Buscar

Cultura Popular Brasileira 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cultura Popular Brasileira (ART21)
1O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.
A
A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto híbrido e colaborativo.
B
As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, puras.
C
É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser seguido.
D
O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das tradições.
2Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre "marcante" ou "marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: "Tour", "En avant", "Chez des dames", "Chez des chevaliê", "Cestinha de flor", "Balancê", "Caminho da roça", "Olha a chuva", "Garranchê", "Passeio", "Coroa de flores", "Coroa de espinhos" etc. No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo. As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Sobre a quadrilha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A quadrilha é uma tradição compartilhada, sua aprendizagem ocorre de forma espontânea e se transforma com o passar do tempo. ( ) A quadrilha contempla a tradição e o costume de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação. ( ) A quadrilha tem influência portuguesa, apresenta cunho artístico e técnicas apuradas, também sendo considerada dança-espetáculo. ( ) A quadrilha necessita de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem, Portugal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
A
V - F - F - F.
B
F - F - V - V.
C
F - V - F - V.
D
V - V - F - F.
3Analise a figura a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A técnica utilizada nesta figura foi a xilogravura. ( ) Esta técnica é muito difundida no Nordeste e sempre é associada à literatura do coronelismo. ( ) No início, esta técnica era usada na confecção de rótulos de garrafas de cachaça e de outros produtos. ( ) Dentre os principais representantes dessa forma de arte, podemos citar J. Borges. ( ) A imagem, assim como a xilogravura como um todo, faz referência, apenas, a questões geográficas e ambientais do Nordeste do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.anoticiadovale.com/index.php/cidades/juazeiro/6759-tradicao-de-presepios-se-repete-em-juazeiro-e-petrolina. Acesso em: 17 out. 2018.
A
F - F - F - V - V.
B
V - F - V - V - F.
C
V - V - F - F - F.
D
F - F - V - V - F.
4Mais do que um produto alienado e alienante, servido para o deleite fácil de massas musicalmente burras e politicamente perigosas, a história da música popular no século XX revela um rico processo de luta e conflito estético e ideológico. Neste processo, "os vários elementos que formam a música popular foram tema de discussões (formais e informais), alvo de políticas culturais (estatais ou não), foco de apreciações e apropriações diferentes, objeto de formatações tecnológicas e comerciais" (NAPOLITANO, 2002, p. 19). Sobre a história da música popular no Brasil, analise as sentenças a seguir: I- No início do século XX, os gêneros que predominavam nas festas carnavalescas brasileiras eram o samba e a marchinha. II- A música de carnaval adquiriu características próprias em diferentes regiões do país, como é o caso do lundu, em Recife. III- Em 1937, foi publicado um decreto que determinava que os enredos das escolas de samba deveriam ter caráter didático, patriótico e histórico. IV- Os principais elementos que influenciaram a formação inicial de gêneros musicais nacionais foram o lundu, a modinha e o cateretê. Agora, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
5Os Imigrante Europeus e Asiáticos, que aportaram no Brasil, trouxeram consigo uma bagagem de conhecimento que aos poucos se tornaram parte da paisagem brasileira . Mudanças que foram sentidas nas artes, culinária, arquitetura e no modo de vida. Há uma obra brasileira que mostra a miscigenação e a intenção de todos imigrantes, um trabalho remunerado na Indústria. Sobre o nome da obra e o artista que pintou esta realidade, assinale a alternativa CORRETA:
A
Retirantes - Cândido Portinari.
B
Operários - Tarsila do Amaral.
C
Cafezal - Cândido Portinari.
D
Trabalhadores - Tarsila do Amaral.
6Muitas histórias contadas pelo povo, com personagens sobrenaturais e/ou seres fantásticos, surgiram com o homem do campo, geralmente associados a fenômenos naturais. Diante desses fenômenos, o homem cria esses personagens como maneira de justificá-los, como lobisomem, saci, curupira, mula-sem-cabeça, entre outros. Estamos falando de qual expressão do folclore brasileiro?
A
Parlendas.
B
Mitos.
C
Ditados.
D
Cordel.
7Nos dias atuais, o conceito de temas transversais tem sido muito utilizado no campo pedagógico como ferramenta para as mais diversas áreas do conhecimento. Os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para o seu debate. Os objetivos e os conteúdos dos temas transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade (BRASIL, 1997). Sobre as informações sobre os temas transversais,classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural são alguns dos temas sugeridos pelo MEC. ( ) O tema Pluralidade Cultural busca incentivar a formação de uma nova mentalidade e a superação da discriminação e exclusão. ( ) A transversalidade e a interdisciplinaridade são conceitos diferentes, mas não excludentes. ( ) Os temas transversais a serem trabalhados na escola devem ser exclusivamente aqueles prescritos pelo Ministério da Educação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
A
V - V - V - F.
