Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No Método dos coeficientes é aplicado o valor de K. Esse valor pode ser consultado em tabelas obtidas a partir de inúmeros experimentos. Contudo, cabe ao projetista analisar se o coeficiente K de referência é valido para o modelo específico disponível. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perda de carga localizada, acessórios de tubulação, é correto afirmar que o método dos coeficientes:
Ocultar opções de resposta
1. é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada quando o projetista precisa dimensionar o sistema em função do tipo de material do conduto, a partir da rugosidade.
2. é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada, porém, os projetistas de hidráulica pararam de aplicar o método.
3. é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada quando o projetista precisa dimensionar o sistema em função de cada tipo de peça especial (conexão).
4. é aplicado para o cálculo da perda de carga distribuída quando o projetista precisa dimensionar o sistema em função de cada tipo de peça especial (conexão).
5. é aplicado para o cálculo da perda de carga distribuída, a qual ocorre ao longo da tubulação, principalmente por atrito.

Leia o trecho a seguir: “Em geral, em sistemas hidraulicos nos quais as perdas de cargas localizadas não perfazem mais que 5% das perdas de carga distribuidas, as perdas de cargas localizadas, em princípio conforme a análise do projetista, podem ser desprezadas.” Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 30. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perdas de carga localizada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Em um projeto, o comprimento da tubulação é muito longo e o diâmetro pequeno, assim, a perda de carga localizada foi desprezada, o que é correto para esse sistema.
II. Para casos em que o comprimento da tubulação é muito maior que o seu diâmetro, em torno de 4000 vezes, a perda de carga localizada pode ser desprezada.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “As perdas de carga adicionais de sistemas hidráulicos são devidas à formação de redemoinhos gerados a partir do fluido em relação ao contato com conexões; essas perdas devem ser levadas em consideração nos cálculos hidráulicos.” Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5 ed. Boca Raton: CRC Press, 2013, p. 121. (adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre o método dos coeficientes, analise os conceitos abaixo e associe-os com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Coeficiente (K).
2) Método dos coeficientes.
3) Peças especiais (conexões).
4) Expressão geral das cargas localizadas.
( ) É uma metodologia utilizada para determinar a perda de carga localizada de um sistema hidráulico.
( ) É um valor adimensional e está relacionado com um valor para cada tipo de peça especial (conexão).
( ) É uma fórmula em função do coeficiente (K) e da velocidade do fluido.
( ) São elementos utilizados em tubulações para permitir sua montagem, mudanças de trajeto, controle do fluxo do líquido, entre outros aspectos.
1. 4, 1, 2, 3.
2. 2, 4, 3, 1.
3. 2, 1, 4, 3.
4. 3, 2, 1, 4.
5. 1, 2, 4, 3.

Leia o trecho a seguir: “A equação de Bernoulli possui amplo uso em cálculos hidráulicos, pois pode ser aplicada a qualquer sistema hidráulico de fluxo contínuo. O sistema hidráulico mais simples pode ser, por exemplo, um oleoduto com um fluido sem atrito descarregando através dele.” Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5 ed. Boca Raton: CRC Press, 2013, p. 39. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre a equação da energia (equação de Bernoulli), analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O total de energia interna de um sistema hidráulico pode ser determinado conforme a equação de Bernoulli.
II. A equação da energia é fundamentada a partir da física, conforme o princípio de conservação de energia.
III. A equação de Bernoulli é função da energia potencial. Outras energias são desconsideradas da equação, uma vez que seu valor é irrelevante para o sistema, como a energia cinética, que influencia pouco o sistema hidráulico.
IV. Para o cálculo da perda de carga, a equação da energia é aplicada. Dessa forma, a equação pode ser utilizada em diversos sistemas hidráulicos.
1. I, II e IV.
2. II e III.
3. II e IV.
4. I e III.
5. I, II e III.

