Buscar

Apanhadão Políticas sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APANHADÃO DISCIPLINA: PROJETOS SOCIAIS
Os projetos sociais são desenvolvidos levando-se em consideração necessidades emergentes de determinados grupos excluídos socialmente. Dessa forma, sua efetivação visa à inserção social dos membros do grupo e ao exercício pleno da cidadania.
Você é gestor de uma organização governamental inserida em uma área na qual há muitos refugiados haitianos, os quais, tendo fugido dos conflitos e da pobreza em seu país de origem, não têm como se sustentar no Brasil. Em seu primeiro contato com os membros dessa comunidade, você percebe que a maior parte do grupo não tem domínio algum da língua portuguesa, embora alguns tenham qualificações profissionais diversas.
Que tipo de projeto social você poderia desenvolver para auxiliar essas pessoas na inserção no mercado de trabalho? 
Resposta: Em um primeiro momento, eu desenvolveria um projeto voltado para o ensino da língua portuguesa para os refugiados haitianos. Feito isso, outras ações podem ser desenvolvidas, como: busca de meio para a validação dos diplomas estrangeiros, levantamento de vagas disponíveis no mercado de trabalho, ações de orientação para a realização de entrevistas, entre outros.  
1.  O monitoramento das ações durante o percurso de realização de um projeto social requer a criação de indicadores. Sobre os indicadores, analise as afirmativas a seguir: 
I. Eles são pensados a partir dos objetivos propostos.
II. Eles são pensados para determinar a qual conjunto de ações deve ser aplicada para o enfrentamento do problema levantado.
III. Uma vez pensados para um determinado projeto social, eles são generalizáveis para outros projetos. 
IV. Eles são planejados no final do percurso de realização do projeto, visando à continuidade, ou não, do mesmo. 
Está correto o que se afirma em:
Você acertou! 
A.  alternativa I e II, apenas.
Os indicadores utilizados para o monitoramento das ações referentes a um projeto social devem ser pensados a partir dos objetivos propostos. O monitoramento das ações é realizado após a definição das estratégias mais adequadas para o enfrentamento do problema. Cada projeto é específico a uma determinada realidade e a um determinado público-alvo. Da mesma forma, os indicadores são específicos à cada projeto. Outros indicadores serão utilizados para a avaliação final dos projetos. 
2.  As práticas avaliativas se constituem como um elemento importante de qualquer projeto social, para garantir a efetividade de suas ações. 
Sobre a avaliação dos projetos sociais é correto afirmar: ​​​​​​​​​​​​​​
Você acertou! 
C.  A avaliação deve permear todo o percurso de realização do projeto, permitindo a adequação das estratégias aos objetivos pretendidos
A avaliação deve permear todo o percurso de realização do projeto, permitindo a adequação das estratégias aos objetivos pretendidos. Como tal, ela deve ser realizada antes da implementação do projeto, para verificar sua viabilidade, durante, para a adequação das estratégias aos objetivos propostos, e no final, para verificar se foi bem-sucedido ou não. A avaliação das ações deve ser realizada coletivamente, envolvendo os membros da comunidade na qual o projeto foi desenvolvido.
3.  Nas pesquisas e discussões acadêmicas sobre os projetos sociais, duas perspectivas diferentes têm sido adotadas: a apologista e a crítica. 
A perspectiva crítica caracteriza-se pela: 
Você acertou! 
B.   crítica à omissão dos órgãos governamentais na criação de ações de enfrentamento de questões sociais.
A perspectiva crítica adotada nas discussões acadêmicas sobre os projetos sociais é caracterizada pela crítica aos órgãos governamentais que se omitem no empreendimento de ações de enfrentamento aos problemas sociais. A visão crítica não invalida as ações desenvolvidas pelos órgãos não governamentais, por conta dos benefícios que elas promovem aos grupos desprivilegiados.
4. Existe uma grande diversidade de projetos sociais. Embora possamos encontrar projetos sociais parecidos, eles não serão iguais. 
O que determina, prioritariamente, as diferenças entre os projetos sociais, é:​​​​​​​
Você acertou! 
B.  o público-alvo e o contexto no qual ele está inserido.
Vários são os fatores que determinam as diferenças entre os diferentes projetos sociais, como a destinação de verba, a formação dos gestores, a quantidade de beneficiados e de pessoas envolvidas em sua realização. Contudo, prioritariamente, essas diferenças serão determinadas pelo público-alvo ao qual o projeto está destinado, bem como ao contexto no qual ele está inserido.
5.   Os projetos sociais se constituem como elementos importantes da inserção social de grupos excluídos socialmente. 
A relação entre os projetos sociais e a inserção social é dada:
Você acertou! 
D.   pela oferta de ações que melhoram a qualidade de vida dos grupos.
A relação entre os projetos sociais e a inserção social de grupos excluídos socialmente se dá pela oferta de ações que melhoram a qualidade de vida dos grupos. Essas ações podem passar pela oferta de oportunidades de trabalho, pela melhoria da comunidade do entorno e pela reivindicação, aos órgãos governamentais, por melhorias, mas não se limita a isso. Elas se baseiam em ações que promovem a autonomia dos sujeitos, para que não tenham que depender de ajuda financeira de ninguém e que possam exercer, plenamente, a sua cidadania.
​​​​​​​

Continue navegando