Buscar

Sociologia da Educação: Educação Patrimonial e Identidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – AULA 01 – PEDAGOGIA
· As práticas educacionais que se associam à valorização cultural por meio da educação patrimonial auxiliam na proteção de identidades. Por que isso acontece? Assinale a alternativa correta.
Porque valorizam os espaços sociais iniciais dos sujeitos e sua visão de mundo fundamentada em saberes, vivências e práticas ancestrais, independente de o indivíduo ainda fazer parte da comunidade de origem ou estar conectado com outras culturas, considerando o panorama de globalização.
· Os conceitos de cultura e de educação, bem como a importância conferida a esses elementos nas estruturas sociais, são definidos historicamente a partir dos contextos em que a sociedade e as instituições necessitam de suas práticas ou se dispõem a fomentá-las. Que cenário humanístico, político e cientifico permite a valorização desses dois conceitos nas sociedades modernas?
O contexto da interação entre sociopolítica e leituras antropológicas que valorizam as expressões de grupos sociais locais sobre as práticas, saberes e formas de relacionamento constituídas num determinado espaço e período no tempo.
· A salvaguarda dos patrimônios culturais e históricos é definida de forma local, a partir das políticas públicas e da legislação vigente em cada país. Assim, toda sociedade que procura preservar seu patrimônio pode redigir leis, tratados e status que direcionem e regularizem as ações necessárias para a salvaguarda do patrimônio. No Brasil, qual é o documento mais importante que assegura práticas de proteção e promoção do patrimônio cultural?
Constituição de 1988, especialmente a partir dos artigos 214 e 215, dos quais se derivam projetos, instituições e práticas para salvaguarda do patrimônio cultural nacional.
· Patrimônios culturais e históricos podem ser divididos em categorias segundo a sua materialidade, ou seja, a maneira como se constroem e são apresentados aos indivíduos, e ainda terem status de patrimônios nacionais ou até internacionais. Nesse sentido, como podem ser definidos os patrimônios imateriais da humanidade?
Conjunto de expressões culturais intangíveis de importância para o contexto civilizatório da sociedade local.
· Assinale a alternativa que melhor traduza a relação entre escola, educação e patrimônios.
A escola é uma ferramenta civilizatória que ajuda a moldar as identidades sociais, e os patrimônios culturais, por sua vez, devem ser utilizados para o fortalecimento dessas identidades e o fomento de práticas de inclusão, aceitação da diversidade e participação.

Continue navegando