Para casos de sistemas hidráulicos nos quais a velocidade é muito alta, obstruções são especialmente projetadas e instaladas na entrada, saída e ao longo das tubulações a fim de gerar perdas de cargas que causam a redução de velocidade. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perda de carga, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. São exemplos de peças especiais entradas e saídas de tubulações: curvas, cotovelos, válvulas e registros.
II. As peças especiais (conexões) possuem o mesmo valor de perda de carga localizada, assim, a perda de carga de uma válvula é igual à perda de carga de uma curva.
III. Peças especiais geram uma dissipação adicional de energia, sendo essa denominada perda de carga localizada.
IV. Instalações prediais e industriais possuem diversas peças especiais entre curtos comprimentos de tubulação, o que torna a perda de carga localizada relevante para esses sistemas.
1. I e IV.
2. I e III.
3. I e II.
4. I, II e IV.
5. I, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia, em qualquer ponto de uma mesma linha corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante da mesma linha corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos.” Fonte: NETTO. A. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: Blucher, 2015, p. 60. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre linha de corrente, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Na hidráulica aplicada, para simplificar os cálculos da equação da energia, a linha de corrente é definida no eixo central do tubo.
II. A linha de corrente é posicionada no centro do tubo, o que permite uma consideração constante da velocidade e rugosidade para a seção posicionada em relação ao plano horizontal.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “Para o cálculo da perda de carga localizada utiliza-se, além da expressão geral, outro processo denominado Método dos Comprimentos Virtuais. Este processo consiste, para efeito de cálculo somente, na substituição das singularidades presentes [...].” Fonte: BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 4. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2016, p. 81. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre os conceitos de método dos comprimentos virtuais, é correto afirmar que os comprimentos virtuais:
Ocultar opções de resposta
1. são comprimentos reais da tubulação, correspondentes à perda de carga localizada que ocorrem ao longo da tubulação.
2. são comprimentos retilíneos e reais, correspondentes à perda de carga distribuída.
3. são comprimentos reais da tubulação, correspondentes à perda de carga distribuída.
4. são comprimentos retilíneos e fictícios, correspondentes à perda de carga ao longo da tubulação.
5. são comprimentos fictícios, correspondentes à perda de carga localizada que ocorrem em peças especiais (conexões).

Leia o trecho a seguir: “Os escoamentos, em sua grande maioria, podem ser considerados unidimensionais e em regime permanente, simplificando muito as equações de fluxo normalmente utilizadas (continuidade, quantidade de movimento e Bernoulli).” Fonte: BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 4. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2016, p. 47. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre a equação da energia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Em relação ao plano horizontal a altura da “Seção a” é de 15 m e da “Seção b” é de 6 m. Assim, concluiu-se que a carga de posição é igual nas duas seções.
II. A carga de posição é determinada em relação à altura da tubulação em relação ao plano horizontal de referência. Assim, é a energia que o fluido possui devido à posição de altura.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Considere-se o escoamento de um fluido real, incompressível, em regime permanente, através de uma tubulação circular de diâmetro constante e área A. As forças que atuam sobre fluido são: forças de pressão, gravidade e cisalhamento devido ao atrito com a parede da tubulação.” Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 15. Considerando essas informações e o conteúdo abordado equação da energia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A equação da energia para um fluido ideal (fluido perfeito) impõe que o fluido é incompressível e não possui viscosidade.
II. ( ) A consideração de um fluido ideal (fluido perfeito) é uma abstração para simplificar a equação da energia.
III. ( ) A equação da energia resulta na energia total de um sistema hidráulico, assim como pode ser a diferença de energia total entre duas seções diferentes do mesmo tubo.
IV. ( ) Os fluidos observados na realidade, como a água, são os fluidos ideais (fluidos perfeitos).
1. F, F, V, V.
2. F, V, V, F.
3. V, V, V, F.
4. V, F, V, F.
5. V, F, F, V.

Na análise de fluidos, em escoamento é fundamental considerar a sua velocidade média. Assim, a engenheira de hidráulica precisa analisar um conduto forçado que transporta água. Nesse conduto, a velocidade é de 3 m/s, ainda, e é considerada a aceleração da gravidade de 10 m/s². Para solucionar essa questão o engenheiro precisa calcular o valor da Carga de velocidade do sistema. Dado: Carga de velocidade = V2 / 2.g, em que: Carga de velocidade (m), V - Velocidade do fluido (m/s) e g - Aceleração da gravidade (m/s²). Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre equação da energia para escoamento em tubos: cálculo de perda de carga, é correto afirmar que o valor da carga de velocidade do sistema calculado é:
Ocultar opções de resposta
1. 8,00 m.
2. 0,45 m.
3. 2,50 m.
4. 1,40 m.
5. 3,00 m.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No Método dos coeficientes é aplicado o valor de K. Esse valor pode ser consultado em tabelas obtidas a partir de inúmeros experimentos. Contudo, cabe ao projetista analisar se o coeficiente K de referência é valido para o modelo específico disponível. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perda de carga localizada, acessórios de tubulação, é correto afirmar que o método dos coeficientes:
Ocultar opções de resposta
1. é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada quando o projetista precisa dimensionar o sistema em função do tipo de material do conduto, a partir da rugosidade.
2. é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada, porém, os projetistas de hidráulica pararam de aplicar o método.
3. é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada quando o projetista precisa dimensionar o sistema em função de cada tipo de peça especial (conexão).
4. é aplicado para o cálculo da perda de carga distribuída quando o projetista precisa dimensionar o sistema em função de cada tipo de peça especial (conexão).
5. é aplicado para o cálculo da perda de carga distribuída, a qual ocorre ao longo da tubulação, principalmente por atrito.

