Buscar

SIMULADO CONHECIMENTOS GERAIS

Prévia do material em texto

SIMULADO CONHECIMENTOS GERAIS: A Manipulação das Redes Sociais e o Poder da Interposição na Formação de Opinião - A Nova Geração e Seu Processo de Aprendizagem
· 
	Quando pensamos em manipulação, precisamos refletir sobre os algoritmos. Leia as seguintes assertivas sobre o tema e assinale V para verdadeiro e F para Falso.
I. ( ) Algoritmos de recomendação se tornaram a “arma secreta” das plataformas de tecnologia. São eles que mantêm os usuários engajados nos aplicativos, enfileirando o conteúdo relacionado para quando você terminar de ler uma postagem ou assistir a um vídeo.
( ) Há uma série de extensões disponíveis, como uma que bloqueia vídeos recomendados e comentários no YouTube. O ex-engenheiro do YouTube Guillaume Chaslot está tentando desfazer algo que ajudou a criar: o algoritmo de recomendação do YouTube.
III. ( ) Os editores de notícias foram forçados a se adaptar aos algoritmos dessas plataformas de tecnologia, mudando os tipos de histórias que eles veiculam com base no que atrai mais atenção on-line.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
		Resposta Selecionada:
	e. 
V, V, V.
	Resposta Correta:
	e. 
V, V, V.
	Comentário da resposta:
	Todas as assertivas são verdadeiras. Algoritmos de recomendação se tornaram a “arma secreta” das plataformas de tecnologia. São eles que mantêm os usuários engajados nos aplicativos, enfileirando o conteúdo relacionado para quando você terminar de ler uma postagem ou assistir a um vídeo. Há uma série de extensões disponíveis, como uma que bloqueia vídeos recomendados e comentários no YouTube. O ex-engenheiro do YouTube Guillaume Chaslot está tentando desfazer algo que ajudou a criar: o algoritmo de recomendação do YouTube. Os editores de notícias foram forçados a se adaptar aos algoritmos dessas plataformas de tecnologia, mudando os tipos de histórias que eles veiculam com base no que atrai mais atenção on-line.
· Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Leia as seguintes assertivas sobre a manipulação da opinião pública nas redes sociais e assinale V para verdadeiro e F para falso.
I. ( ) Somente no Brasil, agências governamentais e partidos políticos têm explorado plataformas de redes sociais para espalhar notícias sensacionalistas
ou falsas, censurar informações e minar a confiança na mídia, em instituições públicas e na ciência.
II. ( ) Segundo um estudo realizado na Universidade de Oxford, da Inglaterra, chamado “Desafiando a verdade e a confiança: um inventário global da manipulação organizada nas mídias sociais”, os pesquisadores acreditam que, na era digital, a manipulação da opinião pública por meio das redes sociais – como Facebook, Twitter e Instagram – é uma perigosa ameaça à democracia.
III. ( ) Com a capacidade de atingir grandes públicos com interesses específicos em um só lugar, ao mesmo tempo em que é possível se comunicar de forma pessoal com os indivíduos, as redes se mostram meios muito atrativas para a propaganda política e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
 F, V, V.
	Resposta Correta:
	c. 
 F, V, V.
	Comentário da resposta:
	A assertiva I é falsa, pois não só no Brasil, mas em todo o mundo, agências governamentais e partidos políticos têm explorado plataformas de redes sociais para espalhar notícias sensacionalistas ou falsas, censurar informações e minar a confiança na mídia, em instituições públicas e na ciência.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	Analise as principais ferramentas disponibilizadas para manipulação dos usuários nas redes sociais.
I. Rolagem automática.
II. Curtidas/likes.
III. Notificações.
São de fato ferramentas de manipulação dos usuários nas redes sociais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	d. 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	As principais ferramentas disponibilizadas para manipulação dos usuários nas redes sociais são: rolagem automática, curtidas/likes e notificações.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	O profissional da educação necessita, na atualidade (assinale V para verdadeiro e F para falso):
I. ( ) repensar as práticas pedagógicas existentes atualmente;
II. ( ) agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC;
III. ( ) continuar com seu modelo tradicional de ensino, pois é o único capaz de formar bons profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
V, V, F.
	Resposta Correta:
	b. 
V, V, F.
	Comentário da resposta:
	As TDIC permitem, hoje, ministrar uma aula de forma muito mais dinâmica, interativa e colaborativa do que no passado. Para tanto, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem os recursos disponíveis em TDIC. Trata-se de uma demanda já estabelecida, à medida que assistimos aos avanços tecnológicos em relação à informação e comunicação, bem como ao aumento do uso dessas ferramentas pelas camadas mais jovens, que têm tomado assento nas salas de aula.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0 pontos
	
	
	
	Quanto ao papel do professor no universo digital, assinale V para verdadeiro e F para falso:
I. ( ) ele não perde o seu papel central, mas são acrescidas novas possibilidades ao ensino;
II. ( ) estão exigindo dos docentes inovação em suas práticas metodológicas;
III. ( ) ele não pode ser somente transmissor do conhecimento, mas sim um provocador de sujeitos críticos, competentes, criativos e flexíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V, V, V.
	Resposta Correta:
	c. 
V, V, V.
	Comentário da resposta:
	O professor no universo digital não perde o seu papel central, mas são acrescidas novas possibilidades ao ensino. Estão exigindo dos docentes inovação em suas práticas metodológicas, ou seja, ele não pode ser somente transmissor do conhecimento, mas sim um provocador de sujeitos críticos, competentes, criativos e flexíveis.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0 pontos
	
	
	
	Leia as seguintes assertivas sobre as mudanças da educação na contemporaneidade e assinale V para verdadeiro e F para falso.
I. ( ) Tanto as ferramentas computacionais emergentes como os desenvolvimentos mais recentes das teorias de aprendizagem têm contribuído para viabilizar algumas mudanças na educação.
II. ( ) Os diversos modos de utilização do computador, que vão desde a aquisição de dados, modelização e simulação até multimídia, realidade virtual e internet, possibilitam a diversificação de estratégias no ensino.
III. ( ) Todos os professores no Brasil foram treinados para o desenvolvimento das habilidades requeridas para o uso das tecnologias educacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
V, V, F.
	Resposta Correta:
	e. 
V, V, F.
	Comentário da resposta:
	A assertiva III é falsa, pois tanto as ferramentas computacionais emergentes como os desenvolvimentos mais recentes das teorias de aprendizagem têm contribuído para viabilizar algumas mudanças na educação. Os diversos modos de utilização do computador, que vão desde a aquisição de dados, modelização e simulação até multimídia, realidade virtual e internet, possibilitam a diversificação de estratégias no ensino, em que o professor vai dispor de novas possibilidades para transmitir conteúdos; consequentemente, os alunos possuem uma maior variedade de meios para aprender. Pesquisas realizadas indicam que os professores ainda necessitam de mais treinamentos para o desenvolvimento das habilidades requeridas para o uso das tecnologias educacionais, visando a uma aprendizagem motivadora e favorecedora da construção de um conhecimento crítico.

Continue navegando