Buscar

A ética protestante e o espírito capitalista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO CAPITALISTA
Max Weber em sua obra a ética protestante e o espírito do capitalista é uma análise histórica das sociedades humanas e todo o processo ideológico de uma política econômica motivada pela religiosidade, enfatizando o juízo ético do protestantismo segundo a teoria calvinista. Neste sentido a ética é considerada uma questão de concessões recíprocas com Deus e ligada ao poder do capitalismo. 
Para Weber o capitalismo existiu sempre em todas as culturas e em todos os tempos, de modo que para ele o problema central não é o capitalismo como tal, senão a origem do capitalismo industrial burguês com sua organização racional do trabalho livre.
Weber, dentre todos os campos de conhecimento sobre os quais estudou no decorrer de sua vida, dedicou-se a estudar, também, a religião em especial a protestante. Ao longo de seus estudos o autor pôde constatar que a ética religiosa era um dos variantes que mais influenciava a vida do homem levando em consideração que o mesmo sempre age de acordo com a sua visão de mundo e com os seus princípios religiosos. E estas interpretações que o ser humano faz baseado em seus conceitos religiosos.
O conceito de ética se transforma de acordo com a sociedade na qual esteja sendo observado, todavia sempre é identificado um ponto em comum, o qual diz que estudar a ética é estudar os valores morais que regem a vida em sociedade.
Segundo Weber busca um relacionamento causal da ética econômica tratando de demonstrar a influência da ética protestante sobre a economia. Baseia-se no caráter protestante das propriedades e empresas protestantes, bem como das esferas superiores da classe trabalhadora.
Em sua análise, o sociólogo procura muito mais identificar em que medida o protestantismo contribuiu para modelar este sistema econômico. Weber afirma, no entanto, que não existe um só tipo de capitalismo, mas diversos tipos.

Continue navegando