do regular funcionamento desse sistema.
 e) A existência de um manual de procedimentos, por si só, garante que ele esteja sendo empregado
pelo auditado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46431
Questão 362: FCC - AJ TRF1/TRF 1/Apoio Especializado/Contadoria/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
NÃO é um procedimento a ser implantado para auxiliar na prevenção e detecção de não conformidades
com leis e regulamentos:
 a) Monitoramento de requisitos legais para assegurar que procedimentos operacionais sejam
planejados para cumprir esses requisitos.
 b) Instituição ou operação de sistemas apropriados de controle interno.
 c) Contratação de serviços complementares da auditoria externa que fará auditoria das
demonstrações contábeis, para validação do cumprimento das normas e leis.
 d) Acompanhamento da conformidade do código de conduta da entidade, agindo apropriadamente
paradisciplinar os empregados da entidade que deixem de cumpri-lo.
 e) Desenvolvimento, divulgação e acompanhamento de código de conduta da empresa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/65192
Questão 363: VUNESP - ContJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os Testes que visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela
administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários
e administradores da entidade, denominam-se
 a) Subjetivos.
 b) Analíticos.
 c) de Observância.
 d) Substantivos.
 e) de Inspeção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/79765
Questão 364: VUNESP - ContJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Um dos importantes procedimentos de auditoria das demonstrações financeiras é a confirmação de
informações junto a terceiros, como é o caso da confirmação externa, ou circularização. Ao usar
procedimentos de confirmação externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de
confirmação externa, incluindo
 
I. determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas;
II. seleção da parte que confirma apropriada para confirmação;
III. asseguração de que foi utilizado um critério estatístico justo de amostragem quando a seleção
for realizada pelo cliente;
IV. definição das solicitações de confirmação, assegurando-se que as solicitações estão devidamente
endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor;
V. asseguração de que o envio da resposta de confirmação, quando a carta for recebida pelo próprio
cliente, foi realizado por intermédio dos correios;
VI. o envio das solicitações, incluindo o 2.° pedido, quando aplicável, para a parte que confirma.
Estão corretos apenas os itens
 a) I, II, IV e VI.
 b) I, III, IV e V.
 c) II, IV, V e VI.
 d) II, III, V e VI.
 e) I, IV, V e VI.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/79768
Questão 365: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Administrativa/Contabilidade/2011
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os acompanhamentos, pelo auditor, de valores significativos, valendo-se da análise de informações
contábeis por meio da utilização de índices, quocientes, quantidades, variações absolutas etc. com o
objetivo de identificar situações ou tendências atípicas são denominados
 a) testes de detecção.
 b) testes de aderência.
 c) procedimentos de seleção de amostragem estratificada.
 d) testes de programação.
 e) procedimentos de revisão analítica
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/530963
Questão 366: FGV - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
De acordo com as regras de auditoria o procedimento substantivo, planejado para detectar distorções
relevantes no nível de afirmações, inclui:
 a) testes adjetivos, procedimentos analíticos e teste de controle.
 b) testes de controle, revisão analítica e testes de detalhes.
 c) testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos.
 d) evidência de auditoria, testes de controle e testes de observância.
 e) procedimentos analíticos substantivos, testes de relevância e testes de procedimentos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/4946
Questão 367: FGV - ARE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na aplicação dos testes de observância de auditoria, a verificação dos registros, documentos e ativos
tangíveis compreende:
 a) a investigação.
 b) a inspeção.
 c) a observação.
 d) a confirmação.
 e) a confrontação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/39662
Questão 368: FGV - ARE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor, ao obter informações de pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das
operações dentro e fora da empresa, está:
 a) executando uma inspeção para verificação dos registros e documentos e ativos tangíveis.
 b) efetuando o procedimento denominado observação que visa ao acompanhamento de processo ou
procedimento durante a sua execução.
 c) aplicando teste de observância denominado investigação e confirmação.
 d) obtendo evidência quanto à suficiência, exatidão e validade das informações produzidas pelos
sistemas de informação da entidade.
 e) realizando teste de observância do tipo revisão analítica com vistas à conferência da exatidão de
cálculos e registros contábeis.
