Buscar

Correção da Avaliação Projetos Sociais com Famílias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Correção da Avaliação: PROJETOS SOCIAIS COM FAMÍLIA
Nota Máxima: 10,00 
Nota Apurada: 10,00 
1ª Tentativa 
Quantidade de Questões: 10 
Parte superior do formulário
1ª) O processo civilizatório ocorrido nas terras brasileiras teve Portugal como pioneiro. O primeiro contato entre portugueses e indígenas ocorreu em 1500 e a colonização foi considerada muito radical. Qual foi o real interesse de Portugal, segundo a visão de Darcy Ribeiro? 
a) As mercadorias, o ouro e as riquezas. 
b) A população que já vivia nas terras brasileiras. 
c) O acesso por mar a pontos importantes de comércio. 
d) A administração de um novo país e a expansão do poder de Portugal. 
e) A venda dos produtos produzidos pelos nativos. 
2ª) A imigração no país pode ser avaliada a partir de dois momentos — antes e após a década de 1980.
Qual é a principal mudança estabelecida a partir desse período?  
a) O Brasil muda a legislação de forma a não receber mais imigrantes no país. 
b) O Brasil dificulta o acesso dos imigrantes por meio da Lei do Imigrante de 1997. 
c) O Brasil, que se configurava como receptor de imigrantes, passa a registrar a saída de brasileiros, os quais têm como objetivo residir no exterior. 
d) O Brasil realiza um importante acordo internacional para recebimento de imigrantes e recursos financeiros para custear sua permanência no país. 
e) O Brasil fecha as fronteiras, e residentes em países vizinhos não conseguem mais entrar no Brasil. 
3ª) As práticas avaliativas se constituem como um elemento importante de qualquer projeto social, para garantir a efetividade de suas ações. Sobre a avaliação dos projetos sociais é correto afirmar: ​​​​​​​ 
a) A avaliação deve ser realizada apenas no final da realização das ações planejadas, para verificar se o projeto foi bem-sucedido ou não. ​​​​​​ 
b) A avaliação tem por objetivo único verificar a viabilidade do projeto, devendo ser realizada no início do processo. ​​​​​​ 
c) A avaliação deve permear todo o percurso de realização do projeto, permitindo a adequação das estratégias aos objetivos pretendidos 
d) O único tipo de avaliação necessário é aquele capaz de identificar os recursos financeiros necessários à implementação do projeto. 
e) A avaliação é de competência única do gestor do projeto, por ser ele o responsável pelo planejamento das ações. 
4ª) A população indígena também tem seus direitos assegurados na Constituição Federal de 1988, e pode-se dizer que ela é a principal responsável por uma nova fase na relação entre Estado e comunidade indígena. Qual é a implicação desse novo tipo de relação estabelecida entre eles?  
a) Implicou no rompimento com valores etnocêntricos que reforçavam as diferenças entre Estado e comunidade indígena. 
b) Implicou na supremacia do Estado nas decisões relacionadas às comunidades indígenas. 
c) Implicou na piora da qualidade da relação entre Estado e indígenas, uma vez que estes passaram a ter seus direitos cerceados. 
d) Implicou na redução de recursos destinados especificamente para a política indigenista.   
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
5ª) De acordo com o Código de Ética e com a lei que regulamenta a profissão de serviço social, quais ações constituem atribuições privativas do assistente social?  
a) Constituem atribuições privativas do assistente social coordenar, julgar, executar, supervisionar, pesquisar; elaborar planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar programas e projetos em unidade de serviços públicos. 
b) Constituem atribuições privativas do assistente social coordenar, elaborar, executar e emitir juízo de valor, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar e administrar programas e projetos na área de ciências humanas. 
c) Constituem atribuições privativas do assistente social somente executar pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Serviço Social. 
d) Constituem atribuições privativas do assistente social coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Serviço Social. 
e) Constituem atribuições privativas do assistente social somente coordenar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de ensino. 
6ª) Segundo Teixeira (2009), o que é um programa?  
a) É o documento mais genérico que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. 
b) É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior durante o atendimento às famílias. 
c) É o documento que traz o processo de planejamento, instrumento técnico-administrativo de execução nas instituições privadas. 
d) É o documento que traz o processo de planejamento, instrumento técnico-administrativo de execução, exigido no âmbito das instituições públicas. 
e) É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. 
7ª) A Política Nacional de Assistência Social assegura a proteção social a todos que dela necessitarem, independente de contribuição. Baseados na perspectiva da equidade, qual é o público-alvo dessa Política? 
a) Pessoas com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo, excluídos das estatísticas oficiais e invisíveis para os setores da sociedade. 
b) Indígenas e quilombolas sem fonte de renda própria e aqueles que têm algum tipo de deficiência. 
c) Segmentos com maiores graus de riscos sociais, como a população em situação de rua, indígenas, quilombolas, adolescentes em conflito com a lei, os quais ainda não fazem parte de uma visão de totalidade da sociedade brasileira. 
d) Todos os indivíduos que não tiverem condições de prover a própria subsistência, pois todos são considerados iguais perante a lei. 
e) Todos os indivíduos, sem distinção de classe social ou renda, constituem-se no público-alvo dessa Política, que tem caráter universal. 
8ª) O assistente social trabalha junto à população de imigrantes e refugiados.
Como se desenvolve o seu trabalho na Política de Assistência Social?  
a) São ofertados os serviços de proteção social básica e especial de média e alta complexidade da Política Nacional de Assistência Social. 
b) Os serviços oferecidos visam a integração dos imigrantes na sociedade. 
c) O Serviço Social não realiza nenhum trabalho direcionado a essa população, uma vez que não se constitui no público-alvo da política. 
d) O trabalho ainda está sendo planejado, uma vez que é recente a chegada de imigrantes ao país. 
e) Não há diferenciação nos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço Social na área da assistência social ou outras áreas em que atua. 
9ª) O monitoramento das ações durante o percurso de realização de um projeto social requer a criação de indicadores. Sobre os indicadores, analise as afirmativas a seguir: I. Eles são pensados a partir dos objetivos propostos. II. Eles são pensados para determinar a qual conjunto de ações deve ser aplicada para o enfrentamento do problema levantado. III. Uma vez pensados para um determinado projeto social, eles são generalizáveis para outros projetos. IV. Eles são planejados no final do percurso de realização do projeto, visando à continuidade, ou não, do mesmo. Está correto o que se afirma em: 
a) Alternativa I e II, apenas. 
b) Alternativa II, apenas. 
c) Alternativa III, apenas. 
d) Alternativa IV, apenas. ​​​​​​ 
e) Alternativas II e IV, apenas. 
10ª) Refugiados são pessoas que saem de seus países de origem devido a situações como guerra, violação de direitos humanos, religião, etc.
Qual alternativa a seguir contempla uma afirmativa correta sobre os refugiados? 
a) A condição de refugiado é reconhecida juridicamente pelo governo brasileiro por meio do Comitê Nacionalpara os Refugiados. 
b) O Brasil não recebe refugiados, apenas imigrantes que vêm em busca de moradia e trabalho. 
c) Os refugiados não têm sua condição legal reconhecida no Brasil, somente nos países desenvolvidos. 
d) Os refugiados não têm os mesmos direitos que a população brasileira. 
e) Os refugiados conseguem facilmente se integrar na sociedade atual, raramente buscando apoio nas políticas públicas. 
Parte inferior do formulário

Outros materiais