B
F - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - V - V - V.
8Qual artista, a convite do governador-geral do Brasil holandês, Maurício de Nassau, viaja para o Brasil entre 1637 e 1644 retratando os tipos humanos que aqui encontrara?A
Albert van der Eckhout.
B
Alberto da Veiga Guignard.
C
Antônio Rocco.
D
Debret.
9O Tropicalismo foi um movimento considerado libertário e de ruptura que modificou o ambiente da música popular e consequentemente da cultura brasileira. Foi um movimento curto e, posteriormente, reprimido pelo governo militar. Sobre o Tropicalismo, analise as sentenças a seguir: I- Um dos marcos desse movimento foi a música Alegria, alegria, de Caetano Veloso, e apresentou elementos inovadores. II- O Tropicalismo apresenta características que incentivam o consumismo e determinam um estilo conservador. III- Esse movimento foi inspirado no Manifesto “Pau Brasil” e criou uma estética de contrastes de elementos. IV- Esse movimento influenciou compositores e cantores, incentivando o preconceito contra instrumentos elétricos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
10Analise a imagem abaixo: A cultura popular brasileira é ampla e diversificada pela miscigenação, que revela justamente a mistura das etnias e das culturas dos povos que constituíram nossa identidade. Sobre a cultura popular e com base na imagem anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O carnaval é uma festa popular brasileira, que teve origem no estado da Bahia, a partir de 1800. ( ) Nosso folclore é muito rico e apresenta características e costumes dos povos indígenas, africanos e europeus. Por exemplo, o Fandango, característico do litoral paranaense, é de origem portuguesa. ( ) Uma importante contribuição dos povos indígenas são as lendas, que fazem parte de nossa cultura e estão apresentadas em vários quadros e poemas. ( ) Levando-se em conta a questão do seu processo produtivo, podemos identificar uma oposição entre duas formas de cultura: uma, produzida pelo e para o povo, chamada de "cultura popular", e, outra, produzida para a elite, denominada de "cultura erudita". Entretanto, podemos afirmar que essas duas culturas estão, cada vez mais, se inserindo uma na outra. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE DA IMAGEM: CANCLINI, N. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1989. P. 206.
A
F - V - V - V.
B
V - F - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - V - V - F.
11As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira: I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados. II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira. III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte. IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico. É correto apenas o que se afirma em:
A
I e II.
B
III e IV.
C
I, II e III.
D
II e IV.
12(ENADE, 2017) TEXTO 1 À primeira vista, a escultura aparenta ser um entalhamento de um tradicional indígena americano. A face melancólica, as miçangas, a pele de cobra e as penas expressam um legado roubado. No entanto, o trabalho de Durham - um artista indígena Cherokee, escritor e ativista político - vai muito além do estereótipo de arte indígena. A escultura está vestindo plástico, bijuterias hippies e um sutiã de loja de departamento. O corpo é uma montagem de objetos reciclados. Malinche era uma princesa indígena que foi amante de um homem branco, e o trabalho do artista pode ser interpretado como símbolo da opressão sexual e da dominação colonial. Essa escultura remete a culturas híbridas, e também a questões relacionadas ao preconceito do olhar ocidental, ou seja, ao desejo de tratar arte não ocidental como "etnografia exótica", e à prontidão para aceitar representações estereotipadas dos povos indígenas. Ao se referir a si mesmo como "primitivo pós-moderno", Durham assinala sua complexa posição intelectual como um artista indígena americano em um mundo eurocêntrico (BARNES, 1996). TEXTO 2 No momento em que o critério da autenticidade deixa de se aplicar à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis, a política (BENJAMIN, 1994). Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BARNES, R. et al. The 20th century Artbook. Londres: Phaidon, 1996 (adaptado). BENJAMIM, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
A
A escultura de Durham segue padrões da arte clássica uma vez que consiste na representação de um retrato.
B
A escultura de Durham apresenta comprometimento discursivo com as diferenças culturais.
C
A escultura de Durham pode ser considerada obra de arte porque segue critérios de autenticidade.
D
As manifestações artísticas da população indígena são exemplos de artefatos considerados obras de arte clássicas.

Continue navegando