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/39664
Questão 369: FCC - APOFP SP/SEFAZ SP/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os testes de observância ou de aderência são aplicados pelas auditorias principalmente nas investigações
 a) de fraudes e erros.
 b) de contas e saldos.
 c) dos controles internos utilizados pelos gestores.
 d) dos valores representativos dos informes.
 e) das trilhas de auditoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/86731
Questão 370: FCC - APOFP SP/SEFAZ SP/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Quando se fala em auditoria de sistemas contábeis computadorizados, a principal abordagem dos
trabalhos se refere à auditoria
 a) de sistemas em operação.
 b) de sistemas em desenvolvimento.
 c) da área de processamento de dados.
 d) dos processos computacionais.
 e) dos resultados computacionais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/86737
Questão 371: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Apoio Especializado/Contadoria/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os testes de auditoria que têm por objetivo verificar se os procedimentos de controle interno,
estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento, são denominados
testes
 a) substantivos.
 b) amostrais.
 c) de observância.
 d) não paramétricos.
 e) aleatórios.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/129040
Questão 372: FCC - Cont (SERGAS)/SERGAS/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A empresa Control S.A. evidenciou o pagamento em duplicidade de duas compras. O procedimento que
permite ao auditor verificar a existência de mais eventos dessa natureza é
 a) a inspeção.
 b) o inventário.
 c) a observação.
 d) a evidenciação.
 e) a investigação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/146358
Questão 373: FCC - ADP (DPE SP)/DPE SP/Contador/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor externo da empresa Ametista S.A. ao avaliar o valor dos estoques registrados nas
demonstrações contábeis e o valor dos custos dos produtos vendidos, constatou que estavam sendo
consideradas perdas por avaria e quebra de 10%. Ao verificar o processo produtivo e os estoques físicos
não pode identificar os motivos que estavam gerando o registro. O procedimento de auditoria que
poderia colaborar na confirmação dos saldos e quantidades seria
 a) inventário.
 b) segregação.
 c) inspeção.
 d) amostragem.
 e) circularização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182162
Questão 374: FCC - AJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Contabilidade/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Considere as seguintes assertivas:
I. As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de
evidências, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base
sólida para as conclusões e recomendação à administração da entidade.
II. Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade
dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.
III. Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que oscontroles internos
estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu
cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.
Sobre auditoria, está correto o que se afirma APENAS em
 a) I.
 b) II.
 c) III.
 d) I e II.
 e) II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/379600
Questão 375: FCC - AJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Contabilidade/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento efetuado quando da aplicação dos testes de observância, que compreende a verificação
de registros, documentos e ativos tangíveis, denomina-se:
 a) Confirmação.
 b) Investigação.
 c) Observação.
 d) Inspeção.
 e) Correlação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/379601
Questão 376: FCC - AJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Contabilidade/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Fazer com que empresa auditada envie cartas dirigidas para empresas com as quais mantenha relações
de negócios, solicitando que estas confirmem, em carta dirigida ao auditor, a situação desses negócios
em determinada data, se refere à aplicação da técnica de auditoria chamada de
 a) correlação.
 b) rastreamento.
 c) circularização.
 d) entrevistas.
 e) observação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/379605
Questão 377: CEBRASPE (CESPE) - Ana (SAD PE)/SAD PE/Controle Interno/Finanças
Públicas/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A confirmação ou circularização é uma técnica de auditoria que envolve respostas formuladas por
terceiros. No que se refere a essa técnica, é correto afirmar que
 a) se trata de informação de caráter sigiloso, recebida verbalmente.
 b) a evidência assim obtida se caracteriza por sua objetividade e provém de fonte independente.
 c) constitui evidência descendente, obtida por intermédio da entidade auditada.
 d) atende a solicitações genéricas e é considerada de baixo custo.
 e) depende da concordância do auditado e tem alto índice de retorno.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545916
Questão 378: FCC - ACE (TCM PA)/TCM PA/"Sem Área"/2010
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os testes que têm por objetivo a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos
dados produzidos pelo sistema contábil da entidade são denominados testes
 a) contingenciais.
 b) substantivos.
 c) amostrais aleatórios.
 d) de materialidade.
 e) de observância.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2149908
Questão 379: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE GO/Tecnologia da Informação/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Quando os procedimentos de controle são adequados e aplicados de forma apropriada e consistente pela
organização, os testes de auditoria
 a) de conformidade e substantivos são desnecessários.
 b) de conformidade podem ser limitados.
 c) de conformidade devem ser significativos.
 d) substantivos podem ser limitados.
