Buscar

É TÃO DIFICIL VACINAR

Prévia do material em texto

É TÃO DIFICIL VACINAR?
Em visita domiciliar para averiguação da situação vacinal das crianças, pois das menores estavam atrasadas.
- Bom dia Sra. Maria José! Podemos entrar?
- Pode abrir, o portão está aberto!
Sala desorganizada, com alguns cães na calçada, e as crianças ainda dormindo.
- Vim trazer a enfermeira para realizar orientações sobre a importância da vacinação das 4 crianças. Era para ter ido na segunda, como não apareceu resolvemos vir saber o que está acontecendo, a sra. Não quer dar as vacinas?
- Não foi isso, é que meu marido é chapeiro e fica com o carro para poder trabalhar, e não tenho quem fique com as maiores, e atravessar a pista (BR) com um carrinho de bebê não é fácil, ainda o tempo não estava bom, toda hora chuviscava. Eu sei que é importante vacinar, as maiores estão com as vacinas em dia, quando era mais nova tinha ânimo, trabalhava, levava a de 11 anos e 9 anos para todo lugar, quando veio o de 3 anos ficou mais difícil agora com a bebê de 8 meses tudo ficou mais difícil ainda, tenho que me desdobrar com as crianças com o que meu marido consegue nas diárias, tem vezes que consigo ir no CRAS, mas como é longe fica difícil.
- A sra. não tem com quem deixar as crianças ou pedir para o seu marido levar os menores para tomar as vacinas? 
- Ah dra. Ele sai de madrugada e volta já a noite, quase não tem tempo de ficar com as crianças, e sabe como é homem, não em paciência com elas, e teve dia de eu ficar mais de 2 horas para tomar vacina.
- Mas sra. Maria lembra que já tinha agendado com a técnica da sala de vacina? Era só chegar mais cedo que seria atendida rapidinho.
- Até pensei em deixar as maiores em casa e levar os menores para vacinar, mas tenho medo do conselho tutelar vir aqui, não quero isso não. E também toda vez que atravesso a pista tenho vontade de entrar na frente das carretas; mas como vou fazer isso?? O mais velo fica com a minha mãe que não é filho do meu marido, se eu for tenho que levar as 4 crianças, pois se não for eu por elas quem vai cuidar, é mais fácil ir todo mundo junto!! (risos desconcertados) Esses dias até falei pro meu marido que nem direito de me matar eu tenho com esse mundo de filhos!
- A sra. Teve dificuldade em aceitar a última gestação?
- Não queria mais criança, tava tomando o remédio certinho, mas me deu infecção de garganta, tomei antibiótico e olha no que deu, já já acorda, eu fui aceitar que estava gravida, eu já tava com 6 meses, mas até o momento que ela nasceu não acreditava muito. Nos primeiros dias não queria nem pegar ela, mas aí ficavam em cima para eu amamentar. Foi muito difícil os primeiros dias.
- A sra. Tem interesse em algum método contraceptivo de longo prazo? Quem acompanhou a sra. No pré-natal não pediu pra sra. passar no psicólogo? 
- Então é difícil ir lá na saúde da mulher fazer o processo, mas no dia que eu for vacinar as crianças já vou e faço tudo. Tem mais de ano esse encaminhamento, até hoje ninguém me procurou.
- E quando vai poder fazer isso??? Podemos combinar para ver seu encaminhamento??
- Essa semana na sexta, vou lá a tarde!
- Obrigada por nos receber! Até sexta
Saindo da casa discutindo com a enfermeira o que poderíamos fazer nessa situação, as metas são bater vacina, fique atenta se ela vem na sexta na unidade.

Continue navegando