Buscar

Direito Processual Civil - Processo do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para fins da questão, suponha que o turbador (pessoa que está mudando a cerca de lugar) resida na cidade YY, que o possuidor da propriedade turbada resida na cidade XX e que a Fazenda do Rosário (propriedade turbada) esteja localizada na área rural da cidade ZZ e responda:
 
1. Qual é a competência para o ingresso da ação de manutenção de posse a ser proposta pelo possuidor da propriedade turbada em face do turbador? Explique e fundamente sua resposta.
2. Se a ação for proposta em outra localidade, tratar-se-á de incompetência relativa ou absoluta? Fundamente.
Resposta:
1- A ação de manutenção de posse deverá ser protocolada na cidade “ZZ”, isso porque questões de demarcação de terras e de nunciação de obra nova deverá ser proposta na cidade da mesma. O caput do artigo 47 do Código de Processo Civil, nesse sentido, estabeleceu que para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa: 
Art. 47. Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa.
§ 1º O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
§ 2º A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta. (BRASIL, 2015, s.p).
2- A incompetência se torna absoluta se a ação ocorrer em outro foro, já que o artigo 47 esclarece as devidas competências, isso torna a cidade “zz” a de foro competente para ter uma ação proposta pela parte interessada.

Continue navegando