Buscar

ESTAGIO SUPERVISIONADO I DIREITO CONSTITUCIONAL SEÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seção 2 
DIREITO CONSTITUCIONAL 
Sua causa! 
O CASO 
Cuidado, trata-se de um caso fictício apenas destinado à prática jurídica! 
Isabella é moradora da cidade de Teresina, no Piauí, e possui um grande imóvel urbano que herdou de seus pais. Ocorre que em janeiro de 2021 o Prefeito de Teresina sancionou uma lei municipal que aumentou a alíquota de Imposto de Propriedade Territorial Urbana (IPTU) de 3% para 15% do valor venal do imóvel, valendo o aumento para aquele mesmo mês e cobrado em um boleto de fevereiro de 2021. 
Surpreendida pela inesperada despesa com esse tributo, ela não pôde mais pagar os seus impostos e, em março, teve os impostos inscritos na Dívida Ativa do município e foi citada para a cobrança dos atrasados, multas e honorários advocatícios. 
Após cinco meses, Isabella procurou a advogada Amanda para que buscasse judicialmente uma saída para essa cobrança que ela julga abusiva. A dívida agora perfaz o valor de R$ 110.000,00 somente no que tange aos aumentos. 
No papel da advogada Amanda você propôs uma Ação Anulatória de Débito Tributário, com um pedido liminar. 
O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Teresina concedeu o pedido de urgência entendendo estarem presentes o periculum in mora e o fumus boni iuris alegados por você na peça apresentada. Parabéns! 
Contudo, a Procuradoria do Município de Teresina recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Piauí, apresentando suas razões perante a 3ª Câmara de Direito Público, que recebeu o recurso e o intimou para apresentação de resposta. 
No recurso, a Procuradoria apontou para a presunção de constitucionalidade da lei municipal indicada na inicial e que não é possível a discussão da matéria sem que haja o integral pagamento dos impostos devidos, gerando a inadimplência um grande risco social, em razão do impacto aos cofres públicos. 
No lugar da advogada Amanda, elabore a peça adequada para essa fase processual. 
Vamos aprender algumas coisas que auxiliarão nessa missão.

Outros materiais