 e) substantivos devem ser significativos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/246518
Questão 380: FGV - Ana (SAD PE)/SAD PE/Controle Interno /Finanças Públicas/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento técnico em que o auditor busca obter informações de pessoas ou entidades
conhecedoras da transação, dentro e fora da entidade, é denominado:
 a) inspeção.
 b) observação.
 c) investigação e confirmação.
 d) revisão analítica.
 e) circularização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/262666
Questão 381: FGV - Ana (SAD PE)/SAD PE/Controle Interno /Finanças Públicas/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na aplicação dos testes substantivos o auditor deve objetivar às seguintes conclusões, à exceção de
uma. Assinale-a.
 a) Competência – se o componente patrimonial está registrado adequadamente.
 b) Existência – se o componente patrimonial existe na data certa.
 c) Ocorrência – se a transação de fato ocorreu.
 d) Abrangência – se todas as transações estão registradas.
 e) direitos e obrigações – se efetivamente existem na data certa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/262668
Questão 382: FGV - Ana (SAD PE)/SAD PE/Controle Interno /Finanças Públicas/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento técnico adotado no exame de provisões, depreciações, amortizações e apuração de
estoque, é denominado:
 a) inspeção.
 b) cálculo.
 c) observação.
 d) investigação.
 e) conciliação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/262670
Questão 383: FCC - AJ (TRE PI)/TRE PI/Administrativa/Contabilidade/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria interna que tem como finalidade a obtenção de razoável segurança de que
os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto
ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade, é denominado
 a) teste de observância.
 b) teste substantivo.
 c) rastreamento.
 d) exame de registros.
 e) análise documental.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/401693
Questão 384: FCC - Ana (PGE RJ)/PGE RJ/Contábil/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os testes que visam a garantir para o auditor que os procedimentos de controles internos estão sendo
efetivamente praticados e/ou em funcionamento são os
 a) de materialidade.
 b) substantivos.
 c) de revisão analítica.
 d) de relevância.
 e) de observância.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/875355
Questão 385: VUNESP - Cons Con (CRF SP)/CRF SP/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
As normas de auditoria relativas à execução do trabalho, que representam o conjunto de técnicas de
investigação, que permitem a formação de opinião sobre as demonstrações contábeis examinadas,
fornecendo base para emitirem parecer fundamentado são
 a) procedimentos de auditoria.
 b) planejamentos.
 c) papéis de trabalho.
 d) avaliações de controle interno.
 e) revisões analíticas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1186597
Questão 386: CEBRASPE (CESPE) - Aud Int (CGE MG)/CGE MG/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar determinadas conclusões, entre as quais
inclui-se a
 a) verificação da efetividade dos controles internos.
 b) efetiva ocorrência de uma transação.
 c) avaliação patrimonial atualizada, com base na sistemática de correção monetária vigente.
 d) existência dos direitos e obrigações que integram o patrimônio em algum momento do período
transcorrido.
 e) abrangência, isto é, se o que está registrado de fato existe e se está correto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1316676
Questão 387: CEBRASPE (CESPE) - Aud Int (CGE MG)/CGE MG/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A confirmação externa, ou circularização, consiste na expedição de cartas a empresas ou pessoas com as
quais o auditado mantém relações de negócios, solicitando confirmação a respeito da situação desses
negócios em data determinada. Acerca da confirmação externa, assinale a opção correta.
 a) Na correspondência encaminhada, os valores constantes dos livros do cliente devem ser
obrigatoriamente discriminados.
 b) As cartas são assinadas pelos auditores; as informações prestadas por terceiros devem ser
previamente compartilhadas com o cliente e por ele reconhecidas.
 c) As divergências entre os registros do cliente e os de terceiros só serão consideradas válidas
mediante reconhecimento por parte do cliente.
 d) Se a resposta for consideradamuito relevante, sua falta implicará na emissão de parecer com
abstenção de opinião.
 e) Decidida a aplicação da confirmação, as cartas serão enviadas apenas às empresas e pessoas
selecionadas mediante amostragem, considerando, entre outros fatores, as limitações de tempo, os
custos do procedimento e os riscos associados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1316681
Questão 388: FCC - AJ (TJ SE)/TJ SE/Administrativa/Contabilidade/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os testes efetuados pela auditoria que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e
validação dos dados produzidos pelos sistemas contábeis e administrativos da entidade, denominam-se:
 a) substantivos.
 b) de observância.
 c) de correlação.
 d) diretos.
 e) indiretos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1515170
Questão 389: FCC - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O objetivo do auditor, ao efetuar os testes de observância, é
 a) certificar a existência do componente patrimonial.