Leia o trecho a seguir: “Em geral, em sistemas hidraulicos nos quais as perdas de cargas localizadas não perfazem mais que 5% das perdas de carga distribuidas, as perdas de cargas localizadas, em princípio conforme a análise do projetista, podem ser desprezadas.” Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 30. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perdas de carga localizada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Em um projeto, o comprimento da tubulação é muito longo e o diâmetro pequeno, assim, a perda de carga localizada foi desprezada, o que é correto para esse sistema.
II. Para casos em que o comprimento da tubulação é muito maior que o seu diâmetro, em torno de 4000 vezes, a perda de carga localizada pode ser desprezada.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “As perdas de carga adicionais de sistemas hidráulicos são devidas à formação de redemoinhos gerados a partir do fluido em relação ao contato com conexões; essas perdas devem ser levadas em consideração nos cálculos hidráulicos.” Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5 ed. Boca Raton: CRC Press, 2013, p. 121. (adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre o método dos coeficientes, analise os conceitos abaixo e associe-os com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Coeficiente (K).
2) Método dos coeficientes.
3) Peças especiais (conexões).
4) Expressão geral das cargas localizadas.
( ) É uma metodologia utilizada para determinar a perda de carga localizada de um sistema hidráulico.
( ) É um valor adimensional e está relacionado com um valor para cada tipo de peça especial (conexão).
( ) É uma fórmula em função do coeficiente (K) e da velocidade do fluido.
( ) São elementos utilizados em tubulações para permitir sua montagem, mudanças de trajeto, controle do fluxo do líquido, entre outros aspectos.
1. 4, 1, 2, 3.
2. 2, 4, 3, 1.
3. 2, 1, 4, 3.
4. 3, 2, 1, 4.
5. 1, 2, 4, 3.

Leia o trecho a seguir: “A equação de Bernoulli possui amplo uso em cálculos hidráulicos, pois pode ser aplicada a qualquer sistema hidráulico de fluxo contínuo. O sistema hidráulico mais simples pode ser, por exemplo, um oleoduto com um fluido sem atrito descarregando através dele.” Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5 ed. Boca Raton: CRC Press, 2013, p. 39. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre a equação da energia (equação de Bernoulli), analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O total de energia interna de um sistema hidráulico pode ser determinado conforme a equação de Bernoulli.
II. A equação da energia é fundamentada a partir da física, conforme o princípio de conservação de energia.
III. A equação de Bernoulli é função da energia potencial. Outras energias são desconsideradas da equação, uma vez que seu valor é irrelevante para o sistema, como a energia cinética, que influencia pouco o sistema hidráulico.
IV. Para o cálculo da perda de carga, a equação da energia é aplicada. Dessa forma, a equação pode ser utilizada em diversos sistemas hidráulicos.
1. I, II e IV.
2. II e III.
3. II e IV.
4. I e III.
5. I, II e III.

