Buscar

case Curriculo - Psicopedagogia e Alfabetização e Letramento

Prévia do material em texto

Uma excelente forma de cumprir, é iniciar fazer um planejamento bem estruturado, realizar um plano de ação que inclua a seleção de atividades (permanentes, sequências didáticas ou projetos didáticos), a seleção de materiais, a organização do espaço/tempo, agrupamentos, comandas, questionamentos individuais, deve ser planejada e presente na rotina semanal do professor no sentido de desenvolver os objetivos e conteúdos. Havendo a necessidade de flexibilizar estratégias e recursos para atender as especificidades na aprendizagem dos estudantes, o plano de ação deve conter espaços adequados para registrar estas flexibilizações que visam atender de forma individualizada os estudantes com defasagem na aprendizagem, deficiências e/ou transtornos. 
É de suma importância documentar no plano de ação as ações pedagógicas destinadas no atendimento às especificidades de todos os alunos, partindo dos princípios da educação inclusiva. Importante realizar também registro reflexivo, que é o registro das observações; processos de aprendizagem; métodos e metodologias de ensino e aprendizagem; qualidade das interações dos alunos; experiências; particularidades da turma e/ou de um aluno específico: suas impressões e ideias; uma situação de ensino e aprendizagem; uma análise para mudança, qualificação e/ou avanço da prática docente e da aprendizagem; reflexão sobre a relação prática e teórica do ensino e da aprendizagem. 
Utilizando os recursos que a escola oferece é possível inserir diariamente algum recurso de aprendizagem criativa. Muitas escolas contam hoje com lousa digital, laboratório, espaço maker entre tantas outras opções. Um jogo com legos, planejado de forma assertiva, é presumível desenvolver várias competências, no computador temos o acesso a incontáveis jogos, com letras, números e objetivos diversos que podem ser adaptados ao nível de letramento de cada criança. 
Importante observarmos sobre a linguagem digital é que, crianças de 02 anos, sem nenhum conhecimento alfabético conseguem operar um celular ou tablet, por ser intuitivo e estar em nossa realidade cotidiana. 
Os recursos digitais não devem mais ser vistos como algo a ser incluído vez e outra na prática pedagógica, devemos utilizar como instrumento e material cotidiano, pois há tempos a tecnologia deixou de ser algo a ser desvendado e passou a ser indispensável.

Mais conteúdos dessa disciplina