 b) avaliar a eficácia do sistema de controles internos da entidade.
 c) verificar a ocorrência ou não de determinada transação contábil.
 d) contar os itens que compõem o conjunto de bens móveis e imóveis da entidade.
 e) julgar se os itens patrimoniais estão mensurados, divulgados e classificados de acordo com as
Normas Brasileiras de Contabilidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1521683
Questão 390: FCC - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A técnica de auditoria que consiste em enviar correspondência para clientes, bancos e fornecedores, a
fim de que corroborem os valores de contas a receber e a pagar da sociedade auditada, é denominada
 a) inspeção.
 b) circularização.
 c) controle de qualidade.
 d) observação.
 e) revisão analítica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1521689
Questão 391: FCC - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O procedimento de auditoria que consiste na verificação do comportamento de valores relevantes,
mediante índices, quocientes e outros meios, visando identificar tendências ou situações anormais, é
denominado
 a) revisão analítica.
 b) investigação e confirmação.
 c) inspeção.
 d) testes de observância.
 e) abrangência das informações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1521691
Questão 392: CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE AC)/TCE AC/Ciências Contábeis/2009
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
A aplicação de procedimentos de auditoria deve ser realizada em razão da complexidade e do volume das
operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragem. A respeito desse tema, assinale a opção
correta.
 a) Os testes substantivos asseguram que os procedimentos de controle interno estão em efetivo
funcionamento.
 b) A avaliação do auditor, quanto à relevância de rubricas específicas e classes de transações, ajuda-o
a decidir sobre onde aplicar, ou não, amostragem e procedimentos analíticos.
 c) Ao planejar e determinar a amostra de auditoria, devem ser desconsiderados os erros toleráveis e
esperados.
 d) Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor e jamais podem ser postos à
disposição da entidade.
 e) A confirmação externa (circularização) oferece menor grau de confiança que a verificação efetuada
na própria empresa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1568545
Questão 393: FCC - AJ TRF5/TRF 5/Apoio Especializado/Contadoria/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Em relação aos testes de auditoria, é correto afirmar que
 a) os procedimentos de revisão analítica constituem um dos tipos dos testes de observância.
 b) a revisão dos cálculos da equivalência patrimonial em participações societárias permanentes é um
dos tipos dos testes substantivos.
 c) a inspeção física do caixa da entidade auditada é um dos tipos dos testes de observância.
 d) os testes substantivos têm como objetivo verificar a existência, exatidão e validade das
informações produzidas pelo sistema de controle interno da entidade.
 e) os testes de observância têm como objetivo averiguar a existência, a ocorrência, a abrangência e
correta mensuração dos bens, direitos e obrigações da entidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/133566
Questão 394: FCC - ACE (TCE-CE)/TCE CE/Controle Externo/Auditoria
Governamental/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os procedimentos de auditoria constituem-se no conjunto de
 a) métodos contábeis e financeiros que permitem ao auditor confirmar ou provar sua opinião sobre as
demonstrações contábeis auditadas.
 b) técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para
fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas.
 c) conceitos que permitem ao auditor obter comprovações de que as demonstrações contábeis
auditadas correspondem ao registro de todos os fatos contábeis praticados pela empresa.
 d) princípios que permitem ao auditor obter informações indicativas e completas para fundamentar
sua posição sobre as demonstrações contábeis auditadas.
 e) normas e leis que permitem ao auditor certificar-se de que as demonstrações contábeis auditadas
estão em sua totalidade corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260651
Questão 395: FCC - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria de Tecnologia da Informação/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Na aplicação dos testes de observância e substantivos, a verificação do comportamento de valores
significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à
identificação de situação ou tendências atípicas, é considerado um procedimento técnico básico de
 a) investigação e confirmação.
 b) revisão analítica.
 c) observação.
 d) inspeção.
 e) cálculo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/290789
Questão 396: VUNESP - AJ (TJ MT)/TJ MT/Administrativa/Ciências Contábeis/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Entre os meios de prova, ou evidências de auditoria, não se inclui a
 a) inspeção física.
 b) documental.
 c) analítica.
 d) circularização.