Para casos de sistemas hidráulicos nos quais a velocidade é muito alta, obstruções são especialmente projetadas e instaladas na entrada, saída e ao longo das tubulações a fim de gerar perdas de cargas que causam a redução de velocidade. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perda de carga, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. São exemplos de peças especiais entradas e saídas de tubulações: curvas, cotovelos, válvulas e registros.
II. As peças especiais (conexões) possuem o mesmo valor de perda de carga localizada, assim, a perda de carga de uma válvula é igual à perda de carga de uma curva.
III. Peças especiais geram uma dissipação adicional de energia, sendo essa denominada perda de carga localizada.
IV. Instalações prediais e industriais possuem diversas peças especiais entre curtos comprimentos de tubulação, o que torna a perda de carga localizada relevante para esses sistemas.
1. I e IV.
2. I e III.
3. I e II.
4. I, II e IV.
5. I, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia, em qualquer ponto de uma mesma linha corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante da mesma linha corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos.” Fonte: NETTO. A. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: Blucher, 2015, p. 60. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre linha de corrente, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Na hidráulica aplicada, para simplificar os cálculos da equação da energia, a linha de corrente é definida no eixo central do tubo.
II. A linha de corrente é posicionada no centro do tubo, o que permite uma consideração constante da velocidade e rugosidade para a seção posicionada em relação ao plano horizontal.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “Para o cálculo da perda de carga localizada utiliza-se, além da expressão geral, outro processo denominado Método dos Comprimentos Virtuais. Este processo consiste, para efeito de cálculo somente, na substituição das singularidades presentes [...].” Fonte: BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 4. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2016, p. 81. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre os conceitos de método dos comprimentos virtuais, é correto afirmar que os comprimentos virtuais:
Ocultar opções de resposta
1. são comprimentos reais da tubulação, correspondentes à perda de carga localizada que ocorrem ao longo da tubulação.
2. são comprimentos retilíneos e reais, correspondentes à perda de carga distribuída.
3. são comprimentos reais da tubulação, correspondentes à perda de carga distribuída.
4. são comprimentos retilíneos e fictícios, correspondentes à perda de carga ao longo da tubulação.
5. são comprimentos fictícios, correspondentes à perda de carga localizada que ocorrem em peças especiais (conexões).

Leia o trecho a seguir: “Os escoamentos, em sua grande maioria, podem ser considerados unidimensionais e em regime permanente, simplificando muito as equações de fluxo normalmente utilizadas (continuidade, quantidade de movimento e Bernoulli).” Fonte: BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 4. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2016, p. 47. Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre a equação da energia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Em relação ao plano horizontal a altura da “Seção a” é de 15 m e da “Seção b” é de 6 m. Assim, concluiu-se que a carga de posição é igual nas duas seções.
II. A carga de posição é determinada em relação à altura da tubulação em relação ao plano horizontal de referência. Assim, é a energia que o fluido possui devido à posição de altura.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Considere-se o escoamento de um fluido real, incompressível, em regime permanente, através de uma tubulação circular de diâmetro constante e área A. As forças que atuam sobre fluido são: forças de pressão, gravidade e cisalhamento devido ao atrito com a parede da tubulação.” Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 15. Considerando essas informações e o conteúdo abordado equação da energia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A equação da energia para um fluido ideal (fluido perfeito) impõe que o fluido é incompressível e não possui viscosidade.
II. ( ) A consideração de um fluido ideal (fluido perfeito) é uma abstração para simplificar a equação da energia.
III. ( ) A equação da energia resulta na energia total de um sistema hidráulico, assim como pode ser a diferença de energia total entre duas seções diferentes do mesmo tubo.
IV. ( ) Os fluidos observados na realidade, como a água, são os fluidos ideais (fluidos perfeitos).
1. F, F, V, V.
2. F, V, V, F.
3. V, V, V, F.
4. V, F, V, F.
5. V, F, F, V.

