Buscar

Educação Infantil ciclo 2 Glayceane

Prévia do material em texto

GLAYCEANE FARIAS NERI DA SILVA
CICLO 2 
EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTFÓLIO ELETRÔNICO 
PRÁTICAS DE MOVIMENTO E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Grupo Unis de Educação à Distância 
 2023
Movimento na educação infantil 
Sabemos da importância do movimento na Educação infantil, entretanto, seu conceito tem sido ressignificado, com o passar dos anos, isto é, está bem diferente de dez anos atrás, passou a ter papel primordial, e vem sendo colocado em evidência, já que apresenta suma importância para o desenvolvimento da cultura humana. Podemos vê-lo antes mesmo do nascimento, ainda na barriga da mãe, quando o bebê já ensaia seus primeiros calmos e cuidadosos toques passando pelas extremidades de sua então “casinha”, quanto depois, assim que chegam ao mundo mexendo bracinhos e perninhas juntamente com a cabeça já no instinto de procurar o bico do peito para se acalmar depois de tanto alvoroço com a chegada ao seu novo mundo. É através desta ação, que a criança consegue expressar suas emoções, dessa forma, comunicam-se sem dizer uma palavra, através de gestos significativos e posturas corporais, que com o decorrer do tempo, chegam ao controle seu próprio corpo, aumentando paulatinamente a capacidade de interação consigo mesmas, com o meio externo, seu novo habitat, e com as pessoas ao seu redor, partindo deste princípio, o movimento humano é sua primeira linguagem.
Atividades de movimento na Educação Infantil de 0 à 3 anos
Atividade 1 brincadeira da bola
https://www.afasc.com.br/noticias/Movimentos-corporais-e-tema-de-atividade-no-Grupo-III-do-CEI-Afasc-Branca-de-Neve
Essa atividade tem por objetivo atribuir novas experiências que proporcionem ajustar as habilidades motoras, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento, tendo o próprio corpo como base , dessa forma as crianças gradualmente irão aprendendo a controlar os próprios movimentos através de atividades lúcidas ,tendo o próprio corpo como base, vivenciando, internando , interagindo consigo mesmas e com os colegas.
Desenvolvimento: O professor deve organizar as crianças em uma fila e entregar a bola para o primeiro pequeno, que por sua vez, passará a bola para o próximo coleguinha, e assim o processo deve se repetir, a ideia principal é que através do exercício do equilíbrio, a bola não caia no chão. Após esse processo, quem entregou a bola passe para trás e recomeça a atividade.
Atividade de movimento na Educação Infantil de 4 à 5 anos
brincadeira do Circuito de Educação Física 
https://www.unibrasil.com.br/a-importancia-da-educacao-fisica-na-educacao-infantil/
Essa brincadeira transmite além da diversão, o controle e o desenvolvimento da psicomotricidade juntamente com a coordenação motora, pois promove o deslocamento do corpo no espaço, atuando também nos aspectos de socialização através da interação com os amiguinhos, e também consigo mesmo, e, a partir deste contexto essa atividade auxilia no aspecto tanto cognitivo como também no afetivo. Trazendo novas sensações, emoções, experiências e vivências, contando sempre com a ludicidade desse ato motor, é que sua mentalidade se desenvolve.
O professor coordena as atividades onde os pequenos devem passar pelo circuitos de obstáculos completando a tarefa de equilíbrio, ultrapassando os obstáculos sem cair e sem derrubar o coleguinha.
Música na Educação Infantil
A música com toda certeza faz parte de nossas vidas, estando presente em muitos momentos nos remetendo à sentimentos como nostalgia, trazendo à memória vivências e lembranças boas, já outras nem tanto. Na Educação Infantil ela tem seu teor expressivo e seu lugar de grande importância para o desenvolvimento dos pequenos. Pois através da identificação das principais características do som, ela transmite a apuração e o acesso aos diferentes Gêneros musicais, promovendo uma combinação de sons com maiores ou menores detalhes, trabalhando e aguçando a audição, aumentando o desenvolvimento dos aspectos cognitivo pois exige concentração, assim como a sensibilidade musical, a coordenação motora, o equilíbrio emocional e também a disciplina. Aspectos importantes a serem explorados como timbre, altura do som, intensidade, duração, ritmo, melodia musical e harmonia são sobremaneira importantes para ampliar o eixo musical do alunos. Eles precisam aprender a ouvir corretamente, ver a música com olhos sensíveis aos respectivos detalhes, exercitar sua memória musical e por em prática o que aprendeu.
Atividade de Musica na Educação Infantil de 0 à 3 anos 
Imitando sons de animais 
https://escolaportalsorocaba.com.br/blog/musicalizacao-no-bercario/
Através desta atividade é possível adquirir sensibilidade musical, conhecendo o timbre de cada som, distinguindo sons de fontes diferentes, brincando, cantando, reproduzindo sons e sempre interagindo com outras crianças, desenvolvendo assim suas memórias musicais .
DESENVOLVIMENTO: A professora vocaliza os sons de vários animais, e os pequenos tentam imitar o ton, a intensidade, a frequência, o ritmo do som que foi ouvido e assim cada criança vai adquirindo essas habilidades conforme suas respectivas capacidades.
Atividade de Música na Educação Infantil de 4 a 5 anos
Brincadeira da Música: Cabeça, ombro, joelho e pé 
http://noroeste.br/noticias/musica-cabeca-ombro-joelho-e-pe-mini-maternalhttps://tudocriancas.com.br/2brincadeiras-para-criancas-desenvolverem-desenvolverem-coordenacao-motora/
Esta brincadeira objetivou a familiarização com a imagem do próprio corpo, explorando seus movimentos e gestos. É um processo de descoberta de partes do corpo sem deixar de acessar a coordenação motora e a equidade auditiva; Assim ela constrói seu conhecimento musical: cantando, dançado, ouvindo, imitando, interagindo com a música, a melodia, os gestos e a relação entre som, seu corpo e o universo musical.
Nesta brincadeira, canta-se a música e simultaneamente é preciso localizar as respectivas partes do corpo que vão sendo citadas no decorrer da canção. E para aumentar a o grau de dificuldade, aguçando a concentração juntamente com o raciocínio das crianças, quando chega no momento de verbalizar o local determinado que elas precisam tocar, usa-se a linguagem não verbal, e, mesmo em silêncio, é necessário que estas localizem tal parte não verbalizada cantada pela professora e os coleguinhas, aproveitando também a construção da socialização, já que se faz interação com os amiguinhos através dos olhares atentos aos detalhes, isto é, fazer a interpretação correta que os levem a atingir objetivo principal, Que é saber encontrar as partes de seu próprio corpo catando.

Continue navegando