Buscar

PD - AV2 - 2023.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alicia Fernandez foi uma das pioneiras em estabelecer um modelo de diagnóstico psicopedagógico. Para ela alguns aspectos estruturais são imprescindíveis no momento da avaliação; entre eles o mais importante é entender como a criança aprende e como ela percebe o mundo.
Para compreender tudo isto, devemos nos atentar a três estruturas básicas. Assinale a alternativa que contenha as três estruturas que devemos priorizar numa avaliação psicopedagógica.
 Biológica, psíquica e mental.
Com relação a intervenção institucional, o psicopedagogo deve estar atento à equipe, a maneira com que as relações são estabelecidas e como isso influencia no dia-a-dia da instituição. Sendo assim, qual o objetivo de uma intervenção psicopedagógica?
Refletir, orientar e construir uma nova identidade para a instituição.
Desde o surgimento da Psicopedagogia, várias áreas do conhecimento cientifico contribuíram para a sua construção. Entre eles estão a Filosofia, a Sociologia, a Neurologia e principalmente a Psicologia e a Educação. Sendo assim, a Psicopedagogia é considerada uma área de conhecimento Multidisciplinar.
A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem em suas mais variadas formas, não somente da que é exercida na escola. Sendo assim, atua com dois enfoques diferentes: o preventivo e o terapêutico.
De acordo com esses enfoques psicopedagógicos, relacione as duas colunas e identifique a opção correta.
Correta: 2, 1, 2, 1.
Sobre o diagnóstico, sabemos que cada psicopedagogo atua de acordo com a sua formação e referencial teórico. Mas de modo geral, quais são as etapas de um diagnóstico?
	Entrevista, anamnese, sessões, testes e devolutiva.
A avaliação psicopedagógica é um instrumento de investigação dos problemas e dificuldades de aprendizagem. Nela o psicopedagogo pode identificar quais os pontos que a criança tem dificuldades e qual o seu potencial.
De acordo com essa concepção sobre a avaliação psicopedagógica, identifique as proposições corretas e assinale a opção correspondente.
I – A avaliação é um processo dinâmico, que tem como objetivo entender a dificuldade da criança.
II – A avaliação resulta sempre em um diagnóstico e em um tratamento.
III – Na busca pela coleta de dados, podem ser utilizados como fonte o material escolar, entrevista com os pais e com os professores, além de contato com a criança.
IV – Há vários fatores que interferem na aprendizagem, assim como há várias formas de investigá-los. Cada psicopedagogo, de acordo com a sua formação, vai planejar a sua avaliação.
V – Uma vez feita a avaliação, seu resultado determina os próximos passos da intervenção, não podendo ser modificada.
Relacione a segunda coluna com a primeira, em relação ao trabalho clínico e institucional. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Correta: 1, 2, 1, 2.
O psicopedagogo na escola tem inúmeras funções, entre elas, pode atuar como psicopedagogo institucional. Verifique nas proposições abaixo e assinale a opção com as proposições INCORRETAS. 
I.   Na escola, o psicopedagogo institucional visa resgatar a identidade da instituição, a história e a ponte com a realidade social. 
II.   Na escola, o psicopedagogo institucional pode avaliar os alunos que a escola fizer queixa relativa a aprendizagem. 
III.   Na escola, o psicopedagogo institucional deve analisar a formação dos professores, o currículo e se esses requisitos atendem a necessidade dos alunos. 
IV.   Na escola, o psicopedagogo institucional pode questionar os modelos curriculares da escola e implantar as devidas mudanças na sala de aula. 
V.   Na escola, o psicopedagogo institucional pode também contribuir na melhora das relações e do clima da instituição. 
Com relação ao mercado de trabalho a psicopedagogia se insere de duas formas: clínica e institucional. A parte clínica envolve o processo terapêutico, a avaliação e o diagnóstico. A parte institucional tem um caráter mais preventivo e de mediação.
Com relação a atuação institucional, qual a especificidade do papel do psicopedagogo? 
	
Alguém que vai atuar na resolução de conflitos e na reflexão e reconstrução de papeis com toda a equipe.
Sobre o diagnóstico psicopedagógico, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 O diagnóstico é dado a partir da observação do psicopedagogo sobre a criança, sendo este um dado único para toda a intervenção.
O diagnóstico é apenas o início do processo de superação das dificuldades; tem como principal objetivo compreender qual a dificuldade e quais são os caminhos possíveis.
O psicopedagogo deve estar atento aos dados que não estão explícitos nos relatos. São informações importantes sobre a criança que estão presentes nas entrelinhas da relação.
O objetivo do diagnóstico é compreender o indivíduo em todos os seus aspectos; para isso é importante uma equipe multiprofissional.
O diagnóstico é a parte mais importante da avaliação, pois ele dará o rumo para todo o tratamento. Portanto é imprescindível que o psicopedagogo foque no indivíduo, pois o diagnóstico não pode ser modificado.
 
F – V – V – V - F

Outros materiais