Na análise de fluidos, em escoamento é fundamental considerar a sua velocidade média. Assim, a engenheira de hidráulica precisa analisar um conduto forçado que transporta água. Nesse conduto, a velocidade é de 3 m/s, ainda, e é considerada a aceleração da gravidade de 10 m/s². Para solucionar essa questão o engenheiro precisa calcular o valor da Carga de velocidade do sistema. Dado: Carga de velocidade = V2 / 2.g, em que: Carga de velocidade (m), V - Velocidade do fluido (m/s) e g - Aceleração da gravidade (m/s²). Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre equação da energia para escoamento em tubos: cálculo de perda de carga, é correto afirmar que o valor da carga de velocidade do sistema calculado é:
Ocultar opções de resposta
1. 8,00 m.
2. 0,45 m.
3. 2,50 m.
4. 1,40 m.
5. 3,00 m.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
1/1 
No Método dos coeficientes é aplicado o valor de K. Esse valor pode ser consultado em 
tabelas obtidas a partir de inúmeros experimentos. Contudo, cabe ao projetista 
analisar se o coeficiente K de referência é valido para o modelo específico disponível. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perda de carga 
localizada, acessórios de tubulação, é correto afirmar que o método dos coeficientes: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada quando o 
projetista precisa dimensionar o sistema em função do tipo de material 
do conduto, a partir da rugosidade. 
2. 
é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada, porém, os 
projetistas de hidráulica pararam de aplicar o método. 
3. 
é aplicado para o cálculo da perda de carga localizada quando o 
projetista precisa dimensionar o sistema em função de cada tipo de peça 
especial (conexão). 
Resposta correta 
4. 
é aplicado para o cálculo da perda de carga distribuída quando o 
projetista precisa dimensionar o sistema em função de cada tipo de peça 
especial (conexão). 
5. 
é aplicado para o cálculo da perda de carga distribuída, a qual ocorre ao 
longo da tubulação, principalmente por atrito. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Em geral, em sistemas hidraulicos nos quais as perdas de cargas localizadas não 
perfazem mais que 5% das perdas de carga distribuidas, as perdas de cargas 
localizadas, em princípio conforme a análise do projetista, podem ser desprezadas.” 
Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 30. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perdas de carga 
localizada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Em um projeto, o comprimento da tubulação é muito longo e o diâmetro pequeno, 
assim, a perda de carga localizada foi desprezada, o que é correto para esse sistema. 
Porque: 
II. Para casos em que o comprimento da tubulação é muito maior que o seu diâmetro, 
em torno de 4000 vezes, a perda de carga localizada pode ser desprezada. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“As perdas de carga adicionais de sistemas hidráulicos são devidas à formação de 
redemoinhos gerados a partir do fluido em relação ao contato com conexões; essas 
perdas devem ser levadas em consideração nos cálculos hidráulicos.” 
Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e 
ambiental. 5 ed. Boca Raton: CRC Press, 2013, p. 121. (adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre o método dos 
coeficientes, analise os conceitos abaixo e associe-os com suas respectivas 
características. 
1) Coeficiente (K). 
2) Método dos coeficientes. 
3) Peças especiais (conexões). 
4) Expressão geral das cargas localizadas. 
( ) É uma metodologia utilizada para determinar a perda de carga localizada de um 
sistema hidráulico. 
( ) É um valor adimensional e está relacionado com um valor para cada tipo de peça 
especial (conexão). 
( ) É uma fórmula em função do coeficiente (K) e da velocidade do fluido. 
( ) São elementos utilizados em tubulações para permitir sua montagem, mudanças de 
trajeto, controle do fluxo do líquido, entre outros aspectos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 1, 2, 3. 
2. 
2, 4, 3, 1. 
3. 
2, 1, 4, 3. 
Resposta correta 
4. 
3, 2, 1, 4. 
5. 
1, 2, 4, 3. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A equação de Bernoulli possui amplo uso em cálculos hidráulicos, pois pode ser 
aplicada a qualquer sistema hidráulico de fluxo contínuo. O sistema hidráulico mais 
simples pode ser, por exemplo, um oleoduto com um fluido sem atrito descarregando 
através dele.” 
Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e 
ambiental. 5 ed. Boca Raton: CRC Press, 2013, p. 39. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre a equação da energia 
(equação de Bernoulli), analise as afirmativas a seguir: 
I. O total de energia interna de um sistema hidráulico pode ser determinado conforme 
a equação de Bernoulli. 
II. A equação da energia é fundamentada a partir da física, conforme o princípio de 
conservação de energia. 
III. A equação de Bernoulli é função da energia potencial. Outras energias são 
desconsideradas da equação, uma vez que seu valor é irrelevante para o sistema, como 
a energia cinética, que influencia pouco o sistema hidráulico. 
IV. Para o cálculo da perda de carga, a equação da energia é aplicada. Dessa forma, a 
equação pode ser utilizada em diversos sistemas hidráulicos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
II e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
I, II e III. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Para casos de sistemas hidráulicos nos quais a velocidade é muito alta, obstruções são 
especialmente projetadas e instaladas na entrada, saída e ao longo das tubulações a 
