Buscar

contextualizada Farmacologia Basica ead

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Biomedicina 
Os opioides são medicamentos usados para tratar a dor, que atuam ligando-se a receptores no cérebro na medula espinhal, no intestino em outras partes do corpo diminuindo a dor e aumentando a tolerância. Os opioides são classificados em dois grupos: o fraco que são codeína e di-hidrocadeína, e os opioides fortes um deles a Oxidocona que foi prescrito pelo médico para o caso de J.S.A o qual foi ministrado para o alívio da dor. O Oxidocona é um fármaco opioide analgésico potente, análogo semissintético da morfina, derivado da tebaína, sua potência é duas vezes maior do que a morfina. E o considerado o remédio mais perigoso do mundo por seus efeitos colaterais nos quais esses foram apresentados pelo paciente J.S.A durante o uso do medicamento. A tolerância reduziu a ação do medicamento devido a superexposição do paciente ao princípio ativo do medicamento, necessitando de doses maiores para alcançar o mesmo resultado inicial. O uso excessivo e a dependência de drogas (drogadição)exerce forte controle psíquico, é altamente viciante, doses cada vez maiores com alto risco de provocar uma overdose, além do efeito viciante as paradas musculares cardiorrespiratórias, erupções na pele como consequência do uso controlado do produto. Aos indivíduos submetidos ao uso da Oxicodona deve ser parado de forma paulatina para o organismo tenha tempo de ser adaptar a ausência do medicamento evitando crises de abstinência. 
Se ao invés da Oxidocona o médico optasse por receitar ao paciente J.S.A, um opioide-acetaminofeno, como o exemplo do AT-121, que acarretaria menos efeitos colaterais e um medicamento de fácil acesso, ministrado com doses em quantidades menores, assim a dor sereia suprimida, sem obter efeitos colaterais indesejáveis ao paciente e evitando posteriormente um possível quadro de dependência 
REFERÊNCIAS
ONCOGUIA MEDICAMENTOS OPIOIDES CONTRA DOR ONCOLOGICAS. Disponível em:<Medicamentos opioides contra dor oncológica – Instituto oncoguia>. Acessado em 19 de maio de 2022
Bicca C, Ramos P, Campos V. Projeto Diretrizes: Abuso e dependência dos Opioides e Opiáceos. Associação Médica Brasileira, 31de outubro de 2012.
Teixeira MJ. Dor: manual clínico. São Paulo:” Ateneu; 2006.
AZEVEDO, Alda Sofia Condez Anes de. Uso de opioides na dor crônica não oncológica: resistência e mitos. 2017. 42 f. Tese (Doutorado) – Curso de Medicina. Universidade da Beira Interior- Ciências da Saúde, Covilhã, 2017.
BLACK, Eleanor; KHOR, Kok Eng.; DEMIRKOL, Apo. Prescrição Responsável de Opioides para Dor Crônica Não Câncer: uma revisão do escopo. 2020. Farmácia (BASEL, Suíça), 8 (3), 150.https://doi.org/10.3390/pharmacy8030150.
CAMARGO, Andrade Filho. Dor diagnóstico e tratamento. São Paulo: Roca, 2001.
Uma alternativa promissora para analgésicos opioides. ISSUP, 2018. Disponível em:<https://www.issup.net/pt-knowledge-share/research/2019-opioides#:~:text=Altamente%2C%20os%20pesquisadores%20est%opioide%20testando.tratamento%para%20depend%C3AAncia%20de%20opioides. Acesso: 21 de jun. de 2022
ACETAMINOFENO. Lab tests online, 2020. Disponível em: https://labtestsonline.org.br?tests?acetaminofeno Acesso em 18 de Maio de 2022.

Continue navegando