 e) denúncia sigilosa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/729897
Questão 397: VUNESP - AJ (TJ MT)/TJ MT/Administrativa/Ciências Contábeis/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O exame de auditoria que consiste em verificar o comportamento de valores significativos por meio de
índices, quocientes, quantidades absolutas e outros meios, visando à identificação de tendências atípicas
das contas patrimoniais e de resultados, cujo objetivo é explicar o relacionamento das contas e averiguar
as causas das variações anormais, é denominado
 a) levantamento do ambiente de controle.
 b) teste de procedimento.
 c) revisão analítica.
 d) teste de cumprimento das normas.
 e) fluxogramação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/729898
Questão 398: CEBRASPE (CESPE) - ACP (CGE PB)/CGE PB/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Os procedimentos adotados para colher evidências sobre os valores constantes das demonstrações
contábeis, incluem, no caso de atualização e capitalização do saldo devedor de uma obrigação de longo
prazo, a
 a) confirmação com terceiros.
 b) inspeção dos documentos concernentes à autorização da transação.
 c) aplicação de questionários.
 d) realização de entrevistas com os responsáveis pelo setor competente.
 e) conferência de cálculos
Esta questãopossui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1316929
Questão 399: CEBRASPE (CESPE) - ACP (CGE PB)/CGE PB/2008
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
Por meio de revisão analítica, o auditor deve verificar se existem situações anormais e significativas que
justifiquem maior concentração das suas atenções. Entre outros aspectos, deverá estabelecer inter-
relacionamentos entre contas e transações, como,
 a) contas a receber e despesas de aluguel.
 b) fornecedores e descontos concedidos.
 c) capital social e caixa.
 d) custo das vendas e estoques.
 e) lucros acumulados e impostos incidentes sobre vendas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1316930
Questão 400: FCC - AJ TRF2/TRF 2/Apoio Especializado/Contadoria/2007
Assunto: Testes e Procedimentos em Auditoria
O auditor, ao realizar seus testes, procedeu à confrontação física dos estoques com os relatórios
contábeis, solicitou junto aos advogados da empresa a identificação das contingências trabalhistas e qual
o valor das causas. Pediu ainda para o fornecedor Tolerância S.A. confirmar o saldo que ele tinha a
receber da empresa naquela data. Os testes aplicados objetivam concluir, respectivamente, quanto a
 a) ocorrência / existência/ mensuração.
 b) mensuração / abrangência / abrangência.
 c) direitos e obrigações / ocorrência / existência.
 d) existência / direitos e obrigações / existência.
 e) ocorrência / ocorrência /direitos e obrigações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/745
Gabarito
201) C 202) E 203) E 204) B 205) C 206) B 207) D
208) D 209) A 210) E 211) A 212) C 213) A 214) B
215) B 216) E 217) A 218) D 219) B 220) C 221) E
222) A 223) E 224) C 225) E 226) A 227) D 228) A
229) E 230) B 231) E 232) A 233) D 234) B 235) C
236) D 237) A 238) B 239) A 240) E 241) D 242) C
243) B 244) A 245) C 246) C 247) D 248) D 249) C
250) B 251) A 252) C 253) E 254) D 255) A 256) E
257) C 258) C 259) B 260) C 261) C 262) B 263) D
264) D 265) C 266) D 267) E 268) D 269) B 270) C
271) B 272) C 273) E 274) D 275) D 276) C 277) C
278) A 279) B 280) A 281) E 282) C 283) E 284) E
285) D 286) B 287) D 288) C 289) D 290) A 291) E
292) C 293) D 294) E 295) D 296) E 297) A 298) E
299) C 300) E 301) E 302) E 303) D 304) A 305) C
306) B 307) D 308) B 309) C 310) E 311) C 312) E
313) B 314) E 315) E 316) E 317) A 318) E 319) A
320) C 321) C 322) A 323) E 324) A 325) A 326) B
327) B 328) E 329) A 330) D 331) B 332) A 333) E
334) A 335) A 336) E 337) B 338) E 339) C 340) D
341) A 342) E 343) E 344) E 345) A 346) D 347) B
348) B 349) E 350) A 351) C 352) A 353) B 354) D
355) D 356) E 357) C 358) B 359) A 360) C 361) A
362) C 363) C 364) A 365) E 366) C 367) B 368) C
369) C 370) A 371) C 372) A 373) A 374) A 375) D
376) C 377) B 378) B 379) D 380) C 381) A 382) B
383) A 384) E 385) A 386) B 387) E 388) A 389) B
390) B 391) A 392) B 393) B 394) B 395) B 396) E
397) C 398) E 399) D 400) D

Mais conteúdos dessa disciplina