Buscar

CONTROLADORIA E ORÇAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A controladoria é um departamento autônomo dentro da estrutura organizacional? Não, assim como os outros departamentos, a controladoria também responde a um órgão superior.
Dentre os diversos objetivos de uma entidade com fins lucrativos, escolher a alternativa incorreta. Jamais sacrificar a margem de lucro da organização.
A principal função do controller é: Fazer com que os gestores executem suas tarefas.
Dentro da estrutura da controladoria, a contabilidade tem um papel representativo e sua distribuição em áreas permite uma melhor vizualização de sua importância, estas áreas são: Fiscal, gerencial, custos e societária.
Os controles internos contribuem com o gerenciamento da controladoria, como: Não permitir que um funcionário execute todas as operações da empresa.
A gestão de recursos humanos precisa estar sob a direção da controladoria, pois somente assim será possível evitar diversas situações, a principal delas é: O privilégio de uma área em relação à outra.
Dentre os fundamentos da implementação da controladoria, escolher a alternativa incorreta: Analisar apenas a área da tesouraria, por ser a principal da organização.
Escolher a alternativa que demonstre a “meta” de uma empresa. Contribuir com a educação profissional de nossos funcionários, hoje e sempre.
O processo de gestão diferencia de uma empresa para outra. Você concorda? Não, todo processo de gestão depende do tripé: planejamento, execução e controle.
Em relação aos elementos que compõem uma decisão, escolha a alternativa que aponta um “problema”. As ações colocadas à venda tiveram seu valor reduzido nos últimos dois dias.
O conceito: nasceu com a evolução da sociedade e das organizações empresariais, torna-se um instrumento de apoio às atividades empresariais a partir de relatórios organizados de tal maneira que contribuam com o processo decisório, refere-se à: Contabilidade gerencial.
O planejamento estratégico de qualquer organização empresarial precisa estar pautado na declaração de sua missão, crenças, valores, metas e objetivos; uma vez que serão os alicerces de toda estratégia a ser traçada pela organização, com o único objetivo de alcançar o propósito ali decidido. O conceito de um conjunto de crenças e princípios que guia as ações e as atividades da empresa se refere à: Declaração de valores.
Todo processo se pauta em uma série de procedimentos, e com a tomada de decisão não seria diferente, pois determinações ocorrem o tempo todo e em diferentes graus. Entre as alternativas, informe a que faz parte do processo de tomada de decisão: Objetivo. Problema. Resolução dos problemas. Decisão.
O principal responsável pela contabilidade administrativa, ou seja, pela controladoria, é chamado de controller, profissional que direciona as atitudes rumo aos objetivos propostos em planejamento. Selecione a alternativa que representa uma função desse profissional. Relatórios internos. Avaliação e consultoria. Relatórios externos. Proteção dos ativos.
O sistema de informação classificado em operações e gestão deve: Atender simultaneamente ambas as áreas.
A contabilidade é um sistema de informação, e tomando-se como base o Sige, torna-se um sistema dentro do outro. Escolha a alternativa que explique essa afirmação. A contabilidade é também um sistema por reunir informações do passado e do presente, permitindo sua projeção quando necessário.
Para o autor Welsch, o planejamento e o controle de resultado dependem: De uma flexibilidade, sem comprometer os objetivos determinados pela empresa, porém levando-se sempre em consideração a realidade da empresa.
Em relação à controladoria, pode-se afirmar que o seu funcionamento, basicamente, depende: De que todos os departamentos convirjam para o mesmo objetivo.
Em termos gerais, os sistemas de apoio buscam informações sobre o desempenho dos negócios em diversas áreas, entre elas: No sistema de custos.
De acordo com Padoveze (2003) há três razões que levam uma empresa a implantar o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Sige), tendo sempre como base: O avanço tecnológico.
Cabe à controladoria monitorar todo o processo de gestão, ou seja: Do planejamento estratégico ao operacional.
Entre os fatores que levam ao cálculo do retorno esperado pelos acionistas, destaca-se: Os efeitos inflacionários.
Durante o período de planejamento, diversos fatores devem ser levados em consideração no tocante ao retorno esperado pelos acionistas, entre eles, destaca-se: Os efeitos das mudanças nos procedimentos gerenciais.
	Está inserido no sistema de informação da controladoria e ainda é o único que resume todas as operações realizadas na organização por meio dos lançamentos contábeis. Esse conceito se refere a: Sistema de informação contábil.
As funções básicas da administração que devem integrar permanentemente o planejamento e o controle de resultados, para exercer liderança dinâmica na implantação e na execução de planos e estratégias e desenvolver condições de trabalho que ofereçam motivação positiva para os indivíduos e os grupos. Esse conceito se refere a: Dirigir.
Considerando-se o planejamento e o controle de resultados e a integração da administração com a controladoria, pode-se afirmar que as funções básicas para a administração são: Planejar, organizar, formar a equipe de pessoal da organização, dirigir e controlar.
Dentro do esquema apresentado por Welsch sobre o planejamento e o controle de resultados, o plano de resultados a curto prazo estabelece: Plano de operações e financeiro.
Os elementos básicos para a formulação do planejamento de vendas são: Objetivos da empresa, estratégias e previsões de vendas.
Pode-se dizer que o planejamento de produção é tão importante quanto o de vendas, por: Dar sustentação ao plano de vendas em relação à quantidade produzida dentro de um determinado período.
As políticas de planejamento de estoques devem levar em consideração: Vendas, produção, compras e finanças.
Entre os métodos de estudo para avaliar os investimentos em imobilizado, o mais adequado é: Taxa interna de retorno.
O planejamento e controle de vendas é a principal base para alcance dos objetivos propostos pela administração da empresa. Você concorda? Sim, por representar a principal fonte de entrada de recursos financeiros.
Na elaboração de um plano de vendas, a empresa poderá deparar-se com alternativas relacionadas às quantidades de itens a serem vendidos e o preço unitário a ser praticado na venda. Sendo assim, somente a controladoria poderá optar pela melhor solução. Você concorda? Não, a decisão pertence à alta administração.
O controle está ligado à função de planejamento? Sim, por permitir a comparação e avaliação do plano.
Entre os diversos aspectos do planejamento e controle do orçamento de mão de obra, pode-se afirmar que sua contribuição é de importância também para a formação do custo da produção unitária. Você com concorda? Sim, uma vez que será possível chegar a uma decisão sobre a redução desse custo.
São as principais bases para alcance dos objetivos propostos pela administração da empresa, por se tratar das principais fontes de entrada de recursos financeiros para a entidade. Esse conceito se refere a: Planejamento e controle de vendas.
Manter uma estabilidade traz benefícios para a empresa, como estabilidade de emprego, economia na compra de matéria‑prima e melhor utilização das instalações da fábrica. Esse conceito se refere à estabilidade de: Estabilidade de produção.
Garantirá a sobrevivência da empresa, já que resulta em produção e venda, porém determinar o valor e o tempo adequados para sua realização requer planejamento e controle. Esse conceito de investimento se refere a: Investimento em imobilizado.

Continue navegando