Buscar

Resumos de Introdução à Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumos de Introdução à Educação
Maria Luiza Silva do Espirito Santo 
· Texto 1: A educação não-formal na pedagogia social
O texto fala sobre a construção do conceito da educação não formal, evidenciando as diferenças entre esta e a informal, que por vezes são tidas como iguais. Em suma, a educação não formal é aquela em que se aprende ‘’ no mundo da vida’’, via processos de compartilhamento de experiências, etc. Nesta educação, o educador é “o outro”. Ela pode ocorrer em qualquer lugar e em qualquer momento, muitas vezes de forma imperceptível. 
Por outro lado, a educação informal é aquela em que os indivíduos aprendem durante o processo de socialização, e que é carregada por valores e culturas próprias. Nessa, os educadores são a família, os vizinhos, a igreja e outros grupos sociais que o indivíduo faça parte. Este tipo de educação é mais perceptível, e ocorre em lugares e momentos mais fáceis de determinar. 
O texto segue falando sobre a educação não formal em ação, sobre a sua metodologia, suas metas, suas lacunas, mostrando sempre que ela está sempre presente e frisando sua importância para a construção do indivíduo na sociedade. 
· Texto 2: Educação não-formal, educador(a) social e projetos de inclusão social.
O segundo texto continua falando sobre a educação não formal, mostrando que esta é uma área que o senso comum e a mídia usualmente não veem e não tratam como educação por que não são projetos escolarizáveis. Define a educação não formal como processos de autoaprendizagem e aprendizagem coletiva adquirida a partir da experiência em ações organizadas segundo eixos temáticos. 
O texto segue discutindo sobre as categorias da educação não formal, sobre o papel do educador social e sobre os projetos sociais de inclusão social como campos de atuação do educador e da educação não formal, como ONGs e outras instituições.

Outros materiais