Buscar

ESTUDO DE CASO - METODOLOGIAS ATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO:
O presente estudo de caso tem como tema “Metodologia da Pedagogia Ativa” e parte da problematização: “como as metodologias ativas influenciam positivamente na aquisição de novas aprendizagens?”. Em busca de respostas, faz-se insta entender conceitos e traçar exemplificações metodológicas, conforme será demonstrado ao longo do texto.
Assim sendo, segundo Bacich e Moran (2018) as “Metodologias Ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida”. Tais estratégias rompem com o modelo tradicional de educação no qual o aluno é considerado como sujeito passivo e sem autonomia.
Deveras, com as metodologias ativas os educandos passam a ser protagonistas e construtores do próprio conhecimento. Nessa perspectiva, o contexto de ensino e aprendizagem é democrático e instrumento de participação dos estudantes, uma vez que estes são o centro das práticas pedagógicas. A esse respeito, Souza, Vilaça e Teixeira (2021, p. 308) afirmam que:
A principal finalidade desta metodologia é a de fazer com que os estudantes produzam conhecimento por meio de desafios e solução de problemas. Neste caso, o discente precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico, utilizando-se de diversos recursos disponíveis.
Deveras, as metodologias ativas influenciam de forma positiva na aquisição de novas aprendizagens, pois aos alunos são atribuídas funções que os colocam em posição de investigadores. Logo, é comum que sejam apresentadas na sala de aula situações problemas e que desafiam positivamente os aprendentes.
Ao se falar sobre as metodologias ativas, é importante enfatizar o papel do docente. Este, por sua vez, é considerado mediador do conhecimento. É, pois, um facilitador e incentivador. Facilitador à medida que é o responsável por planejar e apresentar estratégias ativas de aprendizagem. E, incentivador, a partir do momento em que realiza o seu trabalho de modo a motivar a participação de todos. 
Muitos pensam que, devido ao ensino baseado em metodologias ativas ser centrado nos alunos, os professores não possuem tarefas decisivas. Todavia, esclarece-se que estes são fundamentais para a aplicação das metodologias em questão, pois é imprescindível que os aprendentes sejam direcionados a partir de planejamentos pedagógicos.
Em suma, é este profissional quem apresentará as seguintes metodologias: estudo de caso, aprendizagem colaborativa, aprendizagem entre pares ou times (TBL) (Team-based Learning), exposições interativas, situações problemas e baseadas em projetos, sala de aula investida, gamificação e dentre tantos outros exemplos (SOUZA; VILAÇA; TEIXEIRA, p. 2021).
Portanto, não se trata de excluir o professor, mas sim de pensar em metodologias que possibilitem o protagonismo dos alunos como sujeitos construtores de conhecimentos. Diante do exposto, é cristalina as contribuições das metodologias ativas na educação, pois visam possibilitar a aquisição de novas habilidades de maneira prazerosa e interativa.
Para finalizar, cabe destacar que o estudo de caso em tela é de grande relevância para a pós-graduação em Docência e Prática de Ensino em Ciências, pois para aplicar metodologias ativas na sala de aula é vital que se compreenda o seu conceito e as suas contribuições.
REFERÊNCIAS
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018;
SOUZA, A. L. A; VILAÇA, A. L. A.; TEIXEIRA, H. B. A Metodologia Ativa e seus benefícios no processo de ensino aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 307-323, jan. 2021. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/452. Acesso em: 15 jun. 2022.

Continue navegando