fim de gerar perdas de cargas que causam a redução de velocidade. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre perda de carga, analise 
as afirmativas a seguir. 
I. São exemplos de peças especiais entradas e saídas de tubulações: curvas, cotovelos, 
válvulas e registros. 
II. As peças especiais (conexões) possuem o mesmo valor de perda de carga localizada, 
assim, a perda de carga de uma válvula é igual à perda de carga de uma curva. 
III. Peças especiais geram uma dissipação adicional de energia, sendo essa denominada 
perda de carga localizada. 
IV. Instalações prediais e industriais possuem diversas peças especiais entre curtos 
comprimentos de tubulação, o que torna a perda de carga localizada relevante para 
esses sistemas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
I e III. 
3. 
I e II. 
4. 
I, II e IV. 
5. 
 I, III e IV. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia, em qualquer 
ponto de uma mesma linha corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante 
da mesma linha corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos.” 
Fonte: NETTO. A. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: Blucher, 2015, p. 60. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre linha de corrente, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Na hidráulica aplicada, para simplificar os cálculos da equação da energia, a linha de 
corrente é definida no eixo central do tubo. 
Porque: 
II. A linha de corrente é posicionada no centro do tubo, o que permite uma 
consideração constante da velocidade e rugosidade para a seção posicionada em 
relação ao plano horizontal. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Para o cálculo da perda de carga localizada utiliza-se, além da expressão geral, outro 
processo denominado Método dos ComprimentosVirtuais. Este processo consiste, 
para efeito de cálculo somente, na substituição das singularidades presentes [...].” 
Fonte: BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 4. ed. Belo 
Horizonte: UFMG, 2016, p. 81. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre os conceitos de método 
dos comprimentos virtuais, é correto afirmar que os comprimentos virtuais: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são comprimentos reais da tubulação, correspondentes à perda de carga 
localizada que ocorrem ao longo da tubulação. 
2. 
são comprimentos retilíneos e reais, correspondentes à perda de carga 
distribuída. 
3. 
são comprimentos reais da tubulação, correspondentes à perda de carga 
distribuída. 
4. 
são comprimentos retilíneos e fictícios, correspondentes à perda de 
carga ao longo da tubulação. 
5. 
são comprimentos fictícios, correspondentes à perda de carga localizada 
que ocorrem em peças especiais (conexões). 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os escoamentos, em sua grande maioria, podem ser considerados unidimensionais e 
em regime permanente, simplificando muito as equações de fluxo normalmente 
utilizadas (continuidade, quantidade de movimento e Bernoulli).” 
Fonte: BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 4. ed. Belo 
Horizonte: UFMG, 2016, p. 47. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre a equação da energia, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Em relação ao plano horizontal a altura da “Seção a” é de 15 m e da “Seção b” é de 6 
m. Assim, concluiu-se que a carga de posição é igual nas duas seções. 
Porque: 
II. A carga de posição é determinada em relação à altura da tubulação em relação ao 
plano horizontal de referência. Assim, é a energia que o fluido possui devido à posição 
de altura. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Considere-se o escoamento de um fluido real, incompressível, em regime permanente, 
através de uma tubulação circular de diâmetro constante e área A. As forças que atuam 
sobre fluido são: forças de pressão, gravidade e cisalhamento devido ao atrito com a 
parede da tubulação.” 
Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 15. 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado equação da energia, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A equação da energia para um fluido ideal (fluido perfeito) impõe que o fluido é 
incompressível e não possui viscosidade. 
II. ( ) A consideração de um fluido ideal (fluido perfeito) é uma abstração para 
simplificar a equação da energia. 
III. ( ) A equação da energia resulta na energia total de um sistema hidráulico, assim 
como pode ser a diferença de energia total entre duas seções diferentes do mesmo 
tubo. 
IV. ( ) Os fluidos observados na realidade, como a água, são os fluidos ideais (fluidos 
perfeitos). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
F, V, V, F. 
3. 
V, V, V, F. 
Resposta correta 
4. 
V, F, V, F. 
5. 
V, F, F, V. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Na análise de fluidos, em escoamento é fundamental considerar a sua velocidade 
média. Assim, a engenheira de hidráulica precisa analisar um conduto forçado que 
transporta água. Nesse conduto, a velocidade é de 3 m/s, ainda, e é considerada a 
aceleração da gravidade de 10 m/s². Para solucionar essa questão o engenheiro 
precisa calcular o valor da Carga de velocidade do sistema. Dado: Carga de velocidade 
= V2 / 2.g, em que: Carga de velocidade (m), V - Velocidade do fluido (m/s) e g - 
Aceleração da gravidade (m/s²). 
Considerando essas informações e o conteúdo abordado sobre equação da energia 
para escoamento em tubos: cálculo de perda de carga, é correto afirmar que o valor da 
carga de velocidade do sistema calculado é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
8,00 m. 
2. 
0,45 m. 
Resposta correta 
3. 
2,50 m. 
4. 
1,40 m. 
5. 
3,00 m.

Mais conteúdos dessa disciplina