Buscar

ÉTICA X MORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA X MORAL
A ética tem como fundamento explicar as regras e comportamentos morais do ser humano de maneira racional e científica, através de legislações que legitimam este comportamento perante a sociedade. Ética é o que diz respeito à ação quando ela é refletida, pensada. Ela promove um estilo de ação que procura refletir sobre o melhor modo de agir que não abale a vida em sociedade e não desrespeite a individualidade dos outros. 
Já a moral está relacionada com o conjunto de regras aplicadas por cada cidadão, conforme seu próprio entendimento entre o que é certo ou errado, isto é, representa os hábitos e costumes de uma sociedade, ou seja, de determinados povos em tempos determinados. A moral muda constantemente, pois os hábitos sociais são renovados periodicamente e de acordo com o local em que são observados. Alguns exemplos:
Ajudar a quem precisa – Quando alguém lhe pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso lhe pede auxílio para atravessar a rua, você tem a opção de ajudar ou não. 
 Entretanto, a moral, por estar mais relacionada com os valores individuais, pode permitir com que reflita sobre aquela situação e ofereça a ajuda necessária.
Maltratar animais – esta é uma atitude bem polêmica e controversa na reflexão sobre a moral. Porque é preciso levar em conta que em determinados países, cada grupo ou sociedade possui seu próprio código de ética relacionado a esta questão. 
É fato, que moralmente falando, maltratar animai é uma atitude negativa. Porém, em um determinado país, por exemplo, utilizar animais para pesquisa científica pode ser considerado ético, devido ao código de ético já estabelecido. Já para outro grupo social, que atua em defesa dos animais, esta atitude pode ser considerada um desrespeito aos princípios.
Cometer atos ilícitos – Esta é uma questão importante para ser refletida dentro dos conceitos da moral e da ética. Situações ilícitas como roubar e matar, são, por lei, passíveis de punição e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costume da sociedade.
Portanto, cometer atos ilícitos como roubar e matar são considerados pela ética e pela moral ações que possuem punições, sejam elas éticas legais ou morais.
Um exemplo da diferença entre ética e moral é o voto feminino no Brasil. O domínio dos homens nas relações sociais com as mulheres é antigo. O que chamamos, hoje, de patriarcado é a marca desse domínio, que, durante milênios (e até hoje), colocou a mulher em posição social inferior. Até 1934, era moralmente incorreto que as mulheres pudessem votar. Ou seja, era uma norma a ser seguida.
Foi necessário que mulheres pensassem sobre os princípios que orientavam essa regra/norma, se eram justos ou injustos, certos ou errados, e contrariassem o modelo vigente.
A partir dessa reflexão ética, o direito do voto feminino no Brasil foi permitido no Governo Vargas. Hoje a ética tem o dever de desmascarar e derrubar esse antigo domínio que subjuga e trata com inferioridade as mulheres.
 
htps://significados.com.br
Pedro Menezes, Professor de F ilosofia.
Porfírio, Francisco. Diferença entre ética e moral, Brasil Escola.

Continue navegando

Outros materiais