Buscar

psicopatologia e cultura

Prévia do material em texto

3-
Segundo Canguilhem, a noção de normatividade define que um órgão é normal não só pelo seu funcionamento siga o padrão esperado, mas sim porque ele se adapta as demandas que lhes são exigidas. E no caso Witty Ticcy Ray, o paciente Ray mesmo com a síndrome de Tourette, adaptou se dos seus sintomas em proveito próprio na sua profissão, e quando esse quadro mudou com a intervenção medicamentosa pelo o Dr. Sacks, Ray reclamou da sua perca de identidade, já que ele era reconhecido e admirado pela sua marca registrada. 
Assim levando em conta a idéia de Canguilhem, Ray era um homem normal pois ele possui capacidade normativa ou seja, capaz de instituir novas normas para si próprio, conforme as demandas do meio, nesse caso no âmbito profissional onde se destacava graças ao seus sintomas. 
A importância de Canguilhem na área clinica foi a ampliação da noção de saúde para que haja a quebra de crer apenas na normalidade dos órgãos mas também na noção de normatividade, tanto que viabilizou o acordo entre paciente (Ray) e doutor (Sacks) que o uso da medicação seria feito apenas na semana e no fim de semana ele suspenderia, justamente porque o paciente sentia falta da sua personalidade, da sua normatividade. Até porque o tratamento será razoável, não porque restaure o indivíduo aos padrões normais de funcionamento, previamente estipulados, mas sim no aumento da normatividade que o paciente pode atingir, dadas as condições de limitação que a doença impôs.

Continue navegando