Buscar

ATIVIDADE DE FISIOLOGIA DO ESFORÇO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE FISIOLOGIA DO ESFORÇO
PEGUNTA: Durante o material didático, vimos sobre o exercício físico e as adaptações fisiológicas ao esforço. Imagine um adolescente de 16 anos, saudável e fisicamente ativo, o qual saiu do estado de repouso e resolve começar uma caminhada, permanecendo nessa atividade por 10 min. Em seguida, ele aumenta a intensidade do exercício e inicia correndo durante 30 min. O que acontecerá com o débito cardíaco desse indivíduo durante essa sessão de exercício. Como você calcularia e verificaria sua Frequência Cardíaca Máxima? Não esqueça de aplicar a fórmula citada no material.
TEXTO DISSERTATIVO 
É importante ressaltar que a pratica de atividade física em jovens é necessária e diferencia jovens sedentários, de jovens não sedentários. 
Com relação a pergunta exposta na tarefa, o jovens de 16 anos estaria realizando uma caminhada por dez minutos e em seguida passaria para uma atividade mais dinâmica, uma corrida de 30 minutos... Assim, podemos identificar que o sistema cardiorrespiratório e muscular estariam em bastante atividade, menos durante a caminhada e mais durante a corrida, pois, com o aumento da frequência ou intensidade do exercício, temos o acréscimo da intensidade do percentual do VO2max, pois elevasse o aumento do consumo de glicose nos/pelos músculos, elevando a sensibilidade à insulina, como também o aumento das concentrações de lactato sanguíneo e da acidose, que, bloqueiam a liberação de insulina. Esse processo acontece, pois o hormônio a adrenalina é liberado durante o exercício progressivo, sendo este, tendencioso a ser inalterado ou reduzido.
Durante o exercício intenso, a frequência respiratória e o volume corrente aumentam significativamente, de forma que a respiração pode alcançar valores altos. Esses são aspectos tais como a expiração e a inspiração. (DIENER, 1997).
O coração seria muito beneficiado com o estimulo da caminhada e logo em seguida uma corrida, pois haveria uma progressão de intensidade do esforço.
Para calcular a Frequência Cardíaca Máxima deste rapaz de 16 anos, podemos subtrair sua idade de 220. Exemplo: 16 – 220= 204bpm. Sendo assim o jovem não poderia ultrapassa 204bpm durante o exercício.
Tendo em vista a troca de intensidade do esforço da caminhada para a corrida, seu Débito Cardíaco (DC) aumentaria durante o exercício.
REFERÊNCIAS
DIENER, J. R. C. Calorimetria indireta. Revista da Associação Médica do Brasil, v. 43, n. 3, p. 245-253, 1997.

Continue navegando